sábado, 5 de setembro de 2015

HORA CÍVICA



HORA CÍVICA - 05 DE SETEMBRO DE 2015

Hino Nacional Brasileiro, a primeira parte será em kaigang, feita pelos alunos da Escola Municipal Pãvãnh Há da Linha Bela Vista e a segunda parte em português. 

Convido o professor regente da Banda Municipal, senhor Adelar Militz para que faça a apresentação da mesma.



 






Apresentações artísticas, culturais ou educacionais em homenagem a Pátria.

A primeira Escola a apresentar seus trabalhos foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena Pãvãnh Há de Linha Bela Vista.


·        1ª Apresentação - Dança chamada Jamré (Iambré)
Dança do Jamré: Esta dança vem no mostrar que o povo indígena Kaingang, culturalmente esta dividido em duas metades distintas, preservadas na memória de cada pessoa.  As duas marcas, são o Kamé e o Kanhru. O Kamé esta representada pela linha reta, que é a marca comprida e o Kanhru pelo circulo, que é a marca redonda.
As marcas são observadas em função da união dos casais. Os casamentos podem ocorrer somente entre marcas diferentes. A função da escola é resgatar esta memória para que os jovens conheçam a sua herança cultural e que possam assim continuar vivenciando-a.






·        2ª Apresentação - Ritual indígena em preparação para a Guerra




Passaremos agora para as apresentações da Escola Municipal de Educação e Ensino Fundamental Cleiton Costa.

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa localizada na sede da nossa cidade tem um total de 153 educandos, 14 educadores, 2 merendeiras, 3 serventes e 1 vigia. Funciona nos turnos manhã e tarde atendendo alunos com turmas do Maternal 3 ao 6º ano. Também oferece atendimento na sala multifuncional, vem desenvolvendo o projeto Mais Educação com aulas de balé, banda e acompanhamento pedagógico. Procura trabalhar na metodologia de projetos voltados a realidade dos nossos educandos, buscando sempre desenvolver um trabalho que atenda as particularidades de cada um.
1ª apresentação: Convidamos para abrir as apresentações o grupo de Dança Infanto juvenil que apresentará a música clássica Champagne Auntre. Este grupo é ensaiado e coordenado pela Professora Laisa Militz nas segundas-feiras pela parte da Tarde na Escola Municipal Cleiton Costa.





2ª apresentação: Convidamos para se apresentar neste momento o grupo de Dança Infantil que apresentará a música Valsa da Bailarina. Este grupo é ensaiado e coordenado pela Professora Laisa Militz nas segundas-feiras de manhã na Escola Municipal Cleiton Costa.




3ª apresentação: Agora convidamos as turmas do Maternal e Jardim que apresentarão a música Uni-duni-tê trazendo o mundo da fantasia, de brincadeira e encanto das crianças. Também trás o sonho de um Brasil mais colorido e a esperança de um futuro mais justo. Com vocês nossos pequenos artistas.








4ª apresentação: Neste momento convidamos os alunos da professora Alexandra irão declamar uma poesia chamada Cuidando da Terra e da Nossa Pátria com atitudes que devemos tomar para melhorar e preservar o ambiente em que vivemos.



5ª apresentação: Agora convidamos neste momento as turmas do Pré, 1º e 2º anos mostrando que Ninguém é igual a ninguém.
Essa apresentação nasceu DI-FE-REN-TE!!!  Nasceu dos olhares de cada criança e isso faz a diferença porque cada um enxerga as coisas da sua maneira o que é muito bom essa diversidade, já imaginou se todo mundo fosse igual? Ainda bem que ninguém é igual. VIVA A DIFERENÇA!!!!
Com vocês as turmas do Pré, 1º e 2º anos mostrando que Ninguém é igual a ninguém.








6ª apresentação: Convidamos agora as turmas do 3º, 5º e 6º ano para se apresentarem. Esta apresentação é um encontro das turmas do 3º, 5º e 6º ano, nos mostram a realidade com o assunto: Pátria Fantasia, de que cor é tua bandeira afinal? Porém, apesar de tudo o que o homem tem feito, esse Brasil ainda tem jeito, mas depende de nós, depende daqueles que acreditam e tem esperança.
 





7ª apresentação: Convidamos nesse momento convidamos os alunos Luiz Henrique e Elisa, do 6º ano, para apresentarem o jogral DIA DA PÁTRIA.  Após, a turma mostrará que um outro mundo é possível, se a gente quiser. Brasil, uma mistura de raças, uma integração de forças. 







8ª apresentação: Para finalizar as apresentações desta escola convidamos os alunos do 4º ano para se apresentarem.
Pensem bem! É preciso pensar um pouco nas crianças. Precisamos deixar um Brasil melhor para os que estão por vir. Com essa mensagem a turma do 4º ano apresenta a música A PAZ.




 

-Passaremos nesse momento para as apresentações da Escola Estadual Floriano Peixoto  





Nenhum comentário:

Postar um comentário