1. QUADRO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA REDE
MUNICIPAL DE ENSINO
PROFESSORES COM FORMAÇÃO QUE
PODEM ATUAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
|
||
Horas efetivas
|
||
Caticiane B. Serafini
|
Magistério, Pedagogia Educação
Infantil e Anos Iniciais, Especialização em Planejamento e Gestão de Práticas
de Inclusão Social e Mídias na Educação
|
20h
|
Ivete Teresinha Rissotto
|
Magistério, Licenciatura em
Pedagogia Educação Infantil, Anos Iniciais e Gestão Escolar
|
20h
|
Jaquelina D. Tabaldi
|
Pedagogia Educação Infantil e
Anos Iniciais, Especialização em Gestão Escolar
|
20h
|
Leonara Piran Frigeri
|
Magistério, Licenciatura em
Pedagogia Educação Infantil, Anos Iniciais e Gestão Escolar, Especialização
em Gestão Educacional, Mídias na Educação e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
em Informática na Educação
|
40h
|
Teresinha Z. Lorini
|
Magistério, Pedagogia Educação
Infantil e Anos Iniciais, Especialização em Práticas Pedagógicas
Interdisciplinares
|
20h
|
PROFESSORES COM FORMAÇÃO PARA ATUAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
||
Alexandra M. Colussi
|
Magistério, Pedagogia Anos
Iniciais, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
|
20h
|
Andreia Agostini Mistura
|
Magistério, Licenciatura em
História, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares em Educação
Infantil,
|
20h
|
Claudete G. Giacomoni
|
Magistério, Pedagogia
Orientação Educacional e supervisão escolar, Especialização em Psicopedagogia
e Gestão Educacional
|
40h
|
Daniela da Silva Aimi
|
Magistério, Licenciatura em
Pedagogia em Anos Iniciais e Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Gestão
Educacional, Mestrado em Educação
|
20h
|
Leidinara Bonavigo Santin
|
Magistério, Licenciatura em
Pedagogia Educação Infantil, Anos
Iniciais, Especialização em Gestão Escolar e Psicopedagogia
|
20h
|
Sandra O. Martinelli
|
Pedagogia Anos Iniciais e
Matérias Pedagógicas de 2° Grau, Especialização em Práticas Pedagógicas
Interdisciplinares e Educação Ambiental
|
20h
|
PROFESSORES COM FORMAÇÃO PARA ATUAR NOS ANOS FINAIS ENSINO FUNDAMENTAL
|
||
Claudete Fiorentin
|
Magistério, Licenciatura em
Letras
|
20h
|
Delires Zanchett
|
Magistério, Ciências
Biológicas, Especialização em Educação Ambiental e Gestão Escolar
|
20h
|
Helio Tomazini
|
Magistério, Licenciatura em
História, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
|
20h
|
Marilete Pescador dos Santos
|
Magistério, Ciências
Biológicas, Especialização em Educação Ambiental
|
20h
|
Rosane Bedin
|
Magistério, Licenciatura em
Letras, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
|
20h
|
Rosangela Correa
|
Licenciatura em Educação
Física
|
20h
|
Viviane Feldns
|
Magistério, Licenciatura em
Geografia, Especialização em Ciências Sociais e Gestão Educacional
|
40h
|
PROFESSORES INDÍGENAS
|
||
Jacir Lopes
|
Ensino Médio
|
20h – contrato
|
Leandro Garcia
|
Ensino Médio
|
20h – contrato
|
Norberto da Cruz
|
Ensino Médio
|
20h – contrato
|
Vanderlei Floriano
|
Ensino Médio
|
20h - contrato
|
MERENDEIRA
|
||
Luciane Trombetta
|
Ensino Médio
|
40h
|
SERVENTES
|
||
Idione Lorini
|
Ensino Fundamental
|
40h
|
Ilisangela Fontana
|
Ensino Médio incompleto
|
40h
|
Marli Pedroso
|
Ensino Fundamental incompleto
|
40h – contrato
|
Noemi Fernandes
|
Ensino Fundamental incompleto
|
40h – contrato
|
Roseli dos Santos
|
Ensino Fundamental incompleto
|
40h - contrato
|
Rosmari Trombetta
|
E. Fundamental incompleto
|
40h
|
Sueli Francio
|
E. Fundamental incompleto
|
40h
|
MOTORISTAS
|
||
Devacir Gomes
|
Ensino Fundamental incompleto
|
40h
|
Flademir Zatti
|
Ensino Fundamental incompleto
|
40h
|
Gelson Rotava
|
Ensino Fundamental incompleto
|
40h
|
Paulo Schorr
|
Ensino Médio
|
40h
|
Rieli Pasini
|
Ensino Médio
|
40h
|
