sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Planejmaneto 1º caderno - CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO E DA DIVERSIDADE: AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.



MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

ROTEIRO DE PLANEJAMENTO
Professor(a) Orientador(a): Leidinara Bonavigo Santin
Coordenador(a)  local: Sandra Osmarin Martinelli
Município: Engenho Velho
GT nº:17                                        

1º Encontro
Etapa de Formação que corresponde a este planejamento:

CADERNO DE FORMAÇÃO: CADERNO DE APRESENTAÇÃO.
CADERNO 01: CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO E DA DIVERSIDADE: AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.

Data: 09/10/2015
Carga Horária Total: 4 horas
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Noite

Atividades desenvolvidas:

v  Dinâmica: Sacola de sonhos.
v  Música: Sonho meu.
v  Montar painel de sonhos e entregar sacola com um sonho comestível e debater sobre as nossas expectativas e sonhos.
v  Leitura sistematizada do texto do caderno de apresentação através de slides: Trajetória de implementação de uma política pública de formação continuada de professores alfabetizadores: o PNAIC.
v  Orientações gerais sobre o PNAIC 2015.
v  Questionar os professores alfabetizadores sobre o que entendem por currículo.
v  Debate sobre o entendimento de cada um sobre o tema “Currículo” e construção de painel com as respostas do grupo.
v  Leitura de fábula: Escola de animais - uma fábula para refletir.
v  Debate no grupo sobre a moral da fábula e em que ela se assemelha com a nossa realidade educacional.
v  Leitura de imagens: Um pouco de história em relação à educação, escola e currículo.
v  Em determinada imagem do vídeo que representa um comportamento de ensino mecânico, deixá-la na tela e assistir vídeo sobre a música: “The Yol” de Pink Floyd.
v  Reflexão sobre o conteúdo da música.
v  Discutir questões sobre:
v  Qual o papel do currículo escolar na sociedade que queremos?
v  Como a escola pode pensar nos modos de organização da aprendizagem, os conteúdos curriculares e a forma como são ministrados na perspectiva da inclusão e diversidade?
v  Quais os desafios para se propor um currículo inclusivo e multicultural?
v  Assistir vídeo: A construção do currículo.
v  Retomar a discussão anterior com base no vídeo e realizar uma breve contextualização sobre o currículo escolar.
v  Leitura do texto: Currículo, cotidiano escolar e conhecimentos em rede. Carlos Eduardo Ferraço.
v  Assistir slides vídeo: “Metáfora” para sintetizar o conteúdo do texto e realizar debate.
v  Encerramento com a música: “Abra suas asas para reflexão.


Recursos:
  • Cadernos do Pacto;
  • Multimídia;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Livros de literatura infantil.

Bibliografia:
  • Caderno 01 do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
  • Vídeos da internet.










MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

ROTEIRO DE PLANEJAMENTO
Professor(a) Orientador(a): Leidinara Bonavigo Santin
Coordenador(a)  local: Sandra Osmarin Martinelli
Município: Engenho Velho
GT nº:17                                        

2º Encontro

Etapa de Formação que corresponde a este planejamento:

CADERNO DE FORMAÇÃO: CADERNO DE APRESENTAÇÃO.
CADERNO 01: CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO E DA DIVERSIDADE: AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.

Data: 14/10/2015

Carga Horária Total: 4 horas
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Noite

Atividades desenvolvidas:

v  Leitura para deleite: A professora encantadora.

v  Mensagem: Deus escolhe o professor de cada criança.

v  Construção de cortina do conhecimento: organizar o grupo em círculo e lançar a pergunta: Que contribuição o Pacto trouxe para mim enquanto professor alfabetizador comprometido com a busca de uma educação inovadora e de qualidade?

v   Resumir a ideia em uma palavra e colar na cortina em forma de coração. Em seguida montar a cortina.

v  Vídeo - Rubem Alves - A Escola Ideal - o papel do professor
v  Vídeo - Rubem Alves - Escola da Ponte.
v  Leitura do texto: Ciclo de alfabetização e os direitos da aprendizagem. Carolina Figueiredo de Sá.
v  Dividir a turma em grupos: Cada grupo poderá discutir as seguintes questões:
v  Quais os principais desafios para a construção de um currículo escolar no Ciclo de Alfabetização que considere os direitos de aprendizagem das crianças nas diversas áreas do conhecimento?
v  Quais as possibilidades de se pensar sobre o que e como aprender na escola, refletindo acerca da importância de situar o conhecimento escolar no mundo contemporâneo e os processos envolvidos em seu ensino e aprendizagem?
v   Após a leitura do texto e o registro das ideias será realizado uma discussão no grande grupo comparando as ideias expostas por cada grupo e debatendo sobre os aspectos mais polêmicos.
v  Retomada oral dos direitos de aprendizagem dos cadernos de Linguagem e Matemática.
v  Exibição do vídeo: “Salto para o Futuro”, no Quadro Mosaico, para analisar o que os pesquisadores e professores apontam como desafios para a construção de um currículo escolar.
v  Assistir slides: Primeira semana na escola de vacas, após debater sobre a mensagem do texto.
Recursos:

  • Cadernos do Pacto;
  • Multimídia;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • livros de literatura infantil.


