17 de junho – 4ª feira | |
9h às 18h | Credenciamento dos participantes |
9h às 19h | Visita às salas de atendimento governamental: FNDE, Inep, Sase, SEB, Secadi, Capes e Ministério da Saúde |
9h às 19h | Visita aos estandes dos parceiros: Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Conviva Educação, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação SM, Fundação Telefônica, Instituto Alana, Instituto Natura, Uncme e Unicef |
9h às 19h | Visita aos estandes das empresas parceiras |
12h às 14h | Almoço |
14h às 19h | Credenciamento dos suplentes ao colégio eleitoral (delegados e membros do conselho nacional de representantes) |
14h às 21h | Salas temáticas Cada sala temática será realizada em períodos de 3 horas (das 14h às 17h e das 18h às 21h). Haverá um intervalo das 17h às 18h. Todos os participantes estão automaticamente inscritos no tema que tratará sobre a Avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação. Assim, ele é comum a todos os inscritos. As demais temáticas serão de livre escolha. O participante deverá optar pelo tema que lhe for mais atrativo. Antes do Fórum, serão informados o local e os horários das salas temáticas. Além disso, em cada etiqueta de identificação do crachá, também estarão indicadas as opções feitas na inscrição. Na entrada de cada sala, haverá um totem identificando os temas e os respectivos horários. As salas serão organizadas de forma que o participante não tenha que se deslocar de ambiente entre um tema e outro. As salas serão organizadas no formato “escolar” para dar maior conforto aos participantes. Para possibilitar o acesso ao ambiente Conviva Educação (www.convivaeducacao.org.br), haverá Internet disponível a todos os presentes nos debates sobre Avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação. Para qualificar ainda mais a sua participação e dirimir quaisquer dúvidas antes do Fórum, é importante acessar o ambiente Conviva, a área do Plano Municipal de Educação e a ferramenta do PME. Cada participante deverá portar seu computador pessoal que deverá ter a respectiva placa de rede wireless (wifi) em perfeito estado de uso e funcionamento. Para acesso à rede elétrica, é necessário levar também adaptador de tomada 3 pinos,padrão novo brasileiro. |
PME | Avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - Sase/ MEC De Olho nos Planos Conviva Educação |
Educação Infantil | Os desafios quanto à ampliação do acesso à creche, universalização da pré-escola e avaliação da educação infantil Ação Educativa Associação Brasileira de Magistrados, Promotores e Defensores Públicos da Infância e da Juventude - ABMP Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil - Mieib Secretaria de Educação Básica - SEB/ MEC Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep |
Ensino Fundamental | Os desafios para a universalização do acesso, com permanência e aprendizagem em tempo adequado no ensino fundamental Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – Ceale/ UFMG Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef Secretaria de Educação Básica - SEB/ MEC Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE |
Educação Inclusiva | Os desafios para garantir uma educação inclusiva a crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação Fórum Nacional de Educação Inclusiva Instituto Rodrigo Mendes Eugênia Fávero Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - Secadi/ MEC |
Educação Integral | Os desafios para a implementação da educação em tempo integral Fundação Itaú Social Centro de Referências em Educação Integral - CREI Secretaria de Educação Básica - SEB/ MEC |
Formação e Valorização dos Profissionais da Educação Básica | Os desafios para a garantia da valorização dos profissionais da educação quanto a carreira, formação, remuneração e condições de trabalho Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - Anfope Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE Conselho Nacional de Educação - CNE Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - Sase/ MEC Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes |
Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo | Os desafios para garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem com qualidade na educação de jovens e adultos e na educação do campo Timothy Ireland Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos - Cnaeja Comissão Nacional de Educação do Campo - Conec Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - Secadi/ MEC |
Gestão Democrática | Os desafios para a implementação da gestão democrática na perspectiva da gestão escolar, dos conselhos escolares e dos sistemas municipais de ensino União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação - Uncme Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrito Federal - FNCEE Câmara de Educação Básica/ Conselho Nacional de Educação - CEB/ CNE Secretaria de Educação Básica - SEB/ MEC Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - Sase/ MEC |
Financiamento da Educação | Os desafios para a implementação do Custo-Aluno Qualidade Inicial Senadora Fátima Bezerra Comissão de Educação da Câmara dos Deputados Câmara de Educação Básica/ Conselho Nacional de Educação - CEB/ CNE Campanha Nacional pelo Direito à Educação Simulador de custos para planejamento de sistemas públicos de educação básica em condições de qualidade - Simcaq (Fineduca) Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - Sase/ MEC |
21h | Encerramento das atividades do dia |
quarta-feira, 17 de junho de 2015
2º dia 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
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