quinta-feira, 25 de julho de 2013

Encontros do PNAIC

ENCONTROS DE FORMAÇÃO DO PNAIC
DATA: 17 de junho de 2013
HORÁRIO: 18 horas às 21 horas
LOCAL: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa

DESCRITIVO:
Na segunda-feira, dia 17 de junho, a Orientadora de Estudos, Leidinara Bonavigo Santin, juntamente com a Coordenadora do PNAIC, professores Alfabetizadores e Dirigente Municipal de Educação e Cultura, se reuniram mais uma vez, pois esses encontros acontecem toda segunda-feira, das 17:00 as 21:00, para realizar mais um encontro de formação do programa do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. A Orientadora de Estudos iniciou com a dinâmica: Quebra-gelo.
Objetivo: Descontrair o grupo e atenção.
Procedimento:
1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil. 
2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente. 
3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar. 
4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que deem uma "reboladinha".
A situação fica bem divertida. Grato. Ricardo José Rodrigues

 Em seguida realizou-se a leitura para deleite: “O jogo do contrário” de Jandira Masur. Após fez-se a leitura e apresentação pelas Professoras Alfabetizadoras do caderno: Unidade 04/Ano 01: Ludicidade na sala de aula. Também a leitura e apresentação do caderno: Unidade 04/ Ano 02: Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias. Após as leitura foi discutido a seguinte questão: Por que é importante brincar na sala de aula? Em seguida oportunizou-se relembrar brincadeiras da infância: escolher uma brincadeira para vivenciar. Após de lidos e discutidos pelo grupo os textos dos referidos cadernos, foi assistido ao programa: “Jogos e brincadeiras”, do Programa Pró-Letramento. Solicitou-se as professoras alfabetizadoras que fizessem o planejamento de uma aula utilizando brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário