terça-feira, 2 de julho de 2013

Edital concurso

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENGENHO VELHO
CONCURSO PUBLICO Nº 001/2013
Edital nº 002 - Retificado

          VALDECIR LUIZ ESTEVAN, Prefeito Municipal de ENGENHO VELHO, no uso de suas atribuições legais, nos termos do art. 37 da Constituição Federal e Lei Orgânica Municipal, TORNA PÚBLICO que realizará Concurso Publico sob a Lei Municipal nº 040/1993, de 23 de agosto de 1993, e alterações posteriores, com a execução técnico-administrativa da empresa MÁRIO LUCIO DUTRA MAGRO, pessoa jurídica de direito privado, com sede e fórum na cidade de Palmeira das Missões, sito à Rua Marechal Deodoro, 195, sala 01, na cidade de Palmeira das Missões, inscrita no CNPJ sob o nº 04.289.266/0001-57, o qual reger-se-á pelas Instruções Especiais contidas neste Edital.

CAPÍTULO I - DA CONTRATAÇÃO

1.1.         ESCOLARIDADE E OUTROS REQUISITOS EXIGIDOS:  

CATEGORIA FUNCIONAL
VENCIMENTO
Horário Normal
Instrução
Condição diferenciada
Vagas
ASSISTENTE SOCIAL
2.753,20
40 horas semanais
Formação Superior em Serviço Social com Registro Profissional no Conselho
Não se aplica
Cadastro reserva
AUXILIAR ADMINISTRATIVO
2.263,65
40 horas semanais
1º grau completo.
Não se aplica
Cadastro reserva
MOTORISTA
1.346,00
40 horas semanais
1º grau incompleto
Possuir CNH – Categoria “D”’.
Cadastro reserva
OPERADOR DE MÁQUINAS
1.521,55
40 horas semanais
1º grau incompleto
 Possuir CNH– Categoria ‘C’
Cadastro reserva
OPERARIO
856,55
40 horas semanais
1º grau incompleto
Não se aplica
Cadastro reserva
PROFESSOR
974,71
22 horas semanais
Superior completo
Habilitação para Educação Física
Cadastro reserva
PROFESSOR
974,71
22 horas semanais
Nível médio, na modalidade normal e/ou curso normal superior de licenciatura plena ou de pedagogia.
Habilitação para as séries iniciais do ensino fundamental
Cadastro reserva
SERVENTE
856,55
40 horas semanais
1º grau incompleto
Não se aplica
Cadastro reserva
VIVEIRISTA
1.346,00
40 horas semanais
1º grau incompleto
Não se aplica
Cadastro reserva

1.2. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 100,00 (cem reais) para cargos com ensino superior completo e R$ 80,00 (oitenta reais) para os demais cargos.
1.2.1O pagamento da taxa será feito através da Tesouraria da Prefeitura Municipal.

1.3. DAS VAGAS:
1.3.1. O Concurso Público destina-se ao provimento de cadastro reserva.
1.3.2. A habilitação no Concurso Público não assegura ao candidato a contratação imediata, mas apenas a expectativa de ser admitido segundo a vaga existente, de acordo com as necessidades da Administração Municipal, respeitada a ordem de classificação.

1.4. DA VAGA E LOCAL DE TRABALHO:
1.4.2 Assistente Social, auxiliar administrativo, motorista, operador de máquinas, Operário, Professor, Servente e Viveirista conforme designação da Secretaria de Administração.

1.5. DAS ATRIBUIÇÕES DA CONTRATAÇÃO:

Auxiliar administrativo

Padrão 06

Síntese dos Deveres: Manter rigoroso controle sobre os lançamentos de impostos de quaisquer rendas municipais; controlar para fins de tributação, o comércio e a indústria em geral, bem como as demais atividades sujeitas à fiscalização municipal; examinar, selecionar e preparar à execução da fiscalização externa, efetuar o lançamento da dívida ativa; fornecer certidões relativas aos registros administrativos financeiros; organizar e supervisionar a realização de tarefas auxiliares; orientar o contribuinte sobre a legislação tributária; prestar informações em processos de sua competência; fornecer dados estatísticos, expedir notificações; estudar e propor medidas que visem melhorar os serviços de lançamentos e fiscalização, locação e baixa no cadastro; executar outras tarefas afins.

 Assistente Social

Descrição Sintética: Prestar serviços de assistência social.

Descrição Analítica: Executar e coordenar as atividades e Programas de Assistência Social do Município, avaliando as condições econômicas da população, fiscalizando e controlando a distribuição de benefícios às famílias em estado de carência do município; executar políticas de inclusão e de prevenção social; cumprir com todas as atividades elencadas na Lei Orgânica Nacional de Assistência Social e legislação correlata; promover a cidadania; executar políticas e programas estabelecidos; coordenar, elaborar e promover assistência social no município e realizar todas as atividades a fim.

 Motorista

Síntese dos Deveres: Dirigir veículos automotores utilizados no transporte de passageiros e cargas, executar pequenos reparos de emergência; preencher boletins de ocorrências; cumprir as ordens de serviço recebidas; recolher o veículo à garagem quando concluído o serviço, comunicando o defeito observado; zelar pela conservação e limpeza do veículo sob sua guarda, efetuar serviços rotineiros de manutenção lubrificação; troca de óleo, verificar na chegada e saída os níveis de óleo, água, etc.; executar serviços afins.

 Operador de máquinas

Síntese dos Deveres: Operar máquinas, rodoviárias, agrícolas e tratores, para o fim de executar terraplenagem, nivelamento de ruas e estradas, assim como abaulamentos, abrir valetas e cortar taludes; operar máquinas rodoviárias em escavação, transporte de terras, aterros e trabalhos semelhantes; operar com máquinas agrícolas e compactação, varreduras mecânicas, tratores, etc.; cumprir com rolo compressor cancha para asfaltamento, auxiliar no conserto de máquinas e sua conservação e manutenção, cuidar da limpeza e conservação das máquinas e executar outras tarefas afins.

Operário

Síntese dos Deveres: Realizar serviços braçais, de limpeza e outros, carregar e descarregar veículos em geral; transportar, arrumar e levar mercadorias, materiais de construção em geral e outros fazer mudanças; proceder à abertura de valas; efetuar serviços de capina em geral; varrer, lavar e remover o lixo e detritos das ruas e prédios municipais, proceder a limpeza de oficinas, baias cocheiras e depósitos de lixos e detritos orgânicos, inclusive em gabinetes sanitários públicos ou em prédios municipais e cuidar dos sanitários; recolher lixo a domiciliado, operando caminhões de asseio público; auxiliar em tarefas de construções, calçamento e pavimentação em geral; preparar argamassa; auxiliar no recebimento, entrega e contagem de materiais; auxiliar em serviços de abastecimento de veículos, cavar sepulturas e auxiliar no sepultamento; aplicar inseticidas e fungicidas; auxiliar em serviços simples de jardinagem; cuidar de árvores frutíferas; proceder a apreensão de animais soltos nas vias públicas; quebrar e britar pedras; executar tarefas afins.

 Professor Educação Física
Atribuições
I – Regência efetiva da disciplina no ensino fundamental; II – Elaboração de programas e plano de trabalho, controle e avaliação do rendimento escolar; III – Recuperação dos alunos; IV – Aplicação de exercícios rítmicos e expressivos; V – Desenvolver nos alunos o gosto pela prática de esportes e a realização de exercícios; VI – Incentivo às manifestações  da cultura corporal; VII – Realização de jogos, brincadeiras, gincanas e etc.; VII – Relação entre Educação Física e Saúde e demais atividades compatíveis com a natureza do Cargo; IX - Elaborar e aplicar o planejamento diário das atividades a serem desenvolvidas com os alunos; X – Planejar e participar de todas as atividades e eventos pertinentes à sua função; XI – Observar e seguir as normas de rotina e orientação, estabelecidas pelo Diretor(a), Supervisor(a) Pedagógico(a) e Equipe Técnicas; XII – Informar ao Diretor(a) e Supervisor(a) Pedagógico(a) sobre o desenvolvimento das atividades, com os resultados alcançados e problemas detectados; XIII – Proceder avaliação individual dos alunos, assim como acompanhar seu desenvolvimento durante o período escolar; IX – Buscar a atualização constante, pela participação em cursos e seminários, para o bom desempenho do seu trabalho.

Professor Séries Iniciais
Atribuições
a)síntese dos deveres: participar do processo de planejamento e elaboração da proposta pedagógica da escola; orientar a aprendizagem dos alunos; organizar as operações inerentes ao processo ensino-aprendizagem; contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino.
b)Síntese das Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola; levantar e interpretar os dados relativos a realidade de sua classe; zelar pela aprendizagem do aluno; estabelecer os mecanismos de avaliação; implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; organizar registro de observação dos alunos; participar de atividades extra-classe; realizar trabalho integrado com o apoio pedagógico; participar dos períodos destinados ao planejamento, à avalição e ao desenvolvimento profissional; ministrar os dias letivos e horas-aulas estabelecidas; colaborar com as atividades e articulação da escola com as famílias e a comunidade; integrar os órgãos complementares da escola; executar tarefas afins com a educação.

Servente

Descrição Sintética: Proceder a limpeza de prédios, objetos e utensílios do Município.

Descrição Analítica: proceder a limpeza e conservação de objetos, utensílios de mesa, trilhos e capachos; lavar pisos, janelas, louças vidros e outros objetos utilizados em copas ou cozinhas; polir objetos de metal, limpar e arrumar mesas; efetuar os serviços de limpeza, higiene em banheiros e sanitários; lavar vestiários  e roupas de cama e mesa; transportar alimentos, passar a ferro a roupa lavada; recolher detritos, e coloca-los nos recipientes isto destinados, varrer pátios; fazer café, executar tarefas a fins.

Viveirista

Descrição Analítica: Ser responsável pela execução dos trabalhos no viveiro Municipal de mudas, executar, organizar os demais funcionários do viveiro, no preparo das sementes, semeadura das sementes, repicagem das mudas nas embalagens ou laminados, regas constantes, entrega de mudas, limpeza e boa apresentação  do viveiro, além de controlar horário e distribuir tarefas


CAPÍTULO II – DAS INSCRIÇÕES

2.1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO NO CONCURSO PÚBLICO:
2.1.1. Antes de efetuar o recolhimento da taxa, o candidato deverá certificar-se de que possui todas as condições e pré-requisitos para inscrição. Não haverá devolução da taxa de Inscrição, salvo se for cancelada a realização do Concurso Público.
2.1.2. Não serão aceitas inscrições: com falta de documentos; por via postal; por telex ou via fax; e-mail; extemporâneas e/ou condicionais.
2.1.3. São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Públicas, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc); passaporte brasileiro, certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997).
2.1.4. Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais, sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis,  não identificáveis ou danificados.
2.1.5. Para efetivar sua inscrição, é imprescindível que o candidato possua número de CPF – Cadastro de Pessoa Física, regularizado.
2.1.6. O candidato que não possuir CPF deverá solicitá-lo nos postos credenciados - Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios ou Receita Federal, em tempo de conseguir o registro e o respectivo número antes do término do período de inscrições.
2.1.7. Terá sua inscrição cancelada e será automaticamente eliminado do Concurso Público o candidato que utilizar o CPF de terceiro.
2.1.8. Após  o encerramento do período de inscrições, não serão aceitos pedidos de alterações das opções.
2.1.9. As informações prestadas na ficha de inscrição, bem como o preenchimento dos requisitos exigidos serão de total responsabilidade do candidato ou seu procurador.


2.2. DA INSCRIÇÃO:
2.2.1. As inscrições poderão ser realizadas na Prefeitura de ENGENHO VELHO, localizada na rua Antônio Trombetta, 35, de 01 a 5 de Julho de 2013, de 08 a 12 de julho de 2013, de 15 a 19 de julho de 2013, de 22 a 26 de julho de 2013, no horário de 7:30 as 11:30 e das 13:00 as 17:00, junto ao Departamento Pessoal.
2.2.2. A inscrição terá que ser feita pessoalmente pelo candidato ou por procuração autenticada em cartório, com poderes específicos. Em caso de inscrição por procuração, deverá ser entregue o respectivo instrumento de mandato, contendo poder específico para inscrição no CONCURSO PÚBLICO, acompanhado de cópia do documento de identidade do procurador, além da apresentação dos demais documentos indispensáveis à inscrição do candidato, acompanhado dos originais ou autenticado.
2.2.3- Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de inscrição no CONCURSO PÚBLICO de que trata este Edital,  de acordo com a legislação Federal vigente.
2.2.4.  O candidato ao inscrever-se nesta condição, deverá escolher o cargo a que concorre e marcar a opção “Pessoas com Deficiência”, bem como deverá entregar durante o período de inscrições, os seguintes documentos:
a)     laudo médico (original ou cópia legível autenticada) emitido há menos de um ano  atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID,  bem como da  provável causa da deficiência.
b)    requerimento, solicitando vaga especial, constando o tipo de deficiência e a necessidade de condição ou prova especial, se for o caso (conforme modelo Anexo IV  deste Edital). O pedido de condição ou prova especial, formalizado por escrito à empresa executora, será examinado para verificação das possibilidades operacionais de atendimento, obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.
2.2.5. Caso o candidato não encaminhe o laudo médico e o respectivo requerimento, até o prazo determinado, não será considerado como pessoa com deficiência para concorrer às vagas reservadas, não tendo direito à vaga especial, bem como à prova especial, seja qual for o motivo alegado, mesmo que tenha assinalado tal opção na Ficha de Inscrição.
2.2.6. Os candidatos inscritos nessa condição participarão do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere às provas aplicadas, ao conteúdo das mesmas, à avaliação, aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos, resguardadas as condições especiais previstas na legislação própria.
2.2.7. Condições para inscrição:
a) Ser brasileiro nato ou naturalizado ou gozar das prerrogativas constantes do art. 12 da Constituição Federal;
b) Possuir, até a data de encerramento das inscrições, a escolaridade descrita deste Edital;
c) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data da posse;
d) Estar quite com as obrigações militares e eleitorais;
e) Ter recolhido taxa de inscrição para o Concurso Público, paga junto à tesouraria da Prefeitura Municipal de ENGENHO VELHO.
2.2.8. O candidato deverá comparecer ao local munido de original e cópia da seguinte documentação:
a) Documento de identidade: Cédula de identidade civil (RG);
b) Cadastro de Pessoa Física (CPF);
c) Título eleitoral com comprovante da última eleição, 2012, ou Certidão de estar quites com a Justiça Eleitoral;
d) Certificado do serviço militar. Para os candidatos que completem 18 anos em 2013, será aceito o comprovante de alistamento;
e) Diploma, atestado ou certificado de conclusão da escolaridade exigida no subitem 1.1 deste Edital, de acordo com o Concurso Público de inscrição;
f) 02 fotos 3x4, recentes e sem uso;
g) Guia de recolhimento da taxa de inscrição, no valor estabelecido no subitem 1.4 acima;
h)Atestado comprovando a deficiência de que é portador, quando se tratar de inscrição a portador de deficiência;
2.2.9. O candidato, antes de efetuar o pagamento da taxa de inscrição, deverá certificar-se de que possui todos os requisitos exigidos para o Concurso Público, sendo que não haverá devolução de valor pago, salvo quando for cancelada a realização do Concurso Público.
2.2.10. Serão indeferidas as inscrições pagas com cheques sem provisão de fundos.
2.2.11. O candidato é responsável pelas informações prestadas no formulário de inscrição, ficando ciente que está de acordo com as exigências e normas previstas neste Edital. Se aprovado, deverá manter atualizado seu endereço junto à Prefeitura Municipal durante a validade do Concurso Público.
2.2.12. Não serão admitidas inscrições condicionadas ou por correspondência.
2.2.13. Somente serão admitidos os candidatos que concluir curso introdutório de formação inicial e continuada a ser ministrado pela Prefeitura aos candidatos classificados.

2.3. DA  DIVULGAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E CRONOGRAMA DE DATAS:
2.3.1- A divulgação das inscrições será dada a conhecer por meio de Edital, no qual constarão as inscrições deferidas e indeferidas.
2.3.2- O candidato deverá acompanhar esse edital; bem como a relação de candidatos homologados para confirmar sua inscrição; caso sua inscrição não tenha sido homologada ou processada, o mesmo não poderá prestar provas, podendo impetrar pedido de recurso, conforme determinado neste Edital.
2.3.3. Se mantida a não homologação ou o não processamento, o candidato será eliminado do Concurso Público, não assistindo direito à devolução da taxa de inscrição.
 2.3.4. Cronograma de datas.

EVENTO
DATA
LOCAL e PUBLICAÇÃO
Período de inscrições
De 01 a 5 de Julho de 2013, de 08 a 12 de julho de 2013, de 15 a 19 de julho de 2013, de 22 a 26 de julho de 2013.
Exclusivamente na prefeitura Municipal
Homologação das inscrições válidas
Dia 29 de Julho de 2013.
Mural da Prefeitura Municipal
Período para protocolo de recursos de eventuais inscrições não homologadas
Dias 30   a 31 de Julho de 2013, de 01 de agosto de 2013.
Exclusivamente na Prefeitura Municipal
Divulgação do resultado do julgamento de eventuais recursos relativo as inscrições.
Dia 02 de agosto de 2013
Mural da Prefeitura Municipal
Prova Escrita e Objetiva.
Dia 03  de agosto  de  2013
Conforme Edital
Período para protocolo de recursos quanto as questões da Prova Objetiva.
Dias 05 e 06 de agosto de 2013.
Exclusivamente na Prefeitura Municipal
Divulgação do gabarito das Provas Objetivas.
Dia 09 agosto de 2013.
Mural da Prefeitura Municipal
Período para protocolo de recursos quanto aos gabaritos divulgados
Dias 12 e 13 de agosto de 2013.
Exclusivamente na Prefeitura Municipal
Divulgação de novos gabaritos (se for o caso)
Dia 15 agosto de 2013.
Exclusivamente na  Prefeitura Municipal
Identificação das Provas Objetivas
Dia 16 agosto de 2013.
Prefeitura Municipal
Divulgação Resultado Provisório
Dia 19 agosto de 2013.
Mural da Prefeitura Municipal
Período para protocolo de pedido de revisão do resultado provisório.
Dia 20  e 21 agosto de 2013.
Exclusivamente na Prefeitura Municipal
Sorteio Público nos casos aplicáveis
Dia  23  agosto de 2013.
Prefeitura Municipal
Prova prática nos caso aplicáveis
Dia 24 agosto de 2013
Prefeitura Municipal
Homologação e publicação do resultado final
Dia 28 de agosto de 2013.
Mural da Prefeitura Municipal

CAPÍTULO III - DOCUMENTAÇÃO PARA ADMISSÃO E POSSE DO CANDIDATO

3.1. Serão exigidos no ato de admissão e posse do candidato, os  documentos abaixo relacionados, além das condições e documentação exigidas nos subitens 2.3.7 e 2.3.8 acima:
·         Duas fotos 3 x 4 recente;
·         Diploma, certificado ou atestado de conclusão da escolaridade;
·         Alvará de folha corrida - fornecida pelo Fórum;
·         Atestado médico (Exame admissional agendado e realizado pelo médico da Prefeitura);
·         Certidão de Nascimento ou Casamento;
·         Declaração de bens;
·         Cópia do CPF e Carteira de Identidade;
·         Título Eleitoral com comprovante de votação (última eleição) ou certidão de estar quites com a justiça eleitoral;
·         Cartão do PIS ou PASEP, caso tiver;
·         Certificado de Reservista (se for o caso);
·         Certidão de Nascimento e cartão de vacinação do(s) filho(s) menores de 14 anos;
·         Declaração de que não ocupa outro cargo e/ou contratação temporária ou emergencial ou aposentadoria, incompatível a esta admissão.
3.2. O candidato, por ocasião da POSSE, deverá comprovar todos os requisitos acima elencados. A não apresenta­ção dos comprovantes exigidos, tornará sem efeito a aprovação obtida pelo candidato, anulando-se todos os atos ou efeitos decorrentes da inscrição no Concurso Público.
3.3. O exame médico pré-admissional será exclusivamente eliminatório e realizar-se-á com base nas atividades inerentes a vaga a qual o candidato foi aprovado, considerando-se as condições de saúde necessárias para o exercício das mesmas.
3.4. É de inteira responsabilidade do candidato, o acompanhamento das informações referentes ao Concurso Público em que se inscreveu.

CAPÍTULO IV - DAS PROVAS
        
4.1. O Concurso Público constará de PROVA ESCRITA, de caráter eliminatório/classificatório, com questões objetivas, de múltipla escolha, compatíveis com o nível de escolaridade, com a formação acadêmica exigida e com as atribuições da contratação para todos os cargos, e de PROVA PRÁTICA somente para  Motorista, Operador de Máquina.
4.2. A Prova Escrita será aplicada  conforme cronograma de datas, tendo como local a ser definido em edital, tendo como horário de início às 14h15min horas e término previsto para as 17h15min horas.
4.3. O Município, reserva-se o direito de indicar nova data para a realização da Prova Escrita, em caso de necessidade de alteração desta já publicada, mediante publicação em jornal de circulação local, com antecedência mínima de 8 (oito) dias da realização das mesmas.
4.4. Será considerado aprovado, o candidato que obtiver 50% (cinquenta por cento) ou mais na nota final da prova escrita e não ter sido eliminado por obter menos de 50% (cinquenta por cento) na prova eliminatória.
4.5. CONTEÚDOS E PONTUAÇÃO
- Para o cargo de Assistente Social.

Tipos de provas
Nº de questões
Pontuação
Peso por questão
Caráter
Português
10
20
2,0 pontos
Classificatório
Especifica
15
60
4,0 pontos
Eliminatório
Legislação/ Conhecimentos Gerais
05
20
4,0 pontos
Classificatório

- Para o cargo de Auxiliar Administrativo.

Tipos de provas
Nº de questões
Pontuação
Peso por questão
Caráter
Português
10
30
3,0 pontos
Classificatório
Legislação
15
60
4,0 pontos
Eliminatório
Conhecimentos Gerais
05
10
2,0 pontos
Classificatório
Para o cargo de Motorista, Operador de Maquina.

Tipos de provas
Nº de questões
Pontuação
Peso por questão
Caráter
Português
10
10
1,0 pontos
Classificatório
Específica
10
20
2,0 pontos
Eliminatório
Legislação/ Conhecimentos Gerais
10
20
2,0 pontos
Classificatório
Prova Prática

50

Eliminatório

- Para o cargo de Operário.

Tipos de provas
Nº de questões
Pontuação
Peso por questão
Caráter
Português
10
50
5,0 pontos
Classificatório
Legislação
10
10
1,0 pontos
Classificatório
Conhecimentos Gerais
10
40
4,0 pontos
Classificatório

Para o cargo de Professor Educação Física

Tipos de provas
Nº de questões
Pontuação
Peso por questão
Caráter
Português
10
50
5,0 pontos
Classificatório
Conhecimento Pedagógicos
10
30
3,0 pontos
Eliminatório
Legislação
10
20
2,0 pontos
Classificatório

Para o cargo de Professor Séries Iniciais

Tipos de provas
Nº de questões
Pontuação
Peso por questão
Caráter
Português
10
50
5,0 pontos
Classificatório
Conhecimento Pedagógicos
10
30
3,0 pontos
Eliminatório
Legislação
10
20
2,0 pontos
Classificatório

- Para o cargo de Servente.

Tipos de provas
Nº de questões
Pontuação
Peso por questão
Caráter
Português
10
50
5,0 pontos
Classificatório
Legislação
10
10
1,0 pontos
Classificatório
Conhecimentos Gerais
10
40
4,0 pontos
Classificatório

- Para o cargo de Viveirista.

Tipos de provas
Nº de questões
Pontuação
Peso por questão
Caráter
Português
10
20
2,0 pontos
Classificatório
Especifica
15
60
4,0 pontos
Eliminatório
Legislação/Conhecimentos Gerais
05
20
4,0 pontos
Classificatório

4.6. Os pontos por disciplina correspondem ao número de acertos multiplicado pelo peso  de cada questão da mesma. A NOTA DA PROVA ESCRITA será o somatório dos pontos obtidos em cada disciplina.
4.7. Não haverá prova fora do local designado, nem em datas e/ou horários diferentes. Não será admitido à prova, o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o início da mesma; em nenhuma hipótese haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado.
4.8. O ingresso na sala de provas só será permitido ao candidato que apresentar o documento de identidade que originou a inscrição e o documento de inscrição no Concurso Público, podendo, a critério da organização do presente Concurso Público, ser dispensada a apresentação do documento de inscrição, desde que comprovada a efetiva inscrição do candidato.
 4.9. No recinto de provas não será permitido ao candidato entrar ou permanecer com armas ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, etc.). Caso o candidato leve arma ou qualquer aparelho eletrônico deverá depositá-lo na Coordenação, exceto no caso de telefone celular que deverá ser desligado e poderá ser depositado junto à mesa de fiscalização até o final das provas. O descumprimento desta determinação implicará na eliminação do candidato, caracterizando-se como tentativa de fraude.
4.10. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova deverá levar acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará a prova. Não haverá compensação do tempo de amamentação ao tempo da prova da candidata.
4.11. O caderno de questões é o espaço no qual o candidato poderá desenvolver todas as técnicas para chegar à resposta adequada, permitindo-se o rabisco e a rasura em qualquer folha, EXCETO  no CARTÃO DE RESPOSTAS e o CANHOTO DE DESIDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO..
4.12. Será atribuída nota 0 (zero) à resposta que, no cartão de respostas estiver em desconformidade com as instruções, não estiver assinalada ou que contiver mais de uma alternativa assinalada, emenda, rasura ou alternativa marcada a lápis, ainda que legível.
4.13. Ao término da prova, o candidato entregará ao fiscal da sala, obrigatoriamente, o seu  CARTÃO DE RESPOSTAS , CANHOTO DE DESIDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E A PROVA.
 4.14. Não será admitido às provas, o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o início da prova; em nenhuma hipótese haverá segunda chamada, seja qual  for o motivo alegado.
4.15. O candidato que deixar de comparecer a qualquer uma das provas determinadas, será considerado reprovado.
4.16. O candidato deverá apresentar-se no local com meia hora de antecedência do horário de início das provas, munido com cartão de identificação, documento de identidade e caneta esferográfica azul ou preta para a realização das provas.
4.17.  Prova prática para Motorista, Operador de Máquina será realizada no dia 24 de agosto no local informado por Edital, com início às 09h00min horas, com valor de 50 pontos.
4.17.1- Para avaliação do candidato ao cargo de Motorista, Operador de Máquinas, na Prova Prática, a Comissão Avaliadora observará os conhecimentos práticos que o candidato possui, utilizando Caminhão, Máquinas disponibilizada pelo Município realizando tarefas a seguir enumeradas:
a) Apresentação pessoal;
b)Aptidão para o exercício da função;
c)Desenvoltura;
d)Eficiência;
e)Prática;
f)Desempenho;
g)Segurança;
h)Manejo.
4.17.2: Na avaliação das Provas Práticas, para todos os cargos, os candidatos serão submetidos à realização das mesmas atividades as quais serão definidas e solicitadas pela Comissão Avaliadora.
4.17.3 A Prova Prática de avaliação é de caráter Eliminatório e Classificatório, e tem peso de 50 pontos. A nota da prova prática de cada candidato será obtida a partir da nota atribuída (0-10) para cada critério estabelecido, multiplicado pelo coeficiente 0,625 – o qual é obtido através da divisão do total de pontos da prova prática pelo número de critérios de avaliação e posteriormente dividido pela nota máxima possível em cada critério. (50/8/10=0,625).
4.17.4 – O ingresso no local da prova prática, bem como a realização da mesma, somente será permitido ao candidato que apresentar documento de identidade que originou a inscrição. Caso o candidato esteja impossibilitado da apresentação do documento de identidade que originou a inscrição, deverá apresentar outro documento de identidade oficial, com foto recente acompanhado de registro de ocorrência em órgão policial, expedido há no máximo 30(trinta) dias, estando sujeito à identificação especial, compreendendo inclusive coleta de digital em formulário próprio..
4.17.5.- O candidato que não comparecer no local indicado para a realização da Prova Prática de serviço, será automaticamente reprovado e excluído do Concurso Público.
4.17.6 - Não será admitido à prova, o candidato que se apresentar após o horário estabelecido. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada seja qual for o motivo alegado.
4.17.7 - O candidato que se negar a realizar qualquer tarefa que lhe for determinada pela Comissão Aplicadora, será, automaticamente, excluído do Concurso Público
4.17.8 -  Durante a prova não será permitida nenhuma consulta.
4.17.9 – A avaliação será individual.
4.17.10 -  Será excluído do Concurso Público o candidato que:
4.17.10.1 – Tornar-se culpado por incorreção ou descortesia para com qualquer dos fiscais, executores e seus auxiliares ou autoridades presentes;
4.17.10.2 – For surpreendido, durante a realização da Prova Prática, em comunicação com outro candidato ou terceiros;
4.17.10.3 – Ausentar-se do local da prova, antes de seu término, sem o acompanhamento do fiscal.
4.17.11 – Nas provas práticas de serviço, que exigem emprego de aparelhos ou equipamentos de elevado valor, pertencente à Prefeitura Municipal de Engenho Velho poderá ser determinada a imediata exclusão do candidato que demonstrar não possuir a necessária capacidade para o manejo, oferecendo risco de danos, ou acidentes pessoais, materiais ou a terceiros.
CAPÍTULO V -  DOS RECURSOS

5.1. Todos os recursos deverão ser interpostos até 2 (dois) dias úteis, a contar da divulgação por edital, de cada evento.
5.2. Será admitido recurso quanto:
a)     Ao indeferimento/não processamento de inscrição;
b)    À formulação das questões, respectivos quesitos e gabarito das mesmas;
c)     Aos resultados parciais e finais do CONCURSO PÚBLICO. 
5.3. Os recursos que forem apresentados deverão obedecer rigorosamente os preceitos que seguem e serão dirigidos à Prefeitura Municipal de ENGENHO VELHO, que encaminhará à empresa designada para realização do CONCURSO PÚBLICO.
5.4. Os mesmos deverão ser protocolados junto à Prefeitura Municipal, no prazo marcado por Edital, na forma de requerimento, conforme modelo Anexo II deste Edital e deverão conter os seguintes elementos:
a)     CONCURSO PÚBLICO de referência – Edital de CONCURSO PÚBLICO 002/2013 – Município de ENGENHO VELHO;
b)    Cadastro reserva ao qual concorre;
c)     Circunstanciada exposição a respeito das questões, pontos ou títulos, para as quais, em face às normas do certame, contidas no Edital, da natureza do cargo a ser provido ou do critério adotado, deveria ser atribuído maior grau ou número de pontos;
d)    Razões do pedido de revisão, bem como o total dos pontos pleiteados.
5.5. Não se conhecerão os recursos que não contenham os dados acima e os fundamentos do pedido, inclusive os pedidos de simples revisão da prova ou nota.
5.6. Serão desconsiderados os recursos interpostos fora do prazo, enviados por via postal, fax ou meio eletrônico (e-mail) ou em desacordo com este Edital.
5.7. Em caso de haver questões que possam vir a serem anuladas por decisão da Comissão Executora do CONCURSO PÚBLICO, as mesmas serão consideradas como respondidas corretamente por todos os candidatos, independente de terem recorrido.
5.8. Se houver alguma alteração de gabarito oficial, por força de impugnações, as provas serão corrigidas de acordo com a alteração.

CAPÍTULO VI – DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

6.1. A lista final de classificação do Concurso Público apresentará apenas os candidatos aprovados.
6.2. Os candidatos aprovados serão classificados na ordem decrescente dos pontos obtidos.
6.3. A nota final, para efeito de classificação do candidato, será igual à soma das notas obtidas na prova escrita.
6.4. O primeiro critério de desempate será o candidato com idade mais elevada, de acordo com as disposições da Lei 10741/2003 – Estatuto do Idoso, Art.1º, que assegura às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, combinado com o Art. 27 Parágrafo Único que estabelece o primeiro critério de desempate em Concurso Público será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada.
6.4.1. Na hipótese de igualdade no total de pontos entre os aprovados, o desempate de notas processar-se-á com os seguintes critérios:
-obtiver maior nota em conhecimentos específicos;
-obtiver maior nota em português;
-sorteio
6.5. O sorteio, se necessário, será realizado em ato público, a ser divulgado por edital.
6.6. O resultado do sorteio público dar-se-á através do edital de homologação final do Concurso Público.

CAPÍTULO VII – DO PROVIMENTO DA CONTRATAÇÃO

7.1. A publicação da nomeação dos candidatos será feita por Edital, publicado junto ao Painel da Prefeitura de ENGENHO VELHO. É responsabilidade exclusiva de o candidato manter atualizado o seu endereço.
7.2. O provimento da contratação do Concurso Público obedecerá, rigorosamente, à ordem de classifica­ção dos candidatos aprovados.
7.3. Ficam advertidos os candidatos de que, no caso de admissão, a posse na contratação do Concurso Público só lhes será deferida no caso de exibirem:
a)     A documentação comprobatória das condições previstas no Capítulo III – item 3.1 deste Edital acompanhada de fotocópia. 
b)    Atestado de boa saúde física e mental a ser fornecido, por Médico ou Junta Médica do Município ou ainda,  por esta designada, mediante exame médico, que comprove aptidão necessária para o exercício do contratação do Concurso Público, bem como a compatibilidade para os casos de deficiência física.
c)     Declaração negativa de acumulação de Concurso Público ou função pública, conforme disciplina a Constituição Federal/1988, em seu Artigo 37, XVI e suas Emendas.
d)    Não estar incompatibilizado com investidura em contratação  em razão de demissão por atos de improbidade, comprovados por meio de sindicância ou de inquérito administrativo.
7.4. A não apresentação dos documentos acima, por ocasião da posse, implicará na impossibilidade de aproveitamento do candidato Concurso Público.
7.5. Os candidatos com deficiência, se aprovados e classificados, serão submetidos a uma Junta Médica Oficial para a verificação da deficiência, bem como da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições da contratação do Concurso Público.
CAPÍTULO VIII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. O Concurso Público será válido por 02 (dois) anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.
8.2. Não haverá segunda convocação para contratação, salvo a hipótese do candidato que, ao comparecer e não aceitar a vaga oferecida, optar pela sua inclusão no final da relação dos candidatos classificados, reposicionamento este que deverá ser requerido por escrito.
8.3. O candidato aprovado será convocado para assumir a vaga. O não comparecimento ou a falta de seu pronunciamento no prazo de 10 (dez) dias, podendo ser prorrogado por mais 10 (dez dias), a contar da publicação do Decreto de nomeação na imprensa oficial da Prefeitura Municipal, implicará a exclusão automática do processo de posse no Concurso Público.
8.4. Atendendo razões de ordem técnica, de segurança ao Concurso Público e de direitos autorais, não serão fornecidas, em qualquer hipótese, cópias das provas aos candidatos ou a terceiros, pessoas físicas ou jurídicas, mesmo após o encerramento do Concurso Público.
8.5. Todas as publicações serão feitas por afixação no painel de publicações da Prefeitura Municipal.
8.6. Os casos omissos serão resolvidos pela PREFEITURA MUNICIPAL, em conjunto com a empresa responsável pela realização do Concurso Público.

Gabinete do Prefeito Municipal de Engenho Velho, em 28 de junho de 2013.


Registre-se e Publique-se:


OILSON PASTORIO                                                                                     VALDECIR LUIZ ESTEVAN
Secretário Municipal de Administração                                                         Prefeito Municipal                    





ANEXO I

ASSISTENTE SOCIAL
PORTUGUÊS
I- Análise de Texto - Compreensão e Interpretação de Textos (várias tipologias); Estrutura; Coesão Textual e Vocabulário.
II – Gramática - Fonética (Fonologia): Dígrafo; Dífono; Encontros Vocálicos; Ortografia; Classificação das Palavras Quanto ao Número de Sílabas e Quanto à Posição da Sílaba Tônica; Acentuação Gráfica; Sinais de Pontuação. III – Morfologia: Estrutura e Formação das palavras; Classes de Palavras (Variáveis e Invariáveis) IV – Sintaxe: Termos Essenciais da Oração; Termos Integrantes da Oração; Termos Acessórios da Oração; Aposto; Vocativo; Período Composto; Período Composto por Coordenação; Período Composto por Subordinação; Concordância Nominal; Concordância Verbal; Regência Nominal; Regência Verbal; Crase; Colocação dos Pronomes Átonos; V – Semântica: Significação das Palavras; Sinônimos e Antônimos; Homônimos e Parônimos; Sentido Próprio e Sentido Figurado (Denotação e Conotação). VI – Morfossintaxe: Funções morfossintáticas do Que e do Se; Estilística e Variações Linguísticas.
CONHECIMENTO ESPECIFICO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
AMARO, Sarita. Visita Domiciliar: Guia para uma abordagem complexa. Porto Alegre: AGE, 2003.
IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo, Cortez, 1983
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil – 1988. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2006.
______. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Norma Operacional Básica do SUAS. Brasília, 2004. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/suas/publicacoes/nobsuas>.
______. Guia de Orientações para o Acompanhamento das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família no Âmbito do Sistema Único de Assistência Social SUAS. 2005. Disponível em: < http://www.mds.gov.br/arquivos/arquivo-1-guia_paif_pbf_12_06_2006_e_anexo.pdf/view>.
______. Orientações Técnicas: Centro de Referência de Assistência Social. CRAS/Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome, 2009. Disponível em: <http://www.mds.gov.br>.
_______. Lei Orgânica da Assistência Social. Lei nº 8.742, Brasília, 1993.
_______. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, Brasília, 1990.
GENTILLI, Raquel. Representações e práticas: identidade e processo de trabalho no serviço social. São Paulo: Veras, 1998.
SPOSATI, Aldaíza. A menina LOAS: um processo de construção da assistência social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SOUZA, Nádia Regina O. Q. de (Orgs.). Política de assistência social no Brasil: desafios
para o assistente social. Rio de Janeiro: Ática, 2007.
ESTEVÃO, Ana Maria Ramos. O que é Serviço Social. São Paulo: Brasiliense, 1999 - Coleção Primeiros Passos.
O Benefício de Prestação continuada da Assistência Social - BPC foi instituído pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, Lei nº 8.742, de 7/12/1993; pelas Leis nº 12.435, de 06/07/2011 e nº 12.470, de 31/08/2011, que alteram dispositivos da LOAS e pelos Decretos nº 6.214, de 26 de setembro de 2007 e nº 6.564, de 12 de setembro de 2008.
LEGISLAÇÃO
Lei Municipal Nº 040/93, de 23 de agosto de 1.993
CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais, relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como: Ciências, Política, Economia, Geografia, História do Brasil e do Município, Arte e Cultura em geral, atualidades locais, nacionais e internacionais, noções de cidadania, meio ambiente (ecologia)

AUXILIAR ADMINISTRATIVO
PORTUGUÊS
Conteúdo:
1) LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões. Sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Coesão, clareza e concisão. Vocabulário.
 2) FONÉTICA E FONOLOGIA: letra/fonema. Classificação dos fonemas. Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafo. Divisão silábica, acentuação gráfica e ortografia.
 3) MORFOLOGIA: classes gramaticais: classificação e flexões. Estrutura e formação de palavras.
4) SINTAXE: introdução à sintaxe (frase, oração e período). Termos da oração. Período simples e composto. Pontuação. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal e Nominal e crase.
 5) PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: uso do porquê, que/quê, onde/aonde, mal/mau, senão/se não, ao encontro de/de encontro a, afim/a fim, demais/de mais, a/há, acerca de/há cerca de, ao invés de/em vez de, à-toa/à toa, dia-a-dia/dia a dia, tampouco/tão pouco, mas/mais, a par/ao par, cessão/sessão/secção e uso do hífen.
LEGISLAÇÃO
Lei Municipal Nº 040/93, de 23 de agosto de 1.993
CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais, relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como: Ciências, Política, Economia, Geografia, História do Brasil e do Município, Arte e Cultura em geral, atualidades locais, nacionais e internacionais, noções de cidadania, meio ambiente (ecologia)

MOTORISTA
LÍNGUA PORTUGUESA
PROGRAMAS:
As questões de Língua Portuguesa versarão sobre o programa abaixo. Não serão elaboradas questões que envolvam o conteúdo relativo ao Acordo Ortográfico promulgado pelo Decreto n.º6.583, de 29/09/2008.
1. Interpretação de texto.
2. Sinônimos e antônimos.
3. Alfabeto (ordem alfabética; reconhecimentos de vogais e de consoantes.).
4. Sílaba: separação e classificação.
5. Concordância verbal e nominal (regras gerais).
6. Emprego, flexão e substituição de substantivos, adjetivos, artigos e pronomes.
7. Emprego e flexão de verbos regulares.
8. Acentuação gráfica.
9. Ortografia. Emprego de maiúsculas e minúsculas. Grafia do m antes do p e b, h, ch/x, ç/ss, s/z, g/j, s/ss, r/rr.
10. Fonética: vogal, semivogal e consoante; fonema e letra; encontros consonantais, vocálicos e dígrafos.
11. Pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois pontos,
travessão e vírgula).
BIBLIOGRAFIAS:
1. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46ª ed.
São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.
2. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. 5ª
ed. Curitiba: Positivo, 2010.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
PROGRAMAS:
1. Legislação de Trânsito: Legislação de Trânsito. Do Sistema Nacional do Trânsito. Das
Normas Gerais de Circulação e Conduta. Dos Pedestres e Condutores de Veículos não
Motorizados. Dos Equipamentos Obrigatórios. Do Cidadão. Da Educação Para o
Trânsito. Da Sinalização de Trânsito. Dos Veículos. Da Condução de Escolares. Da
Habilitação. Das Infrações. Das Penalidades e Multas. Das Medidas Administrativas. Do
Processo Administrativo. Dos Crimes de Trânsito. Sinalização de regulamentação.
Sinalização de advertência.
2. Demais legislações municipais constantes nas Bibliografias.
BIBIOGRAFIAS:
1. Lei Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro.
2. Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito – disponível em
http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm
LEGISLAÇÃO
Lei Municipal Nº 040/93, de 23 de agosto de 1.993
CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais, relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como: Ciências, Política, Economia, Geografia, História do Brasil e do Município, Arte e Cultura em geral, atualidades locais, nacionais e internacionais, noções de cidadania, meio ambiente (ecologia)

OPERADOR DE MÁQUINAS
LÍNGUA PORTUGUESA
PROGRAMAS:
As questões de Língua Portuguesa versarão sobre o programa abaixo. Não serão elaboradas questões que envolvam o conteúdo relativo ao Acordo Ortográfico promulgado pelo Decreto n.º 6.583, de 29/09/2008.
1. Interpretação de texto.
2. Sinônimos e antônimos.
3. Alfabeto (ordem alfabética; reconhecimentos de vogais e de consoantes.).
4. Sílaba: separação e classificação.
5. Concordância verbal e nominal (regras gerais).
6. Emprego, flexão e substituição de substantivos, adjetivos, artigos e pronomes.
7. Emprego e flexão de verbos regulares.
8. Acentuação gráfica.
9. Ortografia. Emprego de maiúsculas e minúsculas. Grafia do m antes do p e b, h, ch/x, ç/ss, s/z, g/j, s/ss, r/rr.
10. Fonética: vogal, semivogal e consoante; fonema e letra; encontros consonantais, vocálicos e dígrafos.
11. Pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois pontos,
travessão e vírgula).
BIBLIOGRAFIAS:
1. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46ª ed.
São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.
2. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. 5ª
ed. Curitiba: Positivo, 2010.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
O Sistema Nacional de Trânsito: competências dos diferentes órgãos executivos e das diferentes entidades da federação. Normas gerais de circulação e conduta. Sinalização de trânsito. Veículos: registro, licenciamento, habilitação, condução de escolares. Habilitação. Infrações, penalidades, medidas administrativas, processo administrativo, crimes de trânsito.
como: Ciências, Política, Economia, Geografia, História do Brasil e do Município, Arte e Cultura em geral, atualidades locais, nacionais e internacionais, noções de cidadania, meio ambiente (ecologia)
LEGISLAÇÃO
Lei Municipal Nº 040/93, de 23 de agosto de 1.993
CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais, relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como: Ciências, Política, Economia, Geografia, História do Brasil e do Município, Arte e Cultura em geral, atualidades locais, nacionais e internacionais, noções de cidadania, meio ambiente (ecologia)
1990.

OPERARIO
LÍNGUA PORTUGUESA
PROGRAMAS:
As questões de Língua Portuguesa versarão sobre o programa abaixo. Não serão elaboradas questões que envolvam o conteúdo relativo ao Acordo Ortográfico promulgado pelo Decreto n.º 6.583, de 29/09/2008.
1. Interpretação de texto.
2. Sinônimos e antônimos.
3. Alfabeto (ordem alfabética; reconhecimentos de vogais e de consoantes.).
4. Sílaba: separação e classificação.
5. Concordância verbal e nominal (regras gerais).
6. Emprego, flexão e substituição de substantivos, adjetivos, artigos e pronomes.
7. Emprego e flexão de verbos regulares.
8. Acentuação gráfica.
9. Ortografia. Emprego de maiúsculas e minúsculas. Grafia do m antes do p e b, h, ch/x, ç/ss, s/z, g/j, s/ss, r/rr.
10. Fonética: vogal, semivogal e consoante; fonema e letra; encontros consonantais, vocálicos e dígrafos.
11. Pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois pontos,
travessão e vírgula).
BIBLIOGRAFIAS:
1. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46ª ed.
São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.
2. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. 5ª
ed. Curitiba: Positivo, 2010.
LEGISLAÇÃO
Lei Municipal Nº 040/93, de 23 de agosto de 1.993
CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais, relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como: Ciências, Política, Economia, Geografia, História do Brasil e do Município, Arte e Cultura em geral, atualidades locais, nacionais e internacionais, noções de cidadania, meio ambiente (ecologia)
1990.



PROFESSOR EDUCAÇÃO FÍSICA
PORTUGUÊS
I- Análise de Texto - Compreensão e Interpretação de Textos (várias tipologias); Estrutura; Coesão Textual e Vocabulário.
II – Gramática - Fonética (Fonologia): Dígrafo; Dífono; Encontros Vocálicos; Ortografia; Classificação das Palavras Quanto ao Número de Sílabas e Quanto à Posição da Sílaba Tônica; Acentuação Gráfica; Sinais de Pontuação. III – Morfologia: Estrutura e Formação das palavras; Classes de Palavras (Variáveis e Invariáveis) IV – Sintaxe: Termos Essenciais da Oração; Termos Integrantes da Oração; Termos Acessórios da Oração; Aposto; Vocativo; Período Composto; Período Composto por Coordenação; Período Composto por Subordinação; Concordância Nominal; Concordância Verbal; Regência Nominal; Regência Verbal; Crase; Colocação dos Pronomes Átonos; V – Semântica: Significação das Palavras; Sinônimos e Antônimos; Homônimos e Parônimos; Sentido Próprio e Sentido Figurado (Denotação e Conotação). VI – Morfossintaxe: Funções morfossintáticas do Que e do Se; Estilística e Variações Linguísticas.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS/GERAIS/LEGISLAÇÃO Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e alterações; Lei Federal Nº 11.738, Lei que regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica; Lei Federal nº 11.114/05, Lei de implantação do
Ensino Fundamental de nove anos; Resoluções e pareceres do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica – CNE/CEB; Conhecimentos Pedagógicos; Contexto de Desenvolvimento (na infância e na adolescência); principais descobertas no estudo do desenvolvimento cognitivo e social da criança e as perspectivas teóricas que fundamentam suas interpretações; Tendências Pedagógicas da Educação (Liberais e Progressistas); Psicologia Genética (Piaget); Teoria Sócio-construtivista (Vygotsky): Henri Walton – O desenvolvimento infantil; A Psicogênese da Escrita; O Projeto Político Pedagógico da Escola; Parâmetros Curriculares Nacionais (séries iniciais); Prática Educativa Interdisciplinar e Transdisciplinar; A Literatura Infantil na Escola; Educação e Ludicidade; Educação Inclusiva (aspectos étnicos, culturais e raciais); Educação Inclusiva sob a perspectiva da Educação Especial; Avaliação Escolar sob uma perspectiva construtivista; Pedagogia Libertadora (Paulo Freire); ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente; Contribuições teóricas ao processo de ensino–aprendizagem: B. F. Skinner, Carl Rogers, Jean Piaget, Jussara Hoffmann, Cipriano Carlos Luckesi; Miguel Arroyo, Rubem Alves e Paulo Freire; Noções de redação oficial: ofícios, comunicações internas, cartas, requerimentos; Tecnologias, Informática e Educação; Conhecimentos fundamentais da informática, Windows, Word, Excel, correio eletrônico e internet Explorer; Noções gerais e conhecimento políticos, econômicos e geográficos municipal, estadual e federal.
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS DE PORTUGUÊS NICOLA, José De. Ulisses, Infante. Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa. 15ed. São Paulo: Scipione, 1998. ROSENTHAL, Marcelo. Gramática para Concursos. 4.ed.-Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. LUFT, Celso Pedro. ABC da Língua Culta. Organização e Supervisão Lya Luft. 1. ed. São Paulo: Globo, 2010. NETO, Pasquale Cipro. Dicionário da Língua Portuguesa Comentado pelo Professor Pasquale. 1.ed.São Paulo: Gold Editora, 2009. CEREJA, William Roberto/MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva: Texto, Semântica e Interação. 1ed. São Paulo: Atual, 1999. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. O Dicionário da Língua Portuguesa. 2.ed. Paraná: Editora Positivo, 2008. INFANTE, Ulisses. Curso de Gramática Aplicada aos Textos. 6.ed. São Paulo: Scipione, 2001. GUIMARÃES, Florianete. / GUIMARÃES, Margaret. A gramática Lê o Texto. São Paulo: Moderna, 1997. TERRA, Ernani./ NICOLA, José De. / CAVALLETE, Floriana Toscano. Português Para o Ensino Médio. 1ed. São Paulo: Scipione, 2002. PIMENTEL, Ernani Ferreira. Intelecção e Interpretação de Textos. 14.ed. Brasília: Vest-con Editora Ltda, 1997. NETO, Pasquale Cipro. Português com o professor Pasquale. Volumes 1, 2, 3 e 4. Baseado no Programa Nossa Língua Portuguesa, da TV Cultura. 1.ed. São Paulo: Publifolha, 1999.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS/GERAIS/LEGISLAÇÃO BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Ensino Básico. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 1999. BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental: Resolução da Câmara de Educação Básica, Nº2, Brasília, 1999. BRASIL. MEC/SEF/DPE/COEDI. Educação infantil no Brasil: situação atual. Brasília, 1994b. BRASIL. MEC/SEF/DPE/COEDI. Educação infantil: bibliografia anotada. Brasília, 1995a. BRASIL. MEC/SEF/DPE/COEDI. Propostas pedagógicas e currículo em educação infantil. Brasília, 1996. BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1998. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: INTRODUÇÃO AOS PCNs/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 1) BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: APRESENTAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS - APRESENTAÇÃO /Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 10.1) BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: TEMAS TRANSVERSAIS PLURALIDADE CULTURAL/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 10.2) BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: TEMAS TRANSVERSAIS – MEIO AMBIENTE/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 10.3) BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: TEMAS TRANSVERSAIS – ORIENTAÇÃO SEXUAL/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 10.5) BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: ARTE/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 7) ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 4 ed. São Paulo: Ars Poética : 1994. ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre: Imagens e auto-imagens. Petrópolis: Rio de Janeiro, 2000. _ CARNEIRO, Agostinho Dias. Texto em construção: interpretação de textos. 2 ed. São Paulo: Moderna 1996. _ CEREJA, W.; MAGALHÃES, T. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, 2000. _ CEREJA, Wililian Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens. Vol. 1,2.3. São Paulo: Atual, 2005. _ CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 4. ed. rev. e ampliada R.J.: Lexicon/2007/. _ CURY, Jamil, A Educação Infantil como direito. In: MEC/SEF Subsídios para o credenciamento e funcionamento de instituições de Educação Infantil. Volume 2, Brasília, 1998. _ Decreto Federal n ° 3.289/99 – Política Nacional de Integração de Portadores de Deficiência. _ FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário de Língua Portuguesa. 3ª ed. Paraná: Positivo, 2006. _ FREINET, Celestin. Método Natural I: a aprendizagem da língua. Lisboa: Editorial Estampa, 1977. _ FREINET, Celestin. Método Natural II: a aprendizagem do desenho. Lisboa: Editorial Estampa, 1977. _ FREINET, Celestin. Método Natural III: a aprendizagem da escrita. Lisboa: Editorial Estampa, 1977. _ FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 13 ed. 1999. _ Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros inscritos. São Paulo : UNESP, 2000. _ Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1987. _ A Importância do Ato de Ler. São Paulo: Cortez, 1991. _ FREIRE, Madalena (org.). Grupo – Indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento. SP, Espaço Pedagógico, 2003. _ FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo: relatos de uma professora. RJ, Paz e Terra, 1983. _ FREITAS, Maria Teresa. Vygotsky e Bakthin-Psicologia e Educação: um intertexto. São Paulo: Editora Ática, 1994. _ GADOTTI, Moacir. Sistema Municipal de Educação: estratégias para sua implementação. I n: Cadernos Educação Básica, série Inovações, volume 7, Brasília: MEC/SEF,1994. _ HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação – os Projetos de Trabalho. Porto Alegre, Ed. Artmed, 1998. _ HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio – uma perspectiva construtivista. POA, Educação e Realidade, UFRGS, 1991. _ HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. POA, Educação e Realidade, 1993. _ INFANTE, Ulisses. Textos: leitura e escritas: literatura, língua e produção de textos, volume único. São Paulo: Scipione, 2004. _ LEI FEDERAL nº 8069/1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. _ LEI FEDERAL nº 9394 de 20/12/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. _ LEI FEDERAL nº 11.114/05, Lei de implantação do Ensino Fundamental de nove anos. _ LEI FEDERAL Nº 11.738, Lei que regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. _ MAIA, João Domingues. Gramática. 4 ed. São Paulo: Ática, 2000. _ MARTINS, Dileta Silveira. Português Instrumental. Porto Alegre: Atlas, 2007. _ MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais. 5ª a 8ª séries. Brasília, 1998. _ MEC – Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília, 1998. _ MELO, M.da C.S.; BARAUSKAS, C.M.T. Eu chego lá: No mundo da leitura e da escrita. 7ª Ed. São Paulo: Àtica, 2001. MIRANDA, C. RODRIGUES M.L.D. Linguagem Viva. 5 . Ed. São Paulo: Ática, 1999. _ MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo : Cortez, 2000. _ Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro : Garamond, 2000. _ PERRENOUD, P. A pedagogia na escola das diferenças:fragmentos de uma sociologia do fracasso. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre : Artmed Editora, 2001. _ PIAGET, Jean. O julgamento moral na criança. SP, Ed. Mestre Jou, 1977. _ PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. SP, Martins Fontes, 1986. _ PIAGET, Jean. A representação do real na criança. RJ, Ed. Zahar, 1979. _ PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência. RJ, Ed. Zahar, 1982. _ PIAGET, Jean. Problemas de psicologia genética. 1 ed. Brasileira, São Paulo : Forense, 1973. _ Revista Nova Escola. Grandes Pensadores: 41 educadores que fizeram história, da Grécia antiga aos dias de hoje. Edição especial. Abril, julho de 2008. _ RIBEIRO, Manoel Pinto. Nova Gramática aplicada da língua portuguesa; uma comunicação interativa. 17. ed. R.J.:Metáfora Editora, 2007. _ SARMENTO, L. L.; TUFANO, Douglas. Português. São Paulo: Moderna, 2004. _ SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2000. _ SEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia. Editora Nacional, 2005. _ TERRA, Ernani; NICOL, José; CAVALLETE, Floriana Toscano. Português para o Ensino Médio: língua, literatura e produção de textos. Vol. único. São Paulo: Scipione, 2002. _ VASCONCELLOS, Celso dos S. 1956. Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança – por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad; 1998. (Coleção Cadernos Pedagógicos do Libertad; V. 6). _ VYGOTSKY, LURIA e LEONTIEV. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone; Editora da USP, 1998, p.103-118. _ VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 5a. Reimpressão 1993. _ VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente. SP, Martins Fontes, 1988. _ VYGOTSKY, Lev. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. _ VYGOTSKY, L. S. A imaginação e a arte na infância – ensaio psicológico. Madrid, Ed. Akal, 1982.





PROFESSOR SÉRIES INICIAIS
PORTUGUÊS
I- Análise de Texto - Compreensão e Interpretação de Textos (várias tipologias); Estrutura; Coesão Textual e Vocabulário.
II – Gramática - Fonética (Fonologia): Dígrafo; Dífono; Encontros Vocálicos; Ortografia; Classificação das Palavras Quanto ao Número de Sílabas e Quanto à Posição da Sílaba Tônica; Acentuação Gráfica; Sinais de Pontuação. III – Morfologia: Estrutura e Formação das palavras; Classes de Palavras (Variáveis e Invariáveis) IV – Sintaxe: Termos Essenciais da Oração; Termos Integrantes da Oração; Termos Acessórios da Oração; Aposto; Vocativo; Período Composto; Período Composto por Coordenação; Período Composto por Subordinação; Concordância Nominal; Concordância Verbal; Regência Nominal; Regência Verbal; Crase; Colocação dos Pronomes Átonos; V – Semântica: Significação das Palavras; Sinônimos e Antônimos; Homônimos e Parônimos; Sentido Próprio e Sentido Figurado (Denotação e Conotação). VI – Morfossintaxe: Funções morfossintáticas do Que e do Se; Estilística e Variações Linguísticas.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS/GERAIS/LEGISLAÇÃO Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e alterações; Lei Federal Nº 11.738, Lei que regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica; Lei Federal nº 11.114/05, Lei de implantação do
Ensino Fundamental de nove anos; Resoluções e pareceres do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica – CNE/CEB; Conhecimentos Pedagógicos; Contexto de Desenvolvimento (na infância e na adolescência); principais descobertas no estudo do desenvolvimento cognitivo e social da criança e as perspectivas teóricas que fundamentam suas interpretações; Tendências Pedagógicas da Educação (Liberais e Progressistas); Psicologia Genética (Piaget); Teoria Sócio-construtivista (Vygotsky): Henri Walton – O desenvolvimento infantil; A Psicogênese da Escrita; O Projeto Político Pedagógico da Escola; Parâmetros Curriculares Nacionais (séries iniciais); Prática Educativa Interdisciplinar e Transdisciplinar; A Literatura Infantil na Escola; Educação e Ludicidade; Educação Inclusiva (aspectos étnicos, culturais e raciais); Educação Inclusiva sob a perspectiva da Educação Especial; Avaliação Escolar sob uma perspectiva construtivista; Pedagogia Libertadora (Paulo Freire); ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente; Contribuições teóricas ao processo de ensino–aprendizagem: B. F. Skinner, Carl Rogers, Jean Piaget, Jussara Hoffmann, Cipriano Carlos Luckesi; Miguel Arroyo, Rubem Alves e Paulo Freire; Noções de redação oficial: ofícios, comunicações internas, cartas, requerimentos; Tecnologias, Informática e Educação; Conhecimentos fundamentais da informática, Windows, Word, Excel, correio eletrônico e internet Explorer; Noções gerais e conhecimento políticos, econômicos e geográficos municipal, estadual e federal.
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS DE PORTUGUÊS NICOLA, José De. Ulisses, Infante. Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa. 15ed. São Paulo: Scipione, 1998. ROSENTHAL, Marcelo. Gramática para Concursos. 4.ed.-Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. LUFT, Celso Pedro. ABC da Língua Culta. Organização e Supervisão Lya Luft. 1. ed. São Paulo: Globo, 2010. NETO, Pasquale Cipro. Dicionário da Língua Portuguesa Comentado pelo Professor Pasquale. 1.ed.São Paulo: Gold Editora, 2009. CEREJA, William Roberto/MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva: Texto, Semântica e Interação. 1ed. São Paulo: Atual, 1999. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. O Dicionário da Língua Portuguesa. 2.ed. Paraná: Editora Positivo, 2008. INFANTE, Ulisses. Curso de Gramática Aplicada aos Textos. 6.ed. São Paulo: Scipione, 2001. GUIMARÃES, Florianete. / GUIMARÃES, Margaret. A gramática Lê o Texto. São Paulo: Moderna, 1997. TERRA, Ernani./ NICOLA, José De. / CAVALLETE, Floriana Toscano. Português Para o Ensino Médio. 1ed. São Paulo: Scipione, 2002. PIMENTEL, Ernani Ferreira. Intelecção e Interpretação de Textos. 14.ed. Brasília: Vest-con Editora Ltda, 1997. NETO, Pasquale Cipro. Português com o professor Pasquale. Volumes 1, 2, 3 e 4. Baseado no Programa Nossa Língua Portuguesa, da TV Cultura. 1.ed. São Paulo: Publifolha, 1999.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS/GERAIS/LEGISLAÇÃO BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Ensino Básico. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 1999. BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental: Resolução da Câmara de Educação Básica, Nº2, Brasília, 1999. BRASIL. MEC/SEF/DPE/COEDI. Educação infantil no Brasil: situação atual. Brasília, 1994b. BRASIL. MEC/SEF/DPE/COEDI. Educação infantil: bibliografia anotada. Brasília, 1995a. BRASIL. MEC/SEF/DPE/COEDI. Propostas pedagógicas e currículo em educação infantil. Brasília, 1996. BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1998. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: INTRODUÇÃO AOS PCNs/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 1) BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: APRESENTAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS - APRESENTAÇÃO /Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 10.1) BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: TEMAS TRANSVERSAIS PLURALIDADE CULTURAL/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 10.2) BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: TEMAS TRANSVERSAIS – MEIO AMBIENTE/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 10.3) BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: TEMAS TRANSVERSAIS – ORIENTAÇÃO SEXUAL/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 10.5) BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: ARTE/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 7) ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 4 ed. São Paulo: Ars Poética : 1994. ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre: Imagens e auto-imagens. Petrópolis: Rio de Janeiro, 2000. _ CARNEIRO, Agostinho Dias. Texto em construção: interpretação de textos. 2 ed. São Paulo: Moderna 1996. _ CEREJA, W.; MAGALHÃES, T. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, 2000. _ CEREJA, Wililian Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens. Vol. 1,2.3. São Paulo: Atual, 2005. _ CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 4. ed. rev. e ampliada R.J.: Lexicon/2007/. _ CURY, Jamil, A Educação Infantil como direito. In: MEC/SEF Subsídios para o credenciamento e funcionamento de instituições de Educação Infantil. Volume 2, Brasília, 1998. _ Decreto Federal n ° 3.289/99 – Política Nacional de Integração de Portadores de Deficiência. _ FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário de Língua Portuguesa. 3ª ed. Paraná: Positivo, 2006. _ FREINET, Celestin. Método Natural I: a aprendizagem da língua. Lisboa: Editorial Estampa, 1977. _ FREINET, Celestin. Método Natural II: a aprendizagem do desenho. Lisboa: Editorial Estampa, 1977. _ FREINET, Celestin. Método Natural III: a aprendizagem da escrita. Lisboa: Editorial Estampa, 1977. _ FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 13 ed. 1999. _ Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros inscritos. São Paulo : UNESP, 2000. _ Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1987. _ A Importância do Ato de Ler. São Paulo: Cortez, 1991. _ FREIRE, Madalena (org.). Grupo – Indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento. SP, Espaço Pedagógico, 2003. _ FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo: relatos de uma professora. RJ, Paz e Terra, 1983. _ FREITAS, Maria Teresa. Vygotsky e Bakthin-Psicologia e Educação: um intertexto. São Paulo: Editora Ática, 1994. _ GADOTTI, Moacir. Sistema Municipal de Educação: estratégias para sua implementação. I n: Cadernos Educação Básica, série Inovações, volume 7, Brasília: MEC/SEF,1994. _ HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação – os Projetos de Trabalho. Porto Alegre, Ed. Artmed, 1998. _ HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio – uma perspectiva construtivista. POA, Educação e Realidade, UFRGS, 1991. _ HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. POA, Educação e Realidade, 1993. _ INFANTE, Ulisses. Textos: leitura e escritas: literatura, língua e produção de textos, volume único. São Paulo: Scipione, 2004. _ LEI FEDERAL nº 8069/1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. _ LEI FEDERAL nº 9394 de 20/12/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. _ LEI FEDERAL nº 11.114/05, Lei de implantação do Ensino Fundamental de nove anos. _ LEI FEDERAL Nº 11.738, Lei que regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. _ MAIA, João Domingues. Gramática. 4 ed. São Paulo: Ática, 2000. _ MARTINS, Dileta Silveira. Português Instrumental. Porto Alegre: Atlas, 2007. _ MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais. 5ª a 8ª séries. Brasília, 1998. _ MEC – Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília, 1998. _ MELO, M.da C.S.; BARAUSKAS, C.M.T. Eu chego lá: No mundo da leitura e da escrita. 7ª Ed. São Paulo: Àtica, 2001. MIRANDA, C. RODRIGUES M.L.D. Linguagem Viva. 5 . Ed. São Paulo: Ática, 1999. _ MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo : Cortez, 2000. _ Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro : Garamond, 2000. _ PERRENOUD, P. A pedagogia na escola das diferenças:fragmentos de uma sociologia do fracasso. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre : Artmed Editora, 2001. _ PIAGET, Jean. O julgamento moral na criança. SP, Ed. Mestre Jou, 1977. _ PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. SP, Martins Fontes, 1986. _ PIAGET, Jean. A representação do real na criança. RJ, Ed. Zahar, 1979. _ PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência. RJ, Ed. Zahar, 1982. _ PIAGET, Jean. Problemas de psicologia genética. 1 ed. Brasileira, São Paulo : Forense, 1973. _ Revista Nova Escola. Grandes Pensadores: 41 educadores que fizeram história, da Grécia antiga aos dias de hoje. Edição especial. Abril, julho de 2008. _ RIBEIRO, Manoel Pinto. Nova Gramática aplicada da língua portuguesa; uma comunicação interativa. 17. ed. R.J.:Metáfora Editora, 2007. _ SARMENTO, L. L.; TUFANO, Douglas. Português. São Paulo: Moderna, 2004. _ SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2000. _ SEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia. Editora Nacional, 2005. _ TERRA, Ernani; NICOL, José; CAVALLETE, Floriana Toscano. Português para o Ensino Médio: língua, literatura e produção de textos. Vol. único. São Paulo: Scipione, 2002. _ VASCONCELLOS, Celso dos S. 1956. Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança – por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad; 1998. (Coleção Cadernos Pedagógicos do Libertad; V. 6). _ VYGOTSKY, LURIA e LEONTIEV. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone; Editora da USP, 1998, p.103-118. _ VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 5a. Reimpressão 1993. _ VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente. SP, Martins Fontes, 1988. _ VYGOTSKY, Lev. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. _ VYGOTSKY, L. S. A imaginação e a arte na infância – ensaio psicológico. Madrid, Ed. Akal, 1982.
  

SERVENTE
LÍNGUA PORTUGUESA
PROGRAMAS:
As questões de Língua Portuguesa versarão sobre o programa abaixo. Não serão elaboradas questões que envolvam o conteúdo relativo ao Acordo Ortográfico promulgado pelo Decreto n.º 6.583, de 29/09/2008.
1. Interpretação de texto.
2. Sinônimos e antônimos.
3. Alfabeto (ordem alfabética; reconhecimentos de vogais e de consoantes.).
4. Sílaba: separação e classificação.
5. Concordância verbal e nominal (regras gerais).
6. Emprego, flexão e substituição de substantivos, adjetivos, artigos e pronomes.
7. Emprego e flexão de verbos regulares.
8. Acentuação gráfica.
9. Ortografia. Emprego de maiúsculas e minúsculas. Grafia do m antes do p e b, h, ch/x, ç/ss, s/z, g/j, s/ss, r/rr.
10. Fonética: vogal, semivogal e consoante; fonema e letra; encontros consonantais, vocálicos e dígrafos.
11. Pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois pontos,
travessão e vírgula).
BIBLIOGRAFIAS:
1. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46ª ed.
São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.
2. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. 5ª
ed. Curitiba: Positivo, 2010.
LEGISLAÇÃO
Lei Municipal Nº 040/93, de 23 de agosto de 1.993
CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais, relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como: Ciências, Política, Economia, Geografia, História do Brasil e do Município, Arte e Cultura em geral, atualidades locais, nacionais e internacionais, noções de cidadania, meio ambiente (ecologia)
1990.


VIVEIRISTA
LÍNGUA PORTUGUESA
PROGRAMAS:
As questões de Língua Portuguesa versarão sobre o programa abaixo. Não serão elaboradas questões que envolvam o conteúdo relativo ao Acordo Ortográfico promulgado pelo Decreto n.º 6.583, de 29/09/2008.
1. Interpretação de texto.
2. Sinônimos e antônimos.
3. Alfabeto (ordem alfabética; reconhecimentos de vogais e de consoantes.).
4. Sílaba: separação e classificação.
5. Concordância verbal e nominal (regras gerais).
6. Emprego, flexão e substituição de substantivos, adjetivos, artigos e pronomes.
7. Emprego e flexão de verbos regulares.
8. Acentuação gráfica.
9. Ortografia. Emprego de maiúsculas e minúsculas. Grafia do m antes do p e b, h, ch/x, ç/ss, s/z, g/j, s/ss, r/rr.
10. Fonética: vogal, semivogal e consoante; fonema e letra; encontros consonantais, vocálicos e dígrafos.
11. Pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois pontos,
travessão e vírgula).
BIBLIOGRAFIAS:
1. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46ª ed.
São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.
2. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. 5ª
ed. Curitiba: Positivo, 2010.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
VIVEIRISTA: Finalidade do viveiro; Enxertia; Tipos de Enxertia; Desinfecção da terra; Material utilizado no trabalho; Tipos de Plantas; Tipos de Plantio; Mudas e sementes nativas; Mudas e sementes frutíferas; Mudas e sementes exóticas; Irrigação; Adubação; Calagem.
LEGISLAÇÃO
Lei Municipal Nº 040/93, de 23 de agosto de 1.993
CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais, relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como: Ciências, Política, Economia, Geografia, História do Brasil e do Município, Arte e Cultura em geral, atualidades locais, nacionais e internacionais, noções de cidadania, meio ambiente (ecologia)
1990.





























ANEXO II - FORMULÁRIO DE RECURSO



ENGENHO VELHO/RS

CONCURSO PÚBLICO - PREFEITURA DE ENGENHO VELHO
NOME DO CANDIDATO: ___________________________________________________________________________
CONCURSO PÚBLICO: ________________________
Nº de INSCRIÇÃO:__________________

TIPO DE RECURSO - (Assinale o tipo de Recurso)

(   )
(   )   
(   ) 
CONTRA INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÃO
CONTRA GABARITO DA PROVA OBJETIVA
CONTRA RESULTADO PROVA ESCRITA

Ref. Prova objetiva
Nº da questão:  ________
Gabarito oficial: ________
Resposta Candidato: ___

Justificativa do candidato – Razões do Recurso

 Reproduzir a quantidade necessária. Preencher em letra de forma ou digitar e entregar este formulário em 02 (duas) vias, uma via será devolvida como protocolo.

Data: ____/____/____



                                                                                                                                    
Assinatura do candidato                                   Assinatura do Responsável p/ recebimento










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