PREFEITURA
MUNICIPAL DE ENGENHO VELHO
CONCURSO
PUBLICO Nº 001/2013
Edital nº 002 - Retificado
VALDECIR LUIZ ESTEVAN, Prefeito Municipal de ENGENHO VELHO, no uso de suas atribuições legais, nos termos do art. 37 da Constituição Federal e Lei Orgânica Municipal, TORNA PÚBLICO que realizará Concurso Publico sob a Lei Municipal nº 040/1993, de 23 de agosto de 1993, e alterações posteriores, com a execução técnico-administrativa da empresa MÁRIO LUCIO DUTRA MAGRO, pessoa jurídica de direito privado, com sede e fórum na cidade de Palmeira das Missões, sito à Rua Marechal Deodoro, 195, sala 01, na cidade de Palmeira das Missões, inscrita no CNPJ sob o nº 04.289.266/0001-57, o qual reger-se-á pelas Instruções Especiais contidas neste Edital.
CAPÍTULO I - DA CONTRATAÇÃO
1.1.
ESCOLARIDADE E OUTROS
REQUISITOS EXIGIDOS:
CATEGORIA FUNCIONAL
|
VENCIMENTO
|
Horário Normal
|
Instrução
|
Condição
diferenciada
|
Vagas
|
ASSISTENTE SOCIAL
|
2.753,20
|
40 horas semanais
|
Formação Superior em Serviço Social com Registro
Profissional no Conselho
|
Não se aplica
|
Cadastro reserva
|
AUXILIAR ADMINISTRATIVO
|
2.263,65
|
40 horas semanais
|
1º grau completo.
|
Não se aplica
|
Cadastro reserva
|
MOTORISTA
|
1.346,00
|
40 horas semanais
|
1º grau incompleto
|
Possuir CNH – Categoria “D”’.
|
Cadastro reserva
|
OPERADOR DE MÁQUINAS
|
1.521,55
|
40 horas semanais
|
1º grau incompleto
|
Possuir CNH– Categoria ‘C’
|
Cadastro reserva
|
OPERARIO
|
856,55
|
40 horas semanais
|
1º grau incompleto
|
Não se aplica
|
Cadastro reserva
|
PROFESSOR
|
974,71
|
22 horas semanais
|
Superior completo
|
Habilitação para Educação Física
|
Cadastro reserva
|
PROFESSOR
|
974,71
|
22 horas semanais
|
Nível médio, na modalidade
normal e/ou curso normal superior de licenciatura plena ou de pedagogia.
|
Habilitação para as séries
iniciais do ensino fundamental
|
Cadastro reserva
|
SERVENTE
|
856,55
|
40 horas semanais
|
1º grau incompleto
|
Não se aplica
|
Cadastro reserva
|
VIVEIRISTA
|
1.346,00
|
40 horas semanais
|
1º grau incompleto
|
Não se aplica
|
Cadastro reserva
|
1.2. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 100,00 (cem reais) para cargos com ensino
superior completo e R$ 80,00 (oitenta reais) para os demais cargos.
1.2.1 – O pagamento da taxa será feito através da Tesouraria da
Prefeitura Municipal.
1.3. DAS VAGAS:
1.3.1. O Concurso Público destina-se ao provimento de cadastro reserva.
1.3.2. A habilitação no Concurso Público não assegura ao candidato a
contratação imediata, mas apenas a expectativa de ser admitido segundo a vaga
existente, de acordo com as necessidades da Administração Municipal, respeitada
a ordem de classificação.
1.4. DA VAGA E LOCAL DE
TRABALHO:
1.4.2 Assistente
Social, auxiliar administrativo, motorista, operador de máquinas, Operário, Professor, Servente
e Viveirista conforme designação da Secretaria de Administração.
1.5. DAS
ATRIBUIÇÕES DA CONTRATAÇÃO:
Auxiliar administrativo
Padrão 06
Síntese dos Deveres:
Manter rigoroso controle sobre os lançamentos de impostos de quaisquer rendas
municipais; controlar para fins de tributação, o comércio e a indústria em
geral, bem como as demais atividades sujeitas à fiscalização municipal;
examinar, selecionar e preparar à execução da fiscalização externa, efetuar o
lançamento da dívida ativa; fornecer certidões relativas aos registros
administrativos financeiros; organizar e supervisionar a realização de tarefas
auxiliares; orientar o contribuinte sobre a legislação tributária; prestar
informações em processos de sua competência; fornecer dados estatísticos,
expedir notificações; estudar e propor medidas que visem melhorar os serviços
de lançamentos e fiscalização, locação e baixa no cadastro; executar outras tarefas
afins.
Descrição Sintética:
Prestar serviços de assistência social.
Descrição Analítica:
Executar e coordenar as atividades e Programas de Assistência Social do
Município, avaliando as condições econômicas da população, fiscalizando e
controlando a distribuição de benefícios às famílias em estado de carência do
município; executar políticas de inclusão e de prevenção social; cumprir com
todas as atividades elencadas na Lei Orgânica Nacional de Assistência Social e
legislação correlata; promover a cidadania; executar políticas e programas
estabelecidos; coordenar, elaborar e promover assistência social no município e
realizar todas as atividades a fim.
Motorista
Síntese dos Deveres: Dirigir
veículos automotores utilizados no transporte de passageiros e cargas, executar
pequenos reparos de emergência; preencher boletins de ocorrências; cumprir as
ordens de serviço recebidas; recolher o veículo à garagem quando concluído o
serviço, comunicando o defeito observado; zelar pela conservação e limpeza do
veículo sob sua guarda, efetuar serviços rotineiros de manutenção lubrificação;
troca de óleo, verificar na chegada e saída os níveis de óleo, água, etc.;
executar serviços afins.
Operador
de máquinas
Síntese dos Deveres:
Operar máquinas, rodoviárias, agrícolas e tratores, para o fim de executar
terraplenagem, nivelamento de ruas e estradas, assim como abaulamentos, abrir
valetas e cortar taludes; operar máquinas rodoviárias em escavação, transporte
de terras, aterros e trabalhos semelhantes; operar com máquinas agrícolas e
compactação, varreduras mecânicas, tratores, etc.; cumprir com rolo compressor
cancha para asfaltamento, auxiliar no conserto de máquinas e sua conservação e
manutenção, cuidar da limpeza e conservação das máquinas e executar outras
tarefas afins.
Operário
Síntese dos Deveres: Realizar serviços braçais, de limpeza e outros, carregar e descarregar veículos em geral; transportar, arrumar e levar mercadorias, materiais de construção em geral e outros fazer mudanças; proceder à abertura de valas; efetuar serviços de capina em geral; varrer, lavar e remover o lixo e detritos das ruas e prédios municipais, proceder a limpeza de oficinas, baias cocheiras e depósitos de lixos e detritos orgânicos, inclusive em gabinetes sanitários públicos ou em prédios municipais e cuidar dos sanitários; recolher lixo a domiciliado, operando caminhões de asseio público; auxiliar em tarefas de construções, calçamento e pavimentação em geral; preparar argamassa; auxiliar no recebimento, entrega e contagem de materiais; auxiliar em serviços de abastecimento de veículos, cavar sepulturas e auxiliar no sepultamento; aplicar inseticidas e fungicidas; auxiliar em serviços simples de jardinagem; cuidar de árvores frutíferas; proceder a apreensão de animais soltos nas vias públicas; quebrar e britar pedras; executar tarefas afins.
Professor Educação Física
Atribuições
I – Regência efetiva da
disciplina no ensino fundamental; II – Elaboração de programas e plano de
trabalho, controle e avaliação do rendimento escolar; III – Recuperação dos
alunos; IV – Aplicação de exercícios rítmicos e expressivos; V – Desenvolver
nos alunos o gosto pela prática de esportes e a realização de exercícios; VI –
Incentivo às manifestações da cultura
corporal; VII – Realização de jogos, brincadeiras, gincanas e etc.; VII –
Relação entre Educação Física e Saúde e demais atividades compatíveis com a
natureza do Cargo; IX - Elaborar e aplicar o planejamento diário das atividades
a serem desenvolvidas com os alunos; X – Planejar e participar de todas as
atividades e eventos pertinentes à sua função; XI – Observar e seguir as normas
de rotina e orientação, estabelecidas pelo Diretor(a), Supervisor(a)
Pedagógico(a) e Equipe Técnicas; XII – Informar ao Diretor(a) e Supervisor(a)
Pedagógico(a) sobre o desenvolvimento das atividades, com os resultados
alcançados e problemas detectados; XIII – Proceder avaliação individual dos
alunos, assim como acompanhar seu desenvolvimento durante o período escolar; IX
– Buscar a atualização constante, pela participação em cursos e seminários,
para o bom desempenho do seu trabalho.
Professor Séries Iniciais
Atribuições
a)síntese dos deveres:
participar do processo de planejamento e elaboração da proposta pedagógica da
escola; orientar a aprendizagem dos alunos; organizar as operações inerentes ao
processo ensino-aprendizagem; contribuir para o aprimoramento da qualidade do
ensino.
b)Síntese das Atribuições:
Elaborar e cumprir o plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola;
levantar e interpretar os dados relativos a realidade de sua classe; zelar pela
aprendizagem do aluno; estabelecer os mecanismos de avaliação; implementar
estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; organizar
registro de observação dos alunos; participar de atividades extra-classe;
realizar trabalho integrado com o apoio pedagógico; participar dos períodos
destinados ao planejamento, à avalição e ao desenvolvimento profissional;
ministrar os dias letivos e horas-aulas estabelecidas; colaborar com as atividades
e articulação da escola com as famílias e a comunidade; integrar os órgãos
complementares da escola; executar tarefas afins com a educação.
Servente
Descrição Sintética: Proceder a limpeza de prédios, objetos e utensílios
do Município.
Descrição Analítica: proceder a limpeza e conservação de objetos,
utensílios de mesa, trilhos e capachos; lavar pisos, janelas, louças vidros e
outros objetos utilizados em copas ou cozinhas; polir objetos de metal, limpar
e arrumar mesas; efetuar os serviços de limpeza, higiene em banheiros e
sanitários; lavar vestiários e roupas de
cama e mesa; transportar alimentos, passar a ferro a roupa lavada; recolher
detritos, e coloca-los nos recipientes isto destinados, varrer pátios; fazer
café, executar tarefas a fins.
Viveirista
Descrição Analítica: Ser responsável pela execução dos trabalhos no viveiro Municipal de mudas, executar, organizar os demais funcionários do viveiro, no preparo das sementes, semeadura das sementes, repicagem das mudas nas embalagens ou laminados, regas constantes, entrega de mudas, limpeza e boa apresentação do viveiro, além de controlar horário e distribuir tarefas
CAPÍTULO II – DAS
INSCRIÇÕES
2.1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO NO CONCURSO PÚBLICO:
2.1.1. Antes de efetuar o
recolhimento da taxa, o candidato deverá certificar-se de que possui todas as
condições e pré-requisitos para inscrição. Não haverá devolução da taxa de
Inscrição, salvo se for cancelada a realização do Concurso Público.
2.1.2. Não serão aceitas
inscrições: com falta de documentos; por via postal; por telex ou via fax; e-mail; extemporâneas e/ou condicionais.
2.1.3. São considerados documentos
de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias
de Segurança Públicas, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de
Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de
exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc); passaporte brasileiro,
certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público;
carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valham
como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação
(somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro
de 1997).
2.1.4. Não serão aceitos como
documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais,
carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras
funcionais, sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não identificáveis ou danificados.
2.1.5. Para efetivar sua
inscrição, é imprescindível que o candidato possua número de CPF – Cadastro de
Pessoa Física, regularizado.
2.1.6. O candidato que não
possuir CPF deverá solicitá-lo nos postos credenciados - Banco do Brasil, Caixa
Econômica Federal, Correios ou Receita Federal, em tempo de conseguir o
registro e o respectivo número antes do término do período de inscrições.
2.1.7. Terá sua inscrição
cancelada e será automaticamente eliminado do Concurso Público o candidato que
utilizar o CPF de terceiro.
2.1.8. Após o encerramento do período de inscrições, não
serão aceitos pedidos de alterações das opções.
2.1.9. As informações
prestadas na ficha de inscrição, bem como o preenchimento dos requisitos
exigidos serão de total responsabilidade do candidato ou seu procurador.
2.2. DA INSCRIÇÃO:
2.2.1. As inscrições poderão ser realizadas na Prefeitura de ENGENHO VELHO, localizada na rua Antônio Trombetta, 35, de 01 a 5 de Julho de 2013, de 08 a 12 de julho de 2013, de 15 a 19 de julho de 2013, de 22 a 26 de julho de
2013, no horário de 7:30 as 11:30 e das 13:00 as 17:00,
junto ao Departamento Pessoal.
2.2.2. A inscrição
terá que ser feita pessoalmente pelo candidato ou por procuração autenticada em
cartório, com poderes específicos. Em caso de inscrição por procuração, deverá
ser entregue o respectivo instrumento de mandato, contendo poder específico
para inscrição no CONCURSO PÚBLICO, acompanhado de cópia do documento de
identidade do procurador, além da apresentação dos demais documentos
indispensáveis à inscrição do candidato, acompanhado dos originais ou
autenticado.
2.2.3-
Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de inscrição no CONCURSO
PÚBLICO de que trata este Edital, de
acordo com a legislação Federal vigente.
2.2.4. O candidato ao inscrever-se nesta condição,
deverá escolher o cargo a que concorre e marcar a opção “Pessoas com
Deficiência”, bem como deverá entregar durante o período de inscrições,
os seguintes documentos:
a) laudo médico (original ou
cópia legível autenticada) emitido há menos de um ano atestando a espécie e o grau de deficiência,
com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional
de Doença - CID, bem como da provável causa da deficiência.
b) requerimento,
solicitando vaga especial, constando o tipo de deficiência e a necessidade de
condição ou prova especial, se for o caso (conforme modelo Anexo IV deste Edital). O pedido de condição ou prova
especial, formalizado por escrito à empresa executora, será examinado para
verificação das possibilidades operacionais de atendimento, obedecendo a
critérios de viabilidade e de razoabilidade.
2.2.5.
Caso o candidato não encaminhe o laudo médico e o respectivo requerimento, até
o prazo determinado, não será considerado como pessoa com deficiência para
concorrer às vagas reservadas, não tendo direito à vaga especial, bem como à
prova especial, seja qual for o motivo alegado, mesmo que tenha assinalado tal
opção na Ficha de Inscrição.
2.2.6.
Os candidatos inscritos nessa condição participarão do Concurso Público em
igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere às provas
aplicadas, ao conteúdo das mesmas, à avaliação, aos critérios de aprovação, ao
horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os
demais candidatos, resguardadas as condições especiais previstas na legislação
própria.
2.2.7. Condições para inscrição:
a)
Ser brasileiro nato ou naturalizado ou gozar das prerrogativas constantes do
art. 12 da Constituição Federal;
b) Possuir,
até a data de encerramento das inscrições, a escolaridade descrita deste
Edital;
c)
Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data da posse;
d)
Estar quite com as obrigações militares e eleitorais;
e) Ter
recolhido taxa de inscrição para o Concurso Público, paga junto à tesouraria da
Prefeitura Municipal de ENGENHO VELHO.
2.2.8. O candidato deverá comparecer ao local munido de original e cópia
da seguinte documentação:
a)
Documento de identidade: Cédula de identidade civil (RG);
b)
Cadastro de Pessoa Física (CPF);
c)
Título eleitoral com comprovante da última eleição, 2012, ou Certidão de estar
quites com a Justiça Eleitoral;
d)
Certificado do serviço militar. Para os candidatos que completem 18 anos em 2013,
será aceito o comprovante de alistamento;
e)
Diploma, atestado ou certificado de conclusão da escolaridade exigida no
subitem 1.1 deste Edital, de acordo com o Concurso Público de inscrição;
f)
02 fotos 3x4, recentes e sem uso;
g)
Guia de recolhimento da taxa de inscrição, no valor estabelecido no subitem 1.4
acima;
h)Atestado comprovando a deficiência de
que é portador, quando se tratar de inscrição a portador de deficiência;
2.2.9. O candidato, antes de efetuar o pagamento da taxa de inscrição,
deverá certificar-se de que possui todos os requisitos exigidos para o Concurso
Público, sendo que não haverá devolução de valor pago, salvo quando for
cancelada a realização do Concurso Público.
2.2.10. Serão indeferidas
as inscrições pagas com cheques sem provisão de fundos.
2.2.11. O candidato é responsável pelas informações prestadas no
formulário de inscrição, ficando ciente que está de acordo com as exigências e
normas previstas neste Edital. Se aprovado, deverá manter atualizado seu
endereço junto à Prefeitura Municipal durante a validade do Concurso Público.
2.2.12. Não serão admitidas
inscrições condicionadas ou por correspondência.
2.2.13. Somente serão admitidos os candidatos que concluir
curso introdutório de formação inicial e continuada a ser ministrado pela
Prefeitura aos candidatos classificados.
2.3. DA DIVULGAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO
DAS INSCRIÇÕES E CRONOGRAMA DE DATAS:
2.3.1- A divulgação das inscrições será dada a conhecer por meio de Edital, no
qual constarão as inscrições deferidas e indeferidas.
2.3.2- O candidato deverá acompanhar esse edital; bem como a relação de
candidatos homologados para confirmar sua inscrição; caso
sua inscrição não tenha sido homologada ou processada, o mesmo não poderá
prestar provas, podendo impetrar pedido de recurso, conforme determinado neste
Edital.
2.3.3. Se mantida a não homologação ou o não processamento, o candidato será
eliminado do Concurso Público, não assistindo direito à devolução da taxa de
inscrição.
2.3.4.
Cronograma de datas.
EVENTO
|
DATA
|
LOCAL
e PUBLICAÇÃO
|
Período
de inscrições
|
De 01 a 5 de Julho de 2013, de 08 a 12 de julho
de 2013, de 15 a 19 de julho de 2013, de 22 a 26 de julho de 2013.
|
Exclusivamente na prefeitura Municipal
|
Homologação
das inscrições válidas
|
Dia 29 de Julho de 2013.
|
Mural da Prefeitura Municipal
|
Período
para protocolo de recursos de eventuais inscrições não homologadas
|
Dias 30 a
31 de Julho de 2013, de 01 de agosto de 2013.
|
Exclusivamente na Prefeitura Municipal
|
Divulgação
do resultado do julgamento de eventuais recursos relativo as inscrições.
|
Dia 02 de agosto de 2013
|
Mural da Prefeitura Municipal
|
Prova
Escrita e Objetiva.
|
Dia 03 de agosto
de 2013
|
Conforme Edital
|
Período
para protocolo de recursos quanto as questões da Prova Objetiva.
|
Dias 05 e 06 de agosto de 2013.
|
Exclusivamente na Prefeitura Municipal
|
Divulgação
do gabarito das Provas Objetivas.
|
Dia 09 agosto de 2013.
|
Mural da Prefeitura Municipal
|
Período
para protocolo de recursos quanto aos gabaritos divulgados
|
Dias 12 e 13 de agosto de 2013.
|
Exclusivamente na Prefeitura Municipal
|
Divulgação
de novos gabaritos (se for o caso)
|
Dia 15 agosto de 2013.
|
Exclusivamente na
Prefeitura Municipal
|
Identificação
das Provas Objetivas
|
Dia 16 agosto de 2013.
|
Prefeitura Municipal
|
Divulgação
Resultado Provisório
|
Dia 19 agosto de 2013.
|
Mural da Prefeitura Municipal
|
Período
para protocolo de pedido de revisão do resultado provisório.
|
Dia 20 e 21
agosto de 2013.
|
Exclusivamente na Prefeitura Municipal
|
Sorteio
Público nos casos aplicáveis
|
Dia 23 agosto de 2013.
|
Prefeitura Municipal
|
Prova
prática nos caso aplicáveis
|
Dia 24 agosto de 2013
|
Prefeitura Municipal
|
Homologação
e publicação do resultado final
|
Dia 28 de agosto de 2013.
|
Mural da Prefeitura Municipal
|
CAPÍTULO III - DOCUMENTAÇÃO
PARA ADMISSÃO E POSSE DO CANDIDATO
3.1.
Serão exigidos no ato de admissão e posse do candidato, os documentos abaixo relacionados, além das
condições e documentação exigidas nos subitens 2.3.7 e 2.3.8 acima:
·
Duas fotos 3 x 4 recente;
·
Diploma, certificado ou atestado de conclusão da escolaridade;
·
Alvará de folha corrida - fornecida pelo Fórum;
·
Atestado médico (Exame admissional agendado e realizado pelo médico da
Prefeitura);
·
Certidão de Nascimento ou Casamento;
·
Declaração de bens;
·
Cópia do CPF e Carteira de Identidade;
·
Título Eleitoral com comprovante de votação (última eleição) ou certidão
de estar quites com a justiça eleitoral;
·
Cartão do PIS ou PASEP, caso tiver;
·
Certificado de Reservista (se for o caso);
·
Certidão de Nascimento e cartão de vacinação do(s) filho(s) menores de
14 anos;
·
Declaração de que não ocupa outro cargo e/ou contratação temporária ou
emergencial ou aposentadoria, incompatível a esta admissão.
3.2.
O candidato, por ocasião da POSSE, deverá comprovar todos os requisitos acima
elencados. A não apresentação dos comprovantes exigidos, tornará sem efeito a
aprovação obtida pelo candidato, anulando-se todos os atos ou efeitos
decorrentes da inscrição no Concurso Público.
3.3.
O exame médico pré-admissional será exclusivamente eliminatório e realizar-se-á
com base nas atividades inerentes a vaga a qual o candidato foi aprovado,
considerando-se as condições de saúde necessárias para o exercício das mesmas.
3.4. É
de inteira responsabilidade do candidato, o acompanhamento das informações
referentes ao Concurso Público em que se inscreveu.
CAPÍTULO IV - DAS PROVAS
4.1.
O Concurso Público constará de PROVA
ESCRITA, de caráter eliminatório/classificatório, com questões objetivas,
de múltipla escolha, compatíveis com o nível de escolaridade, com a formação
acadêmica exigida e com as atribuições da contratação para todos os cargos, e
de PROVA PRÁTICA somente para Motorista,
Operador de Máquina.
4.2.
A Prova Escrita será aplicada conforme
cronograma de datas, tendo como local a ser definido em edital, tendo como
horário de início às 14h15min horas e término previsto para as 17h15min horas.
4.3.
O Município, reserva-se o direito de indicar nova data para a realização da
Prova Escrita, em caso de necessidade de alteração desta já publicada, mediante
publicação em jornal de circulação local, com antecedência mínima de 8 (oito)
dias da realização das mesmas.
4.4.
Será considerado aprovado, o candidato que obtiver 50% (cinquenta por cento) ou
mais na nota final da prova escrita e não ter sido eliminado por obter menos de
50% (cinquenta por cento) na prova eliminatória.
4.5. CONTEÚDOS E PONTUAÇÃO
- Para o cargo de Assistente Social.
Tipos de provas
|
Nº de questões
|
Pontuação
|
Peso por questão
|
Caráter
|
Português
|
10
|
20
|
2,0 pontos
|
Classificatório
|
Especifica
|
15
|
60
|
4,0 pontos
|
Eliminatório
|
Legislação/ Conhecimentos
Gerais
|
05
|
20
|
4,0 pontos
|
Classificatório
|
- Para o cargo de Auxiliar Administrativo.
Tipos de provas
|
Nº de questões
|
Pontuação
|
Peso por questão
|
Caráter
|
Português
|
10
|
30
|
3,0 pontos
|
Classificatório
|
Legislação
|
15
|
60
|
4,0 pontos
|
Eliminatório
|
Conhecimentos Gerais
|
05
|
10
|
2,0 pontos
|
Classificatório
|
Para o cargo de Motorista, Operador de Maquina.
Tipos de provas
|
Nº de questões
|
Pontuação
|
Peso por questão
|
Caráter
|
Português
|
10
|
10
|
1,0 pontos
|
Classificatório
|
Específica
|
10
|
20
|
2,0 pontos
|
Eliminatório
|
Legislação/ Conhecimentos
Gerais
|
10
|
20
|
2,0 pontos
|
Classificatório
|
Prova Prática
|
|
50
|
|
Eliminatório
|
- Para o cargo de Operário.
Tipos de provas
|
Nº de questões
|
Pontuação
|
Peso por questão
|
Caráter
|
Português
|
10
|
50
|
5,0 pontos
|
Classificatório
|
Legislação
|
10
|
10
|
1,0 pontos
|
Classificatório
|
Conhecimentos Gerais
|
10
|
40
|
4,0 pontos
|
Classificatório
|
Para o cargo de Professor Educação Física
Tipos de provas
|
Nº de questões
|
Pontuação
|
Peso por questão
|
Caráter
|
Português
|
10
|
50
|
5,0 pontos
|
Classificatório
|
Conhecimento Pedagógicos
|
10
|
30
|
3,0 pontos
|
Eliminatório
|
Legislação
|
10
|
20
|
2,0 pontos
|
Classificatório
|
Para o cargo de Professor Séries Iniciais
Tipos de provas
|
Nº de questões
|
Pontuação
|
Peso por questão
|
Caráter
|
Português
|
10
|
50
|
5,0 pontos
|
Classificatório
|
Conhecimento Pedagógicos
|
10
|
30
|
3,0 pontos
|
Eliminatório
|
Legislação
|
10
|
20
|
2,0 pontos
|
Classificatório
|
- Para o cargo de Servente.
Tipos de provas
|
Nº de questões
|
Pontuação
|
Peso por questão
|
Caráter
|
Português
|
10
|
50
|
5,0 pontos
|
Classificatório
|
Legislação
|
10
|
10
|
1,0 pontos
|
Classificatório
|
Conhecimentos Gerais
|
10
|
40
|
4,0 pontos
|
Classificatório
|
- Para o cargo de Viveirista.
Tipos de provas
|
Nº de questões
|
Pontuação
|
Peso por questão
|
Caráter
|
Português
|
10
|
20
|
2,0 pontos
|
Classificatório
|
Especifica
|
15
|
60
|
4,0 pontos
|
Eliminatório
|
Legislação/Conhecimentos
Gerais
|
05
|
20
|
4,0 pontos
|
Classificatório
|
4.6.
Os pontos por disciplina correspondem ao número de acertos multiplicado pelo
peso de cada questão da mesma. A NOTA DA
PROVA ESCRITA será o somatório dos pontos obtidos em cada disciplina.
4.7.
Não haverá prova fora do local designado, nem em datas e/ou horários
diferentes. Não será admitido à prova, o candidato que se apresentar após o
horário estabelecido para o início da mesma; em nenhuma hipótese haverá segunda
chamada, seja qual for o motivo alegado.
4.8.
O ingresso na sala de provas só será permitido ao candidato que apresentar o
documento de identidade que originou a inscrição e o documento de inscrição no Concurso
Público, podendo, a critério da organização do presente Concurso Público, ser
dispensada a apresentação do documento de inscrição, desde que comprovada a
efetiva inscrição do candidato.
4.9. No recinto de provas não será permitido ao candidato entrar ou
permanecer com armas ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, etc.). Caso o candidato leve
arma ou qualquer aparelho eletrônico deverá depositá-lo na Coordenação, exceto
no caso de telefone celular que deverá ser desligado e poderá ser depositado
junto à mesa de fiscalização até o final das provas. O descumprimento desta
determinação implicará na eliminação do candidato, caracterizando-se como
tentativa de fraude.
4.10.
A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova
deverá levar acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e
que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar
acompanhante não realizará a prova. Não haverá compensação do tempo de
amamentação ao tempo da prova da candidata.
4.11.
O caderno de questões é o espaço no qual o candidato poderá desenvolver todas
as técnicas para chegar à resposta adequada, permitindo-se o rabisco e a rasura
em qualquer folha, EXCETO no CARTÃO DE
RESPOSTAS e o CANHOTO DE DESIDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO..
4.12.
Será atribuída nota 0 (zero) à resposta que, no cartão de respostas estiver em
desconformidade com as instruções, não estiver assinalada ou que contiver mais
de uma alternativa assinalada, emenda, rasura ou alternativa marcada a lápis,
ainda que legível.
4.13. Ao término da prova, o
candidato entregará ao fiscal da sala, obrigatoriamente, o seu CARTÃO DE RESPOSTAS , CANHOTO DE
DESIDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E A PROVA.
4.14. Não será admitido às provas, o candidato que se apresentar após o
horário estabelecido para o início da prova; em nenhuma hipótese haverá segunda
chamada, seja qual for o motivo alegado.
4.15.
O candidato que deixar de comparecer a qualquer uma das provas determinadas,
será considerado reprovado.
4.16. O candidato deverá apresentar-se no local com meia hora de
antecedência do horário de início das provas, munido com cartão de
identificação, documento de identidade e caneta esferográfica azul ou preta
para a realização das provas.
4.17. Prova prática para Motorista, Operador de Máquina será realizada no dia 24 de agosto no
local informado por Edital, com
início às 09h00min horas, com valor de 50 pontos.
4.17.1- Para avaliação do candidato ao cargo de Motorista, Operador de Máquinas, na Prova Prática, a Comissão
Avaliadora observará os conhecimentos práticos que o candidato possui,
utilizando Caminhão, Máquinas disponibilizada pelo Município realizando tarefas
a seguir enumeradas:
a) Apresentação pessoal;
b)Aptidão para o exercício da função;
c)Desenvoltura;
d)Eficiência;
e)Prática;
f)Desempenho;
g)Segurança;
h)Manejo.
4.17.2: Na avaliação das Provas Práticas, para todos
os cargos, os candidatos serão submetidos à realização das mesmas atividades as
quais serão definidas e solicitadas pela Comissão Avaliadora.
4.17.3 A Prova Prática de avaliação é de caráter Eliminatório e
Classificatório, e tem peso de 50 pontos. A nota da prova prática de cada
candidato será obtida a partir da nota atribuída (0-10) para cada critério
estabelecido, multiplicado pelo coeficiente 0,625 – o qual é obtido através da
divisão do total de pontos da prova prática pelo número de critérios de
avaliação e posteriormente dividido pela nota máxima possível em cada critério.
(50/8/10=0,625).
4.17.4 – O ingresso no local da prova prática, bem como a realização da mesma,
somente será permitido ao candidato que apresentar documento de identidade que
originou a inscrição. Caso o candidato esteja impossibilitado da apresentação
do documento de identidade que originou a inscrição, deverá apresentar outro
documento de identidade oficial, com foto recente acompanhado de registro de
ocorrência em órgão policial, expedido há no máximo 30(trinta) dias, estando
sujeito à identificação especial, compreendendo inclusive coleta de digital em
formulário próprio..
4.17.5.- O candidato que não
comparecer no local indicado para a realização da Prova Prática de serviço,
será automaticamente reprovado e excluído do Concurso Público.
4.17.6 - Não será admitido à prova, o candidato que se apresentar após o horário
estabelecido. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada seja qual for o motivo
alegado.
4.17.7 - O candidato que se negar a realizar qualquer tarefa que lhe for
determinada pela Comissão Aplicadora, será, automaticamente, excluído do Concurso Público
4.17.8 - Durante a prova não será
permitida nenhuma consulta.
4.17.9 – A avaliação será
individual.
4.17.10 - Será excluído do Concurso
Público o candidato que:
4.17.10.1 – Tornar-se culpado por incorreção ou descortesia para com qualquer dos
fiscais, executores e seus auxiliares ou autoridades presentes;
4.17.10.2 – For surpreendido, durante a realização da Prova Prática, em comunicação
com outro candidato ou terceiros;
4.17.10.3 – Ausentar-se do local da prova, antes de seu término, sem o
acompanhamento do fiscal.
4.17.11 – Nas provas práticas de serviço, que exigem emprego de aparelhos ou
equipamentos de elevado valor, pertencente à Prefeitura Municipal de Engenho
Velho poderá ser determinada a imediata exclusão do candidato que demonstrar
não possuir a necessária capacidade para o manejo, oferecendo risco de danos,
ou acidentes pessoais, materiais ou a terceiros.
CAPÍTULO V - DOS RECURSOS
5.1.
Todos os recursos deverão ser interpostos até 2 (dois) dias úteis, a contar da
divulgação por edital, de cada evento.
5.2.
Será admitido recurso quanto:
a)
Ao indeferimento/não processamento de inscrição;
b)
À formulação das questões, respectivos quesitos e gabarito das mesmas;
c)
Aos resultados parciais e finais do CONCURSO PÚBLICO.
5.3.
Os recursos que forem apresentados deverão obedecer rigorosamente os preceitos
que seguem e serão dirigidos à Prefeitura Municipal de ENGENHO VELHO, que
encaminhará à empresa designada para realização do CONCURSO PÚBLICO.
5.4.
Os mesmos deverão ser protocolados junto à Prefeitura Municipal, no prazo
marcado por Edital, na forma de requerimento, conforme modelo Anexo II deste
Edital e deverão conter os seguintes elementos:
a)
CONCURSO PÚBLICO de referência – Edital de CONCURSO PÚBLICO 002/2013 – Município
de ENGENHO VELHO;
b)
Cadastro reserva ao qual concorre;
c)
Circunstanciada exposição a respeito das questões, pontos ou títulos,
para as quais, em face às normas do certame, contidas no Edital, da natureza do
cargo a ser provido ou do critério adotado, deveria ser atribuído maior grau ou
número de pontos;
d)
Razões do pedido de revisão, bem como o total dos pontos pleiteados.
5.5.
Não se conhecerão os recursos que não contenham os dados acima e os fundamentos
do pedido, inclusive os pedidos de simples revisão da prova ou nota.
5.6.
Serão desconsiderados os recursos interpostos fora do prazo, enviados por via
postal, fax ou meio eletrônico (e-mail) ou em desacordo com este Edital.
5.7.
Em caso de haver questões que possam vir a serem anuladas por decisão da
Comissão Executora do CONCURSO PÚBLICO, as mesmas serão consideradas como
respondidas corretamente por todos os candidatos, independente de terem
recorrido.
5.8.
Se houver alguma alteração de gabarito oficial, por força de impugnações, as
provas serão corrigidas de acordo com a alteração.
CAPÍTULO VI – DA APROVAÇÃO
E CLASSIFICAÇÃO
6.1. A lista
final de classificação do Concurso Público apresentará apenas os candidatos
aprovados.
6.2. Os candidatos aprovados serão
classificados na ordem decrescente dos pontos obtidos.
6.3. A nota final, para efeito de
classificação do candidato, será igual à soma das notas obtidas na prova
escrita.
6.4. O primeiro critério de desempate será
o candidato com idade mais elevada, de acordo com as disposições da Lei
10741/2003 – Estatuto do Idoso, Art.1º, que assegura às pessoas com idade igual
ou superior a 60 (sessenta) anos, combinado com o Art. 27 Parágrafo Único que
estabelece o primeiro critério de desempate em Concurso Público será a idade,
dando-se preferência ao de idade mais elevada.
6.4.1. Na hipótese de
igualdade no total de pontos entre os aprovados, o desempate de notas
processar-se-á com os seguintes critérios:
-obtiver maior nota
em conhecimentos específicos;
-obtiver maior nota
em português;
-sorteio
6.5. O sorteio, se necessário, será
realizado em ato público, a ser divulgado por edital.
6.6. O resultado do sorteio público
dar-se-á através do edital de homologação final do Concurso Público.
CAPÍTULO VII – DO
PROVIMENTO DA CONTRATAÇÃO
7.1.
A publicação da nomeação dos candidatos será feita por Edital, publicado junto
ao Painel da Prefeitura de ENGENHO VELHO. É responsabilidade exclusiva de o
candidato manter atualizado o seu endereço.
7.2.
O provimento da contratação do Concurso Público obedecerá, rigorosamente, à
ordem de classificação dos candidatos aprovados.
7.3.
Ficam advertidos os candidatos de que, no caso de admissão, a posse na
contratação do Concurso Público só lhes será deferida no caso de exibirem:
a)
A documentação comprobatória das condições previstas no Capítulo III –
item 3.1 deste Edital acompanhada de fotocópia.
b)
Atestado de boa saúde física e mental a ser fornecido, por Médico ou
Junta Médica do Município ou ainda, por
esta designada, mediante exame médico, que comprove aptidão necessária para o
exercício do contratação do Concurso Público, bem como a compatibilidade para
os casos de deficiência física.
c)
Declaração negativa de acumulação de Concurso Público ou função pública,
conforme disciplina a Constituição Federal/1988, em seu Artigo 37, XVI e suas
Emendas.
d)
Não estar incompatibilizado com investidura em contratação em razão de demissão por atos de improbidade,
comprovados por meio de sindicância ou de inquérito administrativo.
7.4.
A não apresentação dos documentos acima, por ocasião da posse, implicará na
impossibilidade de aproveitamento do candidato Concurso Público.
7.5.
Os candidatos com deficiência, se aprovados e classificados, serão submetidos a
uma Junta Médica Oficial para a verificação da deficiência, bem como da
compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições da contratação
do Concurso Público.
CAPÍTULO VIII – DAS
DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1.
O Concurso Público será válido por 02 (dois) anos, a contar da data de
homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez,
por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da
Constituição Federal.
8.2. Não
haverá segunda convocação para contratação, salvo a hipótese do candidato que,
ao comparecer e não aceitar a vaga oferecida, optar pela sua inclusão no final
da relação dos candidatos classificados, reposicionamento este que deverá ser
requerido por escrito.
8.3.
O candidato aprovado será convocado para assumir a vaga. O não comparecimento
ou a falta de seu pronunciamento no prazo de 10 (dez) dias, podendo ser
prorrogado por mais 10 (dez dias), a contar da publicação do Decreto de
nomeação na imprensa oficial da Prefeitura Municipal, implicará a exclusão automática
do processo de posse no Concurso Público.
8.4.
Atendendo razões de ordem técnica, de segurança ao Concurso Público e de
direitos autorais, não serão fornecidas, em qualquer hipótese, cópias das
provas aos candidatos ou a terceiros, pessoas físicas ou jurídicas, mesmo após
o encerramento do Concurso Público.
8.5.
Todas as publicações serão feitas por afixação no painel de publicações da
Prefeitura Municipal.
8.6.
Os casos omissos serão resolvidos pela PREFEITURA MUNICIPAL, em conjunto com a
empresa responsável pela realização do Concurso Público.
Gabinete do Prefeito Municipal de Engenho Velho, em 28 de junho de 2013.
Registre-se e Publique-se:
OILSON
PASTORIO VALDECIR LUIZ ESTEVAN
Secretário
Municipal de Administração Prefeito
Municipal
ANEXO I
ASSISTENTE SOCIAL
PORTUGUÊS
I-
Análise de Texto - Compreensão e Interpretação de Textos (várias tipologias);
Estrutura; Coesão Textual e Vocabulário.
II –
Gramática - Fonética (Fonologia): Dígrafo; Dífono; Encontros Vocálicos;
Ortografia; Classificação das Palavras Quanto ao Número de Sílabas e Quanto à
Posição da Sílaba Tônica; Acentuação Gráfica; Sinais de Pontuação. III –
Morfologia: Estrutura e Formação das palavras; Classes de Palavras (Variáveis e
Invariáveis) IV – Sintaxe: Termos Essenciais da Oração; Termos Integrantes da
Oração; Termos Acessórios da Oração; Aposto; Vocativo; Período Composto;
Período Composto por Coordenação; Período Composto por Subordinação;
Concordância Nominal; Concordância Verbal; Regência Nominal; Regência Verbal;
Crase; Colocação dos Pronomes Átonos; V – Semântica: Significação das Palavras;
Sinônimos e Antônimos; Homônimos e Parônimos; Sentido Próprio e Sentido
Figurado (Denotação e Conotação). VI – Morfossintaxe: Funções morfossintáticas
do Que e do Se; Estilística e Variações Linguísticas.
CONHECIMENTO
ESPECIFICO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
AMARO, Sarita. Visita
Domiciliar: Guia para uma abordagem complexa. Porto Alegre: AGE, 2003.
IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul. Relações Sociais e Serviço Social no
Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo,
Cortez, 1983
BRASIL.
Constituição da República Federativa do
Brasil – 1988. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas,
2006.
______. Ministério do
Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Norma
Operacional Básica do SUAS. Brasília, 2004. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/suas/publicacoes/nobsuas>.
______. Guia
de Orientações para o Acompanhamento
das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família no Âmbito do Sistema Único
de Assistência Social SUAS. 2005. Disponível
em: < http://www.mds.gov.br/arquivos/arquivo-1-guia_paif_pbf_12_06_2006_e_anexo.pdf/view>.
______. Orientações
Técnicas: Centro de Referência de Assistência Social. CRAS/Ministério do
Desenvolvimento Social e Combate à fome, 2009. Disponível em: <http://www.mds.gov.br>.
_______. Lei Orgânica da Assistência Social. Lei
nº 8.742, Brasília, 1993.
_______. Estatuto da Criança e do Adolescente.
Lei nº 8.069, Brasília, 1990.
GENTILLI, Raquel. Representações e práticas: identidade e processo de trabalho no
serviço social. São Paulo: Veras, 1998.
SPOSATI, Aldaíza. A menina LOAS: um processo de construção da
assistência social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SOUZA,
Nádia Regina O. Q. de (Orgs.). Política de assistência social no Brasil: desafios
para
o assistente social. Rio de Janeiro: Ática, 2007.
ESTEVÃO,
Ana Maria Ramos. O que é Serviço Social. São Paulo:
Brasiliense, 1999 - Coleção Primeiros Passos.
O
Benefício de Prestação continuada da Assistência Social - BPC foi instituído
pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei Orgânica da
Assistência Social – LOAS, Lei nº 8.742, de 7/12/1993; pelas Leis nº 12.435, de
06/07/2011 e nº 12.470, de 31/08/2011, que alteram dispositivos da LOAS e pelos
Decretos nº 6.214, de 26 de setembro de 2007 e nº 6.564, de 12 de setembro de
2008.
LEGISLAÇÃO
Lei Municipal
Nº 040/93, de 23 de agosto de 1.993
CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais,
relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como: Ciências,
Política, Economia, Geografia, História do Brasil e do Município, Arte e
Cultura em geral, atualidades locais, nacionais e internacionais, noções de
cidadania, meio ambiente (ecologia)
AUXILIAR ADMINISTRATIVO
PORTUGUÊS
Conteúdo:
1) LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: compreensão do texto, significado
contextual de palavras e expressões. Sinonímia, antonímia, homonímia e
paronímia. Coesão, clareza e concisão. Vocabulário.
2) FONÉTICA E FONOLOGIA:
letra/fonema. Classificação dos fonemas. Encontros vocálicos e consonantais.
Dígrafo. Divisão silábica, acentuação gráfica e ortografia.
3) MORFOLOGIA: classes
gramaticais: classificação e flexões. Estrutura e formação de palavras.
4) SINTAXE: introdução à sintaxe (frase, oração e período). Termos da
oração. Período simples e composto. Pontuação. Concordância Verbal e Nominal.
Regência Verbal e Nominal e crase.
5) PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA
CULTA: uso do porquê, que/quê, onde/aonde, mal/mau, senão/se não, ao encontro
de/de encontro a, afim/a fim, demais/de mais, a/há, acerca de/há cerca de, ao
invés de/em vez de, à-toa/à toa, dia-a-dia/dia a dia, tampouco/tão pouco,
mas/mais, a par/ao par, cessão/sessão/secção e uso do hífen.
LEGISLAÇÃO
Lei Municipal
Nº 040/93, de 23 de agosto de 1.993
CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais,
relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como:
Ciências, Política, Economia, Geografia, História do Brasil e do Município,
Arte e Cultura em geral, atualidades locais, nacionais e internacionais, noções
de cidadania, meio ambiente (ecologia)
MOTORISTA
LÍNGUA
PORTUGUESA
PROGRAMAS:
As
questões de Língua Portuguesa versarão sobre o programa abaixo. Não serão
elaboradas questões que envolvam o conteúdo relativo ao Acordo Ortográfico
promulgado pelo Decreto n.º6.583, de 29/09/2008.
1.
Interpretação de texto.
2.
Sinônimos e antônimos.
3.
Alfabeto (ordem alfabética; reconhecimentos de vogais e de consoantes.).
4.
Sílaba: separação e classificação.
5.
Concordância verbal e nominal (regras gerais).
6.
Emprego, flexão e substituição de substantivos, adjetivos, artigos e pronomes.
7.
Emprego e flexão de verbos regulares.
8.
Acentuação gráfica.
9.
Ortografia. Emprego de maiúsculas e minúsculas. Grafia do m antes do p e b, h,
ch/x, ç/ss, s/z, g/j, s/ss, r/rr.
10.
Fonética: vogal, semivogal e consoante; fonema e letra; encontros consonantais,
vocálicos e dígrafos.
11.
Pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois
pontos,
travessão
e vírgula).
BIBLIOGRAFIAS:
1. CEGALLA,
Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46ª ed.
São Paulo:
Companhia Editora Nacional, 2007.
2. FERREIRA,
Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. 5ª
ed. Curitiba:
Positivo, 2010.
CONHECIMENTOS
ESPECÍFICOS
PROGRAMAS:
1. Legislação
de Trânsito: Legislação de Trânsito. Do Sistema Nacional do Trânsito. Das
Normas Gerais
de Circulação e Conduta. Dos Pedestres e Condutores de Veículos não
Motorizados.
Dos Equipamentos Obrigatórios. Do Cidadão. Da Educação Para o
Trânsito. Da
Sinalização de Trânsito. Dos Veículos. Da Condução de Escolares. Da
Habilitação.
Das Infrações. Das Penalidades e Multas. Das Medidas Administrativas. Do
Processo
Administrativo. Dos Crimes de Trânsito. Sinalização de regulamentação.
Sinalização de
advertência.
2. Demais
legislações municipais constantes nas Bibliografias.
BIBIOGRAFIAS:
1. Lei Nº
9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro.
2. Manual
Brasileiro de Fiscalização de Trânsito – disponível em
http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm
LEGISLAÇÃO
Lei Municipal
Nº 040/93, de 23 de agosto de 1.993
CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais,
relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como:
Ciências, Política, Economia, Geografia, História do Brasil e do Município, Arte
e Cultura em geral, atualidades locais, nacionais e internacionais, noções de
cidadania, meio ambiente (ecologia)
OPERADOR DE MÁQUINAS
LÍNGUA
PORTUGUESA
PROGRAMAS:
As questões de Língua
Portuguesa versarão sobre o programa abaixo. Não serão elaboradas questões que
envolvam o conteúdo relativo ao Acordo Ortográfico promulgado pelo Decreto n.º
6.583, de 29/09/2008.
1. Interpretação de texto.
2. Sinônimos e antônimos.
3. Alfabeto (ordem
alfabética; reconhecimentos de vogais e de consoantes.).
4. Sílaba: separação e
classificação.
5. Concordância verbal e
nominal (regras gerais).
6. Emprego, flexão e
substituição de substantivos, adjetivos, artigos e pronomes.
7. Emprego e flexão de
verbos regulares.
8. Acentuação gráfica.
9. Ortografia. Emprego de
maiúsculas e minúsculas. Grafia do m antes do p e b, h, ch/x, ç/ss, s/z, g/j,
s/ss, r/rr.
10. Fonética: vogal,
semivogal e consoante; fonema e letra; encontros consonantais, vocálicos e
dígrafos.
11. Pontuação (ponto final,
ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois pontos,
travessão e vírgula).
BIBLIOGRAFIAS:
1. CEGALLA,
Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46ª ed.
São Paulo:
Companhia Editora Nacional, 2007.
2. FERREIRA,
Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. 5ª
ed. Curitiba:
Positivo, 2010.
CONHECIMENTOS
ESPECÍFICOS
O
Sistema Nacional de Trânsito: competências dos diferentes órgãos executivos e
das diferentes entidades da federação. Normas gerais de circulação e conduta.
Sinalização de trânsito. Veículos: registro, licenciamento, habilitação,
condução de escolares. Habilitação. Infrações, penalidades, medidas
administrativas, processo administrativo, crimes de trânsito.
como: Ciências, Política, Economia, Geografia,
História do Brasil e do Município, Arte e Cultura em geral, atualidades locais,
nacionais e internacionais, noções de cidadania, meio ambiente (ecologia)
LEGISLAÇÃO
Lei Municipal
Nº 040/93, de 23 de agosto de 1.993
CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais,
relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como:
Ciências, Política, Economia, Geografia, História do Brasil e do Município,
Arte e Cultura em geral, atualidades locais, nacionais e internacionais, noções
de cidadania, meio ambiente (ecologia)
1990.
OPERARIO
LÍNGUA
PORTUGUESA
PROGRAMAS:
As questões de Língua
Portuguesa versarão sobre o programa abaixo. Não serão elaboradas questões que
envolvam o conteúdo relativo ao Acordo Ortográfico promulgado pelo Decreto n.º
6.583, de 29/09/2008.
1. Interpretação de texto.
2. Sinônimos e antônimos.
3. Alfabeto (ordem
alfabética; reconhecimentos de vogais e de consoantes.).
4. Sílaba: separação e
classificação.
5. Concordância verbal e
nominal (regras gerais).
6. Emprego, flexão e
substituição de substantivos, adjetivos, artigos e pronomes.
7. Emprego e flexão de
verbos regulares.
8. Acentuação gráfica.
9. Ortografia. Emprego de
maiúsculas e minúsculas. Grafia do m antes do p e b, h, ch/x, ç/ss, s/z, g/j,
s/ss, r/rr.
10. Fonética: vogal,
semivogal e consoante; fonema e letra; encontros consonantais, vocálicos e
dígrafos.
11. Pontuação (ponto final,
ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois pontos,
travessão e vírgula).
BIBLIOGRAFIAS:
1. CEGALLA,
Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46ª ed.
São Paulo:
Companhia Editora Nacional, 2007.
2. FERREIRA,
Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. 5ª
ed. Curitiba:
Positivo, 2010.
LEGISLAÇÃO
Lei Municipal
Nº 040/93, de 23 de agosto de 1.993
CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais,
relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como:
Ciências, Política, Economia, Geografia, História do Brasil e do Município,
Arte e Cultura em geral, atualidades locais, nacionais e internacionais, noções
de cidadania, meio ambiente (ecologia)
1990.
PROFESSOR EDUCAÇÃO FÍSICA
PORTUGUÊS
I-
Análise de Texto - Compreensão e Interpretação de Textos (várias tipologias);
Estrutura; Coesão Textual e Vocabulário.
II –
Gramática - Fonética (Fonologia): Dígrafo; Dífono; Encontros Vocálicos;
Ortografia; Classificação das Palavras Quanto ao Número de Sílabas e Quanto à
Posição da Sílaba Tônica; Acentuação Gráfica; Sinais de Pontuação. III –
Morfologia: Estrutura e Formação das palavras; Classes de Palavras (Variáveis e
Invariáveis) IV – Sintaxe: Termos Essenciais da Oração; Termos Integrantes da
Oração; Termos Acessórios da Oração; Aposto; Vocativo; Período Composto;
Período Composto por Coordenação; Período Composto por Subordinação;
Concordância Nominal; Concordância Verbal; Regência Nominal; Regência Verbal;
Crase; Colocação dos Pronomes Átonos; V – Semântica: Significação das Palavras;
Sinônimos e Antônimos; Homônimos e Parônimos; Sentido Próprio e Sentido
Figurado (Denotação e Conotação). VI – Morfossintaxe: Funções morfossintáticas
do Que e do Se; Estilística e Variações Linguísticas.
CONHECIMENTOS
PEDAGÓGICOS/GERAIS/LEGISLAÇÃO Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
9394/96 e alterações; Lei Federal Nº 11.738, Lei que regulamenta o piso
salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da
educação básica; Lei Federal nº 11.114/05, Lei de implantação do
Ensino
Fundamental de nove anos; Resoluções e pareceres do Conselho Nacional de
Educação / Câmara de Educação Básica – CNE/CEB; Conhecimentos Pedagógicos;
Contexto de Desenvolvimento (na infância e na adolescência); principais
descobertas no estudo do desenvolvimento cognitivo e social da criança e as
perspectivas teóricas que fundamentam suas interpretações; Tendências
Pedagógicas da Educação (Liberais e Progressistas); Psicologia Genética
(Piaget); Teoria Sócio-construtivista (Vygotsky): Henri Walton – O
desenvolvimento infantil; A Psicogênese da Escrita; O Projeto Político
Pedagógico da Escola; Parâmetros Curriculares Nacionais (séries iniciais); Prática
Educativa Interdisciplinar e Transdisciplinar; A Literatura Infantil na Escola;
Educação e Ludicidade; Educação Inclusiva (aspectos étnicos, culturais e
raciais); Educação Inclusiva sob a perspectiva da Educação Especial; Avaliação
Escolar sob uma perspectiva construtivista; Pedagogia Libertadora (Paulo
Freire); ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente; Contribuições teóricas ao
processo de ensino–aprendizagem: B. F. Skinner, Carl Rogers, Jean Piaget,
Jussara Hoffmann, Cipriano Carlos Luckesi; Miguel Arroyo, Rubem Alves e Paulo
Freire; Noções de redação oficial: ofícios, comunicações internas, cartas,
requerimentos; Tecnologias, Informática e Educação; Conhecimentos fundamentais
da informática,
Windows, Word, Excel, correio eletrônico e internet Explorer; Noções gerais e
conhecimento políticos, econômicos e geográficos municipal, estadual e federal.
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS DE PORTUGUÊS NICOLA, José De. Ulisses, Infante.
Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa. 15ed. São Paulo: Scipione, 1998.
ROSENTHAL, Marcelo. Gramática para Concursos. 4.ed.-Rio de Janeiro: Elsevier,
2009. LUFT, Celso Pedro. ABC da Língua Culta. Organização e Supervisão Lya
Luft. 1. ed. São Paulo: Globo, 2010. NETO, Pasquale Cipro. Dicionário da Língua
Portuguesa Comentado pelo Professor Pasquale. 1.ed.São Paulo: Gold Editora,
2009. CEREJA, William Roberto/MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva:
Texto, Semântica e Interação. 1ed. São Paulo: Atual, 1999. FERREIRA, Aurélio
Buarque de Holanda. O Dicionário da Língua Portuguesa. 2.ed. Paraná: Editora
Positivo, 2008. INFANTE, Ulisses. Curso de Gramática Aplicada aos Textos. 6.ed.
São Paulo: Scipione, 2001. GUIMARÃES, Florianete. / GUIMARÃES, Margaret. A
gramática Lê o Texto. São Paulo: Moderna, 1997. TERRA, Ernani./ NICOLA, José De.
/ CAVALLETE, Floriana Toscano. Português Para o Ensino Médio. 1ed. São Paulo:
Scipione, 2002. PIMENTEL, Ernani Ferreira. Intelecção e Interpretação de
Textos. 14.ed. Brasília: Vest-con Editora Ltda, 1997. NETO, Pasquale Cipro.
Português com o professor Pasquale. Volumes 1, 2, 3 e 4. Baseado no Programa
Nossa Língua Portuguesa, da TV Cultura. 1.ed. São Paulo: Publifolha, 1999.
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS/GERAIS/LEGISLAÇÃO
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. BRASIL. Conselho
Nacional de Educação/Câmara de Ensino Básico. Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Infantil. Brasília, 1999. BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais
do Ensino Fundamental: Resolução da Câmara de Educação Básica, Nº2, Brasília,
1999. BRASIL. MEC/SEF/DPE/COEDI. Educação infantil no Brasil: situação atual.
Brasília, 1994b. BRASIL. MEC/SEF/DPE/COEDI. Educação infantil: bibliografia
anotada. Brasília, 1995a. BRASIL. MEC/SEF/DPE/COEDI. Propostas pedagógicas e
currículo em educação infantil. Brasília, 1996. BRASIL. Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil, 1998. BRASIL. Secretaria de Educação
Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: INTRODUÇÃO AOS PCNs/Secretaria
de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 1) BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS:
APRESENTAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS - APRESENTAÇÃO /Secretaria de Educação
Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 10.1) BRASIL. Secretaria de
Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: TEMAS TRANSVERSAIS
PLURALIDADE CULTURAL/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF,
1998. (Volume 10.2) BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS: TEMAS TRANSVERSAIS – MEIO AMBIENTE/Secretaria de
Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 10.3) BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: TEMAS
TRANSVERSAIS – ORIENTAÇÃO SEXUAL/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília:
MEC/SEF, 1998. (Volume 10.5) BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: ARTE/Secretaria de Educação Fundamental –
Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 7) ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 4 ed.
São Paulo: Ars Poética : 1994. ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre: Imagens e
auto-imagens. Petrópolis: Rio de Janeiro, 2000. _ CARNEIRO, Agostinho Dias.
Texto em construção: interpretação de textos. 2 ed. São Paulo: Moderna 1996. _
CEREJA, W.; MAGALHÃES, T. Texto e interação: uma proposta de produção textual a
partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, 2000. _ CEREJA, Wililian
Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens. Vol. 1,2.3. São
Paulo: Atual, 2005. _ CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do
português contemporâneo. 4. ed. rev. e ampliada R.J.: Lexicon/2007/. _ CURY,
Jamil, A Educação Infantil como direito. In: MEC/SEF Subsídios para o
credenciamento e funcionamento de instituições de Educação Infantil. Volume 2,
Brasília, 1998. _ Decreto Federal n ° 3.289/99 – Política Nacional de
Integração de Portadores de Deficiência. _ FERREIRA, Aurélio Buarque de
Holanda. Novo Dicionário de Língua Portuguesa. 3ª ed. Paraná: Positivo, 2006. _
FREINET, Celestin. Método Natural I: a aprendizagem da língua. Lisboa:
Editorial Estampa, 1977. _ FREINET, Celestin. Método Natural II: a aprendizagem
do desenho. Lisboa: Editorial Estampa, 1977. _ FREINET, Celestin. Método
Natural III: a aprendizagem da escrita. Lisboa: Editorial Estampa, 1977. _
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa.
13 ed. 1999. _ Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros inscritos.
São Paulo : UNESP, 2000. _ Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro : Paz e
Terra, 1987. _ A Importância do Ato de Ler. São Paulo: Cortez, 1991. _ FREIRE,
Madalena (org.). Grupo – Indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento.
SP, Espaço Pedagógico, 2003. _ FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo:
relatos de uma professora. RJ, Paz e Terra, 1983. _ FREITAS, Maria Teresa.
Vygotsky e Bakthin-Psicologia e Educação: um intertexto. São Paulo: Editora
Ática, 1994. _ GADOTTI, Moacir. Sistema Municipal de Educação: estratégias para
sua implementação. I n: Cadernos Educação Básica, série Inovações, volume 7,
Brasília: MEC/SEF,1994. _ HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na
educação – os Projetos de Trabalho. Porto Alegre, Ed. Artmed, 1998. _ HOFFMANN,
Jussara. Avaliação: mito e desafio – uma perspectiva construtivista. POA,
Educação e Realidade, UFRGS, 1991. _ HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora:
uma prática em construção da pré-escola à universidade. POA, Educação e
Realidade, 1993. _ INFANTE, Ulisses. Textos: leitura e escritas: literatura,
língua e produção de textos, volume único. São Paulo: Scipione, 2004. _ LEI
FEDERAL nº 8069/1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. _ LEI FEDERAL nº
9394 de 20/12/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. _
LEI FEDERAL nº 11.114/05, Lei de implantação do Ensino Fundamental de nove
anos. _ LEI FEDERAL Nº 11.738, Lei que regulamenta o piso salarial profissional
nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. _
MAIA, João Domingues. Gramática. 4 ed. São Paulo: Ática, 2000. _ MARTINS,
Dileta Silveira. Português Instrumental. Porto Alegre: Atlas, 2007. _ MEC -
Parâmetros Curriculares Nacionais. 5ª a 8ª séries. Brasília, 1998. _ MEC –
Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos
temas transversais. Brasília, 1998. _ MELO, M.da C.S.; BARAUSKAS, C.M.T. Eu
chego lá: No mundo da leitura e da escrita. 7ª Ed. São Paulo: Àtica, 2001.
MIRANDA, C. RODRIGUES M.L.D. Linguagem Viva. 5 . Ed. São Paulo: Ática, 1999. _
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo
: Cortez, 2000. _ Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar.
Rio de Janeiro : Garamond, 2000. _ PERRENOUD, P. A pedagogia na escola das
diferenças:fragmentos de uma sociologia do fracasso. Trad. Cláudia Schilling.
Porto Alegre : Artmed Editora, 2001. _ PIAGET, Jean. O julgamento moral na
criança. SP, Ed. Mestre Jou, 1977. _ PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento
da criança. SP, Martins Fontes, 1986. _ PIAGET, Jean. A representação do real
na criança. RJ, Ed. Zahar, 1979. _ PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência.
RJ, Ed. Zahar, 1982. _ PIAGET, Jean. Problemas de psicologia genética. 1 ed.
Brasileira, São Paulo : Forense, 1973. _ Revista Nova Escola. Grandes
Pensadores: 41 educadores que fizeram história, da Grécia antiga aos dias de
hoje. Edição especial. Abril, julho de 2008. _ RIBEIRO, Manoel Pinto. Nova
Gramática aplicada da língua portuguesa; uma comunicação interativa. 17. ed.
R.J.:Metáfora Editora, 2007. _ SARMENTO, L. L.; TUFANO, Douglas. Português. São
Paulo: Moderna, 2004. _ SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo:
Moderna, 2000. _ SEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua
Portuguesa. São Paulo: Companhia. Editora Nacional, 2005. _ TERRA, Ernani;
NICOL, José; CAVALLETE, Floriana Toscano. Português para o Ensino Médio:
língua, literatura e produção de textos. Vol. único. São Paulo: Scipione, 2002.
_ VASCONCELLOS, Celso dos S. 1956. Avaliação da Aprendizagem: Práticas de
Mudança – por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad; 1998. (Coleção
Cadernos Pedagógicos do Libertad; V. 6). _ VYGOTSKY, LURIA e LEONTIEV.
Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone; Editora da USP,
1998, p.103-118. _ VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins
Fontes, 5a. Reimpressão 1993. _ VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente. SP,
Martins Fontes, 1988. _ VYGOTSKY, Lev. Aprendizagem e desenvolvimento
intelectual na idade escolar. _ VYGOTSKY, L. S. A imaginação e a arte na
infância – ensaio psicológico. Madrid, Ed. Akal, 1982.
PROFESSOR SÉRIES INICIAIS
PORTUGUÊS
I-
Análise de Texto - Compreensão e Interpretação de Textos (várias tipologias);
Estrutura; Coesão Textual e Vocabulário.
II –
Gramática - Fonética (Fonologia): Dígrafo; Dífono; Encontros Vocálicos;
Ortografia; Classificação das Palavras Quanto ao Número de Sílabas e Quanto à
Posição da Sílaba Tônica; Acentuação Gráfica; Sinais de Pontuação. III –
Morfologia: Estrutura e Formação das palavras; Classes de Palavras (Variáveis e
Invariáveis) IV – Sintaxe: Termos Essenciais da Oração; Termos Integrantes da
Oração; Termos Acessórios da Oração; Aposto; Vocativo; Período Composto;
Período Composto por Coordenação; Período Composto por Subordinação;
Concordância Nominal; Concordância Verbal; Regência Nominal; Regência Verbal;
Crase; Colocação dos Pronomes Átonos; V – Semântica: Significação das Palavras;
Sinônimos e Antônimos; Homônimos e Parônimos; Sentido Próprio e Sentido
Figurado (Denotação e Conotação). VI – Morfossintaxe: Funções morfossintáticas
do Que e do Se; Estilística e Variações Linguísticas.
CONHECIMENTOS
PEDAGÓGICOS/GERAIS/LEGISLAÇÃO Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
9394/96 e alterações; Lei Federal Nº 11.738, Lei que regulamenta o piso
salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da
educação básica; Lei Federal nº 11.114/05, Lei de implantação do
Ensino
Fundamental de nove anos; Resoluções e pareceres do Conselho Nacional de
Educação / Câmara de Educação Básica – CNE/CEB; Conhecimentos Pedagógicos;
Contexto de Desenvolvimento (na infância e na adolescência); principais
descobertas no estudo do desenvolvimento cognitivo e social da criança e as
perspectivas teóricas que fundamentam suas interpretações; Tendências
Pedagógicas da Educação (Liberais e Progressistas); Psicologia Genética
(Piaget); Teoria Sócio-construtivista (Vygotsky): Henri Walton – O
desenvolvimento infantil; A Psicogênese da Escrita; O Projeto Político
Pedagógico da Escola; Parâmetros Curriculares Nacionais (séries iniciais);
Prática Educativa Interdisciplinar e Transdisciplinar; A Literatura Infantil na
Escola; Educação e Ludicidade; Educação Inclusiva (aspectos étnicos, culturais
e raciais); Educação Inclusiva sob a perspectiva da Educação Especial; Avaliação
Escolar sob uma perspectiva construtivista; Pedagogia Libertadora (Paulo
Freire); ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente; Contribuições teóricas ao
processo de ensino–aprendizagem: B. F. Skinner, Carl Rogers, Jean Piaget,
Jussara Hoffmann, Cipriano Carlos Luckesi; Miguel Arroyo, Rubem Alves e Paulo
Freire; Noções de redação oficial: ofícios, comunicações internas, cartas,
requerimentos; Tecnologias, Informática e Educação; Conhecimentos fundamentais
da informática,
Windows, Word, Excel, correio eletrônico e internet Explorer; Noções gerais e
conhecimento políticos, econômicos e geográficos municipal, estadual e federal.
SUGESTÕES
BIBLIOGRÁFICAS DE PORTUGUÊS NICOLA, José De. Ulisses, Infante. Gramática
Contemporânea da Língua Portuguesa. 15ed. São Paulo: Scipione, 1998. ROSENTHAL,
Marcelo. Gramática para Concursos. 4.ed.-Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. LUFT,
Celso Pedro. ABC da Língua Culta. Organização e Supervisão Lya Luft. 1. ed. São
Paulo: Globo, 2010. NETO, Pasquale Cipro. Dicionário da Língua Portuguesa
Comentado pelo Professor Pasquale. 1.ed.São Paulo: Gold Editora, 2009. CEREJA,
William Roberto/MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva: Texto,
Semântica e Interação. 1ed. São Paulo: Atual, 1999. FERREIRA, Aurélio Buarque
de Holanda. O Dicionário da Língua Portuguesa. 2.ed. Paraná: Editora Positivo,
2008. INFANTE, Ulisses. Curso de Gramática Aplicada aos Textos. 6.ed. São
Paulo: Scipione, 2001. GUIMARÃES, Florianete. / GUIMARÃES, Margaret. A
gramática Lê o Texto. São Paulo: Moderna, 1997. TERRA, Ernani./ NICOLA, José
De. / CAVALLETE, Floriana Toscano. Português Para o Ensino Médio. 1ed. São
Paulo: Scipione, 2002. PIMENTEL, Ernani Ferreira. Intelecção e Interpretação de
Textos. 14.ed. Brasília: Vest-con Editora Ltda, 1997. NETO, Pasquale Cipro. Português
com o professor Pasquale. Volumes 1, 2, 3 e 4. Baseado no Programa Nossa Língua
Portuguesa, da TV Cultura. 1.ed. São Paulo: Publifolha, 1999.
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS/GERAIS/LEGISLAÇÃO
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. BRASIL. Conselho
Nacional de Educação/Câmara de Ensino Básico. Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Infantil. Brasília, 1999. BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais
do Ensino Fundamental: Resolução da Câmara de Educação Básica, Nº2, Brasília,
1999. BRASIL. MEC/SEF/DPE/COEDI. Educação infantil no Brasil: situação atual.
Brasília, 1994b. BRASIL. MEC/SEF/DPE/COEDI. Educação infantil: bibliografia
anotada. Brasília, 1995a. BRASIL. MEC/SEF/DPE/COEDI. Propostas pedagógicas e
currículo em educação infantil. Brasília, 1996. BRASIL. Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil, 1998. BRASIL. Secretaria de Educação
Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: INTRODUÇÃO AOS PCNs/Secretaria
de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 1) BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS:
APRESENTAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS - APRESENTAÇÃO /Secretaria de Educação
Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 10.1) BRASIL. Secretaria de
Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: TEMAS TRANSVERSAIS
PLURALIDADE CULTURAL/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF,
1998. (Volume 10.2) BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS: TEMAS TRANSVERSAIS – MEIO AMBIENTE/Secretaria de
Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 10.3) BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: TEMAS
TRANSVERSAIS – ORIENTAÇÃO SEXUAL/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília:
MEC/SEF, 1998. (Volume 10.5) BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: ARTE/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília:
MEC/SEF, 1998. (Volume 7) ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 4 ed. São Paulo:
Ars Poética : 1994. ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre: Imagens e auto-imagens.
Petrópolis: Rio de Janeiro, 2000. _ CARNEIRO, Agostinho Dias. Texto em
construção: interpretação de textos. 2 ed. São Paulo: Moderna 1996. _ CEREJA,
W.; MAGALHÃES, T. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir
de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, 2000. _ CEREJA, Wililian Roberto.
MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens. Vol. 1,2.3. São Paulo: Atual,
2005. _ CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português
contemporâneo. 4. ed. rev. e ampliada R.J.: Lexicon/2007/. _ CURY, Jamil, A
Educação Infantil como direito. In: MEC/SEF Subsídios para o credenciamento e
funcionamento de instituições de Educação Infantil. Volume 2, Brasília, 1998. _
Decreto Federal n ° 3.289/99 – Política Nacional de Integração de Portadores de
Deficiência. _ FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário de Língua
Portuguesa. 3ª ed. Paraná: Positivo, 2006. _ FREINET, Celestin. Método Natural
I: a aprendizagem da língua. Lisboa: Editorial Estampa, 1977. _ FREINET,
Celestin. Método Natural II: a aprendizagem do desenho. Lisboa: Editorial
Estampa, 1977. _ FREINET, Celestin. Método Natural III: a aprendizagem da
escrita. Lisboa: Editorial Estampa, 1977. _ FREIRE, Paulo. Pedagogia da
Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 13 ed. 1999. _ Pedagogia da
indignação: cartas pedagógicas e outros inscritos. São Paulo : UNESP, 2000. _
Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1987. _ A
Importância do Ato de Ler. São Paulo: Cortez, 1991. _ FREIRE, Madalena (org.).
Grupo – Indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento. SP, Espaço
Pedagógico, 2003. _ FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo: relatos de
uma professora. RJ, Paz e Terra, 1983. _ FREITAS, Maria Teresa. Vygotsky e
Bakthin-Psicologia e Educação: um intertexto. São Paulo: Editora Ática, 1994. _
GADOTTI, Moacir. Sistema Municipal de Educação: estratégias para sua
implementação. I n: Cadernos Educação Básica, série Inovações, volume 7,
Brasília: MEC/SEF,1994. _ HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na
educação – os Projetos de Trabalho. Porto Alegre, Ed. Artmed, 1998. _ HOFFMANN,
Jussara. Avaliação: mito e desafio – uma perspectiva construtivista. POA,
Educação e Realidade, UFRGS, 1991. _ HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora:
uma prática em construção da pré-escola à universidade. POA, Educação e
Realidade, 1993. _ INFANTE, Ulisses. Textos: leitura e escritas: literatura,
língua e produção de textos, volume único. São Paulo: Scipione, 2004. _ LEI
FEDERAL nº 8069/1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. _ LEI FEDERAL nº
9394 de 20/12/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. _
LEI FEDERAL nº 11.114/05, Lei de implantação do Ensino Fundamental de nove
anos. _ LEI FEDERAL Nº 11.738, Lei que regulamenta o piso salarial profissional
nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. _
MAIA, João Domingues. Gramática. 4 ed. São Paulo: Ática, 2000. _ MARTINS,
Dileta Silveira. Português Instrumental. Porto Alegre: Atlas, 2007. _ MEC -
Parâmetros Curriculares Nacionais. 5ª a 8ª séries. Brasília, 1998. _ MEC –
Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos
temas transversais. Brasília, 1998. _ MELO, M.da C.S.; BARAUSKAS, C.M.T. Eu
chego lá: No mundo da leitura e da escrita. 7ª Ed. São Paulo: Àtica, 2001.
MIRANDA, C. RODRIGUES M.L.D. Linguagem Viva. 5 . Ed. São Paulo: Ática, 1999. _
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo
: Cortez, 2000. _ Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar.
Rio de Janeiro : Garamond, 2000. _ PERRENOUD, P. A pedagogia na escola das
diferenças:fragmentos de uma sociologia do fracasso. Trad. Cláudia Schilling.
Porto Alegre : Artmed Editora, 2001. _ PIAGET, Jean. O julgamento moral na
criança. SP, Ed. Mestre Jou, 1977. _ PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento
da criança. SP, Martins Fontes, 1986. _ PIAGET, Jean. A representação do real
na criança. RJ, Ed. Zahar, 1979. _ PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência.
RJ, Ed. Zahar, 1982. _ PIAGET, Jean. Problemas de psicologia genética. 1 ed.
Brasileira, São Paulo : Forense, 1973. _ Revista Nova Escola. Grandes
Pensadores: 41 educadores que fizeram história, da Grécia antiga aos dias de
hoje. Edição especial. Abril, julho de 2008. _ RIBEIRO, Manoel Pinto. Nova
Gramática aplicada da língua portuguesa; uma comunicação interativa. 17. ed.
R.J.:Metáfora Editora, 2007. _ SARMENTO, L. L.; TUFANO, Douglas. Português. São
Paulo: Moderna, 2004. _ SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo:
Moderna, 2000. _ SEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua
Portuguesa. São Paulo: Companhia. Editora Nacional, 2005. _ TERRA, Ernani;
NICOL, José; CAVALLETE, Floriana Toscano. Português para o Ensino Médio:
língua, literatura e produção de textos. Vol. único. São Paulo: Scipione, 2002.
_ VASCONCELLOS, Celso dos S. 1956. Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança
– por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad; 1998. (Coleção Cadernos
Pedagógicos do Libertad; V. 6). _ VYGOTSKY, LURIA e LEONTIEV. Linguagem,
desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone; Editora da USP, 1998,
p.103-118. _ VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes,
5a. Reimpressão 1993. _ VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente. SP, Martins
Fontes, 1988. _ VYGOTSKY, Lev. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na
idade escolar. _ VYGOTSKY, L. S. A imaginação e a arte na infância – ensaio
psicológico. Madrid, Ed. Akal, 1982.
SERVENTE
LÍNGUA
PORTUGUESA
PROGRAMAS:
As questões de Língua
Portuguesa versarão sobre o programa abaixo. Não serão elaboradas questões que
envolvam o conteúdo relativo ao Acordo Ortográfico promulgado pelo Decreto n.º
6.583, de 29/09/2008.
1. Interpretação de texto.
2. Sinônimos e antônimos.
3. Alfabeto (ordem
alfabética; reconhecimentos de vogais e de consoantes.).
4. Sílaba: separação e
classificação.
5. Concordância verbal e
nominal (regras gerais).
6. Emprego, flexão e
substituição de substantivos, adjetivos, artigos e pronomes.
7. Emprego e flexão de
verbos regulares.
8. Acentuação gráfica.
9. Ortografia. Emprego de
maiúsculas e minúsculas. Grafia do m antes do p e b, h, ch/x, ç/ss, s/z, g/j,
s/ss, r/rr.
10. Fonética: vogal,
semivogal e consoante; fonema e letra; encontros consonantais, vocálicos e
dígrafos.
11. Pontuação (ponto final,
ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois pontos,
travessão e vírgula).
BIBLIOGRAFIAS:
1. CEGALLA,
Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46ª ed.
São Paulo:
Companhia Editora Nacional, 2007.
2. FERREIRA,
Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. 5ª
ed. Curitiba:
Positivo, 2010.
LEGISLAÇÃO
Lei Municipal
Nº 040/93, de 23 de agosto de 1.993
CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais,
relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como:
Ciências, Política, Economia, Geografia, História do Brasil e do Município,
Arte e Cultura em geral, atualidades locais, nacionais e internacionais, noções
de cidadania, meio ambiente (ecologia)
1990.
VIVEIRISTA
LÍNGUA
PORTUGUESA
PROGRAMAS:
As questões de Língua
Portuguesa versarão sobre o programa abaixo. Não serão elaboradas questões que
envolvam o conteúdo relativo ao Acordo Ortográfico promulgado pelo Decreto n.º
6.583, de 29/09/2008.
1. Interpretação de texto.
2. Sinônimos e antônimos.
3. Alfabeto (ordem
alfabética; reconhecimentos de vogais e de consoantes.).
4. Sílaba: separação e
classificação.
5. Concordância verbal e
nominal (regras gerais).
6. Emprego, flexão e
substituição de substantivos, adjetivos, artigos e pronomes.
7. Emprego e flexão de
verbos regulares.
8. Acentuação gráfica.
9. Ortografia. Emprego de
maiúsculas e minúsculas. Grafia do m antes do p e b, h, ch/x, ç/ss, s/z, g/j,
s/ss, r/rr.
10. Fonética: vogal,
semivogal e consoante; fonema e letra; encontros consonantais, vocálicos e
dígrafos.
11. Pontuação (ponto final,
ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois pontos,
travessão e vírgula).
BIBLIOGRAFIAS:
1. CEGALLA,
Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46ª ed.
São Paulo:
Companhia Editora Nacional, 2007.
2. FERREIRA,
Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. 5ª
ed. Curitiba: Positivo,
2010.
CONHECIMENTOS
ESPECÍFICOS
VIVEIRISTA: Finalidade do viveiro; Enxertia; Tipos de Enxertia;
Desinfecção da terra; Material utilizado no trabalho; Tipos de Plantas; Tipos
de Plantio; Mudas e sementes nativas; Mudas e sementes frutíferas; Mudas e
sementes exóticas; Irrigação; Adubação; Calagem.
LEGISLAÇÃO
Lei Municipal
Nº 040/93, de 23 de agosto de 1.993
CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais,
relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como:
Ciências, Política, Economia, Geografia, História do Brasil e do Município,
Arte e Cultura em geral, atualidades locais, nacionais e internacionais, noções
de cidadania, meio ambiente (ecologia)
1990.
ANEXO II - FORMULÁRIO DE RECURSO
ENGENHO VELHO/RS
CONCURSO PÚBLICO - PREFEITURA DE ENGENHO VELHO
NOME DO CANDIDATO:
___________________________________________________________________________
CONCURSO PÚBLICO: ________________________
Nº de INSCRIÇÃO:__________________
TIPO DE RECURSO - (Assinale o tipo de Recurso)
( )
( )
( )
|
CONTRA INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÃO
CONTRA GABARITO DA PROVA OBJETIVA
CONTRA RESULTADO PROVA ESCRITA
|
Ref. Prova objetiva
Nº da questão:
________
Gabarito oficial: ________
Resposta Candidato: ___
|
Justificativa do candidato – Razões do Recurso
Reproduzir a
quantidade necessária. Preencher em letra de forma ou digitar e entregar este
formulário em 02 (duas) vias, uma via será devolvida como protocolo.
Data: ____/____/____
Assinatura do candidato Assinatura do
Responsável p/ recebimento
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