terça-feira, 8 de setembro de 2015

GINCANA GAUDÉRIA – PARTE PRÁTICA

GINCANA GAUDÉRIA – PARTE PRÁTICA
A SEREM APRESENTADAS NO DIA 12/09/2014, ÀS 14:00, NO ACAMPAMENTO FARRAPO

1º SORTEIO

Atividade 01: (0 a 10 pontos) A proclamação da república rio-grandense se deu em 20 de setembro de 1835. Quem proclamou a república foi General Antônio de Souza Netto, as margens do rio Jaguarão, no chamado Campo dos Menezes. Nesse dia, Netto montado em seu cavalo Branco, fez um veemente discurso. O grupo deverá achar um participante, vestido a rigor como foi o General Netto e montado em um cavalo, não precisa ser branco e no lombo desse cavalo, LER AOS PRESENTES a íntegra do discurso pronunciado por NETTO.

Atividade 02: (0 a 10 pontos) Quando foi proclamada a república rio-grandense, de imediato foi escolhido as cores da bandeira. O grupo deverá confeccionar uma bandeira aos moldes da bandeira primitiva, e explicar aos presentes o significado de suas cores.

Atividade 03: (0 a 10 pontos) O Rio Pelotas teve grande importância para o nosso estado, no período do ciclo do Charque. A travessia nesse rio era feito por PELOTAS, que eram os couros tirados das reses na matança para o charque. Esses couros eram unidos e atados em quatro pontas, como explica o desenho anexo. O grupo deverá providenciar em achar um pedaço de couro e reproduzir em miniatura esse meio de comunicação.

Atividade 04: (0 a 10 pontos) O ciclo do charque foi muito importante para a economia do Rio Grande no século XVIII. O grupo deverá pegar uma manta de carne e demonstrar para os presentes como era feito o charque.

Atividade 05: (0 a 10 pontos) O transporte cavalar em nosso Estado até hoje é apreciado. Encilhar um cavalo é obrigação de quem monta. O grupo deverá trazer um animal com todos os apetrechos de montaria e fazer a encilha explicando cada peça e a função que tem na montaria. Essa atividade pode ser feita por pessoa convidada pelo grupo.

Atividade 06: (0 a 10 pontos) Qual é alei que determinou os símbolos gaúchos? Quantos são os símbolos gaúchos? Traga ao vivo e explique cada um dos símbolos.

2º SORTEIO
Atividade 07: (0 a 10 pontos) O lenço é parte essencial da indumentária do gaúcho. Inicialmente, era utilizado na cabeça, mas a partir de revoluções políticas no Rio Grande do Sul passou para o pescoço com uma conotação mais representativa. Faça o nó ao vivo e explique o seu significado e quando é utilizado:
1. Quatro Cantos, Rapadura ou Maragato
2. Pachola
3. Crucifixo

3º SORTEIO
Atividade 08: (0 a 10 pontos) Dramatizar uma lenda gauchesca, conforme sorteio, poderá ser convidados pessoas de fora do grupo para incrementar a apresentação:
1. Negrinho do Pastoreio
2. João de Barro
3. Umbu

4º SORTEIO
Atividade 09: (0 a 10 pontos) Dançar uma dança gaúcha, devidamente trajados (O CD ou arquivo com a música escolhida fica a cargo da equipe) conforme sorteio, poderá ser convidados pessoas fora do grupo para executar essa atividade:

1. CHOTES: Dança de salão originária da Hungria. O "Schottisch" invadiu a França, Alemanha e Inglaterra no Séc. XIX. Apareceu no Brasil no período Regencial e foi moda no Segundo Império. De norte a sul o chotes é uma dança muito popular, cantado ou somente em solo instrumental. É dançado em pares com três passos comuns diferentes: um e um, dois e dois ou dois e um. No Rio Grande do Sul, além dos passos comuns, dança-se o chotes marcado e também, principalmente, entre os descendentes da imigração açoriana, dançam o chotes afigurado sem limites de passos e figuras. Em Santa Catarina também é dançado os passos comuns, chotes afigurado, chotes marcado e chotes contra-passo. No Paraná, além dos passos comuns é mais dançado o chotes marcado, ou seja: uma marcação e um valseio de um em um passo. Nas colônias de origem alemã e italiana dança-se chotes de carreirinha e chotes de quatro passos.