OUTROS PROFISSIONAIS
|
||
Letícia Fontana
|
Nutricionista - Bacharel em
Nutrição
|
20h
|
Marilise Gueller
|
Professora de Língua Espanhola
- Letras - Habilitação Espanhol
|
12h
|
Marcia Gueller
|
Monitora da Educação Infantil
|
30h
|
Sandra Olinda Lorini
|
Professora de Língua Inglesa -
Letras - Habilitação Inglês
|
12h
|
Pricila L. Carpenedo
|
Agente de Educação - Educação
Física Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
|
40h
|
Geneci Estevan
|
Agente de Educação – Ensino
Fundamental
|
40h
|
Vera Danair Carpenedo
|
Coordenadora Pedagógica - Mestrado em Políticas Públicas da Educação
|
20h
|
2. EDUCAÇÃO INFANTIL
Nº de Crianças 0 anos
|
Nº de Crianças 1 anos
|
Nº de Crianças 2 anos
|
Nº de Crianças 3 anos
|
Nº de Crianças 4 anos
|
Nº de Crianças 5 anos
|
|
Total
|
16
|
36
|
32
|
34
|
15
|
28
|
Na escola
|
-
|
-
|
-
|
12
|
15
|
27
|
Fora da escola
|
16
|
0
|
0
|
22
|
0
|
01
|
Vagas sobrando
|
-
|
-
|
-
|
22
|
25
|
12
|
2.1. Atendimento na creche e pré-escolas na Rede
Pública Municipal
Conforme a proposta firmada no TAC em 2014, nosso
atendimento para os próximos anos será de forma provisória e parcial para as
crianças da Educação Infantil-Creche, pois não temos uma escola de Educação
Infantil e precisamos pleitear junto ao governo federal recursos para tal, pois
com recursos próprios é impossível esta construção.
Se conseguirmos construir a Escola de Educação
Infantil até 2017, nos propomos a começar o atendimento em tempo integral da
seguinte forma:
2015
|
Atender 100% crianças de
3 anos
|
Parcial
|
2016
|
Atender 100% crianças de
2 anos
|
Parcial
|
2017
|
Atender 100% crianças de
1 ano
|
Parcial
|
2019
|
Atender 100% crianças de
3 anos
|
Integral
|
2020
|
Atender 100% crianças de
2 anos
|
Integral
|
2021
|
Atender 100% crianças de
1 ano
|
Integral
|
2022
|
Atender 100% crianças de
4 anos
|
Integral
|
2023
|
Atender 100% crianças de
5 anos
|
Integral
|
Não temos condições financeiras e estruturais para
começarmos o atendimento em tempo integral das crianças sem ser de forma
gradativa. Até para poder oferecer um serviço educacional de qualidade.
2.2 Atendimento Educacional Especializado na Educação
Infantil
A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino
Fundamental Cleiton Costa tem uma sala de recursos multifuncional que faz o
atendimento as crianças com necessidades especiais ou com algum distúrbio e até
mesmo com déficit de aprendizagem, pois não temos na rede municipal de ensino
nenhum aluno matriculado com necessidades especiais na Educação Infantil.
No município temos apenas uma criança em idade de
Educação Infantil com necessidades especiais e que frequenta a APAE Voando Alto
de Constantina/RS, onde o município de Engenho Velho tem convênio para melhor
atendimento.
Os recursos para tal atendimento estão englobados no
orçamento geral da Secretaria Municipal de Educação. Não temos uma rubrica
aberta específica para isso.
2.3 Dados sobre Professores
PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
||
Horas efetivas
|
||
Andreia Agostini Mistura
|
Magistério, Licenciatura em
História, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares em
Educação Infantil.
|
20h
|
Daniela da Silva Aimi
|
Magistério, Licenciatura em
Pedagogia em Anos Iniciais e Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Gestão
Educacional, Mestrado em Educação.
|
20h
|
Norberto da Cruz
|
Ensino Médio.
|
20h – contrato
|
Teresinha Z. Lorini
|
Magistério, Pedagogia Educação Infantil e Anos Iniciais, Especialização
em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.
|
20h
|
Todos os professores que trabalham hoje na Rede
Municipal de Ensino, na Educação Infantil, tem formação em nível superior, com
exceção do indígena. As três professoras ainda tem especialização em nível de
pós-graduação e uma dela é mestre.
