GINCANA GAUDÉRIA – PARTE PRÁTICA
A SEREM APRESENTADAS NO DIA 12/09/2014, ÀS 14:00,
NO ACAMPAMENTO FARRAPO
1º
SORTEIO
Atividade 01:
(0 a 10 pontos) A proclamação da república rio-grandense se deu em 20 de
setembro de 1835. Quem proclamou a república foi General Antônio de Souza
Netto, as margens do rio Jaguarão, no chamado Campo dos Menezes. Nesse dia,
Netto montado em seu cavalo Branco, fez um veemente discurso. O grupo deverá
achar um participante, vestido a rigor como foi o General Netto e montado em um
cavalo, não precisa ser branco e no lombo desse cavalo, LER AOS PRESENTES a
íntegra do discurso pronunciado por NETTO.
Atividade 02:
(0 a 10 pontos) Quando foi proclamada a república rio-grandense, de imediato
foi escolhido as cores da bandeira. O grupo deverá confeccionar uma bandeira
aos moldes da bandeira primitiva, e explicar aos presentes o significado de
suas cores.
Atividade 03:
(0 a 10 pontos) O Rio Pelotas teve grande importância para o nosso estado, no
período do ciclo do Charque. A travessia nesse rio era feito por PELOTAS, que
eram os couros tirados das reses na matança para o charque. Esses couros eram
unidos e atados em quatro pontas, como explica o desenho anexo. O grupo deverá
providenciar em achar um pedaço de couro e reproduzir em miniatura esse meio de
comunicação.
Atividade 04:
(0 a 10 pontos) O ciclo do charque foi muito importante para a economia do Rio
Grande no século XVIII. O grupo deverá pegar uma manta de carne e demonstrar
para os presentes como era feito o charque.
Atividade 05:
(0 a 10 pontos) O transporte cavalar em nosso Estado até hoje é apreciado.
Encilhar um cavalo é obrigação de quem monta. O grupo deverá trazer um animal
com todos os apetrechos de montaria e fazer a encilha explicando cada peça e a
função que tem na montaria. Essa atividade pode ser feita por pessoa convidada
pelo grupo.
Atividade 06:
(0 a 10 pontos) Qual é alei que determinou os símbolos gaúchos? Quantos são os
símbolos gaúchos? Traga ao vivo e explique cada um dos símbolos.
2º
SORTEIO
Atividade 07:
(0 a 10 pontos) O lenço é parte essencial da indumentária do gaúcho.
Inicialmente, era utilizado na cabeça, mas a partir de revoluções políticas no
Rio Grande do Sul passou para o pescoço com uma conotação mais representativa.
Faça o nó ao vivo e explique o seu significado e quando é utilizado:
1. Quatro Cantos, Rapadura ou Maragato
2. Pachola
3. Crucifixo
3º
SORTEIO
Atividade 08:
(0 a 10 pontos) Dramatizar uma lenda gauchesca, conforme sorteio, poderá ser
convidados pessoas de fora do grupo para incrementar a apresentação:
1.
Negrinho do Pastoreio
2.
João de Barro
3.
Umbu
4º
SORTEIO
Atividade 09:
(0 a 10 pontos) Dançar uma dança gaúcha, devidamente trajados (O CD ou arquivo
com a música escolhida fica a cargo da equipe) conforme sorteio, poderá ser
convidados pessoas fora do grupo para executar essa atividade:
1. CHOTES: Dança de salão
originária da Hungria. O "Schottisch" invadiu a França, Alemanha e
Inglaterra no Séc. XIX. Apareceu no Brasil no período Regencial e foi moda no
Segundo Império. De norte a sul o chotes é uma dança muito popular, cantado ou
somente em solo instrumental. É dançado em pares com três passos comuns
diferentes: um e um, dois e dois ou dois e um. No Rio Grande do Sul, além dos
passos comuns, dança-se o chotes marcado e também, principalmente, entre os
descendentes da imigração açoriana, dançam o chotes afigurado sem limites de
passos e figuras. Em Santa Catarina também é dançado os passos comuns, chotes
afigurado, chotes marcado e chotes contra-passo. No Paraná, além dos passos
comuns é mais dançado o chotes marcado, ou seja: uma marcação e um valseio de
um em um passo. Nas colônias de origem alemã e italiana dança-se chotes de
carreirinha e chotes de quatro passos.
2. RANCHEIRA:
Dança de origem árabe. Trazida e estilizada na Argentina. No rio Grande do Sul
o ritmo é mais vivo e a coreografia mais saltitante, estilo popular.
3. VANERA:
Habanera ou Havanera - dança e canto popular originária de Havana - Cuba. Ritmo
em 2/4 sendo o primeiro tempo forte e bem acentuado. Música popular em quase
todos os países espano-americanos. No Rio Grande do Sul foi muito usada pelas
Bandas das colônias de imigração italiana. Nos campos, os gaiteiros gaúchos
denominavam de "vanera" e fez deste ritmo o mais amplo repertório
para animação de fandangos, bailantas e festas gauchescas.
5º
SORTEIO
Atividade 10:
(0 a 10 pontos) No folclore riogrande, o chimarrão é a bebida preferencial dos
gaúchos. Ele interferia também na linguagem amorosa entre os peões e as
prendas. O grupo deverá explicar aos presentes os seguintes significados:
1. Mate com açúcar?
2. Mate com leite?
3. Mate com sal?
PARA
TODOS
Atividade 11:
(0 a 10 pontos) Cada equipe deve escolher um grito de guerra gaudério,
apresentá-lo e entregar por escrito uma cópia.
Atividade 12:
(0 a 10 pontos) Construir uma poesia elencando a temática da semana Farroupilha
desse ano, declamá-la no dia sábado dia 12 de setembro de 2015 e entregar por
escrito uma cópia.
Atividade 13:
(0 a 10 pontos) Contar uma piada gaudéria.
Atividade 14:
(0 a 10 pontos) A prenda, com o passar do tempo também ajudou na lida campeira.
Traga uma cela feminina e explique como era usada.
Atividade 15:
(0 a 10 pontos) Trova galponeira é um repente criado nos galpões das fazendas,
no Rio Grande do Sul, e consta de um improviso cantado que pode ser acompanhado
por música gauchesca. Traga alguém para trovar com outra pessoa de outro grupo,
conforme sorteio realizado na hora. O tema da trova será “Campeirismo Gaúcho”.
Atividade 16:
(0 a 10 pontos) Elaborar, apresentar uma paródia de uma música gaúcha com
acompanhamento de instrumento musical, abordando a temática da semana
Farroupilha 2015 e entregar por escrito uma cópia.
Atividade 17:
(0 a 10 pontos) Trazer uma pessoa que não faça parte da equipe para cantar e
tocar uma música gaúcha.
Atividade 18:
(0 a 10 pontos) O Rio Grande do Sul ao longo de sua história, adotou dois tipos
de lenços. O vermelho e o branco. Cada um significando um ideal politico. O
grupo deverá explicar aos participantes o significado de cada lenço, dando a
sua origem, ou seja, como surgiu o lenço vermelho e como surgiu o lenço branco
e de onde saiu essa escolha.
Atividade 19:
(0 a 10 pontos) A erva sempre foi fato importante na economia do Rio Grande. Os
índios trituravam a erva com um facão feito de madeira de lei. A erva era
exposta no terreiro sobre um manto. Ali era triturada com esse facão. O grupo
deverá produzir essa cena, pois o primeiro chimarrão surgido no Rio Grande, foi
feito de ERVA CANCEADA.
Atividade 20:
(0 a 10 pontos) O tropeirismo deu origem a muitas cidades no Rio Grande do Sul,
e por outros estados onde as tropas passavam. Por ele nós ficamos conhecendo o
chamado café de chaleira, que quando pronto era introduzido um tição e fogo no
seu líquido, para queimar a borra e sentar o café. O grupo deverá repetir esse
ato e servir esse café a todos os presentes.
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