2. RANCHEIRA: Dança de origem árabe. Trazida e estilizada na Argentina. No rio Grande do Sul o ritmo é mais vivo e a coreografia mais saltitante, estilo popular.

3. VANERA: Habanera ou Havanera - dança e canto popular originária de Havana - Cuba. Ritmo em 2/4 sendo o primeiro tempo forte e bem acentuado. Música popular em quase todos os países espano-americanos. No Rio Grande do Sul foi muito usada pelas Bandas das colônias de imigração italiana. Nos campos, os gaiteiros gaúchos denominavam de "vanera" e fez deste ritmo o mais amplo repertório para animação de fandangos, bailantas e festas gauchescas.


5º SORTEIO
Atividade 10: (0 a 10 pontos) No folclore riogrande, o chimarrão é a bebida preferencial dos gaúchos. Ele interferia também na linguagem amorosa entre os peões e as prendas. O grupo deverá explicar aos presentes os seguintes significados:
1. Mate com açúcar?
2. Mate com leite?
3. Mate com sal?

PARA TODOS
Atividade 11: (0 a 10 pontos) Cada equipe deve escolher um grito de guerra gaudério, apresentá-lo e entregar por escrito uma cópia.

Atividade 12: (0 a 10 pontos) Construir uma poesia elencando a temática da semana Farroupilha desse ano, declamá-la no dia sábado dia 12 de setembro de 2015 e entregar por escrito uma cópia.

Atividade 13: (0 a 10 pontos) Contar uma piada gaudéria.

Atividade 14: (0 a 10 pontos) A prenda, com o passar do tempo também ajudou na lida campeira. Traga uma cela feminina e explique como era usada.

Atividade 15: (0 a 10 pontos) Trova galponeira é um repente criado nos galpões das fazendas, no Rio Grande do Sul, e consta de um improviso cantado que pode ser acompanhado por música gauchesca. Traga alguém para trovar com outra pessoa de outro grupo, conforme sorteio realizado na hora. O tema da trova será “Campeirismo Gaúcho”.

Atividade 16: (0 a 10 pontos) Elaborar, apresentar uma paródia de uma música gaúcha com acompanhamento de instrumento musical, abordando a temática da semana Farroupilha 2015 e entregar por escrito uma cópia.

Atividade 17: (0 a 10 pontos) Trazer uma pessoa que não faça parte da equipe para cantar e tocar uma música gaúcha.

Atividade 18: (0 a 10 pontos) O Rio Grande do Sul ao longo de sua história, adotou dois tipos de lenços. O vermelho e o branco. Cada um significando um ideal politico. O grupo deverá explicar aos participantes o significado de cada lenço, dando a sua origem, ou seja, como surgiu o lenço vermelho e como surgiu o lenço branco e de onde saiu essa escolha.

Atividade 19: (0 a 10 pontos) A erva sempre foi fato importante na economia do Rio Grande. Os índios trituravam a erva com um facão feito de madeira de lei. A erva era exposta no terreiro sobre um manto. Ali era triturada com esse facão. O grupo deverá produzir essa cena, pois o primeiro chimarrão surgido no Rio Grande, foi feito de ERVA CANCEADA.

Atividade 20: (0 a 10 pontos) O tropeirismo deu origem a muitas cidades no Rio Grande do Sul, e por outros estados onde as tropas passavam. Por ele nós ficamos conhecendo o chamado café de chaleira, que quando pronto era introduzido um tição e fogo no seu líquido, para queimar a borra e sentar o café. O grupo deverá repetir esse ato e servir esse café a todos os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário