MINISTÉRIO
DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SANTA MARIA
PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ROTEIRO
DE PLANEJAMENTO
Professor(a) Orientador(a): Leidinara Bonavigo
Santin
Coordenador(a)
local: Sandra Osmarin Martinelli
Município: Engenho Velho
GT nº:17
|
1º Encontro
Etapa de Formação que corresponde a este
planejamento:
CADERNO DE FORMAÇÃO: CADERNO DE APRESENTAÇÃO.
CADERNO 01: CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA
INCLUSÃO E DA DIVERSIDADE: AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO
BÁSICA E O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.
Data: 09/10/2015
Carga
Horária Total: 4 horas
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Noite
Atividades desenvolvidas:
v Dinâmica: Sacola de
sonhos.
v Música: Sonho meu.
v Montar painel de sonhos
e entregar sacola com um sonho comestível e debater sobre as nossas
expectativas e sonhos.
v Leitura sistematizada
do texto do caderno de apresentação através de slides: Trajetória de implementação
de uma política pública de formação continuada de professores
alfabetizadores: o PNAIC.
v Orientações gerais
sobre o PNAIC 2015.
v Questionar os
professores alfabetizadores sobre o que entendem por currículo.
v Debate sobre o
entendimento de cada um sobre o tema “Currículo” e construção de painel com
as respostas do grupo.
v Leitura de fábula:
Escola de animais - uma fábula para refletir.
v Debate no grupo sobre a
moral da fábula e em que ela se assemelha com a nossa realidade educacional.
v Leitura de imagens: Um
pouco de história em relação à educação, escola e currículo.
v Em determinada imagem
do vídeo que representa um comportamento de ensino mecânico, deixá-la na tela
e assistir vídeo sobre a música: “The Yol” de Pink Floyd.
v Reflexão sobre o
conteúdo da música.
v Discutir questões
sobre:
v Qual o papel do
currículo escolar na sociedade que queremos?
v Como a escola pode
pensar nos modos de organização da aprendizagem, os conteúdos curriculares e
a forma como são ministrados na perspectiva da inclusão e diversidade?
v Quais os desafios para
se propor um currículo inclusivo e multicultural?
v Assistir vídeo: A
construção do currículo.
v Retomar a discussão
anterior com base no vídeo e realizar uma breve contextualização sobre o
currículo escolar.
v Leitura do texto: Currículo,
cotidiano escolar e conhecimentos em rede. Carlos Eduardo Ferraço.
v Assistir slides vídeo:
“Metáfora” para sintetizar o conteúdo do texto e realizar debate.
v Encerramento com a
música: “Abra suas asas para reflexão.
Recursos:
Bibliografia:
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MINISTÉRIO
DE EDUCAÇÃO
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PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ROTEIRO
DE PLANEJAMENTO
Professor(a) Orientador(a): Leidinara Bonavigo
Santin
Coordenador(a)
local: Sandra Osmarin Martinelli
Município: Engenho Velho
GT nº:17
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2º Encontro
Etapa de Formação que corresponde a este
planejamento:
CADERNO DE FORMAÇÃO: CADERNO DE APRESENTAÇÃO.
CADERNO 01: CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA
INCLUSÃO E DA DIVERSIDADE: AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO
BÁSICA E O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.
Data: 14/10/2015
Carga
Horária Total: 4 horas
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Noite
Atividades desenvolvidas:
v Leitura para deleite: A professora encantadora.v Mensagem: Deus escolhe o professor de cada criança.v Construção de cortina do conhecimento: organizar o grupo em círculo e lançar a pergunta: Que contribuição o Pacto trouxe para mim enquanto professor alfabetizador comprometido com a busca de uma educação inovadora e de qualidade?v Resumir a ideia em uma palavra e colar na cortina em forma de coração. Em seguida montar a cortina.
v Vídeo
- Rubem Alves - A Escola Ideal - o papel do professor
v Vídeo
- Rubem Alves - Escola da Ponte.
v Leitura
do texto: Ciclo de alfabetização e os direitos da aprendizagem. Carolina
Figueiredo de Sá.
v Dividir
a turma em grupos: Cada grupo poderá discutir as seguintes questões:
v Quais
os principais desafios para a construção de um currículo escolar no Ciclo de
Alfabetização que considere os direitos de aprendizagem das crianças nas
diversas áreas do conhecimento?
v Quais
as possibilidades de se pensar sobre o que e como aprender na escola,
refletindo acerca da importância de situar o conhecimento escolar no mundo
contemporâneo e os processos envolvidos em seu ensino e aprendizagem?
v Após a leitura do texto e o registro das ideias
será realizado uma discussão no grande grupo comparando as ideias expostas
por cada grupo e debatendo sobre os aspectos mais polêmicos.
v Retomada
oral dos direitos de aprendizagem dos cadernos de Linguagem e Matemática.
v Exibição
do vídeo: “Salto para o Futuro”, no Quadro Mosaico, para analisar o que os
pesquisadores e professores apontam como desafios para a construção de um
currículo escolar.
v Assistir
slides: Primeira semana na escola de vacas, após debater sobre a mensagem do
texto.
Recursos:
Bibliografia:
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local: Sandra Osmarin Martinelli
Município: Engenho Velho
GT nº:17
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3º Encontro
Etapa de Formação que corresponde a este
planejamento:
CADERNO DE FORMAÇÃO: CADERNO DE APRESENTAÇÃO.
CADERNO 01:
CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO E DA DIVERSIDADE: AS DIRETRIZES
CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.
Data: 16/10/2015
Carga
Horária Total: 4 horas
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Noite
Atividades desenvolvidas:
v Mensagem: A
lição do bambu.
v Montar vaso com
bambu e mensagens. Após a leitura da mensagem entregar um bambu para cada
professor e um papel em forma de folha para que cada um escreva ......
v Vídeo: Breve
história da Educação no Brasil.
v Colocar a turma
disposta em círculo e posteriormente passar um envelope com frases retiradas
de diversos livros de Paulo Freire. Ao som de uma música cada um retira uma
citação, lê para o grande grupo e comenta sobre a mesma.
v Assistir vídeo:
“Avaliação no Ciclo de Alfabetização”, para refletir sobre os sentidos da
avaliação na escola.
v Discutir
questões:
v Como a avaliação
é trabalhada no cotidiano dessa escola?
v Quais
instrumentos são utilizados na avaliação?
v Quais formas de
registro são utilizadas para acompanhar o desenvolvimento dos estudantes?
v Como a avaliação
é pensada nas vozes do diretor, professores, pais e alunos?
v Quais as
contribuições dessa experiência para pensar sobre o papel da avaliação no
Ciclo de Alfabetização e na construção de currículo organizado por direitos
de aprendizagem?
v Leitura do texto: Avaliação na alfabetização na perspectiva de um
currículo inclusivo.
v Refletir as seguintes questões:
v Qual o papel de
avaliação na escola?
v Quais os sentidos
do processo avaliativo no Ciclo de Avaliação?
v Slide sobre
avaliação.
Recursos:
Bibliografia:
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PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
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Professor(a) Orientador(a): Leidinara Bonavigo Santin
Coordenador(a)
local: Sandra Osmarin Martinelli
Município: Engenho Velho
GT nº:17
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4º Encontro
Etapa de
Formação que corresponde a este planejamento:
CADERNO DE FORMAÇÃO:CADERNO DE APRESENTAÇÃO.
CADERNO 01: CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA
INCLUSÃO E DA DIVERSIDADE: AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO
BÁSICA E O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.
Data: 19/10/2015
Carga
Horária Total: 4 horas
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Noite
Atividades desenvolvidas:
v Leitura para deleite: Um reino todo quadrado. Caio
Riter
v Assistir vídeo: Educação Inclusiva. Maurício de
Souza
v Leitura em pequenos grupos do texto: Educação
Inclusiva e práticas pedagógicas no ciclo de alfabetização.
v Assistir partes do filme: Somos todos diferentes.
v Visualizar a própria imagem no espelho.
v Debate sobre o respeito às diferenças.
v Leitura de texto em pequenos grupos: Diversidade
lingüística no Ciclo de Alfabetização.
Um dos fatores mais importantes para a correta
compreensão das mensagens é o domínio das variantes linguísticas presentes no
Brasil. Sabemos que toda língua possui variações linguísticas. Elas podem ser
entendidas por meio de sua história no tempo (variação histórica) e no espaço
(variação regional).
* Apresentar o Texto 01:
Tipos de assaltantes
•Assaltante nordestino: — Ei, bichim… Isso é um
assalto… Arriba os braços e num se bula nem faça muganga… Arrebola o dinheiro
no mato e não faça pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu
fato pra fora! Perdão, meu Padim Ciço, mas é que eu to com uma fome da
moléstia…
•Assaltante mineiro: — Ô sô, prestenção… Isso é
um assarto, uai… Levanta os braço e fica quetim quesse trem na minha mão tá
cheio de bala… Mió passá logo os trocado que eu num tô bão hoje. Vai andando,
uai! Tá esperando o quê, uai?
•Assaltante gaúcho: — Ô, guri, ficas atento… Bah,
isso é um assalto… Levantas os braços e te aquietas, tchê! Não tentes nada e
cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa as pilas pra cá! E
te manda a La cria, senão o quarenta e quatro fala.
•Assaltante carioca: — Seguinte, bicho… Tu te deu
mal. Isso é um assalto. Passa a grana e levanto os braços, rapá… Não fica de
bobeira que eu tiro bem pra… Vai andando e, se olhar pra trás, vira presunto…
•Assaltante baiano: — Ô, meu rei… (longa pausa)
Isso é um assalto… (longa pausa) Levanta os braços, mas não se avexe não…
(longa pausa) Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado… Vai
passando a grana, bem devagarinho… (longa pausa) Num repara se o berro está
sem bala, mas é pra não ficar muito pesado… Não esquenta, meu irmãozinho!
(longa pausa) Vou deixar teus documentos na encruzilhada…
•Assaltante paulista: — Orra, meu… Isso é um assalto, meu… Alevanta os braços, meu… Passa a grana logo, meu… Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta para comprar o ingresso do jogo do Corinthians, meu… Pô, se manda, meu…
(Autor desconhecido – Texto circulando na
internet)
01) O que você
percebeu no texto acima? Comente:
02) Transcreva de cada uma das cenas duas
palavras ou expressões próprias do:
·
nordestino:
·
mineiro:
·
gaúcho:
·
carioca:
·
baiano:
·
paulista:
v Assistir vídeo para trabalhar o tema diversidade
lingüística: “Chico Bento em: na roça é diferente”.
v Chico Bento no shopping.
v Após o vídeo realizaremos as intervenções e
debate relacionando com a nossa realidade dentro da cultura indígena.
v Depois da
exibição do vídeo, o professor deverá deixar os alunos falarem sobre o que sabem
desse personagem. Com a discussão é muito provável que os discentes abordarão
como característica do Chico seu falar caipira. É nesse momento que o
professor mobilizará a turma para dizer que o tema da aula será
"Variação linguística empregada por Chico Bento". Caso os alunos
não citem a fala que marca o personagem, o professor pode conduzi-los a isso
questionando:
·
"A fala
de Chico é realizada da mesma maneira que a fala da Mônica?"
Atividade 2:
v O professor
entregará para cada aluno as seguintes tirinhas xerocadas:
v As tirinhas
acompanharão o seguinte questionário:
·
Como você caracterizaria o personagem Chico Bento
do ponto de vista econômico?
·
E como o caracterizaria do ponto de vista
regional/geográfico?
·
E do ponto de vista social?
·
Por que você pôde responder às questões
anteriores? Em que se embasou para isso?
·
Existe, então, alguma correlação entre identidade
cultural e variação linguística?
·
Agora, pense estritamente na linguagem utilizada
pelo personagem. Você poderia somente por meio dela responder as questões 1,
2 e 3? Explique.
·
E essa maneira de conversar é típica da zona
urbana ou rural? Como chegou a essa conclusão?
·
É tranquilo para as pessoas aceitarem a fala
típica da zona urbana?
Dado um tempo para os alunos responderem as
questões e depois de corrigi-las, o professor deverá problematizar com a sala
a ideia de que:
Para isso,
mostrar o vídeo como mote para a discussão:"Preconceito
Linguístico"
Importante: a partir das ideias em discussão, é
imprescindível deixar posto que o Brasil é composto por diversidade
linguística e pluralidade cultural. Isso pode ser visto pelas falas das
pessoas que apresentam diferentes:
1) posições sociais;
2) níveis de escolaridade;
3) ocupações de lugares geográficos;
4) processos de aquisição cultural;
5) idades;
6) sexo; dentre outros fatores.
Assim, a tese que se defenderá é a de que:
Atividade 3:
Partindo da ideia, então, de que a variação é
própria da comunidade linguística, o professor pedirá à turma para responder
à pergunta:
"Existe uma variedade melhor do que a outra?
Como devemos tratar as variedades linguísticas: enquanto formas diferentes de
realização da língua ou como correto e não correto?"
Mais uma vez, como mote, o professor exibirá aos
alunos um vídeo: "Línguas do Brasil"
Produção de texto escrito e/ou ora:l
Depois do vídeo, o professor pedirá aos alunos
para escolherem uma forma de apresentação à resposta da pergunta: "Existe
uma variedade de língua melhor do que a outra?"
·
O professor deverá incentivar os alunos a:
·
1) escreverem textos argumentativos,
·
2) a produzirem relatos orais,
·
3) a criarem e encenarem uma pequena peça teatral
cujo personagem principal seja o próprio Chico Bento,
·
4) a criarem uma história em quadrinhos dentre
outras possibilidades de gêneros.
v
Passar os slides do texto: Diversidade Linguística no Ciclo de Alfabetização e
promover debate.
v
Musica: Eu sou
diferente de você!
Recursos:
Bibliografia:
|
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