PROJETO PEDAGÓGICO PARA 2014 DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENGENHO VELHO
TEMA
GERADOR:
“ESCOLA E FAMÍLIA: UNINDO FORÇAS PARA RESGATAR VALORES E CONSTRUIR UMA
SOCIEDADE MELHOR”.
OBJETIVOS:
Oportunizar os alunos e a comunidade escolar a
refletirem sobre o papel da escola e da família na educação das crianças e a
responsabilidade que as mesmas tem na construção de uma sociedade melhor e
também, proporcionar uma maior conscientização e participação da família na
escola, para melhorar a qualidade educacional.
PROJETOS
PERMANENTES:
Hora da leitura: 30 min,
duas vezes por semana, toda a escola, culminando com a noite da leitura;
Hora da Oração: semanal
(cada semana uma turma organiza) e diariamente na sala;
Maleta da leitura com
ficha da leitura;
Recreio dirigido: mesa de
ping pong e mesa de futebol de botão;
Projeto 5 min;
Palestras;
Viagens;
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10 e 11 – Organização da Escola e Sala de aula.
12 – Reunião Pedagógica e Quadro de Professores.
13 – Reunião, planejamento e organização dos materiais pedagógicos
para a primeira semana de aula.
14 – Encontro de formação (8h)
17 – Início das aulas com os alunos.
Projeto “A escola como uma família”.
DIAS LETIVOS: 10 dias
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MÊS: FEVEREIRO - "PROJETO “A ESCOLA
COMO UMA FAMÍLIA”.
-Valores para conviver em
família, na escola e na sociedade (valores indicados no PPP);
-Convivência família e
escola;
-Embelezamento da escola
(jardinagem, faixas, cartazes, decoração das salas e murais, etc.);
-Pesquisar o "porquê"
do nome da escola, se houve mudança de nome e endereço, quais os fundadores da
escola, diretores e professores que já passaram pela escola;
-Fazer um comparativo de como era a escola anos
atrás e como ela é hoje;
-Analisar e refletir o papel da escola e sua
importância para a sociedade;
-Analisar e Identificar: O que você mais gosta na
escola?
-Analisar e Identificar: O que você menos gosta
na escola?
-Espaços presentes na escola e para que servem,
bem como as pessoas que trabalham nesses locais;
-Construir "combinados" da escola e da
turma;
-Construir frases, desenhos, textos, painéis,
maquetes, etc. sobre a escola;
-Trabalhar o entorno escolar, explorando os
espaços existentes, bem como vizinhos e atividades desenvolvidas nesses
espaços.
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10 - Reunião com os pais da Cleiton (tarde)
14 – Reunião com os pais da Osvaldo (manhã)
21 – Eliminatória Municipal Festival da Canção
Projeto “Nosso município uma família
maior”.
DIAS LETIVOS: 18 dias
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MÊS: MARÇO - PROJETO “NOSSO
MUNICÍPIO UMA FAMÍLIA MAIOR”.
-A mulher na família (dia da mulher), na
comunidade e no Município;
-Família na construção de um município melhor;
-Pesquisar o "porquê" do nome do
município e sua história;
-Fazer um comparativo de como era o município na
emancipação, ou antes, e como ele é hoje;
-Analisar e Identificar: O que você mais gosta do
seu município?
-Analisar e Identificar: O que você menos gosta
do seu município?
-Identificar e conhecer os Poderes Executivo e
Legislativo no município, bem como que faz parte deles e suas funções;
-Fazer visita aos pontos principais do município;
-Construir frases, desenhos, textos, painéis,
maquetes, etc. sobre o município;
-Trabalhar o entorno do município identificando
os vizinhos e sua localização no RS;
-Localização do município: extensão, população,
relevo, hidrografia;
-Meios de transporte e comunicação existentes no
município;
-Entretenimento existentes no município;
-Formação
étnica do município;
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04 - Viagem a Passo Fundo com os 1º e 2º anos
12 – Encontro de formação (8h)
17 – Quinta-feira santa aula só de manhã.
Projeto “As famílias da nossa comunidade”.
DIAS LETIVOS: 20 dias
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MÊS: ABRIL - PROJETO “AS FAMÍLIAS DA
NOSSA COMUNIDADE”.
-Produção de textos coletivos sobre a páscoa e os índios;
-Conversas informais sobre a páscoa em nossas famílias indígenas e
não-indígenas;
-Leitura de quadrinhas, histórias e poesias sobre a páscoa e os índios;
-Atividades com modelagem, desenho, recorte, colagem, dobraduras e
pintura;
-Roda cantada; músicas e dança referentes à páscoa e os índios;
-Roda cantada; músicas e dança referentes à páscoa e os índios;
-Jogos, brincadeiras, e dramatizações sobre a páscoa e os índios;
-Interpretar e resolver situações-problema envolvendo a páscoa e os
índios;
-Estatísticas (quantos países comemoram a Páscoa, quantos não
comemoram);
-País onde a comemoração da Páscoa foi iniciada e as comemorações da
Páscoa pelo mundo;
-A Páscoa dos judeus;
-A história do chocolate e confecção de cestas indígenas de Páscoa;
GEOGRAFIA:
-Localizar em Mapa do território nacional
onde ainda vivem tribos indígenas;
-Comparar o modo de vida dos índios da floresta amazônica com o modo de vida dos índios que residem no município;
HISTÓRIA:
-Comparar o modo de vida dos índios da floresta amazônica com o modo de vida dos índios que residem no município;
HISTÓRIA:
-Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação,
formas de trabalho e sobrevivência, metades tribais kaingang;
-Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação
brasileira e influência na cultura gaúcha;
LÍNGUA PORTUGUESA:
-Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus
significados;
-Produzir, utilizando
diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates
e as reflexões do assunto ou descobertas realizadas;
-Ler
histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
-Organizar
um dicionário ilustrado com as palavras indígenas;
ARTES:
-Observar
manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos
de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
-Observar
ilustrações de artistas do tempo do Brasil – Colônia que retrataram o indígena
e suas manifestações culturais;
-Vivenciar
através de músicas sobre o tema um pouco da cultura indígena – cantando e
dramatizando;
-Vivenciar
através de atividades artísticas manuais e plásticas um pouco da cultura
indígena, criando objetos e instrumentos musicais;
Formulação de Problemas:
-Questionar
em classe:
-Ainda
existe preconceito com os índios?
-O
que as crianças sabem, pensam e acham sobre isso?
-O
que podem e o querem fazer para ajudar a mudar o quadro dos preconceitos e
discriminação?
-A
culinária indígena é usada na cozinha brasileira? Como?
-Ainda
são encontrados locais de agrupamentos e reservas indígenas?
-Quais
são essas tribos? Como vivem? Como se mantêm? Quais os seus atuais costumes?
-Quais
são as palavras e costumes de origem indígena?
-Há
influência dos índios na Língua Brasileira?
-Há
influência dos índios no artesanato?
-Há influência dos índios na medicina caseira? E
nos adornos pessoais?
SUGESTÃO:
-Levar alguém para a escola para palestrar sobre:
·
as metades tribais,
·
casamento indígena,
·
sistema de organização dos indígenas (cacique, liderança, policiais,
etc.),
·
medicina indígena,
·
culinária indígena,
·
cultura indígena em geral.
-Alguém para ensinar a confeccionar algum
artesanato ou comida indígena com as crianças;
-Organizar uma dança ou apresentação indígena
como, por exemplo, representar uma história ou música indígena;
-Organizar um passeio até o Alto Recreio no Museu
do Índio.
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09 - Palestra do dia das mães com apresentações e gincana na Osvaldo
(manhã) e na Cleiton (tarde).
12 a 16 – Semana de provas.
23 - Fim do 1º Trimestre (64 dias)
24 – Encontro de formação (4h)
Projeto “O trabalho para a família”
DIAS LETIVOS: 21 dias
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MÊS: MAIO - PROJETO “O TRABALHO PARA A FAMÍLIA”
-A
importância do trabalho para a família e para as pessoas;
-Os
trabalhos que cada membro da família tem;
-As
diversas profissões;
-
Mãe e seu papel na família (comparativo mãe antigamente × mãe atual e tipos de
mãe);
-Conversa informal sobre o Dia das Mães e
Profissões;
-Quadrinhas, poesias, canções;
-Entrevista com a mamãe;
-Árvore genealógica;
-Confecção e exposição de cartazes com fotos das
mães;
-Construção de livrinho de receita e cartão para
a mamãe;
-Colagem: (recortes e colagem de figuras de
revistas);
-Confecção de cartão e lembranças para a mamãe;
-Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta
têmpera;
-Ensaios de músicas e teatrinho para a
apresentação;
-Dinâmicas com as mães no dia da festa e
brincadeiras;
-Homenagem as mãe: apresentação das turmas;
-Palestra com Psicóloga Alexandra Salton e
Chefe da Emater Zuleica de Abreu;
-Saúde e doenças que podem abater as famílias
-Hábitos de higiene (corporal, mental, social)
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02 a 06 – 2ª Semana de Educação para a Vida
09 – Reunião com os pais de entrega de boletins (Cleiton tarde).
13 - Reunião com os pais para entrega dos boletins (Osvaldo manhã).
20 – Letivo à distância
24 – São João: festa junina com apresentações
28 – Encontro de formação (4h)
Projeto “A
influência da mídia na família”
DIAS LETIVOS: 20 dias
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MÊS: JUNHO
- PROJETO “A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA FAMÍLIA”.
- A influência da mídia na família (televisão,
rádio, internet, copa, etc.);
- Meio ambiente (lixo, água, saúde);
- Palestra para família sobre (alcoolismo e
tabagismo, sexualidade, doenças, gravidez na adolescência);
-Roda de conversa; pesquisas: jornais,
revistas e internet; Jogos e brincadeiras; Músicas, danças e dramatizações;
Confecção de objetos usando sucata; Confecção de cartazes;
-Palestras sobre o uso benéfico das mídias;
-“Histórias: “Chico Bento e a Pescaria”
Autor: Maurício de Souza;
-Músicas: “Vamos preservar” Autor: Francis Monteiro
-Poesia: “Patrulha Ecológica” Autor: Maria
Dinorah
-Procurar
ajuda de órgãos, como a EMATER e vigilância sanitária para que contribuam com o
tema através de palestras e outros;
-Criar ações
para arborização e recuperação da área da escola;
Implantar
programas de seleção, reciclagem e destino do lixo;
-Campanhas
para a diminuição do uso de veículos, de embalagens plásticas, etc.;
-Paródias;
-Trilha ecológica;
-Compostagem:
minhocário;
-Visita ao aterro
sanitário na cidade de Trindade do Sul;
-Apresentação de peças
teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a
importância de preservar o meio ambiente;
-Assistir
documentários;
-Trabalho de campo ao
redor da escola, rios, lagos, etc.;
-Reciclagem de papel;
-Pedágio ecológico;
-Criação de frases ou
slogan e desenhos sobre meio ambiente;
-Escolha da melhor
frase/slogan e desenho sobre o tema;
-Conversa informal sobre a origem da
Festa Junina;
-Socialização do tema e do conhecimento
que cada criança possui sobre ele;
-Quadrinhas,
poesias,
-Ensaio de dança e
canções de festa junina;
-Confecção de balões
e bandeirinhas;
-Ensaio casamento
caipira e quadrilha;
-Brincadeiras
juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da
laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.);
-Comidas típicas e
receitas;
-Desenho, recorte, colagem, pintura,
cartazes.
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19 – Encontro de formação (4h)
25/07 a 01/08 - Férias
Projeto “A Copa do Mundo e a família”
DIAS LETIVOS: 18 dias
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MÊS: JULHO
- PROJETO “A COPA DO MUNDO E A FAMÍLIA”
-A Copa do Mundo para a família;
-Localização geográfica do Brasil e dos países
que participarão da copa;
-Culinária e cultura dos países que participarão
da copa;
-Mapas dos países que participarão da copa;
-Tabela de jogos com times, horários e locais dos
jogos;
-Cidades brasileiras que sediarão os jogos e
localização dessas cidades no mapa do Brasil;
-Nome dos estádios onde os jogos se realizarão;
-Nome dos jogadores do Brasil e comissão técnica;
-Mascote da copa e o porquê dessa escolha;
-Nome da bola da copa;
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08 – Palestra para os pais com apresentações e gincana de manhã na
Osvaldo e de tarde na Cleiton
11 – 2ª Olimpíadas Municipal (2 dias letivos)
16 - Registro de aula devido a participação nas Olimpíadas
23 – Encontro de formação (4h)
25 a 29 - Semana de Provas
Participação Show Barra Funda com todas as turmas
Projeto “Papel do pai na família”
DIAS LETIVOS: 20 dias
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MÊS: AGOSTO
- PROJETO “PAPEL DO PAI NA FAMÍLIA”
-Papel do pai na família;
-Folclore da família (pesquisa sobre o tipo de
atividade folclórica que a família tem (resgate ex: adivinhações, parlendas,
lendas em Kaingangue também);
-Produção de textos;
-Músicas sobre o dia dos pais;
-Histórias relacionadas aos pais e ao folclore
brasileiro;
-Confecção de lembrancinha para os pais;
-Cartazes, recorte e colagem;
-Pesquisas relacionadas aos pais e ao folclore;
-Brincadeiras e jogos;
-Vídeos sobre o tema;
-Discutir com o grupo a cultura popular
brasileira;
-Cantigas folclóricas;
-Receitas de comidas folclóricas;
-Atividades com parlendas, trava-línguas,
adivinhas;
-Poesia (produção e declamação);
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06 - Fim do 2º Trimestre (69 dias)
01 a 06 - Semana da Pátria
06- Desfile de 7 de setembro
22 - Reunião com os pais para entrega dos boletins (Cleiton de tarde)
26 - Reunião com os pais para entrega dos boletins (Osvaldo de manhã)
27 – Encontro de formação (4h)
Projeto “As famílias na comunidade
atual”
DIAS LETIVOS: 22 dias
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MÊS: SETEMBRO - PROJETO “AS FAMÍLIAS NA
COMUNIDADE ATUAL”
-Influência indígena para
cultura gaúcha;
-Participação indígena na
revolução farroupilha.;
-Produção e declamação de poesias gauchescas;
-Coro falado;
-Interpretação de músicas sobre o Brasil;
-Leitura e interpretação de textos relacionados aos
temas em estudo;
-Palavras cruzadas;
-Caça-palavras;
-Exposição de textos e poemas;
-Os símbolos Nacionais;
-Hino Nacional;
-A tela que representa a Independência do Brasil;
-Músicas: Raiz que fala desta terra produtiva
(Brasilllll), Meu país de Zezé di Camargo e Luciano, Cantora Gal Costa AQUARELA
DO BRASIL de Ari Barroso Música - Ivete Sangalo Música País tropical;
-O que aconteceu no dia 7 de setembro;
-A figura de D. Pedro I;
-O grito da Independência;
-A vida no Brasil antes e depois da
Independência;
-A conquista do direito de votar no Brasil
(apontar gráficos, estatística, tabelas, porcentagens);
-Como era feita a contagem do voto no
Brasil ontem e hoje;
-Pesquisa sobre a cultura gaúcha (hábitos,
costumes, culinária, indumentária...);
-Símbolos gaúchos;
-Hino Rio-grandense;
-Lendas do folclore gaúcho;
-Diálogo sobre o nosso estado e nossa cultura;
-Visualização e descrição da bandeira do Rio Grande
do sul;
-Confecção de cartaz com o nosso típico chimarrão;
-Pintura, recorte e colagem;
-Roda de chimarrão;
-Oficina de chimarrão;
-Músicas tradicionalistas;
-Contação de histórias;
-Exposição de trabalhos da cultura gaúcha;
-Gincana Gaudéria.
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03 - Viagem a Porto Alegre
com os 4º anos
11, 12 e 13 - Viagem Professores
15 – Teatro dia da Criança
24 - Viagem as Ruínas com os 5º anos
30 - Encerramento do Projeto de Alimentação saudável e higiene bucal
(Osvaldo de manhã e Cleiton de tarde)
Projeto “Crianças: direitos e deveres da
família e da escola”
DIAS LETIVOS: 21 dias
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MÊS: OUTUBRO - PROJETO “CRIANÇAS: DIREITOS E DEVERES DA FAMÍLIA E DA
ESCOLA”
-Crianças: direitos e deveres na família e na
escola;
-Responsabilidade da família e do estado com a
criança;
-Lugar e papel da criança na família;
-Alimentação saudável (nutricionista): palestra,
atividades de recorte e colagem, pirâmide alimentar, vídeos, receitas;
-Saúde bucal (dentista): palestra, atividades de
recorte e colagem, escovação dentária, vídeos, painéis, cartazes;
-Higiene alimentar e bucal das crianças;
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07 – Mostra de trabalhos e Seminário do Pacto (dia todo) e feira do
Livro
20 - Noite do pijama (não tem aula, professores ajudar a arrumar a
escola)
Projeto “Apresentando nossas reflexões
sobre a família”
DIAS LETIVOS: 19 dias
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MÊS:
NOVEMBRO - PROJETO “APRESENTANDO NOSSAS REFLEXÕES
SOBRE A FAMÍLIA”
-Encerramento dos trabalhos do ano com a Mostra
de trabalhos e Seminário do Pacto;
-Filme pais e alunos (sobre família);
-Palestra (psicóloga - família);
-Gincana de confraternização pais e alunos;
-Brincadeiras recreativas antigas.
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01 a 05 – Semana de Provas
13 – Formatura da Pré-Escola
12 - Fim do 3º Trimestre (67 dias)
15 e 16 – Recuperação Terapêutica
17 e 18 - Organizar a sala de
aula e a escola
19 – Reunião Pedagógica Final de Ano
Recuperação terapêutica
DIAS LETIVOS: 10 dias
TOTAL: 200 dias letivos
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MÊS: DEZEMBRO
-Avaliação referentes ao
projeto desenvolvido no ano;
-Organização da escola;
-Novo planejamento.
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