PROJETO:
1.
TITULO DO PROJETO
Amigos para
sempre
2.
ESCOLAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO
Escola
Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa.
Escola
Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.
3.
ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
Língua
Portuguesa
Matemática
Mundo Físico e
Natural
História e
Geografia
Ensino
Religioso
Artes
Educação Física
Música
Dança
Informática
Língua Inglesa
Língua Kaingang
4.
OBJETIVO GERAL
O referido projeto objetiva promover a solução para
a problemática que muitas escolas sofrem, como a violência e o bulling, além de
socializar
o grupo, integrar as crianças e demonstrar a importância dos amigos em nossas
vidas. Para tanto, é importante que o educador socialize com as crianças o que
é ser amigo, quem tem amigos, o que gostam de fazer com seus amigos, enfim
propor momentos de reflexão sobre o que é ser um amigo verdadeiro.
5.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Refletir sobre a
amizade verdadeira.
*Demonstrar a
importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola;
*Cultivar os bons
hábitos de convivência e amor dentro da família;
*Incentivar o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo;
*Incentivar o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo;
*Diminuir o grau de agressividade no relacionamento
entre os alunos;
*Aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre as pessoas;
*Aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre as pessoas;
*Conhecer as
variadas maneiras amizades que podem estabelecer com animais, plantas, etc.
Introduzir o estudo sobre os animais, ressaltando a amizade que podemos ter
pelos mesmos.
6. JUSTIFICATIVA
O dia do amigo foi adotado em Buenos Aires, Argentina, com o Decreto nº
235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo. Foi
criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do
homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma
vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras
partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema
"meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". No Brasil,
o dia 20 de Julho também foi adotado como sendo o dia do Amigo.
Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase
todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam
presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.
Sabemos
pois que a amizade se constrói na convivência, nas ações do dia-a-dia.Desta
forma o ambiente escolar tem sem dúvida uma função muito importante de estar
instruindo, mostrando caminhos, apresentando soluções, proporcionando reflexões
e aprendizagens sobre os valores. Valores estes que precisam ser estimulados,
tais como: diálogo, respeito mútuo,
amizade, solidariedade, tolerância...
Portanto
é necessário que a escola e a família busquem e promovam um ambiente de
constantes aprendizagens para a criança, visando atender às suas necessidades
em seu total desenvolvimento.
7. POPULAÇÃO ALVO
Alunos da Escola Municipal de Educação
Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa e Escola Municipal de Ensino
Fundamental Osvaldo Aranha.
8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Pedir
que os alunos formulem ou pesquisem frases sobre amizade;
Promover um "amigo oculto" presenteando o amigo com um cartão
produzido em sala de aula.
Promover brincadeiras "cooperativas".
Contar histórias sobre o tema "amizade".
Montar um mural com os "amigos" da turma: cada um faz o seu
desenho ou cartaz coloca lado a lado, ao redor de um grande coração com a
palavra AMIGOS no centro.
Confecção de cartões, acrósticos, poemas, paródias, músicas.
Homenagear seu(a) amiga(o) com um verso de uma música que tenha a ver
com o mesmo.
Assistir vídeo que enfatize o tema amizade.
Produção textual.
9. RECURSOS UTILIZADOS
Fotos, DVD, revistas,
livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola lápis de cor,CDs, aparelho de
som, televisão.
10. CULMINÂNCIA
Será montado painel
com algumas das atividades realizadas pelos alunos.
Revelação do “amigo
oculto” com confraternização, música, brincadeiras.
11. AVALIAÇÃO
A avaliação será
feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente às
atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do
projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário