Mãe
amiga, mãe companheira, mãe que protege mãe que acolhe... Mãe que tudo faz para
que seu filho tenha sempre o melhor!
Uma
figura tão especial e ao mesmo tempo com características tão comuns... Um valor
imensurável, doação constante... Uma mãe branca, uma mãe negra, uma mãe
indígena... Uma mãe jovem, uma mãe idosa...
Como
é importante a figura dessa pessoa no dia-a-dia de uma criança! Como faz a
diferença na formação do caráter de um ser humano conviver com a presença de
uma mãe!...
Chamamos
de figura, porque no atual contexto social em que vivemos a figura de mãe é
absorvida por várias pessoas em situações diferentes... Quando uma mulher
concebe uma criança e a acompanha por toda sua vida, ela é a mãe biológica.
Num mesmo instante em outro lugar uma avó se depara com seu neto, sozinho,
perdido no mundo... Ela o acolhe , educa, dá amor, carinho... Trata como um
verdadeiro filho, ele passa a chamá-la de minha mãe avó...
Podemos também falar de pais, que muitas vezes sozinhos educam seus filhos,
sendo ao mesmo tempo pai e mãe...
E, é
com essa sequência de diversificações da figura da mãe que a escola tem que se
preocupar, pois sabemos que entre nossos alunos existem diversos contextos
familiares e sabemos também, que entre esses variados contextos, seja uma mãe
biológica, uma mãe avó, uma mãe tia, uma mãe madrasta, um pai que faz o papel
de mãe, o importante para uma criança, um jovem ou um adolescente é sentir-se
seguro na proteção de sua família...
E é
baseado nesse contexto que surge o projeto do dia das mães, que traz como
slogan “Viva a Mamãe!” Um projeto
que fala da importância da figura dessas mães na formação do ser humano!
1. TITULO DO PROJETO
Viva
a Mamãe
2. ESCOLAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO
Escola Municipal de Educação
Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa.
Escola
Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.
3. ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
Língua
Portuguesa
Matemática
Mundo
Físico e Natural
História
e Geografia
Ensino
Religioso
Artes
Educação
Física
Música
Dança
Informática
Língua
Inglesa
Língua
Kaingang
4. OBJETIVOS
Desenvolver
atividades variadas envolvendo toda a escola, a partir de um tema
significativo, para reafirmar o valor da figura materna.
Valorizar o papel das mães e reconhecer
a sua importância no desenvolvimento do caráter humano.
Estabelecer
e ampliar as relações sociais.
Conscientizar as crianças sobre valores éticos tais como: obediência, respeito, compreensão.
Conscientizar as crianças sobre valores éticos tais como: obediência, respeito, compreensão.
Homenagear as mães
de nossos alunos, tanto as do aspecto biológico quanto às pessoas que assumiram
este compromisso por afeto (tia, avó, madrasta, adotiva, etc.,).
Sensibilizar os
alunos em relação à boa convivência entre pais e filhos e estimular a
afetividade entre ambos.
Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos
familiares.
Brincar expressando
emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
Desenvolver a leitura
através da visualização de figuras.
Valorizar o trabalho da mãe (às vezes
dupla jornada de trabalho).
5. JUSTIFICATIVA
Este projeto tem por
finalidade trabalhar com os alunos, no sentido de resgatar noções básicas de
respeito e valorização à vida, de forma contextualizada, reafirmando o grande
valor da mãe em nossas vidas e o seu papel, considerando também diferentes
formas de organização familiar.
O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se
trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada quando fala da mamãe.
Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro
que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo
de outras pessoas. Uma pergunta que deve ocorrer a todos é a seguinte: qual o
significado exato dessa comemoração? Devemos procurar não nos deixar atingir
pela publicidade exagerada que quer aproveitar a data para comercializar mais,
para fazer mais dinheiro. Devemos nos recolher ao íntimo de nossos corações e perceber que a data é uma
data-sentimento, uma data-amor, uma data-gratidão. uma data que não significa
apenas comprar presentes caros, muitas vezes acima das posses de quem os
oferece. Que as coisas não sejam confundidas, que os apelos do comércio e da
indústria, com seus anúncios chamativos não angustiem aqueles que realmente
amam e desejam homenagear suas mães: uma flor, um trabalho pessoal como um
desenho ou um bolo confeitado com alegria, são grandes homenagens. Um beijo e
um abraço que digam a ela que o filho a reconhece e que promete estar a seu
lado com o mesmo carinho que ela lhe tem. E lembrando a origem da homenagem, quando
as amigas de uma órfã resolvem celebrar a mãe falecida, temos o dever de pensar
não apenas em nossa mãe, mas em todas as mães do mundo. Temos o dever de pensar
naquela que já não tem filhos para homenageá-la; naquela que passa seus dias
contando o dinheiro para sustentar sua prole. Temos o dever de pensar que é o
dia de todas as mães. Portanto, cabe a nós professores motivarmos nossas
crianças e lhes mostrar motivos para participarem do projeto.
6.
AÇÕES
Conversa informal sobre o Dia das Mães.
Ouvir histórias e textos relacionados ao tema.
Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes, colagem,
sobre as mães.
Confecção de cartazes com desenhos, mensagens, produção de textos
e expressões artísticas sobre a data.
Dramatização, memorização de quadrinhas, coro falado, músicas e
brincadeiras referentes ao tema.
Homenagem às mães com apresentações das turmas.
Palestra com a Psicóloga Alexandra Salton.
7.
POPULAÇÃO ALVO.
Alunos da Escola
Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa e Escola
Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.
8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Sugestões de atividades:
·
Conversa informal sobre o Dia das Mães.
·
Quadrinhas, poesias, canções.
·
Entrevista com a mamãe.
·
Confecção e exposição de cartazes com fotos das
mães.
·
Construção de livrinho de receita e cartão para a
mamãe.
·
Grafismo
(atividade: ligar os objetos a mamãe).
·
Colagem: (recortes e colagem de figuras de
revistas).
·
Confecção de cartão e lembranças para a mamãe.
·
Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta
têmpera.
·
Ensaios de músicas e teatrinho para a
apresentação.
·
Homenagem as mãe: apresentação das turmas.
- Palestra com Psicóloga Alexandra Salton.
- Palestra com a chefe da Emater de Engenho Velho Zuleica de Abreu
- Palestra com Psicóloga Alexandra Salton.
- Palestra com a chefe da Emater de Engenho Velho Zuleica de Abreu
9. RECURSOS UTILIZADOS
Fotos, DVD, revistas,
livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola lápis de cor,CDs, aparelho de
som, televisão.
10. CULMINÂNCIA
Será montado painel
com algumas das atividades realizadas pelos alunos.
Os alunos finalizarão
o projeto com a apresentação de atividades desenvolvidas durante o projeto tais
como: músicas, danças, teatro, brincadeiras.
Será realizada
palestra para as mães com a Psicóloga Alexandra Salton e Zuleica de Abreu.
11.
AVALIAÇÃO
A avaliação será
feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente às
atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do
projeto.
Será observado por
parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico
e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em
sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário