SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ENGENHO VELHO/RS
PROJETO: CONHECENDO AMETISTA DO SUL
OUTUBRO DE 2015.
1. TITULO DO PROJETO
CONHECENDO AMETISTA DO
SUL - RS
2. ESCOLA
DE APLICAÇÃO DO PROJETO
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino
Fundamental Cleiton Costa.
3. ÁREAS
DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
Língua Portuguesa
Matemática
Mundo Físico e Natural
História e Geografia
Ensino Religioso
Artes
Informática
4 .OBJETIVOS
Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos, a partir dos conhecimentos
já obtidos em sala de aula, aprofundamento dos conteúdos envolvidos além de conhecer
galerias subterrâneas com exploração de ametistas e ágatas.
Objetivos Específicos:
·
Conhecer
características peculiares da região de mineração, pontos turísticos,
atividades econômicas, proporcionando ao aluno momentos de reflexão,
comparação, observações e demais descrições.
·
Propiciar
ao aluno um momento de descontração e lazer, bem como enriquecer seu
cabedal de conhecimento.
·
Proporcionar
aos alunos o conhecimento desde a extração do minério até a matéria prima
pronta;
·
Conhecer
os tipos de solos e o relevo da região sul do Brasil, previamente estudados em
sala de aula;
·
Conhecimento,
integração e socialização entre os participantes.
·
Acompanhar
o trabalho do garimpeiro com demonstração de detonação, perfuração,
equipamentos de segurança e como são retiradas as pedras;
·
Visitar
uma mina desativada e a exposição de pedras e formações rochosas;
·
Conhecer
a Igreja São Gabriel revestida e decorada com pedras preciosas e geodos de
vários tamanhos e formas;
·
Entender
as etapas da fabricação do vinho com adegas montadas entre os nichos da galeria
onde o vinho é envelhecido.
5.
JUSTIFICATIVA:
Ametista do Sul apresenta em suas entranhas,
situação geológica diversa e desconhecida, inimaginável talvez, à maioria de
nossos estudantes. Tendo em vista estudos mais pro eficientes nas áreas
científicas e geológicas, ecoturismo, agregação de valores às atividades
rurais, sentiu-se a necessidade de organizar um roteiro de viagem de
estudos, à alguma localidade que contemple vários dos aspectos destes conteúdos,
sendo assim foi realizado esta viagem de estudo com o 6º ano do Ensino
Fundamental, por estes assuntos estarem relacionados com os conteúdos
programáticos nesta etapa escolar.
A viagem foi organizada pela
Secretaria Municipal de Educação e Cultura com o objetivo de auxiliar nos
conteúdos escolares. Por meio desses passeios os estudantes aprendem, entram em
contato com outras culturas, integram e conhecem lugares diferentes.
6. METODOLOGIA
A viagem de estudos será realizada a partir de um
roteiro programado antecipadamente, com leituras e pesquisas realizadas no
laboratório de informática e relatos de pessoas que já conhecem o local. Visitaremos:
A Igreja, o Parque Museu, Mina desativada, Mina em atividade,
Vinícola e Lojas de Pedras, tudo isso será acompanhada de um guia
turístico, onde os alunos irão observar, ouvir e analisar a visitação, bem como
, será feito o registro através de fotos e filmagens dos locais visitados. Após
a viagem os alunos, em sala de aula, produzirão textos, desenhos e
aprofundamento teórico sobre a formação geológica, relevo, localização
geográfica, minerais do RS, socialização dos trabalhos realizados e exposição
de fotos.
7. CRONOGRAMA
A viagem será realizado no dia 05 de novembro
de 2015, com saída as 7:45 minutos, em frente à Escola Municipal
Cleiton Costa, com retorno previsto as 17h do mesmo dia.
8. POPULAÇÃO ALVO
·
Alunos do
6º Ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Cleiton Costa e Osvaldo
Aranha.
·
Professores
da turma, funcionários e equipe diretiva da Escola Cleiton Costa.
9. RECURSOS FINANCEIROS
Recursos oriundos da Secretaria Municipal de
Educação e Cultura de Engenho Velho.
·
A despesa
de transporte, via ônibus do transporte escolar;
·
Alimentação
dos alunos e professores responsáveis;
·
Ingresso
nos locais de visitação para os alunos e professores responsáveis;
10. AVALIAÇÃO
Os alunos
serão avaliados através da participação, produção textual, desenhos, relatos
orais, será satisfatório se os objetivos relacionados no presente projeto forem
alcançados.
ANEXOS:
ATIVIDADE
01
Site de
pesquisa.
ATIVIDADE
02
RECOMENDAÇÕES
IMPORTANTES PARA A VIAGEM À AMETISTA DO SUL
Querido (a) Aluno (a) esteja alerta para essa ideia!
Estamos fazendo uma viagem de estudos para
aprendermos coisas importantes e também para nos divertirmos.
Para que tudo transcorra normalmente é preciso
seguir algumas normas, pois estamos representando a nossa Escola. Sabemos que a
sua companhia é importante, que você é especial. Mostre isto através de seus
atos como um (a) aluno (a) inteligente, educado(a), atencioso(a)
e respeitoso(a). Para isso vamos seguir todos juntos algumas normas:
-Mantenha os lugares limpos (não jogue lixo no
chão...);
-Ajude a conservar os ambientes;
-Não é permitido bebidas alcoólicas nem cigarros;
-Não mexa onde não é permitido;
-Fale baixo, isso é sinal de educação (falar alto é
brega);
-Não coma na hora das visitas;
-Respeite seus colegas, professores, motoristas e
as outras pessoas;
-Seja educado (a) nos locais que iremos lanchar.
*Não esqueça que você é um (a) estudante, portanto,
uma pessoa muito educada!
É muito importante o seu comportamento e
disciplina.
Contamos com você nessa ideia brilhante e
como consequência uma viagem inesquecível!
Fique tranquilo(a), a ideia é
conservar a tua autoimagem, pois o ônibus tem uma boa infraestrutura
que possibilitará que a nossa hipófise ordene a tireoide e a paratireoide
para funcionar corretamente e melhore a nossa autoestima.
ATIVIDADE
03
QUESTÕES QUE NORTEIAM O PASSEIO PARA AMETISTA DO
SUL
1)Faça um relato da viagem realizada usando fotos
para descrever os ambientes visitados em Ametista do Sul.
2) Em que região do RS está localizada?
3) Desenhe (ou faça xérox) do mapa do Rio Grande do
Sul e localize a cidade de Ametista do Sul e assinale o trajeto percorrido
desde Independência e todos os locais que passamos evidenciando as visitas.
4) A quantos metros de altitude de encontram as
jazidas de Ametista do Sul? O que significa essa altitude?
5) Qual a principal base econômica do Município?
6) Por que a cidade recebe este nome?
7) Quantas pessoas trabalham em garimpos no m
município de Ametista e na região?
8) Quando o Município começou a ser colonizado? E
quando começo a extração de pedras preciosas?
9) Em média, quantos garimpos Ametista do Sul tem?
10) O que são geodos?
10)Anote os tipos de pedras que você observou e as
respectivas cores..
11)Que tipos de objetos são confeccionados com as
pedras extraídas de Ametista do Sul?
12)As pedras preciosas de Ametista do Sul e região
são exportadas para que países?
13) Quais os cuidados que os garimpeiros
devem observar?
14)Como é trabalha a questão ambiental nos
garimpos.
15) Relato em forma do seminário e fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário