sexta-feira, 24 de junho de 2016

Divulgação do Consurso de Redação sobre Educação Fiscal

PARABÉNS a todos os alunos dos 6° anos e 7°ano da Escola-Cleiton Costa que participaram do 1° Concurso sobre Cidadania Fiscal, promovido pelo Departamento de Indústria e Comércio e pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Diante de algumas redações muito boas a comissão julgadora definiu como vencedores:
1° lugar: Ana Caroline Pietrobelli que ganhou uma camiseta oficial do grêmio, seu time do coração;
2° lugar: Tainara Isaías que ganhou uma bola de futebol oficial;
lugar: Luiz Henrique Carpenedo que ganhou uma bola de futebol oficial.
PARABÉNS a todos os alunos e especialmente as professoras Viviane Feldns, Rosane Bedin e Pricila Carpenedo.


  















 


























CIDADANIA FISCAL


Pirataria é considerada um crime, mas a sonegação de impostos pode ter consequencias ainda piores, pois ela consiste no ato do não pagamento dos impostos, não garantindo um produto com boa eficácia e segurança, por isso os cidadãos deveriam ter a consciência de seus atos e abrir os olhos, já chega de serem enganados.
Ao pedirmos a nota fiscal, o logista recolhe impostos e uma porcentagem desse dinheiro volta para o povo para a construção de bens públicos, hospitais, postos de saúde, entre outros.
Ao pedirmos a nota fiscal também ajudamos o nosso Estado nas seguintes questões: enfrentamento da sonegação, aumento da eficiência na


administração tributária, incentivo as vendas pelo comércio formal, redução da concorrência desleal, participação em sorteio de prêmios em dinheiro, maior segurança em suas compras por optar por estabelecimentos regularizados, mais recursos a serem aplicados em projetos sociais, maior compreensão da função social do tributo, aumento da confiabilidade no documento fiscal, participação cidadã na construção de um estado comprometido com a prestação de serviço.

Ana Caroline Pietrobelli - (1º LUGAR - I CONCURSO DE REDAÇÃO COM O TEMA “CIDADANIA FISCAL” ENGENHO VELHO/RS)


Transparência fiscal

Todos os cidadãos devem adquirir produtos de maneira legal, comprando em lojas que emitem nota fiscal caso contrário geram um círculo vicioso, que pelos produtos serem mais baratos e não existir nenhum recolhimento de impostos, deixa rombos nos cofres do governo que ficam defasados. Atualmente o Brasil é um dos países que mais tem pirataria no mundo. Esta prática gera uma situação de atitude que chamamos de sonegação fiscal com consequências muito prejudiciais às indústrias brasileiras causando uma defasagem de recursos financeiros nos cofres do governo, mas principalmente deixando a nossa indústria com opções bem reduzidas para fazer mais investimentos.
O ideal é que todas as pessoas exijam nota fiscal ao comprar coisas na loja ou mercado, é um direito do cidadão que paga impostos de receber de volta em forma de benefícios.
Os cidadãos também precisam acompanhar onde estão sendo aplicados os recursos de seu município por que é um direito que o cidadão tem, que eu chamo de transparência de recursos públicos.
Os governantes precisam repassar aos seus municípios os recursos dos impostos e nós cidadão devemos acompanhar e finalizar sua aplicação.

Tainara Isaías (2º LUGAR - I CONCURSO DE REDAÇÃO COM O TEMA “CIDADANIA FISCAL” ENGENHO VELHO/RS)


PIRATARIA E SONEGAÇÃO

A pirataria é ilegal, nós temos que punir as pessoas que fazem isso, a pirataria pode nos prejudicar tanto na saúde quanto na questão financeira, pois as vendas ilegais podem estar prejudicando os lucros do município.
A pirataria além de prejudicar nós consumidores, prejudica os vendedores que trabalham “duro” para fazer o produto com originalidade, para vendermos alguma coisa precisamos de uma autorização.
Os principais produtos pirateados são: roupas, móveis, remédios, utensílios domésticos, livros, CDS E DVDs, entre outros.
A sonegação de impostos é crime, nós temos que pedir nota fiscal em todos os lugares onde compramos algumas coisas, esses impostos voltam para nós em forma de serviços públicos, no nosso país, sonegar é fraude. A falsificação, alteração dos produtos, a sonegação provoca desemprego, tornando o nosso país frágil e sem poder concorrer no mercado internacional.
A pirataria e a sonegação vêm crescendo cada vez mais em nosso país e no mundo, isso é crime, precisamos ficar atentos cada vez ao que compramos e ao que consumimos.

Luis Henrique Carpenedo (3º LUGAR - I CONCURSO DE REDAÇÃO COM O TEMA “CIDADANIA FISCAL” ENGENHO VELHO/RS)


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário