segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Projeto Escolar: Viagem Pedagógica e Cultural a Capital do Estado do RS



Projeto Escolar: Viagem Pedagógica e Cultural a Capital do Estado do RS

Objetivo Geral:

O Projeto Viagem Pedagógica e Cultural tem como objetivo propiciar aos alunos conhecimento educacional através de visitas a pontos turísticos, bem como motivá-los com passeio e confraternização que envolva temas e processos históricos explorados nas disciplinas da série em que se encontram.

Objetivos Específicos:

·         Despertar a consciência crítica dos alunos, através de reflexão e atividades pedagógicas práticas, visando a integração dos educandos entre si, com os professores, funcionários e equipe diretiva.

·         Trabalhar os conteúdos de forma multidisciplinar e prática, a fim de adquirir maior qualidade educacional e pedagógica dos alunos.

·         Oportunizar aos alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, a oportunidade de conhecer a Capital do Estado, a fim de integrar conteúdos escolares e conhecimento prático.
·         Reconhecer a responsabilidade de todos no processo de preservação da natureza e manutenção de valores culturais;
·         Valorizar as riquezas do Patrimônio Histórico e Cultural;
·         Estímulo à observação, socialização das ideias e interação com todos os membros do grupo;
·         Desenvolver compreensão crítica da realidade através do passado, presente e futuro;
·         Desenvolver atividades de pesquisa de modo interdisciplinar e participativa;
·         Contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano: Aprendizagem, conhecimento e diversão.
Justificativa:

As viagens pedagógicas são tendências na educação. Muito além do que se aprende em uma aula, vivenciar aventuras e dividir espaços e vontades com os amigos é uma excelente forma de se desenvolver. O aluno pode assim, associar o que aprendeu a situações e cenários reais de forma espontânea e divertida.
As excursões pedagógicas ajudam na formação de pessoas mais cultas, felizes e conscientes para enfrentar o amanhã. A visita pedagógica monitorada tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado. De maneira geral contribuem para a socialização dos educandos e facilitam a aprendizagem.
Porém, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo educacional e não sejam consideradas apenas como um passeio para lazer. Para tanto, propomos uma série de locais e eventos que proporcionarão a nossos alunos vivenciar realidades e situações diversificadas.
A escola é um local imprescindível de se promover à consciência e estimular a mudança de comportamento a partir da conjugação das questões atuais com as questões socioculturais. As disciplinas são os recursos didáticos através dos quais os conhecimentos científicos de que a sociedade já dispõe são colocados ao alcance dos alunos. As aulas são os espaços ideais de trabalho com os conhecimentos dos alunos e onde se desencadeiam experiências e vivências formadoras de consciências mais vigorosas porque alimentadas no saber.
Sendo assim, devido à constatação da situação de carência em que se encontram os nossos educandos da Rede Municipal de Ensino do nosso município, sentimos a necessidade de desenvolver o referido projeto de viagem, de cunho pedagógico e cultural à Capital do Estado do Rio Grande do Sul, a fim de proporcionar aos educandos uma oportunidade de conhecer a cidade de Porto Alegre após terem estudado fatos históricos e demais conhecimentos relevantes sobre o nosso estado, tendo em vista que para muitos esta talvez seja a única oportunidade de fazê-lo.
No decorrer da viagem os alunos farão a visita ao Planetário, Palácio Piratini, Assembleia Legislativa, Teatro São Pedro, Igreja da Matriz, Praça da Matriz, Estádios Olímpico e Beira Rio, Aeroporto e por fim o Parque Zoológico, atingindo assim os objetivos do Projeto Político Pedagógico das Escolas Municipais do nosso município no que se refere a  promoção de viagens e excursões para propiciar a oportunidade de ampliar o conhecimento cientifico dos educandos de maneira prática, participativa e cidadã.
Para desenvolver todas as atividades acima descritas, permaneceremos na cidade de Porto Alegre o dia todo, e sendo assim, necessitaremos levar alimentos, bebidas e dinheiro para pagar as despesas com ingressos e para suprir as necessidades dos alunos que são extremamente carentes.

Motivadores:

·         Sugestão dos pais em reunião realizada nas escolas municipais;
·         Sugestão dos alunos em pesquisas realizadas nas escolas;
·         Atender metas do Projeto Político Pedagógico da Rede Municipal;
·         Sugestão dos professores municipais.


Recursos Financeiros:

         Recursos oriundos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Engenho Velho.


Recursos necessários:

·         Aquisição de alimentação para os alunos que participarão da viagem;
·         Aquisição do transporte para deslocar os alunos até Porto Alegre.
·         Aquisição de ingressos para entradas nos lugares programados.

População Alvo:
·      Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Cleiton Costa e Osvaldo Aranha.
·      Professores, funcionários e equipe diretiva das Escolas Cleiton Costa e Pãvãnh Há.

Avaliação:
         Será realizada através de auto avaliação dos alunos e professores, juntamente com o preenchimento de um formulário denominado “Diário de Bordo” onde os alunos deverão fazer um relatório pormenorizado da viagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário