quinta-feira, 29 de agosto de 2013

GINCANA FARROUPILHA 2013 ENGENHO VELHO: CULTUANDO AS TRADIÇÕES GAUDÉRIAS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA



GINCANA FARROUPILHA 2013

ENGENHO VELHO: CULTUANDO AS TRADIÇÕES GAUDÉRIAS





Gincana organizada com a finalidade de valorizar a cultura gaúcha e comemorar a Semana Farroupilha.



Engenho Velho, setembro de 2013.


GINCANA FARROUPILHA 2013
ENGENHO VELHO: CULTUANDO AS TRADIÇÕES GAUDÉRIAS

Engenho Velho veste pilcha, cultua o chimarrão e o churrasco, acende a chama crioula e o sentimento de “bah! Eu sou gaúcho” nos viventes. A gincana “Engenho Velho: cultuando as tradições gaudérias” busca despertar no educando que “Gaúcho é um estado de espírito; um estilo de vida. Pode vir a ser qualquer indivíduo do universo, basta que cultive nossos usos e costumes, seja nobre de espírito e, sobretudo, que respeite a tradição e ame este chão como sua pátria[1]”, bem como comemorar o 20 de setembro, data símbolo da Revolução Farroupilha.

1. TEMA
Engenho Velho: cultuando as tradições gaudérias e comemorando a Semana Farroupilha.

2. PERÍODO
03/09 a 17/09/2013.

3. LOCAL
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Engenho Velho.

4. PÚBLICO ALVO
Comunidade engenhovelhense.

5. JUSTIFICATIVA
A Educação Escolar necessita da troca de experiências e socialização entre a Comunidade escolar, focada nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento. Para tanto, é necessário o desenvolvimento de uma gincana cultural, cujo tema é: “Engenho Velho: cultuando as tradições gaudérias”, sendo que além de instigar o bom relacionamento, estará também motivando os alunos a uma participação mais ativa nas atividades escolares, bem como resultando em ampliação de conhecimento cultural e histórico.

6. OBJETIVO GERAL
Estimular osalunos para a conscientização, a informação, a importância e anecessidade da preservação dos valores da cultura gauchesca, elevando a cultura, os usos e costumes e astradições, oportunizando aos estudantes e a comunidade, momentos deesporte, lazer e integração com a comunidade escolar.

7. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Perceber a importância do bom relacionamento e do respeito às diferenças individuais;
*Propiciar momento de interação e socialização no ambiente escolar;
*Propagar a importância da história e da cultura gaúcha;
*Promover atividades diferenciadas que levem os alunos a protagonizar momentos de aprendizagem.
*Oferecer momento, espaço e atividades recreativas que levem ao alcance das expectativas quanto à diversão, percebendo a escola como um ambiente legal e alegre.

8. METODOLOGIA
*Incentivar a participação, condicionando espaço e atividades para todos mostrarem o potencial;
*Apresentar todas as atividades baseando-se no concreto, onde as experiências e demonstrações farão parte dos resultados na busca do conhecimento.

9. COMISSÃO ORGANIZADORA
Leonara Piran Frigeri
Ledinara Bonavigo Santin
Helio Tomazini

10. JURADOS DAS PROVAS PRÁTICAS
Elcio Joel Pastório, Helio Tomazini e Minéia R. F. Dal Alba.

11. REGULAMENTO
I- Os componentes das equipes deverão ser identificados através de Crachás com o nome da equipe na prova prática;
II- Cada equipe deverá ter um líder que se apresentará para resolver as pendências da equipe, retirar e entregar as provas escritas.
III- No dia da prova prática da gincana gaudéria, cada equipe deverá assinar a lista de presença.
V- No dia da prova prática da gincana gaudéria, cada equipe terá o seu lugar demarcado, não sendo permitida a dispersão para outros locais alheios ao evento ou à equipe (Desconto de 50 pontos).
VII- A equipe perderá 50 pontos, se os participantes prejudicarem o desenvolvimento das atividades práticas, durante o cumprimento das tarefas apresentadas, por outra equipe.
VIII- As tarefas deverão ser executadas no prazo estipulado. Ocorrendo atraso a equipe perderá 20 pontos do total respectivo às mesmas.
IX- Os jurados deverão julgar se a tarefa foi cumprida ou não de acordo com o solicitado. A decisão dos mesmos é soberana.
X- Em caso de dúvida acerca do regulamento procurar os coordenadores da Gincana.
XI- Em caso de empate será realizada uma atividade extra para as equipes empatadas.
XII – Para as atividades realizadas fora da escola a responsabilidade é dos líderes da equipe pelos componentes da sua equipe.
XIII – Os componentes da equipe devem participar ativamente nas atividades, para tanto, a equipe que conseguir a participação de todos os presentes sem repetir na realização das tarefas ganhará 100 pontos.
XIV- O prêmio para a equipe vencedora será 15 kg de carne de ovelha mais 10 kg de carne suína.
XV- As atividades escritas serão entregues no horário das 7:30 às 8:30 na Secretaria Municipal de Educação e Cultura e deverão ser devolvidas às 17 horas no mesmo local para Leonara Piran Frigeri.
XVI- Na segunda-feira, primeiro dia da gincana, todos os líderes das equipes deverão se fazer presente às 8:00, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, para entrega das provas práticas e sorteio das atividades práticas.
XVII- As equipes deverão ter até 10 integrantes (observar o que diz na prova prática, equipes com menos participantes se prejudicarão na prova prática).






[1]Disponível em: http://ogauderio.sites.uol.com.br. Acessado em agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário