1. TÍTULO DO PROJETO
"Nossos
Índios".
2. ESCOLAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO
·
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino
Fundamental Cleiton Costa.
·
Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo
Aranha.
3. ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
·
Língua Portuguesa.
·
Matemática.
·
Mundo Físico e Natural.
·
História e Geografia.
·
Ensino Religioso.
·
Arte.
·
Educação Física.
·
Música.
·
Dança.
·
Informática.
·
Língua Inglesa.
·
Língua Kaingang.
4. OBJETIVOS
·
Conhecer e refletir sobre a história dos índios
Kaingang;
·
Conhecer, analisar e debater os hábitos e
costumes dos indígenas;
·
Conhecer e valorizar a cultura indígena –
hábitos, costumes e artes;
·
Reconhecer a cultura indígena como parte
integrante de nossa cultura;
·
Valorizar a diversidade racial do povo
brasileiro e propiciar o respeito à diferença racial e cultural;
·
Conhecer e valorizar o contato e a relação de
respeito à Natureza, próprios da cultura indígena, estimulando preservação do
meio ambiente;
·
Valorizar a sabedoria dos mais velhos na
transmissão de conhecimento através da oralidade;
·
Tornar prazeroso o processo de aprendizagem no
ambiente escolar.
5. JUSTIFICATIVA
Segundo o
PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do
patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros
povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em
diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras
características individuais e sociais.
Este
projeto tem como proposta despertar as crianças para a importância da
valorização da cultura indígena. É importante que as crianças descubram que,
afinal não existe uma única forma de viver, sentir, comer e falar e que grande
parte dos nossos hábitos de hoje são herança da cultura indígena a qual é parte
integrante de nossas raízes. Em contato com o universo indígena daremos também
um importante passo para nos afastarmos de preconceitos em relação àqueles que
nos parecem diferentes além de proporcionar aos pequenos a oportunidade de
enxergar melhor as características da nossa própria cultura.
Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma
prazerosa, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou
seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo,
crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.
Sedo assim a escola tem um papel fundamental de levar o
educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em
seu meio, relacionando-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a
instituição escolar abordar a referida temática, fornecendo informações
relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus
conhecimentos.
6. METODOLOGIA
- Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema, propondo
aos alunos um diálogo sobre os descendentes indígenas que residem em nosso
município: que etnia representam, de onde vieram. Procurando incentivar para
que todos dêem sua opinião. Em um segundo momento listar em um cartaz os
conhecimentos que os alunos já tem sobre o assunto (Conhecimentos Prévios).
- Provocar
os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz.
Logo em seguida, em outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou
seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem, novamente
provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas.
-Propor
que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.
7. POPULAÇÃO ALVO
Alunos da
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa e
Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.
8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (3 SEMANAS - 01/04 a 19/04)
Sugestões de
atividades:
GEOGRAFIA:
-Localizar em Mapa do território nacional onde ainda
vivem tribos indígenas;
-Comparar o modo de vida dos índios da floresta amazônica com o modo de vida dos índios que residem no município;
HISTÓRIA:
-Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura,
sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência, metades tribais kaingang;
-Refletir e opinar sobre o
papel do índio na formação da nação brasileira e influência na cultura
gaúcha;
LÍNGUA PORTUGUESA:
-Levantar o vocabulário usado
pelos indígenas e descobrir seus significados;
-Produzir, utilizando
diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os
debates e as reflexões do assunto ou descobertas realizadas;
-Ler histórias originalmente
indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
-Organizar um dicionário
ilustrado com as palavras indígenas.
ARTES:
-Observar manifestações de
arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas
vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
-Observar ilustrações de
artistas do tempo do Brasil – Colônia que retrataram o indígena e suas
manifestações culturais;
-Vivenciar através de
músicas sobre o tema um pouco da cultura indígena – cantando e dramatizando;
-Vivenciar através de
atividades artísticas manuais e plásticas um pouco da cultura indígena,
criando objetos e instrumentos musicais.
Formulação de Problemas:
-Questionar em classe:
-Ainda existe preconceito
com os índios?
-O que as crianças sabem,
pensam e acham sobre isso?
-O que podem e o querem
fazer para ajudar a mudar o quadro dos preconceitos e discriminação?
-A culinária indígena é
usada na cozinha brasileira? Como?
-Ainda são encontrados
locais de agrupamentos e reservas indígenas?
-Quais são essas tribos?
Como vivem? Como se mantêm? Quais os seus atuais costumes?
-Quais são as palavras e
costumes de origem indígena?
-Há influência dos índios na
Língua Brasileira?
-Há influência dos índios no
artesanato?
-Há influência dos índios na
medicina caseira? E nos adornos pessoais?
SUGESTÃO:
-Levar alguém para a escola
para palestrar sobre:
·
as metades tribais,
·
casamento indígena,
·
sistema de organização dos indígenas (cacique,
liderança, policiais, etc.),
·
medicina indígena,
·
cultura indígena em geral.
-Alguém para ensinar a
confeccionar algum artesanato ou comida indígena com as crianças.
-Organizar uma dança ou
apresentação indígena como, por exemplo, representar uma história ou música
indígena.
-Organizar um passeio até o
Alto Recreio no Museu do Índio.
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9. RECURSOS NECESSÁRIOS
Material
escolar de uso diário, mídia impressa, recursos tecnológicos, transporte
escolar, etc.
10. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita
através de registros dos alunos por parte da professora, frente às atividades
tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Será observado por parte da
professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a
organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala
de aula.
11. ATIVIDADES
AUXILIARES
Propostas
de Atividades:
"A conquista do colar"
A turma dividida em 4 equipes deverá responder questões, mediante sorteio, sobre assunto já ensinado em classe. A cada resposta certa, a equipe receberá material para confeccionar o colar (pedaços de barbante ou fio de nylon e contas variadas, que deverão ser da cor de cada equipe - até 8 contas por aluno).
Perguntas
Quem era os habitantes do Brasil antes da chegada dos brancos? Os índios.
Quem era os habitantes do Brasil antes da chegada dos brancos? Os índios.
Como era a organização social
desses povos? Viviam em tribos.
Onde viviam? Viviam na taba,
aldeias indígenas.
Como era a casa do índio? Era
a oca ou palhoça.
Quem os governava? O chefe da
tribo era o cacique e o chefe religioso era o pagé.
Como sobreviviam? Da caça, da
pesca e da coleta nas matas.
Que animais caçavam?Antas,
macacos, veados, porcos do mato.
O que plantavam? Mandioca,
milho e feijão.
Que língua falavam? O
tupi-guarani.
Quais eram suas principais
armas? O arco, a flecha, o tacape.
Como era a religião deles?
Adoravam vários deuses. O principal era Tupã (sol) e Jaci (lua).
Tinham medo de alguma coisa?
Dos trovões. Acreditavam que Tupã estava bravo.
Como é vivem os índios hoje?
O que fazem para sobreviver?
"CAÇADA ESQUISITA"
Cada equipe, usando seus colares, recebem uma lista constando de vários objetos, que deverão procurar na própria sala, no pátio e onde mais for possível esconder, o que foi feito com antecedência pelo professor. Esses objetos serão, sempre que possível, nas cores de cada equipe, para evitar que uma não pegue os objetos de outra. Todos os objetos da lista serão em quantidades iguais a todas as equipes exceto o amuleto que terá apenas um. Procurar os objetos listados abaixo. Procure sempre pela cor de sua equipe: 10 penas de ave, 5 folhas secas, 1 flor, 3 espigas de milho, 2 pedras redondas, 1 amuleto de biscuit (bichinho de massinha), 1 graveto em forma de y, 3 sementes. Vence a equipe que conseguir reunir todos os objetos pedidos, portanto, a que conseguir encontrar todos os objetos pedidos incluindo o amuleto, que terá só um escondido.
"O COCAR DO CACIQUE"
As quatro equipes estarão sentadas no chão em fila indiana, uma ao lado da outra. Mais ou menos 5 metros à frente de cada equipe, haverá uma mesa com várias tiras de tecidos e penas tingidas nas cores das equipes, nas quantidades equivalentes ao número de participantes. As tiras de tecidos e as penas tingidas estão todas misturadas. Dado um sinal, o último de cada fila corre até o local onde estão as tiras de tecidos e as penas e separa 5 penas da sua cor e cola numa tira de tecido, imitando um cocar. Depois de pronto deve colocar o cocar na cabeça e voltar à sua fila, mas no primeiro lugar. Imediatamente, o último deverá sair e fazer a mesma coisa. A equipe que terminar primeiro e todos os componentes estiverem com o cocar, será a vencedora. A equipe vencedora receberá uma pena especial para os devidos cocares.
"COMIDA DE CURUMIM"
As crianças nas aldeias
indígenas eram chamadas de curumim. Os alimentos melhores eram para elas. Os
adultos tentavam agradá-las com as melhores frutas.Todos participantes, por
equipe recebem uma banana, canela em pó, um prato refratário ou assadeira. O
professor ensinará como preparar as bananas: cortar as pontas, fazer um corte
na casca para abri-la sem tirar totalmente, polvilhar um pouco de canela em pó
e fechar a casca. Toda a equipe prepara a sua banana, colocam sobre o prato
refratário, que é levado por alguns minutos ao forno micro-ondas ou forno
comum. Dependendo do local, pode ser feito sobre brasas, numa fogueira, mas as
bananas deverão ser embrulhadas em papel alumínio. Enquanto as bananas assam,
as equipes participarão de um trabalho manual.
"A CORRIDA DAS TORAS"
Algumas tribos indígenas fazem uma corrida carregando toras (pedaços do tronco de árvores) para avaliar que povo tem os guerreiros mais fortes. As equipes também farão essa corrida, mas aos pares. Cada dois participantes terão uma perna amarrada à do outro de modo que fiquem com três pernas apenas. Os pares com as pernas amarradas deverão correr uma distância pré-determinada, mas soprando ma pena de galinha ou pato. Se a pena cair, começam novamente. Ao chegar ao ponto final, nova dupla começa o percurso, soprando outra pena. A pena deverá estar sempre no ar. Todos da equipe devem participar sempre aos pares e com as pernas amarradas. Vence a equipe que cumprir a tarefa em primeiro lugar. A equipe vencedora ganhará colares extras. Após o jogo todas as equipes deverão se arrumar para participar da festa, para isso receberão maquiagem para decorar o rosto como se fossem índios também.
"O JOGO DO UIRAÇU
(GAVIÃO)" - BRINCADEIRA REALIZADA PELOS DOS ÍNDIOS CANELA - BARRA DO
CORDA, MA.
Uma criança representa o
gavião e as outras formam uma fila, começando pelos mais altos. Cada criança
abraça forte o colega da frente, com os dois braços passando por baixo dos
braços do colega. O gavião, solto, grita "Piu" (tenho fome). O
primeiro da fila mostra suas pernas "Tu senan síni?" (quer isto?). O
gavião diz "É pelá" a todas elas, menos para a última a quem diz
"Iná!" (sim); e sai correndo atrás dela. O grupo, sempre abraçado,
tenta cercar a ave. Se o gavião agarrar a criança, leva-a para o seu ninho. O
jogo continua até que o animal agarre todas as outras crianças maiores de
acordo com a ordem.
OFICINA DE CRIAÇÃO
Propor aos alunos que pintem macarrões furadinhos e façam colares, pulseiras, cintos e tornozeleiras imitando arte indígena. Para fazer um cocar é só colar penas coloridas entre os macarrões. Proponha uma pesquisa referente às contribuições indígenas: nomes, culinária, artes, etc.
ALUNOS REALIZANDO ATIVIDADES NO PROJETO
Preparando o fogo para assar o pão na cinza.
Fazendo a massa do pão
Colocando o pão para assar na cinza.
Brincando de peteca.
Tiro ao alvo.
Brincadeira orientada.
Chute no pneu.
Cabo de guerra.
Brincando de acertar a bola no balaio.
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