ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA PÃVÃNH HÁ



A Escola Municipal Indígena de Ensino Fundamental Pãvãnh Há, está localizada na Linha Bela Vista no município de Engenho Velho, na Reserva da Serrinha. Foi denominada assim pelo decreto 07/2015 de 30 de abril de 2015.
 Em 2014 a comunidade escolar resolveu alterar o nome da escola de Osvaldo Aranha para Pãvãnh Há, já que está inserida na comunidade indígena e contem 100% de alunos indígenas. Esta foi renomeada em língua kaingang que significa “Bela Vista”, uma reivindicação da comunidade escolar para que as crianças sintam-se mais comprometidas com a escola. A escola, a partir de 2015, passará a denominar-se ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL PÃVÃNH HÁ.
A Escola Osvaldo Aranha tem seu funcionamento oficializado pelo decreto de criação nº 111/74 e o Decreto de Reorganização nº 14/76. Desde o início de seu funcionamento manteve o mesmo nome (OSVALDO ARANHA), localizava-se na Linha Polita, foi mantida como escola Pólo durante muitos anos, mas em 2004, o prédio da escola queimou e a mesma foi transferida para a localidade de Linha Bela Vista onde está atualmente.
Atualmente a escola possui os seguintes espaços: sala de direção, uma cozinha, duas instalações sanitárias e quatro salas de aulas em bom estado e espaço de recreação aberto. Também tem disponível sala de informática, anexa a biblioteca, depósito de materiais e de alimentação a qual não fica no mesmo prédio, mas no antigo prédio da escola, pois uma fica próximo a outra.  
 Em 2016, a escola conta com 43 alunos, sendo que 100% são indígenas, distribuídos em: duas turmas de Educação Infantil (4 e 5 anos - tarde);  uma turma de 1º Ano (tarde); uma turma de 2º Ano (tarde); uma turma de 3ºAno (manhã), uma  turma de 4ºAno (manhã) e uma turma de 5º Ano (manhã).
Trabalham na escola 03 funcionárias, sendo, uma merendeira e duas serventes.
O corpo docente é composto por 7 professores, sendo que deste quadro consta um diretor e um professor de Língua Kaingang, os quais em conjunto buscam desenvolver uma administração dinâmica e eficiente, tendo como foco principal o desenvolvimento integral do aluno nos aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

A escola conta com uma comunidade de pais são atuantes, pois colaboram com as atividades desenvolvidas na mesma. Está instituído na escola o CPM, que também tem atuação no âmbito escolar, mas há necessidade de realizar um trabalho entre escola e família, para melhorar o compromisso da mesma com a escola. Oportunizando, com isso, a comunidade escolar desempenhar suas funções da melhor forma possível mediante a sua realidade e visando uma educação de qualidade com o compromisso da formação de cidadania e respeito pelas diversidades culturais.









Nenhum comentário:

Postar um comentário