segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Planejmaneto 3º caderno - CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO E DA DIVERSIDADE: AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO



MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

ROTEIRO DE PLANEJAMENTO
Professor(a) Orientador(a): Leidinara Bonavigo Santin
Coordenador(a)  local: Sandra Osmarin Martinelli
Município: Engenho Velho
GT nº:17     Flávia Melice Vergani                  

1º Encontro

Etapa de Formação que corresponde a este planejamento: Caderno 03: A Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização.

CADERNO DE FORMAÇÃO: Data: 16 /11/2015

Carga Horária Total: 4 horas
______________________________________________________________________
Manhã/ Tarde

Atividades desenvolvidas:

v  Dinâmica Música: O dia do bem.
v  Leitura para deleite: O colecionador de pedras.
v  Retomada dos encontros anteriores.
v  Conceituar interdisciplinaridade através de debate com o grupo e confecção de painel.
v  Leitura de slides: A interdisciplinaridade em projetos e sequências didáticas.
v  Exibição do vídeo “Interdisciplinaridade e transversalidade na Educação”.Disponível em: <http://www.eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=710>,
v  Exibição do vídeo com o objetivo de registrar as principais discussões relacionadas ao ensino em uma perspectiva interdisciplinar e planejar sugestões de atividades com temas transversais e de forma interdisciplinar no Ciclo de Alfabetização.
v  Discussão no grande grupo dos aspectos registrados durante a exibição do vídeo.
v  TEXTO 1: A interdisciplinaridade no ciclo da Alfabetização – Adelma Barros-Mendes, Rosivaldo Gomes, Josenir Sousa da Silva.



Atividades:
Em grupos, ler, analisar e discutir os relatos dos professores, no decorrer do texto 1.
Grupos:
1: páginas: 10, 11
2: páginas: 12, 13
3: páginas: 14, 15, 16, 17
4: páginas: 17, 18, 19, 20
A análise de cada relato deverá considerar:

1.    Os planejamentos descritos são práticas interdisciplinares? Justifique a resposta.
2.    Quais os aspectos das práticas descritas o grupo considera como importantes?
3.    Quais aspectos das práticas descritas consideram problemáticos?
4.    Quais sugestões dariam as professoras dos relatos?
5.    Qual a sua opinião sobre a forma como a leitura aparece no planejamento das professoras?

v  Vídeo para sintetizar o texto: Inter, Pluri, Multi e Transdisciplinar.

v  TEXTO 2: Currículo e Interdisciplinaridade: a construção de conhecimento de forma integrada– Haudrey Fernanda Bronner Foltran Cordeiro, Magaly Quintana Pouzo Minatel, Ramolise do Rocio Pieruccini, Valéria Mattos Kasim

v  Atividades desenvolvidas:
v  Slides: Currículo e Interdisciplinaridade.
v  Assistir aos vídeos e registrar os aspectos relevantes:
v  Vídeo - Ambiente formativo no Ciclo de Alfabetização.
v  Vídeo - Currículo Escolar - Salto para o Futuro
v  Problematização - individual:
v  Como provocar/planejar de forma eficaz e pertinente a construção de conhecimento de forma integrada - relacionando com as atividades estudadas?

v  TEXTO 3: O tempo escolar em propostas interdisciplinares de ensino: a leitura como elo integrador do ensino – Rielda Karyna de Albuquerque, Telma Ferraz Leal, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa.
v  Trabalho em grupos:

Grupo 1: Sublinhe as ideias principais do texto 3 : O tempo escolar em propostas interdisciplinares de ensino: a leitura como elo integrador do ensino – Rielda Karyna de Albuquerque, Telma Ferraz Leal, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa - e apresente ao grande grupo.
Páginas: 34 a 45

Grupo 2: Faça um resumo do texto 3: O tempo escolar em propostas interdisciplinares de ensino: a leitura como elo integrador do ensino – Rielda Karyna de Albuquerque, Telma Ferraz Leal, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa - e apresente ao grande grupo.
Páginas: 34 a 45

Grupo 3: Registre as ideias centrais do texto 3: O tempo escolar em propostas interdisciplinares de ensino: a leitura como elo integrador do ensino – Rielda Karyna de Albuquerque, Telma Ferraz Leal, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa - em forma de esquema ou mapa conceitual e apresente ao grupo.
Páginas: 34 a 45

Grupo 4: Faça perguntas (respondendo-as) a respeito do texto 3:  O tempo escolar em propostas interdisciplinares de ensino: a leitura como elo integrador do ensino – Rielda Karyna de Albuquerque, Telma Ferraz Leal, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa - e apresente ao grande grupo.
Páginas: 34 a 45

FECHAMENTO:

I Sequência didática: Era uma vez um gato ... - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=2RqfEJY9c78

II Sequência didática: Amarelinha, Xuxa - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=K53gORbUdWs

III Sequência didática: O pato pateta de Vinícius ... - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=YEY4bsnTdJ0

sequência didática como ferramenta para as ... - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=ma1lA7it4d0

Conjunto de quatro sequências didáticas + o ... - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=ytodWSpQnkQ
v  Reflexão sobre o conteúdo dos vídeos.




Recursos:

  • Cadernos do Pacto;
  • Multimídia;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • livros de literatura infantil.
  • Papel pardo.


Bibliografia:

  • Caderno 03 do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
  • Vídeos da internet.















MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

ROTEIRO DE PLANEJAMENTO
Professor(a) Orientador(a): Leidinara Bonavigo Santin
Coordenador(a)  local: Sandra Osmarin Martinelli
Município: Engenho Velho
GT nº:17     Flávia Melice Vergani                  

1º Encontro

Etapa de Formação que corresponde a este planejamento: Caderno 03: A Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização.

CADERNO DE FORMAÇÃO: Data: 18 /11/2015

Carga Horária Total: 4 horas
______________________________________________________________________
Manhã/ Tarde

Atividades desenvolvidas:


v  Leitura para deleite: Bruna e a Galinha d’Angola. Autor(a): Gercilga Marques Saraiva de Almeida.
v  Retomada do encontro anterior.
v  Atividades desenvolvidas:
Autor(a): Gercilga Marques Saraiva de Almeida
Imagens: Valéria Saraiva
O livro Bruna e a galinha d’Angola conta a história de Bruna, uma garota que ganha da avó uma galinha d’Angola. O presente vira uma oportunidade para ela conhecer as histórias sobre a África, terra de sua família, sobre a criação do mundo e sobre sua vinda para a aldeia onde moram. À medida que Bruna vai fazendo novas amizades, toda a sua aldeia vai tomando conhecimento das histórias de sua avó. Assim, a obra cria uma boa oportunidade para que o professor explore, com os alunos, suas próprias histórias e crenças, estimulando o respeito à diferença. (BRASIL, 2012, p. 103)

O livro valoriza a cultura africana, de modo a promover a reflexão sobre a diversidade de sujeitos, contribuindo para o combate a estereótipos e preconceitos. Também estimula o sentimento de pertencimento étnico. Os conhecimentos sobre a África também estão presentes na obra.
A leitura teve como finalidade agregar conhecimentos para o planejamento da culminância do projeto didático, que foi, conforme explicitado anteriormente, a participação da turma em uma Feira de Conhecimento, com a exposição de uma coletânea de recontos escritos de lendas e contos africanos.
A finalidade de leitura mais instrumental, que consiste na busca de informações para a organização da exposição sobre o tema, foi central na atividade. No entanto, reconhecer isso não implica minimizar o poder da leitura pela própria leitura, como forma de deleite e constituição de subjetividades, pois a obra selecionada suscita emoções e constrói identidades sociais. Além disso, o autor aborda o tema de forma lúdica, inserindo canções e imagens, o que atrai as crianças para a leitura, podendo criar o desejo pela busca de novos textos.
A obra também valoriza a produção artística de uma técnica africana: panô. Os alunos realizaram a atividade em pequenos grupos, de modo que cada grupo confeccionou um panô, relacionando com a história presente no livro. O trecho da aula, a seguir, ilustra como a docente explorou a obra durante a leitura.

v  Vídeo: A cor da Cultura.

TEXTO 4: A interdisciplinaridade na sala de aula: reflexões sobre as intencionalidades docentes a partir do olhar das professoras e das crianças – Juliana de Melo Lima, Telma Ferraz Leal, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa

Em grupos:
v  Ler o texto 4: páginas: 46 à 63 e discutir em pequenos grupos o que fica: registrar no quadro as considerações dos grupos.
v  Construção do Panô – o  grupo deverá expressar  a trajetória dos professores, na sua formação e, especialmente, no PNAIC.- Exposição, por meio de Varal.

v  TEXTO 5: Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização: o Trabalho com Sequência didática – Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa

v  Vídeo: Leitura e sequência didática como ferramenta para as aulas

v  TEXTO 6: Projeto didático e Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização – Rosimeire Aparecida Moreira Peraro Ferreira, Telma Ferraz Leal


v  Slides: A interdisciplinaridade em Projetos e Sequências Didáticas
Em duplas: planejar uma sequência didática com atividades que contemplem os direitos de aprendizagem e que integrem dois componentes curriculares, utilizando um livro do acervo de obras complementares. Socializar.
v  Fazer avaliação do PNAIC 2015 oralmente.




Recursos:

  • Cadernos do Pacto;
  • Multimídia;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Livros de literatura infantil.
  • Papel pardo.


Bibliografia:

  • Caderno 03 do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
  • Vídeos da internet.




Nenhum comentário:

Postar um comentário