Projeto Folclore: Resgatando Culturas
Projeto
Folclore: Resgatando Culturas
2.
ESCOLAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO
Escola Municipal
de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa.
Escola Municipal
de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.
3.
ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
Língua
Portuguesa
Matemática
Mundo Físico e
Natural
História e
Geografia
Ensino Religioso
Artes
Educação Física
Música
Dança
Informática
Língua Inglesa
Língua Kaingang
4.
OBJETIVO GERAL
O referido projeto
objetiva levar
os alunos a
resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira, bem como
enfatizar a importância do folclore para a comunidade.
resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira, bem como
enfatizar a importância do folclore para a comunidade.
5.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Resgatar a nossa cultura por meio do folclore;
Compreender ou ter noção de folclore;
Evidenciar o folclore regional;
Despertar nos alunos o interesse por nossas tradições;
Desenvolver a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a
percepção auditiva e visual por meio de poesias, músicas, danças...
6. JUSTIFICATIVA
Folclore
é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou
atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e
a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa
vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico
é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio
social. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como
consequências dos acréscimos da coletividade.
"Folclore é o
conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou" (Xavier).
O professor deve saber aproveitar o
atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte inesgotável de motivação
didática e de elevada importância pedagógica.
Este trabalho será desenvolvido através de fundamentação teórica por parte do
professor e dos próprios alunos e realizado em sala de aula, a partir do lar,
da família, estendendo-se à vizinhança e a comunidade. Desta maneira, o
trabalho pode ser regionalizado, enfatizando-se as manifestações ligadas às
atividades locais. Outra experiência folclórica, a culinária, resulta do
encontro de diferentes culturas, diversidade do clima e abundância de recursos
naturais. Por meio dela o professor pode trabalhar os sentidos, a matemática, a
estética e a saúde alimentar dentre uma infinidade de outros aspectos.
7. POPULAÇÃO ALVO.
Alunos da Escola
Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa e Escola
Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.
8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
·
Discutir com o grupo a cultura popular
brasileira.
·
Produção de textos;
·
Cantigas folclóricas;
·
Receitas de comidas folclóricas;
·
Histórias;
·
Atividades com parlendas, trava-línguas,
adivinhas;
·
Linguagem Oral, expressão e comunicação;
·
Pesquisas;
·
Brincadeiras e jogos;
·
Poesia;
·
Vídeos;
·
Recorte e colagem;
9. RECURSOS UTILIZADOS
Fotos, DVD, revistas,
livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola lápis de cor, CDs, aparelho de
som, televisão.
10. CULMINÂNCIA
Será montado painel
com algumas das atividades realizadas pelos alunos.
Confecção de um livro de folclore
a partir dos trabalhos realizados sobre o tema.
Peça teatral com dedoches.
11. AVALIAÇÃO
A avaliação será
feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente às
atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do
projeto.
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