Percebemos
que a leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares, pois a
realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler.
Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no
núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para a
leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola:
vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros
ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos
restritos aos conteúdos escolares.
Neste
sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com
professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que
possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da
importância de se adquirir o hábito de ler.
O
aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as
competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.
Sabemos
que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem
ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a idéia principal do texto,
analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto
contará com o apoio de todos os professores, independente da série em que atuam,
pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio
sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação
social.
Assim
estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que
estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a
eles um horizonte totalmente novo.
Tendo
em vista que a leitura e a escrita tem na educação uma função social,
enfatizada na comunicação entre as pessoas, e ambas devem ser adquiridas desde
cedo e praticadas de várias formas. Faz-se entanto necessário que a escola busque
resgatar o valor da leitura como ato de prazer e requisito para emancipação
social e promoção da cidadania disponibilizando à criança acesso a diferentes
tipos de textos, onde ela construirá sua aprendizagem.
Diante
desta perspectiva considera-se de fundamental importância a realização do
presente projeto: “Conte outra vez”,
que será desenvolvido através da leitura de diversas histórias infantis. O
projeto terá início no 1º semestre de 2013, tendo como objetivo geral estimular
a leitura entre as crianças através da contação de histórias e o
desenvolvimento da imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos,
oralidade, escrita e principalmente a prática prazerosa da leitura. Durante o
desenvolvimento do referido projeto, os alunos do 1º e 2º Ano farão uma viagem á Passo Fundo no “Mundo da
Leitura” onde participarão de uma programação de contação de histórias. Para a
culminância do projeto a escola promoverá a noite da leitura, onde serão
desenvolvidas diversas atividades relacionadas ao tema.
2.
OBJETIVOS
·
Estimular o gosto e o prazer pela leitura e
aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
·
Promover o desenvolvimento do vocabulário,
favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
·
Possibilitar o acesso aos diversos tipos de
leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
·
Estimular o desejo de novas leituras;
·
Possibilitar a vivência de emoções, o
exercício da fantasia e da imaginação;
·
Identificar personagens e histórias clássicas
infantis a que se refere a história, com o intuito de desenvolver a atenção e
estimular a criatividade.
·
Possibilitar produções orais, escritas e em
outras linguagens;
·
Proporcionar ao indivíduo através da leitura,
a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a
sua formação crítica e emancipadora.
·
Ouvir histórias visando desenvolver a
oralidade, leitura, escrita e raciocínio lógico.
3.
METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO
Reunião com os professores, para
esclarecimentos sobre o projeto e pedido de sugestões.
Iniciar o dia da
leitura na escola, através de algumas ações de motivação sobre a importância da
leitura. Os alunos serão incentivados a trazerem material do seu interesse para
leitura neste dia. Ao mesmo tempo, os professores poderão oferecer aos alunos,
gêneros de leitura variados: poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil,
histórias em quadrinhos, artigos informativos, etc e/ou dirigir a aula de
leitura a um tema específico.
Através
do incentivo dos professores, os alunospoderão realizar produções com o tema:
“A importância da leitura em nossa vida”, também poderão elaborar charges,
confeccionar cartazes com frases sobre a importância do ato de ler par expor em
alguns pontos principais da cidade a fim de divulgar o projeto de leitura
realizado pela Escola.
Sugestões de trabalhos complementares:
·
Viagem ao “Mundo da Leitura” na cidade de
Passo Fundo.
·
Noite da leitura.
·
Passaporte de leitura.
4.
RECURSOS
Recursos humanos:
disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação ativa dos
alunos, a colaboração da direção das escolas da rede municipal de ensino e da
Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Recursos materiais:
textos diversos, livros, revistas, jornais, cartolina, papel sulfite, papel
pardo, pincel atômico, TNT, vídeo, etc..
5.
CRONOGRAMA
O Projeto
de Leitura acontecerá durante todo o ano letivo de 2013, sendo que os
professores deverão trabalhar em sala de aula com as mais variadas formas e apropriação
de textos e leitura, onde os alunos que se destacarem na leitura e contação de
histórias participarão de uma atividade que culminará no final do ano letivo
denominado como: “ A noite da leitura”, onde acontecerá diversas
atividades relacionadas ao tema em questão.
Também
será realizada uma viagem de estudos com as turmas do 1º e 2º Ano ao “Mundo da
Leitura” na cidade de Passo Fundo nos meses de abril e maio.
6. AVALIAÇÂO
A avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante observação
de alguns aspectos: interatividade, participação, interesse, trabalho em
equipe e o desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da
linguagem oral e escrita.
Em situações de leitura, espera-se que o aluno seja capaz de ler de
maneira fluente, com propriedade e boa dicção, identificando e interpretando as
informações do texto, realizando inferências e conhecimento prévio.
Observar o desenvolvimento dos alunos em todas as atividades propostas
de acordo com os objetivos.
6.
REFERÊNCIAS
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São
Paulo: Cortez, 2001.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: prática da
leitura de textos na escola. 2 ª
ed, Cascavel: Assoeste, 1984.
KLEIMAN, C. Oficina de Leitura. São Paulo: Martins
Fontes, 1994.
Passaporte do leitor – tendo a
professora como "escriba" na lousa, será preenchido
coletivamente, a fim de que as crianças conheçam o passaporte que irão
preencher após lerem seus livros.
Viagem com as crianças do 1º ano das Escolas Cleiton Costa e Osvaldo Aranha no dia 26 de abril
Visita ao zoológico na UPF
Visita ao Museu na UPF
Visita no Mundo da Leitura na UPF
Visita ao Aeroporto de Passo Fundo
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