Bibliografia:

  • Caderno 01 do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
  • Vídeos da internet.





MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

ROTEIRO DE PLANEJAMENTO
Professor(a) Orientador(a): Leidinara Bonavigo Santin
Coordenador(a)  local: Sandra Osmarin Martinelli
Município: Engenho Velho
GT nº:17                                        

3º Encontro

Etapa de Formação que corresponde a este planejamento:

CADERNO DE FORMAÇÃO: CADERNO DE APRESENTAÇÃO.
CADERNO 01: CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO E DA DIVERSIDADE: AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.

Data: 16/10/2015

Carga Horária Total: 4 horas
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Noite

Atividades desenvolvidas:

v  Mensagem: A lição do bambu.
v  Montar vaso com bambu e mensagens. Após a leitura da mensagem entregar um bambu para cada professor e um papel em forma de folha para que cada um escreva ......
v  Vídeo: Breve história da Educação no Brasil.
v  Colocar a turma disposta em círculo e posteriormente passar um envelope com frases retiradas de diversos livros de Paulo Freire. Ao som de uma música cada um retira uma citação, lê para o grande grupo e comenta sobre a mesma.
v  Assistir vídeo: “Avaliação no Ciclo de Alfabetização”, para refletir sobre os sentidos da avaliação na escola.
v  Discutir questões:
v  Como a avaliação é trabalhada no cotidiano dessa escola?
v  Quais instrumentos são utilizados na avaliação?
v  Quais formas de registro são utilizadas para acompanhar o desenvolvimento dos estudantes?
v  Como a avaliação é pensada nas vozes do diretor, professores, pais e alunos?
v  Quais as contribuições dessa experiência para pensar sobre o papel da avaliação no Ciclo de Alfabetização e na construção de currículo organizado por direitos de aprendizagem?
v  Leitura do texto: Avaliação na alfabetização na perspectiva de um currículo inclusivo.
v  Refletir as seguintes questões:
v  Qual o papel de avaliação na escola?
v  Quais os sentidos do processo avaliativo no Ciclo de Avaliação?
v  Slide sobre avaliação.

Recursos:

  • Cadernos do Pacto;
  • Multimídia;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • livros de literatura infantil.


Bibliografia:

  • Caderno 01 do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
  • Vídeos da internet.










MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

ROTEIRO DE PLANEJAMENTO
Professor(a) Orientador(a): Leidinara Bonavigo Santin
Coordenador(a)  local: Sandra Osmarin Martinelli
Município: Engenho Velho
GT nº:17                                        

4º Encontro

Etapa de Formação que corresponde a este planejamento:

CADERNO DE FORMAÇÃO:CADERNO DE APRESENTAÇÃO.
CADERNO 01: CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO E DA DIVERSIDADE: AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.

Data: 19/10/2015

Carga Horária Total: 4 horas
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Noite

Atividades desenvolvidas:

v  Leitura para deleite: Um reino todo quadrado. Caio Riter
v  Assistir vídeo: Educação Inclusiva. Maurício de Souza
v  Leitura em pequenos grupos do texto: Educação Inclusiva e práticas pedagógicas no ciclo de alfabetização.
v  Assistir partes do filme: Somos todos diferentes.
v  Visualizar a própria imagem no espelho.
v  Debate sobre o respeito às diferenças.
v  Leitura de texto em pequenos grupos: Diversidade lingüística no Ciclo de Alfabetização.

Um dos fatores mais importantes para a correta compreensão das mensagens é o domínio das variantes linguísticas presentes no Brasil. Sabemos que toda língua possui variações linguísticas. Elas podem ser entendidas por meio de sua história no tempo (variação histórica) e no espaço (variação regional).

* Apresentar o Texto 01:
Tipos de assaltantes
•Assaltante nordestino: — Ei, bichim… Isso é um assalto… Arriba os braços e num se bula nem faça muganga… Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora! Perdão, meu Padim Ciço, mas é que eu to com uma fome da moléstia…
•Assaltante mineiro: — Ô sô, prestenção… Isso é um assarto, uai… Levanta os braço e fica quetim quesse trem na minha mão tá cheio de bala… Mió passá logo os trocado que eu num tô bão hoje. Vai andando, uai! Tá esperando o quê, uai?
•Assaltante gaúcho: — Ô, guri, ficas atento… Bah, isso é um assalto… Levantas os braços e te aquietas, tchê! Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa as pilas pra cá! E te manda a La cria, senão o quarenta e quatro fala.
•Assaltante carioca: — Seguinte, bicho… Tu te deu mal. Isso é um assalto. Passa a grana e levanto os braços, rapá… Não fica de bobeira que eu tiro bem pra… Vai andando e, se olhar pra trás, vira presunto…
•Assaltante baiano: — Ô, meu rei… (longa pausa) Isso é um assalto… (longa pausa) Levanta os braços, mas não se avexe não… (longa pausa) Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado… Vai passando a grana, bem devagarinho… (longa pausa) Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado… Não esquenta, meu irmãozinho! (longa pausa) Vou deixar teus documentos na encruzilhada…
•Assaltante paulista: — Orra, meu… Isso é um assalto, meu… Alevanta os braços, meu… Passa a grana logo, meu… Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta para comprar o ingresso do jogo do Corinthians, meu… Pô, se manda, meu…
(Autor desconhecido – Texto circulando na internet)
01) O que você percebeu no texto acima? Comente:
02) Transcreva de cada uma das cenas duas palavras ou expressões próprias do:
·      nordestino:
·      mineiro:
·      gaúcho:
·      carioca:
·      baiano:
·      paulista:
v  Assistir vídeo para trabalhar o tema diversidade lingüística: “Chico Bento em: na roça é diferente”.
v  Chico Bento no shopping.
v  Após o vídeo realizaremos as intervenções e debate relacionando com a nossa realidade dentro da cultura indígena.
v  Depois da exibição do vídeo, o professor deverá deixar os alunos falarem sobre o que sabem desse personagem. Com a discussão é muito provável que os discentes abordarão como característica do Chico seu falar caipira. É nesse momento que o professor mobilizará a turma para dizer que o tema da aula será "Variação linguística empregada por Chico Bento". Caso os alunos não citem a fala que marca o personagem, o professor pode conduzi-los a isso questionando:
·      "A fala de Chico é realizada da mesma maneira que a fala da Mônica?" 
Atividade 2:
v  O professor entregará para cada aluno as seguintes tirinhas xerocadas:

                           
v  As tirinhas acompanharão o seguinte questionário:
·      Como você caracterizaria o personagem Chico Bento do ponto de vista econômico?
·      E como o caracterizaria do ponto de vista regional/geográfico?
·      E do ponto de vista social?
·      Por que você pôde responder às questões anteriores? Em que se embasou para isso?
·      Existe, então, alguma correlação entre identidade cultural e variação linguística?
·      Agora, pense estritamente na linguagem utilizada pelo personagem. Você poderia somente por meio dela responder as questões 1, 2 e 3? Explique.
·      E essa maneira de conversar é típica da zona urbana ou rural? Como chegou a essa conclusão?
·      É tranquilo para as pessoas aceitarem a fala típica da zona urbana?
Dado um tempo para os alunos responderem as questões e depois de corrigi-las, o professor deverá problematizar com a sala a ideia de que:
NO BRASIL, CONSIDERANDO SUA EXTENSÃO FÍSICA, É POSSÍVEL PENSARMOS EM TODOS OS BRASILEIROS REALIZANDO A LÍNGUA DA MESMA MANEIRA?

Para isso, mostrar o vídeo como mote para a discussão:"Preconceito Linguístico"

Importante: a partir das ideias em discussão, é imprescindível deixar posto que o Brasil é composto por diversidade linguística e pluralidade cultural. Isso pode ser visto pelas falas das pessoas que apresentam diferentes:
1) posições sociais;
2) níveis de escolaridade;
3) ocupações de lugares geográficos;
4) processos de aquisição cultural;
5) idades;
6) sexo; dentre outros fatores.
Assim, a tese que se defenderá é a de que:

"A VARIAÇÃO É INERENTE À PRÓPRIA COMUNIDADE LINGUÍSTICA"(BORTONI, 2004, p. 25).

Atividade 3:
Partindo da ideia, então, de que a variação é própria da comunidade linguística, o professor pedirá à turma para responder à pergunta:
"Existe uma variedade melhor do que a outra? Como devemos tratar as variedades linguísticas: enquanto formas diferentes de realização da língua ou como correto e não correto?"
Mais uma vez, como mote, o professor exibirá aos alunos um vídeo: "Línguas do Brasil"
Produção de texto escrito e/ou ora:l
Depois do vídeo, o professor pedirá aos alunos para escolherem uma forma de apresentação à resposta da pergunta: "Existe uma variedade de língua melhor do que a outra?"
·      O professor deverá incentivar os alunos a:
·      1) escreverem textos argumentativos,
·      2) a produzirem relatos orais,
·      3) a criarem e encenarem uma pequena peça teatral cujo personagem principal seja o próprio Chico Bento,
·      4) a criarem uma história em quadrinhos dentre outras possibilidades de gêneros.
v  Passar os slides do texto: Diversidade Linguística no Ciclo de Alfabetização e promover debate.
v  Musica: Eu sou diferente de você!


Recursos:

  • Cadernos do Pacto;
  • Multimídia;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • livros de literatura infantil.


Bibliografia:

  • Caderno 01 do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
  • Vídeos da internet.





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