MINISTÉRIO
DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SANTA MARIA
PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ROTEIRO
DE PLANEJAMENTO
Professor(a) Orientador(a): Leidinara Bonavigo
Santin
Coordenador(a)
local: Sandra Osmarin Martinelli
Município: Engenho Velho
GT nº:17 Flávia
Melice Vergani
|
1º Encontro
Etapa de Formação que corresponde a este
planejamento: Caderno 03: A
Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização.
CADERNO DE FORMAÇÃO: Data: 16
/11/2015
Carga
Horária Total: 4 horas
______________________________________________________________________
Manhã/ Tarde
Atividades desenvolvidas:
v Dinâmica Música: O dia do bem.
v Leitura para deleite: O colecionador de pedras.
v Retomada dos encontros anteriores.
v Conceituar interdisciplinaridade através de debate com o grupo e
confecção de painel.
v Leitura de slides: A interdisciplinaridade em projetos e sequências
didáticas.
v Exibição do
vídeo “Interdisciplinaridade e transversalidade na Educação”.Disponível em: <http://www.eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=710>,
v Exibição
do vídeo com o objetivo de registrar as principais discussões relacionadas ao
ensino em uma perspectiva interdisciplinar e planejar sugestões de atividades
com temas transversais e de forma interdisciplinar no Ciclo de Alfabetização.
v Discussão
no grande grupo dos aspectos registrados durante a exibição do vídeo.
v
TEXTO 1:
A interdisciplinaridade no ciclo da Alfabetização – Adelma Barros-Mendes, Rosivaldo Gomes,
Josenir Sousa da Silva.
Atividades:
Em
grupos, ler, analisar e discutir os relatos dos professores, no decorrer do
texto 1.
Grupos:
1:
páginas: 10, 11
2:
páginas: 12, 13
3:
páginas: 14, 15, 16, 17
4:
páginas: 17, 18, 19, 20
A
análise de cada relato deverá considerar:
1.
Os
planejamentos descritos são práticas interdisciplinares? Justifique a
resposta.
2.
Quais
os aspectos das práticas descritas o grupo considera como importantes?
3.
Quais
aspectos das práticas descritas consideram problemáticos?
4.
Quais
sugestões dariam as professoras dos relatos?
5.
Qual
a sua opinião sobre a forma como a leitura aparece no planejamento das
professoras?
v Vídeo para
sintetizar o texto: Inter, Pluri, Multi e Transdisciplinar.
v TEXTO 2: Currículo e
Interdisciplinaridade: a construção de conhecimento de forma integrada– Haudrey Fernanda Bronner Foltran
Cordeiro, Magaly Quintana Pouzo Minatel, Ramolise do Rocio Pieruccini,
Valéria Mattos Kasim
v Atividades desenvolvidas:
v Slides: Currículo e Interdisciplinaridade.
v Assistir aos vídeos e registrar os aspectos
relevantes:
v Vídeo - Ambiente formativo no
Ciclo de Alfabetização.
v Vídeo - Currículo Escolar -
Salto para o Futuro
v Problematização - individual:
v Como provocar/planejar
de forma eficaz e pertinente a construção de conhecimento de forma
integrada - relacionando com as atividades estudadas?
v TEXTO 3: O tempo escolar em propostas
interdisciplinares de ensino: a leitura como elo integrador do ensino – Rielda Karyna de Albuquerque, Telma
Ferraz Leal, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa.
v Trabalho em grupos:
Grupo
1: Sublinhe as ideias principais do texto 3 : O tempo escolar em propostas interdisciplinares de
ensino: a leitura como elo integrador do ensino – Rielda Karyna de
Albuquerque, Telma Ferraz Leal, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa - e
apresente ao grande grupo.
Páginas:
34 a 45
Grupo
2: Faça um resumo do texto 3: O
tempo escolar em propostas interdisciplinares de ensino: a leitura como elo
integrador do ensino – Rielda Karyna de Albuquerque, Telma Ferraz Leal, Ana
Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa - e apresente ao grande grupo.
Páginas:
34 a 45
Grupo
3: Registre as ideias centrais do texto 3: O
tempo escolar em propostas interdisciplinares de ensino: a leitura como elo
integrador do ensino – Rielda Karyna de Albuquerque, Telma Ferraz Leal, Ana
Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa - em forma de esquema ou mapa
conceitual e apresente ao grupo.
Páginas:
34 a 45
Grupo
4: Faça perguntas (respondendo-as) a respeito do texto 3: O
tempo escolar em propostas interdisciplinares de ensino: a leitura como elo
integrador do ensino – Rielda Karyna de Albuquerque, Telma Ferraz Leal, Ana
Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa - e apresente ao grande grupo.
Páginas:
34 a 45
FECHAMENTO:
I Sequência didática: Era uma vez um gato ... - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=2RqfEJY9c78
II Sequência didática: Amarelinha, Xuxa - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=K53gORbUdWs
III Sequência didática: O pato pateta de Vinícius ... - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=YEY4bsnTdJ0
sequência didática como ferramenta para as ... - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=ma1lA7it4d0
Conjunto de quatro sequências didáticas + o ... - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=ytodWSpQnkQ
v Reflexão sobre o conteúdo dos
vídeos.
Recursos:
Bibliografia:
|
MINISTÉRIO
DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SANTA MARIA
PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ROTEIRO
DE PLANEJAMENTO
Professor(a) Orientador(a): Leidinara Bonavigo
Santin
Coordenador(a)
local: Sandra Osmarin Martinelli
Município: Engenho Velho
GT nº:17 Flávia
Melice Vergani
|
1º Encontro
Etapa de Formação que corresponde a este
planejamento: Caderno 03: A
Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização.
CADERNO DE FORMAÇÃO: Data: 18
/11/2015
Carga
Horária Total: 4 horas
______________________________________________________________________
Manhã/ Tarde
Atividades desenvolvidas:
v Leitura para deleite: Bruna e a Galinha d’Angola.
Autor(a): Gercilga Marques Saraiva de
Almeida.
v Retomada do encontro anterior.
v Atividades desenvolvidas:
Autor(a): Gercilga Marques Saraiva de
Almeida
Imagens: Valéria Saraiva
O
livro Bruna e a galinha d’Angola conta
a história de Bruna, uma garota que ganha da avó uma galinha d’Angola. O
presente vira uma oportunidade para ela conhecer as histórias sobre a África,
terra de sua família, sobre a criação do mundo e sobre sua vinda para a
aldeia onde moram. À medida que Bruna vai fazendo novas amizades, toda a sua
aldeia vai tomando conhecimento das histórias de sua avó. Assim, a obra cria
uma boa oportunidade para que o professor explore, com os alunos, suas
próprias histórias e crenças, estimulando o respeito à diferença. (BRASIL,
2012, p. 103)
O
livro valoriza a cultura africana, de modo a promover a reflexão sobre a
diversidade de sujeitos, contribuindo para o combate a estereótipos e
preconceitos. Também estimula o sentimento de pertencimento étnico. Os
conhecimentos sobre a África também estão presentes na obra.
A
leitura teve como finalidade agregar conhecimentos para o planejamento da
culminância do projeto didático, que foi, conforme explicitado anteriormente,
a participação da turma em uma Feira de Conhecimento, com a exposição de uma
coletânea de recontos escritos de lendas e contos africanos.
A
finalidade de leitura mais instrumental, que consiste na busca de informações
para a organização da exposição sobre o tema, foi central na atividade. No
entanto, reconhecer isso não implica minimizar o poder da leitura pela
própria leitura, como forma de deleite e constituição de subjetividades, pois
a obra selecionada suscita emoções e constrói identidades sociais. Além
disso, o autor aborda o tema de forma lúdica, inserindo canções e imagens, o
que atrai as crianças para a leitura, podendo criar o desejo pela busca de
novos textos.
A
obra também valoriza a produção artística de uma técnica africana: panô. Os
alunos realizaram a atividade em pequenos grupos, de modo que cada grupo
confeccionou um panô, relacionando com a história presente no livro. O trecho
da aula, a seguir, ilustra como a docente explorou a obra durante a leitura.
v Vídeo: A cor da Cultura.
TEXTO
4: A interdisciplinaridade na sala de aula: reflexões sobre as
intencionalidades docentes a partir do olhar das professoras e das crianças –
Juliana de Melo Lima, Telma Ferraz Leal, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves
Pessoa
Em
grupos:
v Ler o texto 4:
páginas: 46 à 63 e discutir em pequenos grupos o que fica: registrar no
quadro as considerações dos grupos.
v Construção
do Panô – o grupo deverá
expressar a trajetória dos
professores, na sua formação e, especialmente, no PNAIC.- Exposição, por meio
de Varal.
v TEXTO 5:
Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização: o Trabalho com Sequência
didática – Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
v Vídeo:
Leitura e sequência didática como ferramenta para as aulas
v TEXTO 6:
Projeto didático e Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização –
Rosimeire Aparecida Moreira Peraro Ferreira, Telma Ferraz Leal
v Slides:
A interdisciplinaridade em Projetos e Sequências Didáticas
Em duplas: planejar
uma sequência didática com atividades que contemplem os direitos de
aprendizagem e que integrem dois componentes curriculares, utilizando um
livro do acervo de obras complementares. Socializar.
v Fazer
avaliação do PNAIC 2015 oralmente.
Recursos:
Bibliografia:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário