sexta-feira, 31 de maio de 2013

PROJETO Eu cuido, você cuida e a natureza agradece


PROJETO
MEIO AMBIENTE


Eu cuido, você cuida e a natureza agradece.


                                                                                                       

                       
"Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.” (Chico Xavier)
1. TITULO DO PROJETO

Eu cuido, você cuida e a natureza agradece.                     

2. ESCOLAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.


3. ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS

Língua Portuguesa
Matemática
Mundo Físico e Natural
História e Geografia
Ensino Religioso
Artes
Educação Física
Música
Dança
Informática
Língua Inglesa
Língua Kaingang

4. OBJETIVO GERAL

Desenvolver, acompanhar e assumir a Educação Ambiental na escola de forma permanente e envolver a comunidade escolar e o entorno onde vivemos para pensar nas soluções para os problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos, onde a natureza possa ser compreendida como um todo, e o ser humano como agente de transformação do mundo em que vive.

4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
·         Participar da construção de um futuro sustentável para nossa comunidade, nosso município, nossa região, para o Brasil e o Planeta;
·         Criar e fortalecer espaços de debate na escola sobre os problemas sociais e ambientais da comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo;
·         Descobrir e incentivar uma nova geração que se empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais e ambientais;
·         Discutir as mudanças ambientais globais a partir de quatro subtemas: ÁGUA, AR, TERRA E FOGO.
·         Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual.
·         Conhecer e debater os subtemas propostos e suas relações com as mudanças ambientais globais;
·         Reconhecer as responsabilidades individuais e coletivas a esse tema, planejar ações que contribuam para transformações de qualidade de vida na escola e na comunidade e propiciar mudanças no lugar, no país e também no mundo.
·         Sensibilizar a Comunidade onde estamos inseridos para que possamos efetivar as ações sobre Educação Ambiental.
·         Promover a compreensão das causas dos hábitos consumistas e agir para a transformação dos sistemas que os sustentam, assim como para a transformação de nossas próprias práticas.

5. JUSTIFICATIVA

A vida moderna trouxe como conseqüência para o ser humano uma constante destruição do meio ambiente. Nas últimas décadas a degradação ambiental traz uma grande preocupação com as questões ambientais. Nesse contexto surge a educação ambiental questionando conceitos, trabalhando formação de valores e despertando o respeito pela natureza.
Desta forma é inevitável  que a educação de forma interdisciplinar aborde o tema meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável para tentar pelo menos amenizar tal destruição. Daí a necessidade de conscientizar nossos alunos sobre a importância de preservarmos os recursos naturais existentes em nosso planeta.
A proposta deste projeto é fazer com que o aluno perceba que cada um de nós é responsável pela conservação do nosso planeta e através de simples atos podemos garantir um mundo melhor, e para que isso aconteça é preciso que ocorra uma mudança de postura do ser humano em relação ao meio ambiente.
O referido Projeto objetiva ainda realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, contribuindo assim para que possamos viver em um mundo mais saudável e com melhor qualidade de vida.

6. METAS
a)    Trabalhar a dimensão da Educação Ambiental para sociedades sustentáveis.
b)   Trabalhar este Projeto a partir das realidades locais estabelecendo as devidas conexões com a realidade planetária, objetivando a conscientização para a transformação.
c)    Incentivar a produção de conhecimentos, metodologias e práticas de Educação Ambiental.
d)   Estimular posturas individuais e coletivas, bem como políticas institucionais que revisem permanentemente a coerência entre o que se diz e o que se faz  e os valores de nossas culturas, tradições e história.
e)   Valorizar o meio ambiente.
f)    Identificar-se como parte integrante do meio ambiente.
g)   Reconhecer-se como agente de promoção do desenvolvimento sustentável.
h)   Diferenciar os seres bióticos e abióticos.

7. POPULAÇÃO ALVO

Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa e Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.

8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Sugestões de atividades:

·         Roda de conversa; pesquisas: jornais, revistas e internet; Jogos e brincadeiras; Músicas, danças e dramatizações; Confecção de objetos usando sucata; Confecção de cartazes;
·         Palestras sobre o tema;
·         “Histórias: “Chico Bento e a Pescaria” Autor: Maurício de Souza.
·         Músicas: “Vamos preservar”  Autor: Francis Monteiro
·         Poesia: “Patrulha Ecológica” Autor: Maria Dinorah
·         Procurar ajuda de órgãos, como a EMATER e vigilância sanitária para que contribuam com o tema através de palestras e outros.
·         Criar ações para arborização e recuperação da área da escola.
·         Implantar programas de seleção, reciclagem e destino do lixo.
·         Campanhas para a diminuição do uso de veículos, de embalagens plásticas, etc.
·         Paródias.
·         Trilha ecológica.
·         Compostagem: minhocário.
·         Visita ao aterro sanitário – lixão da cidade de Trindade do Sul.
·         Apresentação de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente.
·         Assistir documentários.
·         Trabalho de campo.
·         Reciclagem de papel.
·         Pedágios.
·         Criação de frases ou slogan e desenhos sobre meio ambiente.
·         Escolha da melhor frase/slogan e desenho sobre o tema.


9. RECURSOS UTILIZADOS

Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão.

10. CULMINÂNCIA

Exposição na escola no decorrer do projeto dos objetos e cartazes confeccionados pelos alunos.

11. AVALIAÇÃO

Entendemos a avaliação como processo contínuo, que existe a partir do instante que nasce a intenção de um projeto, até o dia em que seus efeitos e resultados possam ser ligados ou atribuídos ao resultado final esperado com a realização deste. Sendo assim, vão se articular as avaliações diagnóstica, formativa e somativa para a construção da aprendizagem significativa.
O projeto será avaliado também pela participação dos alunos nas atividades realizadas, através do desempenho individual e coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário