segunda-feira, 2 de novembro de 2015

PROJETO: CONHECENDO AMETISTA DO SUL



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ENGENHO VELHO/RS
 
 
PROJETO: CONHECENDO AMETISTA DO SUL

 

OUTUBRO DE 2015.

1. TITULO DO PROJETO
CONHECENDO AMETISTA DO SUL - RS

2. ESCOLA DE APLICAÇÃO DO PROJETO

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa.

3. ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS

Língua Portuguesa
Matemática
Mundo Físico e Natural
História e Geografia
Ensino Religioso
Artes
Informática

4 .OBJETIVOS
           
Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos, a partir dos conhecimentos já obtidos em sala de aula, aprofundamento dos conteúdos envolvidos além de conhecer galerias subterrâneas com exploração de ametistas e ágatas.

Objetivos Específicos:
·         Conhecer características peculiares da região de mineração, pontos turísticos, atividades econômicas, proporcionando ao aluno momentos de reflexão, comparação, observações e demais descrições.
·         Propiciar ao aluno um momento de descontração e lazer, bem como enriquecer seu cabedal de conhecimento.
·         Proporcionar aos alunos o conhecimento desde a extração do minério até a matéria prima pronta;
·         Conhecer os tipos de solos e o relevo da região sul do Brasil, previamente estudados em sala de aula;
·         Conhecimento, integração e socialização entre os participantes.
·         Acompanhar o trabalho do garimpeiro com demonstração de detonação, perfuração, equipamentos de segurança e como são retiradas as pedras;
·         Visitar uma mina desativada e a exposição de pedras e formações rochosas;
·         Conhecer a Igreja São Gabriel revestida e decorada com pedras preciosas e geodos de vários tamanhos e formas;
·         Entender as etapas da fabricação do vinho com adegas montadas entre os nichos da galeria onde o vinho é envelhecido.

5. JUSTIFICATIVA:

Ametista do  Sul apresenta em suas entranhas, situação geológica diversa e desconhecida, inimaginável talvez, à maioria de nossos estudantes. Tendo em vista  estudos mais pro eficientes nas áreas científicas e geológicas,  ecoturismo, agregação de valores às atividades rurais, sentiu-se a necessidade de  organizar um roteiro de viagem de estudos, à alguma localidade que contemple vários dos aspectos destes conteúdos, sendo assim foi realizado esta viagem de estudo com o 6º ano do Ensino Fundamental, por estes assuntos estarem relacionados com os conteúdos programáticos nesta etapa escolar.
A viagem foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura com o objetivo de auxiliar nos conteúdos escolares. Por meio desses passeios os estudantes aprendem, entram em contato com outras culturas, integram e conhecem lugares diferentes.

6. METODOLOGIA
A viagem de estudos será realizada a partir de um roteiro programado antecipadamente, com leituras e pesquisas realizadas no laboratório de informática e relatos de pessoas que já conhecem o local. Visitaremos: A  Igreja, o  Parque Museu, Mina desativada, Mina em atividade, Vinícola e Lojas de Pedras, tudo isso será  acompanhada de  um guia turístico, onde os alunos irão observar, ouvir e analisar a visitação, bem como , será feito o registro através de fotos e filmagens dos locais visitados. Após a viagem os alunos, em sala de aula, produzirão textos, desenhos e aprofundamento teórico sobre a formação geológica, relevo, localização geográfica, minerais do RS, socialização dos trabalhos realizados e exposição de fotos.

7. CRONOGRAMA

            A viagem será  realizado no dia 05 de novembro de 2015, com saída as  7:45 minutos, em frente à Escola Municipal Cleiton Costa, com retorno previsto as 17h do mesmo dia.

8. POPULAÇÃO ALVO
·         Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Cleiton Costa e Osvaldo Aranha.
·         Professores da turma, funcionários e equipe diretiva da Escola Cleiton Costa.

9. RECURSOS FINANCEIROS

Recursos oriundos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Engenho Velho.
·         A despesa de transporte, via ônibus do transporte escolar;
·         Alimentação dos alunos e professores responsáveis;
·         Ingresso nos locais de visitação para os alunos e professores responsáveis;

10. AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados através da participação, produção textual, desenhos, relatos orais, será satisfatório se os objetivos relacionados no presente projeto forem alcançados.



ANEXOS:
ATIVIDADE 01
Site de pesquisa.

ATIVIDADE 02


RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES PARA A VIAGEM À AMETISTA DO SUL

Querido (a) Aluno (a) esteja alerta para essa ideia!
Estamos fazendo uma viagem de estudos para aprendermos coisas importantes e também para nos divertirmos.
Para que tudo transcorra normalmente é preciso seguir algumas normas, pois estamos representando a nossa Escola. Sabemos que a sua companhia é importante, que você é especial. Mostre isto através de seus atos como um (a) aluno (a) inteligente, educado(a), atencioso(a) e respeitoso(a). Para isso vamos seguir todos juntos algumas normas:
-Mantenha os lugares limpos (não jogue lixo no chão...);
-Ajude a conservar os ambientes;
-Não é permitido bebidas alcoólicas nem cigarros;
-Não mexa onde não é permitido;
-Fale baixo, isso é sinal de educação (falar alto é brega);
-Não coma na hora das visitas;
-Respeite seus colegas, professores, motoristas e as outras pessoas;
-Seja educado (a) nos locais que iremos lanchar.
*Não esqueça que você é um (a) estudante, portanto, uma pessoa muito educada!
É muito importante o seu comportamento e disciplina.
Contamos com você nessa ideia brilhante e como consequência uma viagem inesquecível!
Fique tranquilo(a), a ideia é conservar a tua autoimagem, pois o ônibus tem uma boa infraestrutura que possibilitará que a nossa hipófise ordene a tireoide e a paratireoide para funcionar corretamente e melhore a nossa autoestima.



ATIVIDADE 03

QUESTÕES QUE NORTEIAM O PASSEIO PARA AMETISTA DO SUL

1)Faça um relato da viagem realizada usando fotos para descrever os ambientes visitados em  Ametista do Sul.
2) Em que região do RS está localizada?
3) Desenhe (ou faça xérox) do mapa do Rio Grande do Sul e localize a cidade de Ametista do Sul e assinale o trajeto percorrido desde Independência e todos os locais que passamos evidenciando as visitas.
4) A quantos metros de altitude de encontram as jazidas de Ametista do Sul? O que significa essa altitude?
5) Qual a principal base econômica do Município?
6) Por que  a cidade recebe este nome?
7) Quantas pessoas trabalham em garimpos no m município de Ametista e na região?
8) Quando o Município começou a ser colonizado? E quando começo a extração de pedras preciosas?
9) Em média, quantos garimpos Ametista do Sul tem?
10) O que são geodos?
10)Anote os tipos de pedras que você observou e as respectivas cores..
11)Que tipos de objetos são confeccionados com as pedras extraídas de Ametista do Sul?
12)As pedras preciosas de Ametista do Sul e região são exportadas para que países?
13) Quais os cuidados que  os garimpeiros devem observar?
14)Como é trabalha a questão ambiental nos garimpos.
15) Relato em forma do seminário e fotos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário