quinta-feira, 25 de julho de 2013

Conselho de Classe na Escola Municipal Osvaldo Aranha

Na quinta-feira, dia 11 de julho, das 8 as 10 horas, a direção, professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha e a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura estiveram reunidos para fazer o Primeiro Conselho de Classe da Escola. O Conselho de Classe da escola é uma experiência nova para todos, pois nunca foi realizado, sendo assim no final do ano será avaliado para ver se é válido ou não. Participaram do Conselho de Classe todos os professores titulares das turmas e das aulas diversificadas da segunda-feira e foi coordenado pela Dirigente Municipal de Educação e Cultura. Inicialmente foi refletido sobre uma fábula: A fábula do porco espinho.

O porco-espinho
"Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.  Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.  
Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados,  então precisavam fazer uma escolha: ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.
Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram...
Moral da História: O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades".

A partir dessa fábula refletiu-se sobre as diversidades da escola e o respeito às diferenças que existem, bem como o convívio pacífico e necessário para que a escola faça um bom trabalho. Esclareceu-se que o conselho de classe não é um momento de falar mal dos alunos e sim explanar sobre a realidade de cada turma para que os demais pudessem auxiliar com sugestão e ideias. Cada professor titular colocou para os demais como a turma se encontrava, qual o nível de aprendizagem e quais as dificuldades enfrentadas, após os professores das áreas diversificadas podiam complementar as colocações.
Após as colocações alguns pontos foram destacados para que o trabalho fosse melhorado, os professores buscariam realizar junto a sua turma: atividades relaxantes e de concentração; colocar os alunos que sabem mais para ajudar os que têm dificuldades; fazer atendimento individualizado conversando com o aluno em separado quando necessário; realizar atividades que trabalhem a atenção; cuidar da frequência escolar e encaminhar ao diretor os casos infrequentes; realizar mais atividades com jogos; encaminhar alunos e pais para atendimento com psicólogo; dar mais atenção aos alunos pois demonstram carência afetiva; realizar trabalho sobre violência; encaminhar alunos com necessidades para fonoaudióloga.

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