2.4 Necessidades Levantadas
·
Construção de uma
Escola de Educação Infantil com os espaços necessários e adequados
·
Pracinha adequada
a Educação Infantil com cobertura
·
Aquisição de
brinquedos pedagógicos
·
Aquisição de
livros de literatura
·
Aquisição de
mobiliário adequado
·
Professores e
monitores para as turmas futuras do maternal
·
Funcionários
·
Merendeira
·
Equipe diretiva
3. ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA
MUNICIPAL CLEITON COSTA 2015
|
|
MATERNAL 3
|
12
|
JARDIM
|
11
|
PRÉ ESCOLA
|
20
|
1º ANO
|
14
|
2º ANO
|
19
|
3º ANO
|
16
|
4º ANO
|
25
|
5º ANO
|
21
|
6º ANO
|
19
|
TOTAL
|
157
|
ESCOLA
MUNICIPAL OSVALDO ARANHA 2015
|
|
JARDIM
|
03
|
PRÉ ESCOLA
|
07
|
1º ANO
|
09
|
2º ANO
|
04
|
3º ANO
|
04
|
4º ANO
|
12
|
5º ANO
|
13
|
TOTAL
|
52
|
ESCOLA ESTADUAL
DE ENSINO MÉDIO FLORIANO PEIXOTO 2015
|
|
6º ANO
|
26
|
7º ANO
|
38
|
8º ANO
|
27
|
9º ANO
|
27
|
TOTAL
|
118
|
3.1 Atendimento Educacional Especializado no Ensino
Fundamental
A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino
Fundamental Cleiton Costa tem uma sala de recursos multifuncional que faz o
atendimento as duas crianças com necessidades especiais ou com algum distúrbio inseridas
na Rede Regular de Ensino e as demais atendidas são as que apresentam déficit
de aprendizagem, sendo um total de 23 alunos. Também temos 02 alunos atendidos
com necessidades especiais que frequentam a APAE Voando Alto de Constantina/RS,
onde o município de Engenho Velho tem convênio para melhor atendimento.
Os recursos para tal atendimento estão englobados no
orçamento geral da Secretaria Municipal de Educação. Não temos uma rubrica
aberta específica para isso.
3.2 Turno Integral
A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino
Fundamental Cleiton Costa e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo
Aranha estão inseridas no Programa Mais Educação sendo atendidas em oficinas no
contraturno. Sendo assim, não temos na Rede Municipal de Ensino atendimento de
Educação Integral, apenas esse programa preparatório para tal atendimento. Mas
da forma como vem sendo repassado os recursos torna-se inviável tal atendimento
com qualidade.
3.3 Dados sobre Professores e Funcionários
PROFESSORES COM FORMAÇÃO QUE
PODEM ATUAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
|
||
Horas efetivas
|
||
Caticiane B. Serafini
|
Magistério, Pedagogia Educação
Infantil e Anos Iniciais, Especialização em Planejamento e Gestão de Práticas
de Inclusão Social e Mídias na Educação
|
20h
|
Ivete Teresinha Rissotto
|
Magistério, Licenciatura em Pedagogia
Educação Infantil, Anos Iniciais e Gestão Escolar
|
20h
|
Jaquelina D. Tabaldi
|
Pedagogia Educação Infantil e
Anos Iniciais, Especialização em Gestão Escolar
|
20h
|
Leonara Piran Frigeri
|
Magistério, Licenciatura em
Pedagogia Educação Infantil, Anos Iniciais e Gestão Escolar, Especialização
em Gestão Educacional, Mídias na Educação e Práticas Pedagógicas
Interdisciplinares em Informática na Educação
|
40h
|
Teresinha Z. Lorini
|
Magistério, Pedagogia Educação
Infantil e Anos Iniciais, Especialização em Práticas Pedagógicas
Interdisciplinares
|
20h
|
PROFESSORES COM FORMAÇÃO PARA ATUAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
|
||
Alexandra M. Colussi
|
Magistério, Pedagogia Anos
Iniciais, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
|
20h
|
Andreia Agostini Mistura
|
Magistério, Licenciatura em
História, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares em
Educação Infantil,
|
20h
|
Claudete G. Giacomoni
|
Magistério, Pedagogia
Orientação Educacional e supervisão escolar, Especialização em Psicopedagogia
e Gestão Educacional
|
40h
|
Daniela da Silva Aimi
|
Magistério, Licenciatura em
Pedagogia em Anos Iniciais e Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Gestão
Educacional, Mestrado em Educação
|
20h
|
Leidinara Bonavigo Santin
|
Magistério, Licenciatura em
Pedagogia Educação Infantil, Anos Iniciais, Especialização em Gestão Escolar
e Psicopedagogia
|
20h
|
Sandra O. Martinelli
|
Pedagogia Anos Iniciais e
Matérias Pedagógicas de 2° Grau, Especialização em Práticas Pedagógicas
Interdisciplinares e Educação Ambiental
|
20h
|
PROFESSORES COM FORMAÇÃO PARA ATUAR NOS ANOS FINAIS ENSINO FUNDAMENTAL
|
||
Claudete Fiorentin
|
Magistério, Licenciatura em
Letras
|
20h
|
Delires Zanchett
|
Magistério, Ciências
Biológicas, Especialização em Educação Ambiental e Gestão Escolar
|
20h
|
Helio Tomazini
|
Magistério, Licenciatura em
História, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
|
20h
|
Marilete Pescador dos Santos
|
Magistério, Ciências
Biológicas, Especialização em Educação Ambiental
|
20h
|
Rosane Bedin
|
Magistério, Licenciatura em
Letras, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
|
20h
|
Rosangela Correa
|
Licenciatura em Educação
Física
|
20h
|
Viviane Feldns
|
Magistério, Licenciatura em
Geografia, Especialização em Ciências Sociais e Gestão Educacional
|
40h
|
PROFESSORES INDÍGENAS
|
||
Jacir Lopes
|
Ensino Médio
|
20h – contrato
|
Leandro Garcia
|
Ensino Médio
|
20h – contrato
|
Norberto da Cruz
|
Ensino Médio
|
20h – contrato
|
Vanderlei Floriano
|
Ensino Médio
|
20h - contrato
|
OUTROS PROFISSIONAIS
|
||
Letícia Fontana
|
Nutricionista - Bacharel em
Nutrição
|
20h
|
Pricila L. Carpenedo
|
Agente de Educação - Educação
Física Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
|
40h
|
Geneci Estevan
|
Agente de Educação – Ensino
Fundamental
|
40h
|
Vera Danair Carpenedo
|
Coordenadora Pedagógica - Mestrado em Políticas Públicas da Educação
|
20h
|
Todos os professores que trabalham hoje na Rede
Municipal de Ensino tem formação em nível superior, com exceção dos indígenas.
Somente três professores ainda não tem especialização em nível de
pós-graduação. Temos uma Professora já mestre e duas professoras mestrandas.
Quanto aos funcionários a maioria deles não concluíram
o Ensino Fundamental. Apenas um tem formação em Nível médio e 02 estão
frequentando o NEEJA para concluírem o Ensino Médio.
O magistério público municipal tem plano de carreira aprovado
em lei, sendo que o mesmo foi reformulado em 2014, entrando em vigor em
fevereiro deste ano. Sendo que é pago o Piso Salarial Nacional, bem como está
sendo cumprido a reserva de um terço da carga horária do professor para hora/atividade.
Para poder proporcionar essa hora atividade para o professor, é trabalhado com os
alunos períodos de aulas diversificadas como: Educação Física, Arte,
Informática, Língua Inglesa/Kaingang e Língua Espanhola.
Sugeriu-se a implantação do plano de carreira para os
demais profissionais da educação, porém os mesmos não aceitaram e por isso não
foi adiante a ideia.
3.4 Transporte Escolar
MOTORISTAS
|
||
Devacir Gomes
|
Ensino Fundamental incompleto
|
40h
|
Flademir Zatti
|
Ensino Fundamental incompleto
|
40h
|
Gelson Rotava
|
Ensino Fundamental incompleto
|
40h
|
Paulo Schorr
|
Ensino Médio
|
40h
|
Rieli Pasini
|
Ensino Médio
|
40h
|
No tocante ao transporte escolar, o mesmo percorre
todas as localidades do município e por isso não se tem observado problemas
nesse aspecto. Porém nos próximos anos com a demanda maior da Educação Infantil
no nível pré-escolar, vai ter a necessidade de mais ônibus. Uma vez que os de
hoje não suprirão as necessidades devido ao horário e superlotamento.
3.5 Merenda Escolar
MERENDEIRA
|
||
Luciane Trombetta
|
Ensino Médio
|
40h
|
SERVENTES
|
||
Idione Lorini
|
Ensino Fundamental
|
40h
|
Ilisangela Fontana
|
Ensino Médio incompleto
|
40h
|
Marli Pedroso
|
Ensino Fundamental incompleto
|
40h – contrato
|
Noemi Fernandes
|
Ensino Fundamental incompleto
|
40h – contrato
|
Roseli dos Santos
|
Ensino Fundamental incompleto
|
40h - contrato
|
Rosmari Trombetta
|
E. Fundamental incompleto
|
40h
|
Sueli Francio
|
E. Fundamental incompleto
|
40h
|
No que se refere a merenda, hoje na Escola Indígena
que se encontra na área Indígena é servido café da manhã antes de iniciar a
aula, e da mesma forma a tarde, além da merenda e, muitas vezes, também almoço,
devido aos programas. Sendo que na escola da cidade apenas a merenda e o
almoço, quando há necessidade devido aos programas. Porém os recursos que até
agora são repassados pela união, são muito precários e, com isso, há a
necessidade do município investir um valor elevado de contrapartida. Temos a
disposição para cuidar da qualidade nutricional uma nutricionista concursada 20
horas semanal.
3.6 Processo Ensino/Aprendizagem
ESCOLAS
MUNICIPAIS
|
||||||||||
2005
|
2006
|
2007
|
2008
|
2009
|
2010
|
2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
|
Nº de alunos anos iniciais do ensino fundamental
|
118
|
134
|
158
|
164
|
168
|
179
|
171
|
167
|
136
|
142
|
Percentual de Reprovação
|
20,33%
|
26,11%
|
25,31%
|
12,19%
|
12,50%
|
11,37%
|
10,40%
|
2,45%
|
0%
|
4,22%
|
Percentual de Aprovação
|
79,67%
|
73,89%
|
74,69%
|
87,81%
|
87,50%
|
88,63%
|
89,60%
|
97,55%
|
100%
|
95,78%
|
IDEB da escola
|
-
|
-
|
3,9
|
-
|
3,9
|
-
|
3,8
|
-
|
4,2
|
-
|
ESCOLA
ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FLORIANO PEIXOITO
|
||||||||||
2005
|
2006
|
2007
|
2008
|
2009
|
2010
|
2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
|
Nº de alunos anos finais do ensino fundamental
|
148
|
122
|
120
|
112
|
106
|
120
|
139
|
137
|
121
|
132
|
Percentual de Reprovação
|
13,69%
|
6,69%
|
11,59%
|
21,46%
|
24,69%
|
20,33%
|
18,84%
|
23,11%
|
12,06%
|
28,06%
|
Percentual de Aprovação
|
72,19%
|
82,77%
|
80,67%
|
72,77%
|
73,49%
|
70,05%
|
69,23%
|
70,43%
|
83,33%
|
71,93%
|
Percentual Abandono
|
14,10%
|
10,52%
|
7,72%
|
5,23%
|
1,80%
|
9,60%
|
11,51%
|
6,45%
|
4,59%
|
-
|
IDEB da escola
|
3,5
|
-
|
3,9
|
-
|
3,4
|
-
|
3,0
|
-
|
3,7
|
-
|
No que se refere à reprovação, percebe-se a
deficiência de alfabetização na idade certa, o que acarreta dificuldades de
acompanhamento nos anos seguintes. Para tanto a SMEC aderiu ao Programa Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem por objetivo alfabetizar
todas as crianças até o final do 3º ano, a fim de que o referido programa venha
contribuir na alfabetização. Não se observa muitos problemas de evasão, pois as
escolas buscam seguidamente junto às famílias os alunos que deixam de
frequentar a escola, fazendo com que a maioria deles retorne a frequentar as
aulas, muitas vezes buscando parcerias com outros setores da municipalidade.
Para melhorar o processo de ensino/aprendizagem
percebe-se a importância de ter um trabalho de qualidade no que se refere ao
reforço escolar e as horas na Sala de Recursos Multifuncional.
3.7 Distorção Idade/Série
ESCOLAS
MUNICIPAIS
|
||||||||||
2005
|
2006
|
2007
|
2008
|
2009
|
2010
|
2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
|
Nº de alunos anos iniciais do ensino fundamental
|
118
|
134
|
158
|
164
|
168
|
179
|
171
|
167
|
136
|
142
|
Distorção Idade/Série
|
-
|
29%
|
34%
|
32%
|
35%
|
35%
|
34%
|
29%
|
27%
|
-
|
ESCOLA
ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FLORIANO PEIXOITO
|
||||||||||
2005
|
2006
|
2007
|
2008
|
2009
|
2010
|
2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
|
Nº de alunos anos finais do ensino fundamental
|
148
|
122
|
120
|
112
|
106
|
120
|
139
|
137
|
121
|
132
|
Distorção Idade/Série
|
-
|
40%
|
40%
|
39%
|
40%
|
40%
|
39%
|
50%
|
53%
|
-
|
A Distorção Idade/série é um item que preocupa a todos
da educação, pois é visto também como um obstáculo no processo de
ensino-aprendizagem, pois geralmente são esses alunos que são os que têm
dificuldades de aprendizagem e os que têm tendência a reprovar. Isso se observa
com maior frequência na comunidade indígena, pois a minoria dos casos, mas
acontece, de entrarem na escola atrasados. A grande maioria dos casos acontece
devido às transferências de escolas e de residências de uma para outra área
indígena, o que provoca a evasão e a repetência e com isso a criança fica com
distorção de idade. Já foi implantado programa de correção de fluxo, não tendo
muito êxito, pois as crianças faltavam muito no programa, mesmo dando o almoço
para eles ficarem o dia todo na escola.
3.8. Frequência Escolar
ESCOLAS
MUNICIPAIS
|
||||||||||
2005
|
2006
|
2007
|
2008
|
2009
|
2010
|
2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
|
Nº de alunos anos iniciais do ensino fundamental
|
118
|
134
|
158
|
164
|
168
|
179
|
171
|
167
|
136
|
142
|
Percentual de Evasão/ Abandono
|
0%
|
0%
|
0%
|
0%
|
0%
|
0%
|
0%
|
1,22%
|
0%
|
0%
|
ESCOLA
ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FLORIANO PEIXOITO
|
||||||||||
2005
|
2006
|
2007
|
2008
|
2009
|
2010
|
2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
|
Nº de alunos anos finais do ensino fundamental
|
148
|
122
|
120
|
112
|
106
|
120
|
139
|
137
|
121
|
132
|
Percentual Evasão/Abandono
|
14,10%
|
10,52%
|
7,72%
|
5,23%
|
1,80%
|
9,60%
|
11,51%
|
6,45%
|
4,59%
|
-
|
No que se refere ao controle da frequência escolar a
escola mantém o controle semanal das crianças e quando essas faltam de forma
anormal, a primeira medida é entrar em contato com a família, não obtendo
êxito, a segunda medida é comunicar a RAE, não obtendo êxito, por fim
comunica-se o Conselho Tutelar. Além de fazer todo o trâmite legais da ficha
FICAI.
3.9 Saúde Escolar
As escolas municipais contam com serviços nutricionais
e de saúde bucal, através do Programa Sorrindo Para o Futuro, uma parceria com
o SESC/Carazinho onde os alunos realizam a escovação dentária na escola bem
como fazem uso do flúor, além de serem avaliados nutricionalmente. Na escola
Cleiton Costa há também disponível para os alunos um consultório dentário, com
uma dentista disponível 20 h para realizar o trabalho do Programa Sorrindo para
o Futuro e para prestar serviços odontológicos as crianças da escola. Esse
trabalho de conscientização da saúde bucal e nutricional já é perceptível, pois
a qualidade dentária das crianças já melhorou.
3.10 Infraestrutura
No que se refere a infraestrutura das escolas, as
mesmas apresentam boa qualidade na infraestrutura, porém ambas necessitam de
espaço adequado para a prática da Educação Física. A Escola Municipal Cleiton
Costa necessita concluir a quadra coberta que se encontra em construção e a Escola
Municipal Osvaldo Aranha não dispõe de nenhum espaço para a prática do esporte.
A Escola Municipal Cleiton Costa necessita também de
construção de novas salas de aula, pois com a implantação dos anos finais do
Ensino Fundamental, mais salas de aula são necessárias, além de sala para
laboratório de ciências, almoxarifado, sala de depósito de materiais,
Biblioteca e sala de vídeo.
3.11 Necessidades Levantadas
·
Ampliação da
escola
·
Término da quadra
coberta e instalação de equipamentos para a prática da Educação Física
·
Aquisição de materiais
pedagógicos para os anos finais do Ensino Fundamental
·
Aquisição de
livros de literatura especialmente para os anos finais do Ensino Fundamental
·
Aquisição de
livros de pesquisa especialmente para os anos finais do Ensino Fundamental
·
Instalação de um
laboratório de Ciências
·
Professores para
os Anos Finais do Ensino Fundamental conforme a ampliação das turmas
·
Ampliação do
Atendimento Educacional Especializado
·
Implantação de
reforço escolar desde o primeiro ano para que as crianças se alfabetizem até o
3º ano
·
Funcionários
·
Formação adequada
dos professores indígenas
·
Aquisição de
ônibus escolar
4. ENSINO MÉDIO
ESCOLA
ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FLORIANO PEIXOITO
|
||||||||||
2005
|
2006
|
2007
|
2008
|
2009
|
2010
|
2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
|
Nº de alunos do ensino médio
|
93
|
87
|
87
|
79
|
60
|
57
|
52
|
49
|
53
|
64
|
Nº de alunos que fizeram o ENEM
|
-
|
-
|
-
|
-
|
09
|
15
|
11
|
03
|
09
|
-
|
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FLORIANO PEIXOITO
2015
|
|
1º ANO
|
24
|
2º ANO
|
26
|
3º ANO
|
14
|
TOTAL
|
64
|
O atendimento ao Ensino Médio acontece na Escola
Estadual. Percebe-se que o número de alunos desta etapa escolar é muito
desproporcional ao do Ensino Fundamental. Muitos problemas são encontrados para
aumentar esse índice, pois a maioria dos alunos da escola é indígena e ao
completarem 18 anos abandonam a escola, por uma questão cultural, onde o
objetivo maior deles é casar-se e constituir uma família. Além de muitas adolescentes
também ficarem grávidas e casarem-se precocemente, porém isso é visto como
natural pela comunidade indígena. Com isso políticas de motivação e
conscientização deverão ser realizadas para conscientizar a população da
importância de concluir o Ensino Médio, porém sabe-se que é um processo
cultural difícil de ser transformado.
4.1 Distorção Idade/Série
ESCOLA
ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FLORIANO PEIXOITO
|
||||||||||
2005
|
2006
|
2007
|
2008
|
2009
|
2010
|
2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
|
Nº de alunos do ensino médio
|
93
|
87
|
87
|
79
|
60
|
57
|
52
|
49
|
53
|
64
|
Distorção Idade/Série
|
-
|
28%
|
30%
|
26%
|
32%
|
22%
|
20%
|
23%
|
21%
|
-
|
A Distorção Idade/série é um item que preocupa a todos
da educação, pois é visto também como um obstáculo no processo de
ensino-aprendizagem, pois geralmente são esses alunos que são os que tem
dificuldades de aprendizagem e os que tem a tendência a reprovar. Isso se
observa com maior frequência na comunidade indígena, pois a minoria dos casos,
mas acontece de entrarem na escola atrasados. A grande maioria dos casos
acontece devido às transferências de escolas e de residências de uma para outra
área indígena, o que provoca a evasão e a repetência e com isso a criança fica
com distorção de idade.
4.2 Necessidades Levantadas
·
Conscientização
da população da importância do Ensino Médio
·
Aumentar a
matrícula dos alunos no Ensino Médio
·
Fortalecer a
frequencia dos alunos para que concluam o Ensino Médio
·
Fazer uma busca
ativa dos jovens em idade de Ensino Médio
·
Incentivar a
participação no ENEM
·
Implantar
programa de Correção de Fluxo Idade/Série ou reforço escolar
5. EDUCAÇÃO SUPERIOR
2005
|
2006
|
2007
|
2008
|
2009
|
2010
|
2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
|
Universitários
|
-
|
60
|
57
|
52
|
48
|
40
|
32
|
31
|
23
|
22
|
O número de universitários vem decaindo cada vez mais
nos últimos anos. Por vários motivos. Como nosso município se localiza a uma
distancia considerável de grandes cidades, os alunos precisam se deslocar até
elas para terem maiores opções de cursos de graduação todos os dias. Outros
universitários precisam ir residir em outras cidades para frequentarem cursos diurnos,
pois não conseguem se deslocar diariamente até as cidades que oferecem essas
possibilidades. Também o numero de habitantes diminuiu e consequentemente o
numero de universitários. Sendo assim, a população do município que é de baixo
ou médio poder aquisitivo, tem dificuldades financeiras em frequentar uma
graduação, pois até o valor das passagens do transporte aumentou devido ao
baixo número de estudantes.
Também, pelo fato de o município ter mais da metade de
sua área territorial como área indígena, essa população não tem interesse em
frequentar uma graduação, uma vez que a grande maioria nem conclui o ensino
médio, por motivos culturais mesmo, uma vez que se casam cedo e vivem em seus
lares sem grandes ambições. Sendo assim, toda essa realidade influencia no número
de pessoas em busca de ensino superior.
5.1 Necessidades Levantadas
·
Conscientização
da população da importância de ter uma graduação
·
Incentivar os
estudantes a fazerem uma graduação com ajuda no transporte escolar
universitário
·
Incentivar a
participação no ENEM
6. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ANALFABETISMO
2005
|
2006
|
2007
|
2008
|
2009
|
2010
|
2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
|
EJA/NEEJA
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
05
|
08
|
Analfabetos
|
2000
|
2010
|
2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
||||
Taxa de analfabetismo da
população de 15 anos ou mais de idade
|
14,6%
|
10,6%
|
-
|
-
|
-
|
-
|
||||
Taxa de analfabetismo da
população de 15 anos ou mais de idade - grupos de idade 15 a 24 anos
|
5,6%
|
0,7%
|
-
|
-
|
-
|
-
|
||||
Taxa de analfabetismo da
população de 15 anos ou mais de idade - grupos de idade 24 a 59 anos
|
11,8%
|
8,8%
|
-
|
-
|
-
|
-
|
||||
Taxa de analfabetismo da
população de 15 anos ou mais de idade - grupos de idade 60 anos ou mais
|
37,2%
|
28,2%
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Nos últimos dois anos temos incentivado a matrícula
das pessoas com baixa escolarização no NEEJA, em Carazinho. Pois é um programa
acessível e exitoso para as pessoas que estão fazendo, onde uma vez por mês os
mesmos vão até Carazinho realizar as provas e conforme vão atingindo a média
vão eliminando as disciplinas e avançando
nas totalidades. Algumas pessoas já concluíram o Ensino Fundamental e
Médio nesse programa.
O número de analfabetos absolutos no município é bem
elevado. Neste ano, com muita dificuldade conseguimos implantar uma turma de
alfabetização através do programa ALFA, em parceria com o SENAR/RS, pois a
requisição por esse tipo de programa é alta, porém no momento de frequentar as
aulas, as pessoas não comparecem, o que dificulta a implementação e permanência
dos programas.
6.1 Necessidades Levantadas
·
Conscientização
da população da importância da alfabetização
·
Estimular a
matrícula e a permanência na escola nas classes de alfabetização e nos programas
de Educação de Jovens e Adultos
·
Incentivar a
implantação da Educação de Jovens e Adultos no município
·
Fazer a adesão em
programas de alfabetização de adultos como o ALFA e Brasil Alfabetizado
7. GESTÃO ESCOLAR
O processo de escolha de diretores nas escolas
municipais de nosso município até então é por indicação do executivo. Nos
últimos dois anos a gestão escolar tem sido ocupada por professoras que não tem
habilitação adequada, sendo que até temos tido dificuldade de encontrar pessoas
que queiram assumir este compromisso, por vários motivos, entre eles todas as
dificuldades em trabalhar com a comunidade indígena no que tange a: legislação,
professores não habilitados, serventes e merendeiras com baixa escolarização e
desconhecedores da legislação educacional e por isso resistem em atender as
normas em vigor, e as muitas dificuldades de relacionamento com esta comunidade
que acha que o processo educativo pode ser feito de qualquer jeito e por
qualquer pessoa sem habilitação adequada, apenas necessitam conhecer a cultura
indígena e somos sabedores que só isso não basta para que a educação aconteça
com qualidade.
Sendo assim, os professores estão ficando resistentes
em assumir a gestão escolar, pois está se tornando um processo muito
desgastante e os professores habilitados não se dispõe em assumir estes cargos.
Colocamos em cada escola uma Coordenadora Pedagógica
20h semanal para auxiliar a diretora nos trabalhos pedagógicos da escola.
7.1 Necessidades Levantadas
·
Conscientizar a
comunidade escolar da importância do gestor escolar
·
Incentivar os
professores a assumirem a gestão escolar
·
Incentivar que
mais professores façam especialização em gestão escolar
·
Aumentar o valor
do FG de diretor
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