sábado, 12 de setembro de 2015

GINCANA GAUDÉRIA – PARTE PRÁTICA

GINCANA GAUDÉRIA – PARTE PRÁTICA
A SEREM APRESENTADAS NO DIA 12/09/2014, ÀS 14:00, NO ACAMPAMENTO FARRAPO

1º SORTEIO

Atividade 01: (0 a 10 pontos) A proclamação da república rio-grandense se deu em 20 de setembro de 1835. Quem proclamou a república foi General Antônio de Souza Netto, as margens do rio Jaguarão, no chamado Campo dos Menezes. Nesse dia, Netto montado em seu cavalo Branco, fez um veemente discurso. O grupo deverá achar um participante, vestido a rigor como foi o General Netto e montado em um cavalo, não precisa ser branco e no lombo desse cavalo, LER AOS PRESENTES a íntegra do discurso pronunciado por NETTO.

Atividade 02: (0 a 10 pontos) Quando foi proclamada a república rio-grandense, de imediato foi escolhido as cores da bandeira. O grupo deverá confeccionar uma bandeira aos moldes da bandeira primitiva, e explicar aos presentes o significado de suas cores.

Atividade 03: (0 a 10 pontos) O Rio Pelotas teve grande importância para o nosso estado, no período do ciclo do Charque. A travessia nesse rio era feito por PELOTAS, que eram os couros tirados das reses na matança para o charque. Esses couros eram unidos e atados em quatro pontas, como explica o desenho anexo. O grupo deverá providenciar em achar um pedaço de couro e reproduzir em miniatura esse meio de comunicação.

Atividade 04: (0 a 10 pontos) O ciclo do charque foi muito importante para a economia do Rio Grande no século XVIII. O grupo deverá pegar uma manta de carne e demonstrar para os presentes como era feito o charque.

Atividade 05: (0 a 10 pontos) O transporte cavalar em nosso Estado até hoje é apreciado. Encilhar um cavalo é obrigação de quem monta. O grupo deverá trazer um animal com todos os apetrechos de montaria e fazer a encilha explicando cada peça e a função que tem na montaria. Essa atividade pode ser feita por pessoa convidada pelo grupo.

Atividade 06: (0 a 10 pontos) Qual é alei que determinou os símbolos gaúchos? Quantos são os símbolos gaúchos? Traga ao vivo e explique cada um dos símbolos.

2º SORTEIO
Atividade 07: (0 a 10 pontos) O lenço é parte essencial da indumentária do gaúcho. Inicialmente, era utilizado na cabeça, mas a partir de revoluções políticas no Rio Grande do Sul passou para o pescoço com uma conotação mais representativa. Faça o nó ao vivo e explique o seu significado e quando é utilizado:
1. Nó Simples ou Chimango
2. Quatro Cantos, Rapadura ou Maragato
3. Namorado
4. Pachola
5. Bago de Touro ou Nó da Amizade ou Saco-de-touro ou Nó de Domador
6. Crucifixo

3º SORTEIO
Atividade 08: (0 a 10 pontos) Dramatizar uma lenda gauchesca, conforme sorteio, poderá ser convidados pessoas de fora do grupo para incrementar a apresentação:
1. Negrinho do Pastoreio
2. Casa de MBororé
3. Boitatá
4. Caverá
5. João de Barro
6. Umbu

4º SORTEIO
Atividade 09: (0 a 10 pontos) Dançar uma dança gaúcha, devidamente trajados (O CD ou arquivo com a música escolhida fica a cargo da equipe) conforme sorteio, poderá ser convidados pessoas fora do grupo para executar essa atividade:

1. VALSA: O compasso ternário como dança é muito antigo. Originária das danças tirolezas austríacas. Entretanto com o título de valsa somente aparece no séc. XVII e se realiza nos bailados de óperas do séc. XVIII. Chega ao seu apogeu no Séc. XIX, com as “Valsas Vienenses” estilizadas pelos músicos e compositores das famílias Strauss. Veio para o Brasil nos fins do Séc. XVIII era conhecida "valsa figurada", trazida pelos portugueses. No Séc. XIX foi difundida e dançada a valsa de par com todas as pompas do Reino e do Império. Hoje, no sul do país a valsa ganhou seu estilo próprio, ritmo e dança. Adaptou-se aos costumes e maneiras do peão gaúcho.

2. CHOTES: Dança de salão originária da Hungria. O "Schottisch" invadiu a França, Alemanha e Inglaterra no Séc. XIX. Apareceu no Brasil no período Regencial e foi moda no Segundo Império. De norte a sul o chotes é uma dança muito popular, cantado ou somente em solo instrumental. É dançado em pares com três passos comuns diferentes: um e um, dois e dois ou dois e um. No Rio Grande do Sul, além dos passos comuns, dança-se o chotes marcado e também, principalmente, entre os descendentes da imigração açoriana, dançam o chotes afigurado sem limites de passos e figuras. Em Santa Catarina também é dançado os passos comuns, chotes afigurado, chotes marcado e chotes contra-passo. No Paraná, além dos passos comuns é mais dançado o chotes marcado, ou seja: uma marcação e um valseio de um em um passo. Nas colônias de origem alemã e italiana dança-se chotes de carreirinha e chotes de quatro passos.
3. MILONGA: Dança Argentina ao som de guitarras muito popular no Uruguai de onde entrou para o Brasil. Hoje aculturada no pampa gaúcho, faz parte do acervo musical do sul brasileiro.

4. RANCHEIRA: Dança de origem árabe. Trazida e estilizada na Argentina. No rio Grande do Sul o ritmo é mais vivo e a coreografia mais saltitante, estilo popular.

5. VANERA: Habanera ou Havanera - dança e canto popular originária de Havana - Cuba. Ritmo em 2/4 sendo o primeiro tempo forte e bem acentuado. Música popular em quase todos os países espano-americanos. No Rio Grande do Sul foi muito usada pelas Bandas das colônias de imigração italiana. Nos campos, os gaiteiros gaúchos denominavam de "vanera" e fez deste ritmo o mais amplo repertório para animação de fandangos, bailantas e festas gauchescas.

6. BUGIO: "BUGIU" de Bugio - ritmo gaúcho de origem muito remota - fins do Séc. XIX. Dança de peões com chinas indígenas, sob qualquer som musical da época. No início do Séc. XX já era dançado ao som de gaitas de botão, mas ainda como dança não social. Na década de 50 o bugiu foi requintado com arranjos de gaitas apianadas e na década de 60 passou a ter letra própria enfocando a presença do macaco bugio no contexto da letra. Hoje o Bugiu é dança de salão e deu origem a grandes festivais como "Ronco do Bugiu" em São Francisco de Paula e "Querência do Bugiu" em São Francisco de Assis.

5º SORTEIO
Atividade 10: (0 a 10 pontos) No folclore riogrande, o chimarrão é a bebida preferencial dos gaúchos. Ele interferia também na linguagem amorosa entre os peões e as prendas. O grupo deverá explicar aos presentes os seguintes significados:
1. Mate de mel?
2. Mate com açúcar queimado?
3. Mate com canela?
4. Mate com açúcar?
5. Mate com casca de laranja?
6. Mate com leite?
7. Mate com café?
8. Mate com sal?

PARA TODOS
Atividade 11: (0 a 10 pontos) Cada equipe deve escolher um grito de guerra gaudério, apresentá-lo e entregar por escrito uma cópia.

Atividade 12: (0 a 10 pontos) Construir uma poesia elencando a temática da semana Farroupilha desse ano, declamá-la no dia sábado dia 12 de setembro de 2015 e entregar por escrito uma cópia.

Atividade 13: (0 a 10 pontos) Contar uma piada gaudéria.

Atividade 14: (0 a 10 pontos) A prenda, com o passar do tempo também ajudou na lida campeira. Traga uma cela feminina e explique como era usada.

Atividade 15: (0 a 10 pontos) Trova galponeira é um repente criado nos galpões das fazendas, no Rio Grande do Sul, e consta de um improviso cantado que pode ser acompanhado por música gauchesca. Traga alguém para trovar com outra pessoa de outro grupo, conforme sorteio realizado na hora. O tema da trova será “Campeirismo Gaúcho”.

Atividade 16: (0 a 10 pontos) Elaborar, apresentar uma paródia de uma música gaúcha com acompanhamento de instrumento musical, abordando a temática da semana Farroupilha 2015 e entregar por escrito uma cópia.

Atividade 17: (0 a 10 pontos) Trazer uma pessoa que não faça parte da equipe para cantar e tocar uma música gaúcha.

Atividade 18: (0 a 10 pontos) O Rio Grande do Sul ao longo de sua história, adotou dois tipos de lenços. O vermelho e o branco. Cada um significando um ideal politico. O grupo deverá explicar aos participantes o significado de cada lenço, dando a sua origem, ou seja, como surgiu o lenço vermelho e como surgiu o lenço branco e de onde saiu essa escolha.

Atividade 19: (0 a 10 pontos) A erva sempre foi fato importante na economia do Rio Grande. Os índios trituravam a erva com um facão feito de madeira de lei. A erva era exposta no terreiro sobre um manto. Ali era triturada com esse facão. O grupo deverá produzir essa cena, pois o primeiro chimarrão surgido no Rio Grande, foi feito de ERVA CANCEADA.


Atividade 20: (0 a 10 pontos) O tropeirismo deu origem a muitas cidades no Rio Grande do Sul, e por outros estados onde as tropas passavam. Por ele nós ficamos conhecendo o chamado café de chaleira, que quando pronto era introduzido um tição e fogo no seu líquido, para queimar a borra e sentar o café. O grupo deverá repetir esse ato e servir esse café a todos os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário