domingo, 28 de julho de 2013

Projeto: Meu pai, meu herói

PROJETO: Meu pai, meu herói.


1.      TITULO DO PROJETO

Meu pai, meu herói.

2. ESCOLAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.

3. ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS

Língua Portuguesa
Matemática
Mundo Físico e Natural
História e Geografia
Ensino Religioso
Artes
Educação Física
Música
Dança
Informática
Língua Inglesa
Língua Kaingang

4. OBJETIVO GERAL:

O referido projeto objetiva mostrar a importância da figura paterna na vida de cada um.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Valorização da figura paterna;
·         Diálogo sobre a composição familiar;
·         Desenvolver a Socialização;
·         Reconhecer as qualidades do pai;
·         Relacionar-se com a figura paterna ou a ausência dela;
·         Valorizar os pais adotivos;
·         Conscientizar os alunos sobre valores morais como: obediência, respeito, compreensão, etc.
·         Compreender a importância de viver harmoniosamente no lar;
·         Reconhecer as preferências do pai;
·         Saber citar o nome completo do pai, sua profissão, seu local de trabalho.

6. JUSTIFICATIVA:

            No segundo domingo de agosto comemoramos o dia dos pais. Durante a semana que antecede esta data estaremos desenvolvendo uma série de atividades a fim de enfocar a importância da figura paterna, suas virtudes, seus valores, seu trabalho. É necessário despertar na criança sentimentos de amor, gratidão e respeito para com o seu pai.

Sabemos que nos dias atuais a composição familiar é muito diversificada; podemos encontrar famílias em que outra pessoa desempenha as funções paternas no lugar do pai biológico, daí a importância e necessidade de se trabalhar esta questão, bem como levar a criança a compreender a organização familiar.

7. POPULAÇÃO ALVO.

Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa e Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.


8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
  
·         Produção de textos;
·         Músicas sobre o dia dos pais;
·         Histórias;
·         LinguagemOral, expressão e comunicação;
·         Confecção de lembrancinha para os pais; 
·         Cartazes;
·         Pesquisas; 
·         Brincadeiras e jogos;
·         Vídeos sobre o tema;


9. RECURSOS UTILIZADOS

Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola lápis de cor, CDs, aparelho de som, televisão.

10. CULMINÂNCIA

Será montado painel com algumas das atividades realizadas pelos alunos.
Torneio de futebol entre pais das turmas.
Gincana entre os pais.
Homenagem aos pais com apresentações dos alunos.

11. AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.

                Verificar se todos se tornaram mais amigos do pai, se lhe são agradecidos e os respeitam, pois este é o principal objetivo desta comemoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário