ESCOLA MUNICIPAL CLEITON COSTA



A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa, está situada na zona urbana, na Rua: André Martinelli, nº 13 tendo sido inaugurada em 07/03/2008. A Escola Cleiton Costa foi criada pelo decreto 014/1976 e reorganizada pelo decreto nº 032/2007 de 11 de dezembro de 2007 e autorizada pelo parecer nº 04/2008 do Conselho Municipal de Educação. Essa escola pertencente à rede municipal de ensino. Tinha anteriormente a denominação de Escola Municipal de Ensino Fundamental Epitácio Pessoa a qual funcionava na Linha Cachoerinha, pertencente ao município de Engenho Velho, porém em 2004 a referida escola foi transferida para a cidade, na Rua Antonio Trombetta, nº 55 em prédio improvisado onde atendia a Clientela Escolar de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental.
A Escola Municipal de Educação Infantil Cleiton Costa, no entanto, funcionava provisoriamente em prédio cedido pela Escola Estadual Floriano Peixoto e não era autorizada legalmente.
Com a construção da escola na sede do município foi promovida a união entre as duas escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Epitácio Pessoa e a Escola de Educação Infantil Cleiton Costa que ficou assim denominada Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa, por ser este o nome de um aluno da Pré-escola do ano de 1982, que sofreu um acidente e faleceu em frente à Escola Estadual Floriano Peixoto e desde então a Educação Infantil do Município manteve esse nome em homenagem ao aluno Cleiton Costa.
A Escola conta com instalações em excelente estado e possui: uma sala de direção, uma sala de secretaria, uma sala de professores, uma biblioteca, um laboratório de informática, uma sala de Recursos Multifuncional, um consultório dentário, seis salas de aulas boas e mais 3 adaptadas, um refeitório, uma cozinha, um depósito de gênero alimentício, 6 instalações sanitárias, área de lazer e recreação, área de circulação, uma pracinha para a recreação.
A escola está reelaborando sua proposta pedagógica, dentro de um processo coletivo com (pais, alunos, professores e funcionários) voltada à construção de uma melhor qualidade educativa, visando uma humanização do ser social de nossa comunidade escolar.
A escola trabalha através de projetos que são desenvolvidos durante o ano letivo, objetivando desenvolver o respeito ao ser humano, a dignidade, os direitos e deveres da criança, o atendimento aos cuidados essenciais, e a socialização dos educandos, bem como promover a formação de um cidadão crítico, consciente e responsável.
Em 2016 a escola conta com 192 alunos, sendo que 65% são indígenas, distribuídos em: duas turmas de maternal (2 e 3 anos - tarde), três turmas de Educação Infantil (4 e 5 anos - tarde);  duas turmas de 1º Ano (tarde); uma turma de 2º Ano (tarde); uma turma de 3ºAno (tarde), uma  turma de 4ºAno (manhã), uma turma de 5º Ano (manhã), duas turmas de 6º ano (manhã) e uma turma de 7º ano (manhã).
Trabalham na escola 8 funcionárias, sendo, uma merendeira, quatro serventes, uma Agente de Educação, uma Agente de Comunicação e um Vigia.
O corpo docente é composto por 19 professores, sendo que deste quadro consta um diretor (20 h) e uma coordenadora pedagógica (20 h), os quais em conjunto buscam desenvolver uma administração dinâmica e eficiente, tendo como foco principal o desenvolvimento integral do aluno nos aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
A escola conta com uma comunidade de pais pouco atuantes, porém desenvolve-se um trabalho almejando melhorar esta situação, pois tudo o que for possível fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola e dentro dela a participarem e conhecerem a sua realidade enriquece a qualidade da educação.
Educar para a cidadania e criar condições que viabilizam a dimensão e socialização são princípios da comunidade escolar. As relações humanas são construídas em torno do amor, fundamentado no diálogo, possibilitando a construção da ética e do respeito entre professores, pais e alunos.















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