PROJETO:
MISSÕES
JESUÍTICAS
1. TITULO
DO PROJETO
·
Missões
Jesuíticas
2.
ESCOLAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO
·
Escola
Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa.
·
Escola
Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.
3. ÁREAS
DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
·
Língua
Portuguesa
·
Matemática
·
Mundo
Físico e Natural
·
História
e Geografia
·
Ensino
Religioso
·
Artes
·
Educação
Física
·
Música
·
Dança
·
Informática
·
Língua
Inglesa
·
Língua
Kaingang
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Conhecer
e valorizar o patrimônio cultural dos povos das Missões;
·
Compreender
o que era uma redução jesuítica, seus objetivos e interesses;
·
Conhecer
a forma de organização social das comunidades indígenas nas reduções;
·
Compreender
a importância da cultura indígena.
·
Entender
o modo de vida dos índios nas Reduções, respeitando suas especificidades
culturais e identificando em que aspectos sua comunidade é diferente,
desfazendo preconceitos em relação à mesma;
·
Apresentar
conteúdos que possibilitem aos alunos construir suas compreensões através de
situações que permitam fazer comparação entre diferentes versões de um mesmo
acontecimento;
·
Reconhecer
as Missões Jesuíticas como um espaço de proteção a violência, mostrando essa
ambivalência através de pesquisas e comentários críticos;
·
Entender
os tratados e conflitos da época;
·
Reconhecer
os povos indígenas e sua cultura.
5.
JUSTIFICATIVA:
A história das missões é uma das raízes da cultura regional gaúcha, que faz parte de variedades de culturas, que integram a identidade brasileira.
A região das Missões muito contribuiu para o desenvolvimento cultural do RS, por isso é fundamental aprofundar os conhecimentos em relação à história missioneira.
A relevância do assunto encontra consonância nos Parâmetros Curriculares Nacionais “ao reconhecer as formas de organização social das comunidades indígenas e descobrir seu universo cultural, a criança treina seu olhar para o outro, desmonta preconceitos e compreende a diversidade cultural encoberta pela denominação cultura brasileira”.
A valorização dos grupos sociais traz, ao aluno, a certeza de seu pertencimento como indivíduo e como cidadão e a consciência de que faz parte do processo histórico.
Quando os alunos conhecem a realidade e contribuições de outros grupos sociais aprendem a respeitar diferenças, valorizar as contribuições culturais de outros povos e constroem seu próprio conhecimento sobre este assunto.
Os estudantes do 5º
ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais do município de Engenho Velho
realizaram uma viagem de estudos para as Ruínas de São Miguel, na cidade de São
Miguel das Missões, na última sexta-feira, 04 de outubro.
A viagem de estudos percorreu as principais reduções jesuítas construídas ainda no tempo que o nosso território era subordinado à Espanha: as reduções São João Batista, São Miguel Arcanjo e São Lourenço Mártir; a cidade de Santo Ângelo e o Santuário de Caaró. Por fim, os estudantes acompanharam o Espetáculo Som e Luz, o qual aborda a narrativa da história das Missões Jesuíticas dos Guaranis contada através de efeitos de som e luzes. O espetáculo narra o nascimento, o desenvolvimento e o fim da civilização criada no Rio Grande do Sul por padres jesuítas e índios guaranis.
A viagem foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura com o objetivo de auxiliar nos conteúdos escolares.
A viagem de estudos percorreu as principais reduções jesuítas construídas ainda no tempo que o nosso território era subordinado à Espanha: as reduções São João Batista, São Miguel Arcanjo e São Lourenço Mártir; a cidade de Santo Ângelo e o Santuário de Caaró. Por fim, os estudantes acompanharam o Espetáculo Som e Luz, o qual aborda a narrativa da história das Missões Jesuíticas dos Guaranis contada através de efeitos de som e luzes. O espetáculo narra o nascimento, o desenvolvimento e o fim da civilização criada no Rio Grande do Sul por padres jesuítas e índios guaranis.
A viagem foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura com o objetivo de auxiliar nos conteúdos escolares.
Por meio desses passeios os estudantes aprendem, entram em contato com outras
culturas, integram e conhecem lugares diferentes.
6. METODOLOGIA:
Língua Portuguesa:
Leitura e
escrita formal e informal; Comentário participado; Produção de textos.
Leitura
de mitos e lendas indígenas e dramatização dos mesmos;
Leitura e
interpretação de documentos e textos;
Levantamento
do vocabulário indígena desconhecido pelos alunos com seu respectivo
significado;
Ensino
Religioso:
Paralelo entre a religião Indígena e a Católica.
Religiosidade Indígena antes e depois de serem catequizados.
Paralelo entre a religião Indígena e a Católica.
Religiosidade Indígena antes e depois de serem catequizados.
Artes:
Confecção
de Painel e maquete; Arte Indígena nas Missões; Releitura de obra indígena.
Valorização das danças e músicas
através de paródias e teatro;
Exposição
de objetos indígenas.
Exploração de fotos que
possibilitem a reflexão sobre as semelhanças e diferenças existentes entre as
diferentes épocas;
História/Geografia:
O que
eram as Missões ou Reduções Jesuíticas?
Objetivos e interesses das Missões;
Estrutura das Missões- Mapa;
Modo de vida dos índios nas Missões;
Os Sete Povos das Missões e suas localizações no mapa do RS;
Objetivos e interesses das Missões;
Estrutura das Missões- Mapa;
Modo de vida dos índios nas Missões;
Os Sete Povos das Missões e suas localizações no mapa do RS;
Leitura
de mapas e localização das tribos indígenas existentes;
A criação de gado na época das reduções e hoje;
Tratado de Madri;
Tratado de Santo Idelfonso;
Guerra Guaranítica;
O abandono das Reduções;
O Tombamento e o Patrimônio Histórico.
A criação de gado na época das reduções e hoje;
Tratado de Madri;
Tratado de Santo Idelfonso;
Guerra Guaranítica;
O abandono das Reduções;
O Tombamento e o Patrimônio Histórico.
Matemática:
Histórias
Matemáticas sobre os indígenas e trabalhos que realizavam nas Missões
(plantação, criação de gado, artesanato, horários, etc.)
Divisão por dois algarismos usando a política dos índios (Tudo repartiam entre eles).
Divisão por dois algarismos usando a política dos índios (Tudo repartiam entre eles).
Ciências:
Solo e
técnicas de plantio dos índios e técnicas de atualmente.
Alimentos Indígenas.
Alimentos Indígenas.
7. RECURSOS:
·
CD’s;
·
Vídeos;
·
Internet;
·
Livros
didáticos;
·
Exploração
de imagens;
·
Entrevistas;
·
Consultas
de documentos;
·
Jornais;
·
Trabalhos
em grupo;
·
Mapas;
·
Tinta
colorida;
·
Viagem;
·
Guia
Turístico;
8.
POPULAÇÃO ALVO:
·
Alunos do
5º Ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Cleiton Costa e Osvaldo
Aranha.
·
Professores,
funcionários e equipe diretiva das Escolas Cleiton Costa e Osvaldo Aranha.
9.
MOTIVADORES:
·
Sugestão
dos pais em reunião realizada nas escolas municipais;
·
Sugestão
dos alunos em pesquisas realizadas nas escolas;
·
Atender
metas do Projeto Político Pedagógico da Rede Municipal;
·
Sugestão
dos professores municipais.
10.
RECURSOS FINANCEIROS:
·
Recursos
oriundos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Engenho Velho.
11. RECURSOS NECESSÁRIOS:
·
Aquisição
de alimentação para os alunos que participarão da viagem;
·
Aquisição
do transporte para deslocar os alunos até São Miguel das Missões;
·
Aquisição
de ingressos para entradas nos lugares programados;
·
Pagamento
do Guia turístico;
12. CULMINÂNCIA:
·
Passeio
de Estudos às Ruínas de São Miguel das Missões, Santo Ângelo e Santuário de
Caaró.
·
Assistir
Espetáculo de Som e Luz.
·
Relatório
da viagem.
13.
AVALIAÇÃO:
Será feita durante o processo, através da observação do envolvimento dos alunos
com as atividades propostas, dos textos produzidos e conteúdos em estudo,
juntamente com o preenchimento de um formulário denominado “Diário de Bordo”
onde os alunos deverão fazer um relatório pormenorizado da viagem.
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