terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Calendário Escolar 2013



FEVEREIRO





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12 - Carnaval
14 - Reunião Pedagógica e Quadro de Professores
15 – Reunião, planejamento e organização dos materiais pedagógicos para a primeira semana de aula
21 – Reunião de abertura do ano letivo para os pais e alunos com palestra
22 – Palestra Seminário

        Projeto Boas Vindas
        Projeto Semana da Escola

DIAS LETIVOS: 8 dias

MARÇO





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08 - Dia da Mulher
20 - Dia do Município
29 - Paixão de Cristo
31 - Páscoa
07 - Aniversário Escola Cleiton Costa
21 –Jogos municipais de manhã
29 – Participação Via sacra (2 estações cada Escola)
25 – Noite – Seminário

        Projeto Semana da Escola
        Projeto Município
        Projeto Páscoa




DIAS LETIVOS: 18 dias





ABRIL

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21 - Tiradentes
18 - Dia Nacional do livro infantil
19 - Dia do índio: Programação nas escolas
26 –Viagem Passo Fundo 1º Ano
29 – Noite – Seminário

        Projeto Dia do Índio
        Projeto Profissões e dia das Mães
DIAS LETIVOS: 23 dias






MAIO



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01 - Dia do Trabalho
12 - Dia das Mães
30 - Corpus Christi
10 – Palestra do dia das mães com apresentações e gincana
13 a 17 – Semana de provas
24 - Fim do 1º Trimestre (66 dias)
27 – Noite – Seminário
28 - Reunião com os pais para entrega dos boletins (Osvaldo)
29 – Reunião com os pais de entrega de boletins (Cleiton)
30 – Tapetes Corpus Christi
31 – Letivo a distância

        Projeto Profissões e dia das Mães
        Projeto Semana do Meio Ambiente

 DIAS LETIVOS: 21 dias

JUNHO






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05 - dia do meio ambiente
07 – Viagem ao Lixão 3º ano
24 – São João: festa junina com apresentações
25 – Noite - Seminário

        Projeto Semana do Meio Ambiente
        Projeto Festas Juninas


DIAS LETIVOS: 21 dias




JULHO

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20 – Dia do amigo
18 e 19 – Seminário
22 a 26 - Férias

        Projeto Dia do Amigo



DIAS LETIVOS: 16 dias




AGOSTO




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11 - Dia dos Pais
02 – Viagem Porto Alegre 4º Ano
09 – Palestra para os pais com apresentações e gincana
11 – Dia do Estudante
22 – Dia do Folclore
26 a 30 - Semana de Provas
30 – Viagem São Miguel das Missões 5º Ano
31 – Registro de viagem para todas as turmas

        Projeto Dia dos Pais
        Projeto Dia do Folclore
         Projeto Semana da Pátria
DIAS LETIVOS: 23 dias

SETEMBRO
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07 - Independência do Brasil
20 - Dia do Gaúcho
06 - Fim do 2º Trimestre (69 dias)
07 -  Hora Cívica
12 - Reunião com os pais para entrega dos boletins (Osvaldo)
13 - Reunião com os pais para entrega dos boletins (Cleiton)
15 – Amostra de Poesias Gauchescas
19 – Palestra tradicionalista
  
        Projeto Semana da Pátria
        Projeto Semana Farroupilha
        Projeto Prefeito e Vereadores Junior
  
DIAS LETIVOS: 21 dias

OUTUBRO


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12 - Dia da criança
15 - Dia do professor
28 - Dia do funcionário público
07 – Dia do Prefeito
7 a 11 – Semana da Criança
15 – Professor
16 – Dia da Alimentação
25 – Dia da Saúde Bucal
28 - Funcionário Público
29 - Dia do livro
  
        Projeto Prefeito e Vereadores Junior
        Projeto Dia da Criança
        Projeto Alimentação e Saúde Bucal
        Projeto Halloween
  
DIAS LETIVOS: 21 dias

NOVEMBRO





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02 - Finados
15 - Proclamações da República
21 - Padroeira do município
08 - Noite do pijama
22 - Letivo a distância
29 – Amostra de trabalhos escolares e mini feira de Ciências

        Projeto Halloween
        Projeto Natal



DIAS LETIVOS: 19 dias




DEZEMBRO
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25 - Natal
02 a 06 – Semana de Provas
14 – Formatura da Pré-Escola
14 - Fim do 3º Trimestre (67 dias)
16 e 17 – Recuperação Terapêutica
18 – Reunião Pedagógica Final de Ano
20 – Apresentação Artística Natalina dos Alunos

        Projeto Natal

DIAS LETIVOS: 13 dias

TOTAL: 202 dias letivos


1. FILOSOFIA DA SMEC
Inserir a comunidade na vida da escola e a escola na vida da comunidade, desenvolvendo processos participativos.
Construir juntos o Projeto Político Pedagógico da Escola e desenvolvê-la de tal maneira que todos os segmentos da Comunidade escolar se reconheçam e estejam verdadeiramente comprometidos com ela.
Adequar a estrutura, o funcionamento, a organização da escola ao seu Projeto Político Pedagógico e aos princípios de descentralização e mobilização.
Ser uma Escola de todos e para todos.

2. FILOSOFIA DA ESCOLA MUNICIPAL CLEITON COSTA
A integração do aluno na comunidade na qual faz parte, tornando-o um ser participativo, responsável, pensante e autônomo em suas decisões.

2.1 Objetivos Do Estabelecimento
Promover situações para que a Comunidade Escolar possa trocar conhecimentos e construir um processo de ensino aprendizagem que lhes possibilite o acesso a informações e atividades complementares e que lhes permita tornar estes cidadãos críticos, politizados, capazes de exercer conscientemente sua cidadania, buscando através de uma ação coletiva a garantia de uma vida mais digna e mais justa.

3. FILOSOFIA DA ESCOLA MUNICIPAL OSVALDO ARANHA
Proporcionar ao educando uma educação de qualidade, independente de etnia, crença ou condições sócio-econômicas, levando em consideração a realidade de cada um de criar condições para que o educando persevere na busca de conhecimento no exercício da cidadania.

3.1 Objetivos Do Estabelecimento
Promover situações para que a Comunidade Escolar possa trocar conhecimentos e construir um processo de ensino aprendizagem que lhes possibilite o acesso a informações e atividades complementares e que lhes permita tornar estes cidadãos críticos, politizados, capazes de exercer conscientemente sua cidadania, buscando através de uma ação coletiva a garantia de uma vida mais digna e mais justa.

4. FINS DA EDUCAÇÃO
A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

4.1 Objetivos Do Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental, com duração de nove anos, obrigatório e gratuito na escola pública, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
a) o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
b) a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
c) o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
d) o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

4.2 Finalidades Da Educação Infantil
A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade.

4.2.1 Objetivos Da Educação Infantil
São objetivos da Educação Infantil:
I - proporcionar condições adequadas para promover o bem-estar da criança, seu desenvolvimento físico, motor, emocional, afetivo, cognitivo/linguístico, moral e social, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível;
II - contribuir para a formação global e harmônica da criança, propiciando-lhe experiências concretas que levem ao seu desenvolvimento integral;
III - tornar - se espaço lúdico, um tempo fantasioso e acolhedor para a criança, em ambiente estimulante;
IV - colaborar para a aquisição de um conjunto de conceitos básicos, habilidades, atitudes e hábitos que se transformem em comportamentos indispensáveis para o pleno desenvolvimento infantil e crescimento saudável.

5. PROFESSOR
Deveres: Participar do processo de planejamento e elaboração da proposta pedagógica da escola; orientar a aprendizagem dos alunos; organizar as operações inerentes ao processo ensino-aprendizagem; contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino.
Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola; levantar e interpretar os dados relativos a realidade de sua classe; zelar pela aprendizagem dos aluno; estabelecer os mecanismos de avaliação; implementar estratégias de recuperarão para os alunos de menor rendimento; organizar registros de observação dos alunos; participar de atividades extra-classe; realizar trabalho integrado com o apoio pedagógico; participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos; colaborar com as atividades e articulação da escola com as famílias e a comunidade; integrar órgãos complementares da escola; executar tarefas afins com a educação (Fonte: Plano de carreira).

6. DIRETOR
Atribuições: Representar a escola na comunidade; responsabilizar-se pelo funcionamento da escola a partir das diretrizes estabelecida no Plano de Metas da Administração Pública Municipal; coordenar, em consonância com a Secretaria Municipal de Educação, a elaboração, a execução e a avaliação da proposta político-pedagógica da Escola; coordenar a implantação da proposta político-pedagógica da Escola, assegurando o cumprimento do currículo e do calendário escolar; organizar o quadro de recursos humanos da escola com as devidas atribuições de acordo com os cargos providos; administrar os recursos humanos, materiais e financeiros da escola; velar pelo cumprimento do trabalho de cada docente; divulgar a comunidade escolar a movimentação financeira da escola; apresentar anualmente, a Secretaria de Educação e comunidade escolar, a avaliação interna e externa da escola e as propostas que visem a melhoria da qualidade de ensino, bem como aceitar sugestões de melhoria; manter o tombamento dos bens públicos da escola atualizado, zelando pela sua conservação; assessorar e acompanhar as atividades dos Conselhos Municipais da área da educação; oportunizar discussões e estudos de temas que envolvam o cumprimento das normas educacionais; articular com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; avaliar o desempenho dos professores sob sua direção (Fonte: Plano de carreira).

7. COORDENADOR PEDAGÓGICO
Planejar, coordenar, executar e avaliar as atividades de orientação educacional.
Participar da elaboração da proposta pedagógica, planos de estudos e do plano global de ação da escola;
Elaborar o plano de ação do serviço, a partir do plano global da escola;
Elaborar as normas internas de funcionamento de serviço;
Participar do processo de integração escola-família-comunidade;
Preparar, coordenar, acompanhar e avaliar as atividades dos conselheiros de turma;
Manter trabalho integrado com o serviço de supervisão escolar;
Cooperar com as instituições da escola no que se fizer necessário;
Manter atualizada a documentação do serviço;
Apresentar relatórios periódicos ao Secretário (a) de Educação;
Integrar a coordenação geral do conselho de classe;
Assessorar o diretor nos casos de aplicação de penalidades sócio-educativas de alunos;
Proceder a avaliação interna do serviço;
Participar da avaliação global da escola (Fonte: Lei municipal 338/2001).

8. AGENTE DE EDUCAÇÃO
Executar atividades gerais ligadas ao ensino;
Auxiliar em secretarias de escolas, secretaria municipal de educação, bibliotecas;
Auxiliar na preparação de material destinado as atividades dos professores;
Extrair e distribuir cópias de matéria de interesse das Repartições;
Executar outras tarefas afins (Fonte: Lei municipal 642/2009).

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