quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Projeto MOSTRE SEU SORRISO E O SEU TALENTO!



PROJETO: CONCURSO EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL DA ESCOLA MUNICIPAL CLEITON COSTA


MOSTRE SEU SORRISO E O SEU TALENTO!



ENGENHO VELHO, OUTUBRO/2015.
 I-JUSTIFICATIVA DO PROJETO

A escola é, sem dúvida, o espaço de ampliação de conhecimento, de convivência e de crescimento, propício para a promoção e manutenção da saúde, por meio do desenvolvimento de atitudes, hábitos saudáveis e valores. Portanto, é ambiente ideal para o desenvolvimento de ações e atividades voltadas para a Educação em Saúde Bucal, durante o importante período de formação de nossas crianças e adolescentes.
Nesse sentido, o Concurso e as atividades propostas por esse projeto, representam mais um estímulo para que nossos alunos empreguem diferentes linguagens na expressão e comunicação de suas idéias, exercitem a criatividade e possam agir com responsabilidade em relação à promoção e preservação da saúde individual e coletiva, ao valorizar e adotar hábitos saudáveis. Ao destacar o valor as saúde bucal para o alcance da saúde integral do indivíduo, sobressai à característica preventiva deste projeto no qual o papel do educador, associado ao do Cirurgião Dentista, é fundamental.
O projeto Concurso de Educação em Saúde Bucal da Escola Municipal Cleiton Costa, justifica-se devido à importância da educação como processo de transformação social, e sua relação com a área de saúde é essencial, onde o conhecimento de ambas as áreas se integram, podendo promover mudanças de atitudes e comportamentos. O fato de a higiene bucal estar diretamente ligado à saúde geral e qualidade de vida contribui na proteção do organismo contra a instalação de doenças. Dentro desse universo, a saúde bucal deve ter um espaço reservado, devido à alta incidência de problemas bucais encontrados em escolares.


II-OBJETIVO GERAL

Educação em saúde bucal é o processo pelo qual ,os alunos adquirem conhecimento, se conscientizam e desenvolvem habilidades necessárias para alcançar a saúde bucal. Portanto, ela é focada em oportunidades de aprendizagem. As práticas de promover saúde bucal e prevenir doenças garantem um futuro mais saudável para os escolares.
A oportunidade de aprender a como cuidar bem da sua higiene oral no seu local de aprendizado, permite a criança educar também os seus hábitos. O processo educativo é usado em Odontologia visando à mudança de comportamento necessária à manutenção, recuperação e promoção de saúde permitindo, dessa forma, melhor qualidade de vida.
 Assim, o objetivo desse projeto é promover ações e atividades educativas e preventivas na Semana da Saúde Bucal nos educandos, através de parceria entre Escola Municipal Cleiton Costa, Departamento Municipal de Saúde e Secretaria da Educação.

III-OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Divulgar os métodos de prevenção de doenças nos dentes, gengivas, a necessidade de uma boa higiene bucal, a função dos dentes, a influência dos alimentos para a saúde bucal, bem como os benefícios que o indivíduo tem para a saúde geral, inclusive na autoestima e relacionamento social;
·        Incentivar métodos educativos e preventivos que favoreçam cuidados básicos com higiene bucal;
·        Valorizar as ações de saúde desenvolvidas pelos professores como elemento da formação integral dos educandos;
·        Disponibilizar material educativo como vídeos, revistas, livros, roda de conversa e palestras através das parcerias envolvidas no projeto;

·        Subsidiar a atuação do cirurgião-dentista como um dos profissionais e parceiros na escola, responsável pela saúde bucal;
·        Estimular os alunos a desenvolverem atividades práticas inerentes à saúde e à higiene bucal em cinco categorias com o tema: “A importância da Saúde Bucal para a nossa vida”.
-Recorte e Colagem;
-Desenho e Pinturas;
-Frases;
- Paródias;
-História em Quadrinhos.
IV-PARTICIPANTES
Os alunos do Maternal à 6º Ano da Escola Municipal de Educação Infantil Cleiton Costa.

V-CATEGORIAS
O presente projeto será executado no mês de outubro de 2015, para todos os alunos matriculados na Escola Municipal Cleiton Costa, do Maternal à 6º Ano. Será proposto aos alunos que desenvolvam atividades práticas inerentes à Saúde e à Higiene Bucal em cinco categorias com o Tema: “A importância da Saúde Bucal para a nossa vida”.
-Recorte e Colagem Diversa;
-Desenho e Pinturas;
-Frases;
- Paródias;
-História em Quadrinhos.

a) Maternal:- Recorte e Colagem Diversa em folha sulfite de qualquer cor.
                      - Desenho e Pintura em folha sulfite de qualquer cor.

 b) Jardim: - Recorte e Colagem Diversa em folha sulfite de qualquer cor.
                    - Desenho e Pintura em folha sulfite de qualquer cor.

c) Pré-5:- Recorte e Colagem Diversa em folha sulfite de qualquer cor.
                  -Desenho e Pintura em folha sulfite de qualquer cor.

d) 1ª, 2ª e 3ª ano:- Desenhos e Pintura em folha sulfite de qualquer cor.
                            - Frases em papel almaço pautado, escrita à caneta de cor preta ou azul com o subtema “Como ter um Belo Sorriso”.
  e) 4ª, 5ª e 6ª ano:- Paródias com no máximo 15 linhas em papel almaço pautado, à caneta de cor azul ou preta, relativo ao subtema “Como ter um Belo Sorriso”.
                             - História em Quadrinhos em folha sulfite em cor branca e ilustração colorida.               
 As atividades serão realizadas em sala de aula, supervisionado pelo professor de cada turma. Os alunos que desejarem, poderá participar de mais de uma categoria. Após a entrega dos trabalhos realizados pelos escolares, os mesmos serão avaliados pela comissão julgadora sendo que, os três melhores trabalhos por categorias pelo turno da manhã e pelo turno da tarde, serão premiados e os demais alunos receberão Certificado de Participação.


VI-IDENTIFICAÇAO DOS TRABALHOS
Os trabalhos devem conter os seguintes dados de identificação:
·        Título do trabalho;
·        Nome e Série do aluno;
·        Nome do Professor Orientador.


VII-NORMAS DO CONCURSO

1.     Os trabalhos deverão ser individuais;
2.     Os trabalhos deverão ser inéditos e originais;
3.     Desenvolvidos em sala de aula sob supervisão do (a) professor (a) responsável;
4.     Os alunos poderão participar de mais de uma categoria inerente a sua turma.
VIII-CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Na seleção dos trabalhos serão observados os seguintes critérios:
1.     Identificação correta dos trabalhos;
2.     Fidelidade ao tema;
3.     Criatividade.

IX-ENTREGA DA PREMIAÇÃO
A cerimônia de entrega dos prêmios, para os três primeiros lugares de cada modalidade, será realizada em data e local a serem divulgados oportunamente.

X-COMISSÃO JULGADORA
Psicóloga: Letícia Rizzotto
Nutricionista: Letícia Fontana
Representante do PIM: Alana Foschiera

XI-RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO PROJETO
Cirurgiã Dentista da Escola Cleiton Costa: Viviane Bongiorno

XII-COLABORADORES DO PROJETO

Secretaria da Saúde;
Secretaria de Educação;
Administração Municipal;
Direção e Professores da Escola Municipal Cleiton Costa;
Comissão julgadora.
Caro (a) Professor (a):



A escola é, sem dúvida, o espaço de ampliação de conhecimento,
de convivência e de crescimento, propício para a promoção e manutenção da Saúde, por meio do desenvolvimento de atitudes, hábitos saudáveis e valores.Portanto,é ambiente ideal para o desenvolvimento de ações/atividades voltadas para a Educação em Saúde, durante o importante período de formação de nossas crianças e adolescentes. Ao destacar o valor da Saúde Bucal para o alcance da Saúde integral do indivíduo, sobressai à característica preventiva deste trabalho no qual o papel do educador, associado ao do Cirurgião Dentista, é fundamental. Nesse sentido, o concurso e as atividades propostas representam mais um estímulo para que nossos alunos empreguem diferentes linguagens na expressão e comunicação de suas idéias, exercitem a criatividade e possam agir com responsabilidade em relação à promoção e preservação da saúde individual e coletiva, ao valorizar e adotar hábitos saudáveis.
Dessa forma, contando com o seu entusiasmo e a participação de toda equipe escolar, alcançaremos os objetivos esperados.




Bom trabalho!



 VIVIANE BONGIORNO
Coordenadora do Projeto






Equipe Diretiva:


Conto com a Direção Escolar neste trabalho, que será fundamental para organizar, motivar e conscientizar a comunidade escolar da importância da Saúde Bucal de nossos alunos, além de promover o engajamento dos professores nesta causa.
Desde já, agradeço a colaboração e estou à disposição para quaisquer esclarecimentos.



VIVIANE BONGIORNO
Coordenadora do Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário