quinta-feira, 23 de abril de 2015

DIAGNÓSTICO EDUCACIONAL PARA A ELABORAÇÃO DO PME 2015

DIAGNÓSTICO EDUCACIONAL PARA A ELABORAÇÃO DO PME 2015

1. QUADRO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

PROFESSORES COM FORMAÇÃO QUE PODEM ATUAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL


Horas efetivas
Caticiane B. Serafini
Magistério, Pedagogia Educação Infantil e Anos Iniciais, Especialização em Planejamento e Gestão de Práticas de Inclusão Social e Mídias na Educação
20h
Ivete Teresinha Rissotto
Magistério, Licenciatura em Pedagogia Educação Infantil, Anos Iniciais e Gestão Escolar
20h
Jaquelina D. Tabaldi
Pedagogia Educação Infantil e Anos Iniciais, Especialização em Gestão Escolar
20h
Leonara Piran Frigeri
Magistério, Licenciatura em Pedagogia Educação Infantil, Anos Iniciais e Gestão Escolar, Especialização em Gestão Educacional, Mídias na Educação e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares em Informática na Educação
40h
Teresinha Z. Lorini
Magistério, Pedagogia Educação Infantil e Anos Iniciais, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
20h
PROFESSORES COM FORMAÇÃO PARA ATUAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Alexandra M. Colussi
Magistério, Pedagogia Anos Iniciais, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
20h
Andreia Agostini Mistura
Magistério, Licenciatura em História, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares em Educação Infantil,
20h
Claudete G. Giacomoni
Magistério, Pedagogia Orientação Educacional e supervisão escolar, Especialização em Psicopedagogia e Gestão Educacional
40h
Daniela da Silva Aimi
Magistério, Licenciatura em Pedagogia em Anos Iniciais e Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Gestão Educacional, Mestrado em Educação
20h
Leidinara Bonavigo Santin
Magistério, Licenciatura em Pedagogia Educação Infantil,  Anos Iniciais, Especialização em Gestão Escolar e Psicopedagogia
20h
Sandra O. Martinelli
Pedagogia Anos Iniciais e Matérias Pedagógicas de 2° Grau, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e Educação Ambiental
20h
PROFESSORES COM FORMAÇÃO PARA ATUAR NOS ANOS FINAIS ENSINO FUNDAMENTAL
Claudete Fiorentin
Magistério, Licenciatura em Letras
20h
Delires Zanchett
Magistério, Ciências Biológicas, Especialização em Educação Ambiental e Gestão Escolar
20h
Helio Tomazini
Magistério, Licenciatura em História, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
20h
Marilete Pescador dos Santos
Magistério, Ciências Biológicas, Especialização em Educação Ambiental
20h
Rosane Bedin
Magistério, Licenciatura em Letras, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
20h
Rosangela Correa
Licenciatura em Educação Física
20h
Viviane Feldns
Magistério, Licenciatura em Geografia, Especialização em Ciências Sociais e Gestão Educacional
40h
PROFESSORES INDÍGENAS
Jacir Lopes
Ensino Médio
20h – contrato
Leandro Garcia
Ensino Médio
20h – contrato
Norberto da Cruz
Ensino Médio
20h – contrato
Vanderlei Floriano
Ensino Médio
20h - contrato
MERENDEIRA
Luciane Trombetta
Ensino Médio
40h
SERVENTES
Idione Lorini
Ensino Fundamental
40h
Ilisangela Fontana
Ensino Médio incompleto
40h
Marli Pedroso
Ensino Fundamental incompleto
40h – contrato
Noemi Fernandes
Ensino Fundamental incompleto
40h – contrato
Roseli dos Santos
Ensino Fundamental incompleto
40h - contrato
Rosmari Trombetta
E. Fundamental incompleto
40h
Sueli Francio
E. Fundamental incompleto
40h
MOTORISTAS
Devacir Gomes
Ensino Fundamental incompleto
40h
Flademir Zatti
Ensino Fundamental incompleto
40h
Gelson Rotava
Ensino Fundamental incompleto
40h
Paulo Schorr
Ensino Médio
40h
Rieli Pasini
Ensino Médio
40h
OUTROS PROFISSIONAIS
Letícia Fontana
Nutricionista - Bacharel em Nutrição
20h
Marilise Gueller
Professora de Língua Espanhola - Letras - Habilitação Espanhol
12h
Marcia Gueller
Monitora da Educação Infantil
30h
Sandra Olinda Lorini
Professora de Língua Inglesa - Letras - Habilitação Inglês
12h
Pricila L. Carpenedo
Agente de Educação - Educação Física Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
40h
Geneci Estevan
Agente de Educação – Ensino Fundamental
40h
Vera Danair Carpenedo
Coordenadora Pedagógica - Mestrado em Políticas Públicas da Educação
20h



2. EDUCAÇÃO INFANTIL



Nº de Crianças 0 anos
Nº de Crianças 1 anos
Nº de Crianças 2 anos
Nº de Crianças 3 anos
Nº de Crianças 4 anos
Nº de Crianças 5 anos
Total
16
36
32
34
15
28
Na escola
-
-
-
12
15
27
Fora da escola
16
0
0
22
0
01
Vagas sobrando
-
-
-
22
25
12

2.1. Atendimento na creche e pré-escolas na Rede Pública Municipal

Conforme a proposta firmada no TAC em 2014, nosso atendimento para os próximos anos será de forma provisória e parcial para as crianças da Educação Infantil-Creche, pois não temos uma escola de Educação Infantil e precisamos pleitear junto ao governo federal recursos para tal, pois com recursos próprios é impossível esta construção.
Se conseguirmos construir a Escola de Educação Infantil até 2017, nos propomos a começar o atendimento em tempo integral da seguinte forma:

2015
Atender 100% crianças de 3 anos
Parcial
2016
Atender 100% crianças de 2 anos
Parcial
2017
Atender 100% crianças de 1 ano
Parcial
2019
Atender 100% crianças de 3 anos
Integral
2020
Atender 100% crianças de 2 anos
Integral
2021
Atender 100% crianças de 1 ano
Integral
2022
Atender 100% crianças de 4 anos
Integral
2023
Atender 100% crianças de 5 anos
Integral

Não temos condições financeiras e estruturais para começarmos o atendimento em tempo integral das crianças sem ser de forma gradativa. Até para poder oferecer um serviço educacional de qualidade.


2.2 Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa tem uma sala de recursos multifuncional que faz o atendimento as crianças com necessidades especiais ou com algum distúrbio e até mesmo com déficit de aprendizagem, pois não temos na rede municipal de ensino nenhum aluno matriculado com necessidades especiais na Educação Infantil.
No município temos apenas uma criança em idade de Educação Infantil com necessidades especiais e que frequenta a APAE Voando Alto de Constantina/RS, onde o município de Engenho Velho tem convênio para melhor atendimento.
Os recursos para tal atendimento estão englobados no orçamento geral da Secretaria Municipal de Educação. Não temos uma rubrica aberta específica para isso.

2.3 Dados sobre Professores

PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Horas efetivas
Andreia Agostini Mistura
Magistério, Licenciatura em História, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares em Educação Infantil.
20h
Daniela da Silva Aimi
Magistério, Licenciatura em Pedagogia em Anos Iniciais e Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Gestão Educacional, Mestrado em Educação.
20h
Norberto da Cruz
Ensino Médio.
20h – contrato
Teresinha Z. Lorini
Magistério, Pedagogia Educação Infantil e Anos Iniciais, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.
20h

Todos os professores que trabalham hoje na Rede Municipal de Ensino, na Educação Infantil, tem formação em nível superior, com exceção do indígena. As três professoras ainda tem especialização em nível de pós-graduação e uma dela é mestre.

2.4 Necessidades Levantadas

·         Construção de uma Escola de Educação Infantil com os espaços necessários e adequados
·         Pracinha adequada a Educação Infantil com cobertura
·         Aquisição de brinquedos pedagógicos
·         Aquisição de livros de literatura
·         Aquisição de mobiliário adequado
·         Professores e monitores para as turmas futuras do maternal
·         Funcionários
·         Merendeira
·         Equipe diretiva



3. ENSINO FUNDAMENTAL




ESCOLA MUNICIPAL CLEITON COSTA 2015
MATERNAL 3
12
JARDIM
11
PRÉ ESCOLA
20
1º ANO
14
2º ANO
19
3º ANO
16
4º ANO
25
5º ANO
21
6º ANO
19
TOTAL
157

ESCOLA MUNICIPAL OSVALDO ARANHA 2015
JARDIM
03
PRÉ ESCOLA
07
1º ANO
09
2º ANO
04
3º ANO
04
4º ANO
12
5º ANO
13
TOTAL
52



ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FLORIANO PEIXOTO 2015
6º ANO
26
7º ANO
38
8º ANO
27
9º ANO
27
TOTAL
118


3.1 Atendimento Educacional Especializado no Ensino Fundamental

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa tem uma sala de recursos multifuncional que faz o atendimento as duas crianças com necessidades especiais ou com algum distúrbio inseridas na Rede Regular de Ensino e as demais atendidas são as que apresentam déficit de aprendizagem, sendo um total de 23 alunos. Também temos 02 alunos atendidos com necessidades especiais que frequentam a APAE Voando Alto de Constantina/RS, onde o município de Engenho Velho tem convênio para melhor atendimento.
Os recursos para tal atendimento estão englobados no orçamento geral da Secretaria Municipal de Educação. Não temos uma rubrica aberta específica para isso.

3.2 Turno Integral

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha estão inseridas no Programa Mais Educação sendo atendidas em oficinas no contraturno. Sendo assim, não temos na Rede Municipal de Ensino atendimento de Educação Integral, apenas esse programa preparatório para tal atendimento. Mas da forma como vem sendo repassado os recursos torna-se inviável tal atendimento com qualidade.

3.3 Dados sobre Professores e Funcionários

PROFESSORES COM FORMAÇÃO QUE PODEM ATUAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL


Horas efetivas
Caticiane B. Serafini
Magistério, Pedagogia Educação Infantil e Anos Iniciais, Especialização em Planejamento e Gestão de Práticas de Inclusão Social e Mídias na Educação
20h
Ivete Teresinha Rissotto
Magistério, Licenciatura em Pedagogia Educação Infantil, Anos Iniciais e Gestão Escolar
20h
Jaquelina D. Tabaldi
Pedagogia Educação Infantil e Anos Iniciais, Especialização em Gestão Escolar
20h
Leonara Piran Frigeri
Magistério, Licenciatura em Pedagogia Educação Infantil, Anos Iniciais e Gestão Escolar, Especialização em Gestão Educacional, Mídias na Educação e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares em Informática na Educação
40h
Teresinha Z. Lorini
Magistério, Pedagogia Educação Infantil e Anos Iniciais, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
20h
PROFESSORES COM FORMAÇÃO PARA ATUAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Alexandra M. Colussi
Magistério, Pedagogia Anos Iniciais, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
20h
Andreia Agostini Mistura
Magistério, Licenciatura em História, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares em Educação Infantil,
20h
Claudete G. Giacomoni
Magistério, Pedagogia Orientação Educacional e supervisão escolar, Especialização em Psicopedagogia e Gestão Educacional
40h
Daniela da Silva Aimi
Magistério, Licenciatura em Pedagogia em Anos Iniciais e Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Gestão Educacional, Mestrado em Educação
20h
Leidinara Bonavigo Santin
Magistério, Licenciatura em Pedagogia Educação Infantil, Anos Iniciais, Especialização em Gestão Escolar e Psicopedagogia
20h
Sandra O. Martinelli
Pedagogia Anos Iniciais e Matérias Pedagógicas de 2° Grau, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e Educação Ambiental
20h
PROFESSORES COM FORMAÇÃO PARA ATUAR NOS ANOS FINAIS ENSINO FUNDAMENTAL
Claudete Fiorentin
Magistério, Licenciatura em Letras
20h
Delires Zanchett
Magistério, Ciências Biológicas, Especialização em Educação Ambiental e Gestão Escolar
20h
Helio Tomazini
Magistério, Licenciatura em História, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
20h
Marilete Pescador dos Santos
Magistério, Ciências Biológicas, Especialização em Educação Ambiental
20h
Rosane Bedin
Magistério, Licenciatura em Letras, Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
20h
Rosangela Correa
Licenciatura em Educação Física
20h
Viviane Feldns
Magistério, Licenciatura em Geografia, Especialização em Ciências Sociais e Gestão Educacional
40h
PROFESSORES INDÍGENAS
Jacir Lopes
Ensino Médio
20h – contrato
Leandro Garcia
Ensino Médio
20h – contrato
Norberto da Cruz
Ensino Médio
20h – contrato
Vanderlei Floriano
Ensino Médio
20h - contrato
OUTROS PROFISSIONAIS
Letícia Fontana
Nutricionista - Bacharel em Nutrição
20h
Pricila L. Carpenedo
Agente de Educação - Educação Física Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
40h
Geneci Estevan
Agente de Educação – Ensino Fundamental
40h
Vera Danair Carpenedo
Coordenadora Pedagógica - Mestrado em Políticas Públicas da Educação
20h

Todos os professores que trabalham hoje na Rede Municipal de Ensino tem formação em nível superior, com exceção dos indígenas. Somente três professores ainda não tem especialização em nível de pós-graduação. Temos uma Professora já mestre e duas professoras mestrandas.
Quanto aos funcionários a maioria deles não concluíram o Ensino Fundamental. Apenas um tem formação em Nível médio e 02 estão frequentando o NEEJA para concluírem o Ensino Médio.
O magistério público municipal tem plano de carreira aprovado em lei, sendo que o mesmo foi reformulado em 2014, entrando em vigor em fevereiro deste ano. Sendo que é pago o Piso Salarial Nacional, bem como está sendo cumprido a reserva de um terço da carga horária do professor para hora/atividade. Para poder proporcionar essa hora atividade para o professor, é trabalhado com os alunos períodos de aulas diversificadas como: Educação Física, Arte, Informática, Língua Inglesa/Kaingang e Língua Espanhola.
Sugeriu-se a implantação do plano de carreira para os demais profissionais da educação, porém os mesmos não aceitaram e por isso não foi adiante a ideia.


3.4 Transporte Escolar

MOTORISTAS
Devacir Gomes
Ensino Fundamental incompleto
40h
Flademir Zatti
Ensino Fundamental incompleto
40h
Gelson Rotava
Ensino Fundamental incompleto
40h
Paulo Schorr
Ensino Médio
40h
Rieli Pasini
Ensino Médio
40h

No tocante ao transporte escolar, o mesmo percorre todas as localidades do município e por isso não se tem observado problemas nesse aspecto. Porém nos próximos anos com a demanda maior da Educação Infantil no nível pré-escolar, vai ter a necessidade de mais ônibus. Uma vez que os de hoje não suprirão as necessidades devido ao horário e superlotamento.


3.5 Merenda Escolar

MERENDEIRA
Luciane Trombetta
Ensino Médio
40h
SERVENTES
Idione Lorini
Ensino Fundamental
40h
Ilisangela Fontana
Ensino Médio incompleto
40h
Marli Pedroso
Ensino Fundamental incompleto
40h – contrato
Noemi Fernandes
Ensino Fundamental incompleto
40h – contrato
Roseli dos Santos
Ensino Fundamental incompleto
40h - contrato
Rosmari Trombetta
E. Fundamental incompleto
40h
Sueli Francio
E. Fundamental incompleto
40h

No que se refere a merenda, hoje na Escola Indígena que se encontra na área Indígena é servido café da manhã antes de iniciar a aula, e da mesma forma a tarde, além da merenda e, muitas vezes, também almoço, devido aos programas. Sendo que na escola da cidade apenas a merenda e o almoço, quando há necessidade devido aos programas. Porém os recursos que até agora são repassados pela união, são muito precários e, com isso, há a necessidade do município investir um valor elevado de contrapartida. Temos a disposição para cuidar da qualidade nutricional uma nutricionista concursada 20 horas semanal.

3.6 Processo Ensino/Aprendizagem

ESCOLAS MUNICIPAIS

2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
Nº de alunos anos iniciais do ensino fundamental
118
134
158
164
168
179
171
167
136
142
Percentual de Reprovação
20,33%
26,11%
25,31%
12,19%
12,50%
11,37%
10,40%
2,45%
0%
4,22%
Percentual de Aprovação
79,67%
73,89%
74,69%
87,81%
87,50%
88,63%
89,60%
97,55%
100%
95,78%
IDEB da escola
-
-
3,9
-
3,9
-
3,8
-
4,2
-
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FLORIANO PEIXOITO

2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
Nº de alunos anos finais do ensino fundamental
148
122
120
112
106
120
139
137
121
132
Percentual de Reprovação
13,69%
6,69%
11,59%
21,46%
24,69%
20,33%
18,84%
23,11%
12,06%
28,06%
Percentual de Aprovação
72,19%
82,77%
80,67%
72,77%
73,49%
70,05%
69,23%
70,43%
83,33%
71,93%
Percentual Abandono
14,10%
10,52%
7,72%
5,23%
1,80%
9,60%
11,51%
6,45%
4,59%
-
IDEB da escola
3,5
-
3,9
-
3,4
-
3,0
-
3,7
-

No que se refere à reprovação, percebe-se a deficiência de alfabetização na idade certa, o que acarreta dificuldades de acompanhamento nos anos seguintes. Para tanto a SMEC aderiu ao Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem por objetivo alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano, a fim de que o referido programa venha contribuir na alfabetização. Não se observa muitos problemas de evasão, pois as escolas buscam seguidamente junto às famílias os alunos que deixam de frequentar a escola, fazendo com que a maioria deles retorne a frequentar as aulas, muitas vezes buscando parcerias com outros setores da municipalidade.
Para melhorar o processo de ensino/aprendizagem percebe-se a importância de ter um trabalho de qualidade no que se refere ao reforço escolar e as horas na Sala de Recursos Multifuncional.

3.7 Distorção Idade/Série

ESCOLAS MUNICIPAIS

2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
Nº de alunos anos iniciais do ensino fundamental
118
134
158
164
168
179
171
167
136
142
Distorção Idade/Série
-
29%
34%
32%
35%
35%
34%
29%
27%
-
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FLORIANO PEIXOITO

2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
Nº de alunos anos finais do ensino fundamental
148
122
120
112
106
120
139
137
121
132
Distorção Idade/Série
-
40%
40%
39%
40%
40%
39%
50%
53%
-

A Distorção Idade/série é um item que preocupa a todos da educação, pois é visto também como um obstáculo no processo de ensino-aprendizagem, pois geralmente são esses alunos que são os que têm dificuldades de aprendizagem e os que têm tendência a reprovar. Isso se observa com maior frequência na comunidade indígena, pois a minoria dos casos, mas acontece, de entrarem na escola atrasados. A grande maioria dos casos acontece devido às transferências de escolas e de residências de uma para outra área indígena, o que provoca a evasão e a repetência e com isso a criança fica com distorção de idade. Já foi implantado programa de correção de fluxo, não tendo muito êxito, pois as crianças faltavam muito no programa, mesmo dando o almoço para eles ficarem o dia todo na escola.

3.8. Frequência Escolar

ESCOLAS MUNICIPAIS

2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
Nº de alunos anos iniciais do ensino fundamental
118
134
158
164
168
179
171
167
136
142
Percentual de Evasão/ Abandono
0%
0%
0%
0%
0%
0%
0%
1,22%
0%
0%
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FLORIANO PEIXOITO

2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
Nº de alunos anos finais do ensino fundamental
148
122
120
112
106
120
139
137
121
132
Percentual Evasão/Abandono
14,10%
10,52%
7,72%
5,23%
1,80%
9,60%
11,51%
6,45%
4,59%
-

No que se refere ao controle da frequência escolar a escola mantém o controle semanal das crianças e quando essas faltam de forma anormal, a primeira medida é entrar em contato com a família, não obtendo êxito, a segunda medida é comunicar a RAE, não obtendo êxito, por fim comunica-se o Conselho Tutelar. Além de fazer todo o trâmite legais da ficha FICAI.


3.9 Saúde Escolar


As escolas municipais contam com serviços nutricionais e de saúde bucal, através do Programa Sorrindo Para o Futuro, uma parceria com o SESC/Carazinho onde os alunos realizam a escovação dentária na escola bem como fazem uso do flúor, além de serem avaliados nutricionalmente. Na escola Cleiton Costa há também disponível para os alunos um consultório dentário, com uma dentista disponível 20 h para realizar o trabalho do Programa Sorrindo para o Futuro e para prestar serviços odontológicos as crianças da escola. Esse trabalho de conscientização da saúde bucal e nutricional já é perceptível, pois a qualidade dentária das crianças já melhorou.


3.10 Infraestrutura


No que se refere a infraestrutura das escolas, as mesmas apresentam boa qualidade na infraestrutura, porém ambas necessitam de espaço adequado para a prática da Educação Física. A Escola Municipal Cleiton Costa necessita concluir a quadra coberta que se encontra em construção e a Escola Municipal Osvaldo Aranha não dispõe de nenhum espaço para a prática do esporte.
A Escola Municipal Cleiton Costa necessita também de construção de novas salas de aula, pois com a implantação dos anos finais do Ensino Fundamental, mais salas de aula são necessárias, além de sala para laboratório de ciências, almoxarifado, sala de depósito de materiais, Biblioteca e sala de vídeo.


3.11 Necessidades Levantadas

·         Ampliação da escola
·         Término da quadra coberta e instalação de equipamentos para a prática da  Educação Física
·         Aquisição de materiais pedagógicos para os anos finais do Ensino Fundamental
·         Aquisição de livros de literatura especialmente para os anos finais do Ensino Fundamental
·         Aquisição de livros de pesquisa especialmente para os anos finais do Ensino Fundamental
·         Instalação de um laboratório de Ciências
·         Professores para os Anos Finais do Ensino Fundamental conforme a ampliação das turmas
·         Ampliação do Atendimento Educacional Especializado
·         Implantação de reforço escolar desde o primeiro ano para que as crianças se alfabetizem até o 3º ano
·         Funcionários
·         Formação adequada dos professores indígenas
·         Aquisição de ônibus escolar



4. ENSINO MÉDIO


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FLORIANO PEIXOITO

2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
Nº de alunos do ensino médio
93
87
87
79
60
57
52
49
53
64
Nº de alunos que fizeram o ENEM
-
-
-
-
09
15
11
03
09
-



ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FLORIANO PEIXOITO 2015
1º ANO
24
2º ANO
26
3º ANO
14
TOTAL
64



O atendimento ao Ensino Médio acontece na Escola Estadual. Percebe-se que o número de alunos desta etapa escolar é muito desproporcional ao do Ensino Fundamental. Muitos problemas são encontrados para aumentar esse índice, pois a maioria dos alunos da escola é indígena e ao completarem 18 anos abandonam a escola, por uma questão cultural, onde o objetivo maior deles é casar-se e constituir uma família. Além de muitas adolescentes também ficarem grávidas e casarem-se precocemente, porém isso é visto como natural pela comunidade indígena. Com isso políticas de motivação e conscientização deverão ser realizadas para conscientizar a população da importância de concluir o Ensino Médio, porém sabe-se que é um processo cultural difícil de ser transformado.


4.1 Distorção Idade/Série

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FLORIANO PEIXOITO

2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
Nº de alunos do ensino médio
93
87
87
79
60
57
52
49
53
64
Distorção Idade/Série
-
28%
30%
26%
32%
22%
20%
23%
21%
-


A Distorção Idade/série é um item que preocupa a todos da educação, pois é visto também como um obstáculo no processo de ensino-aprendizagem, pois geralmente são esses alunos que são os que tem dificuldades de aprendizagem e os que tem a tendência a reprovar. Isso se observa com maior frequência na comunidade indígena, pois a minoria dos casos, mas acontece de entrarem na escola atrasados. A grande maioria dos casos acontece devido às transferências de escolas e de residências de uma para outra área indígena, o que provoca a evasão e a repetência e com isso a criança fica com distorção de idade.

4.2 Necessidades Levantadas

·         Conscientização da população da importância do Ensino Médio
·         Aumentar a matrícula dos alunos no Ensino Médio
·         Fortalecer a frequencia dos alunos para que concluam o Ensino Médio
·         Fazer uma busca ativa dos jovens em idade de Ensino Médio
·         Incentivar a participação no ENEM
·         Implantar programa de Correção de Fluxo Idade/Série ou reforço escolar




5. EDUCAÇÃO SUPERIOR


2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
Universitários
-
60
57
52
48
40
32
31
23
22

O número de universitários vem decaindo cada vez mais nos últimos anos. Por vários motivos. Como nosso município se localiza a uma distancia considerável de grandes cidades, os alunos precisam se deslocar até elas para terem maiores opções de cursos de graduação todos os dias. Outros universitários precisam ir residir em outras cidades para frequentarem cursos diurnos, pois não conseguem se deslocar diariamente até as cidades que oferecem essas possibilidades. Também o numero de habitantes diminuiu e consequentemente o numero de universitários. Sendo assim, a população do município que é de baixo ou médio poder aquisitivo, tem dificuldades financeiras em frequentar uma graduação, pois até o valor das passagens do transporte aumentou devido ao baixo número de estudantes.
Também, pelo fato de o município ter mais da metade de sua área territorial como área indígena, essa população não tem interesse em frequentar uma graduação, uma vez que a grande maioria nem conclui o ensino médio, por motivos culturais mesmo, uma vez que se casam cedo e vivem em seus lares sem grandes ambições. Sendo assim, toda essa realidade influencia no número de pessoas em busca de ensino superior.

5.1 Necessidades Levantadas

·         Conscientização da população da importância de ter uma graduação
·         Incentivar os estudantes a fazerem uma graduação com ajuda no transporte escolar universitário
·         Incentivar a participação no ENEM




6. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ANALFABETISMO


2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
EJA/NEEJA
-
-
-
-
-
-
-
-
05
08
Analfabetos




2000
2010
2011
2012
2013
2014
Taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais de idade
14,6%
10,6%
-
-
-
-
Taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais de idade - grupos de idade 15 a 24 anos
5,6%
0,7%
-
-
-
-
Taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais de idade - grupos de idade 24 a 59 anos
11,8%
8,8%
-
-
-
-
Taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais de idade - grupos de idade 60 anos ou mais
37,2%
28,2%
-
-
-
-

Nos últimos dois anos temos incentivado a matrícula das pessoas com baixa escolarização no NEEJA, em Carazinho. Pois é um programa acessível e exitoso para as pessoas que estão fazendo, onde uma vez por mês os mesmos vão até Carazinho realizar as provas e conforme vão atingindo a média vão eliminando as disciplinas e avançando  nas totalidades. Algumas pessoas já concluíram o Ensino Fundamental e Médio nesse programa.
O número de analfabetos absolutos no município é bem elevado. Neste ano, com muita dificuldade conseguimos implantar uma turma de alfabetização através do programa ALFA, em parceria com o SENAR/RS, pois a requisição por esse tipo de programa é alta, porém no momento de frequentar as aulas, as pessoas não comparecem, o que dificulta a implementação e permanência dos programas.


6.1 Necessidades Levantadas

·         Conscientização da população da importância da alfabetização
·         Estimular a matrícula e a permanência na escola nas classes de alfabetização e nos programas de Educação de Jovens e Adultos
·         Incentivar a implantação da Educação de Jovens e Adultos no município
·         Fazer a adesão em programas de alfabetização de adultos como o ALFA e Brasil Alfabetizado




7. GESTÃO ESCOLAR

O processo de escolha de diretores nas escolas municipais de nosso município até então é por indicação do executivo. Nos últimos dois anos a gestão escolar tem sido ocupada por professoras que não tem habilitação adequada, sendo que até temos tido dificuldade de encontrar pessoas que queiram assumir este compromisso, por vários motivos, entre eles todas as dificuldades em trabalhar com a comunidade indígena no que tange a: legislação, professores não habilitados, serventes e merendeiras com baixa escolarização e desconhecedores da legislação educacional e por isso resistem em atender as normas em vigor, e as muitas dificuldades de relacionamento com esta comunidade que acha que o processo educativo pode ser feito de qualquer jeito e por qualquer pessoa sem habilitação adequada, apenas necessitam conhecer a cultura indígena e somos sabedores que só isso não basta para que a educação aconteça com qualidade.
Sendo assim, os professores estão ficando resistentes em assumir a gestão escolar, pois está se tornando um processo muito desgastante e os professores habilitados não se dispõe em assumir estes cargos.
Colocamos em cada escola uma Coordenadora Pedagógica 20h semanal para auxiliar a diretora nos trabalhos pedagógicos da escola.


7.1 Necessidades Levantadas

·         Conscientizar a comunidade escolar da importância do gestor escolar
·         Incentivar os professores a assumirem a gestão escolar
·         Incentivar que mais professores façam especialização em gestão escolar
·         Aumentar o valor do FG de diretor





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