ENCONTROS DE FORMAÇÃO DO PNAIC
DATA:
17 de junho de 2013
HORÁRIO:
18 horas às 21 horas
LOCAL:
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa
DESCRITIVO:
Na segunda-feira, dia 17 de junho, a Orientadora de Estudos, Leidinara Bonavigo Santin, juntamente com a Coordenadora do PNAIC, professores Alfabetizadores e Dirigente Municipal de Educação e Cultura, se reuniram mais uma vez, pois esses encontros acontecem toda segunda-feira, das 17:00 as 21:00, para realizar mais um encontro de formação do programa do Pacto Nacional Pela
Alfabetização na Idade Certa. A Orientadora de Estudos iniciou com a dinâmica: Quebra-gelo.
Objetivo:
Descontrair o grupo e atenção.
Procedimento:
1º momento:
Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a
três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.
2º momento:
Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem
ser pronunciados normalmente.
3º momento:
Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na
barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.
4º momento:
Solicite que ao invés de falar o número 3, que deem uma "reboladinha".
A situação fica bem divertida. Grato. Ricardo José Rodrigues
A situação fica bem divertida. Grato. Ricardo José Rodrigues
Em seguida
realizou-se a leitura para deleite: “O jogo do contrário” de Jandira Masur.
Após fez-se a leitura e apresentação pelas Professoras Alfabetizadoras do
caderno: Unidade 04/Ano 01: Ludicidade na sala de aula. Também a leitura e
apresentação do caderno: Unidade 04/ Ano 02: Vamos brincar de construir as
nossas e outras histórias. Após as leitura foi discutido a seguinte questão:
Por que é importante brincar na sala de aula? Em seguida oportunizou-se relembrar
brincadeiras da infância: escolher uma brincadeira para vivenciar. Após de lidos
e discutidos pelo grupo os textos dos referidos cadernos, foi assistido ao
programa: “Jogos e brincadeiras”, do Programa Pró-Letramento. Solicitou-se as
professoras alfabetizadoras que fizessem o planejamento de uma aula utilizando
brincadeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário