"Há escolas que são
gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode
levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de
ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado" (Rubem Alves).
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado" (Rubem Alves).
1. TÍTULO DO PROJETO
"Minha
Escola".
2. ESCOLAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO
·
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino
Fundamental Cleiton Costa.
·
Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo
Aranha.
3. ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
·
Língua Portuguesa.
·
Matemática.
·
Mundo Físico e Natural.
·
História e Geografia.
·
Ensino Religioso.
·
Arte.
·
Educação Física.
·
Música.
·
Dança.
·
Informática.
·
Língua Inglesa.
·
Língua Kaingang.
4. OBJETIVOS
·
Valorizar a escola como lugar privilegiado de
ensino, aprendizagem e convivência, comprometida com a emancipação do educando
e resgatar as memórias das Escolas Municipais Cleiton Costa e Osvaldo Aranha,
valorizando sua existência e trajetória histórica.
·
Resgatar a história da escola e valorizar esse
ambiente bem como as pessoas que trabalham e convivem neste lugar.
5. JUSTIFICATIVA
Vivendo numa
sociedade, que cada vez mais, deixa a cargo da escola, quase toda
responsabilidade de educação das crianças, percebe-se a necessidade de resgatar
a valorização da escola como espaço de múltiplas aprendizagens e, com isso,
despertar um olhar de interesse e valorização por esse espaço, bem como
resgatar a história da escola.
6. AÇÕES
·
Pesquisar data de fundação da escola e
acontecimentos significativos em relação a ela.
·
História do nome da escola.
·
Pesquisar ou entrevistar pessoas que trabalharam
na escola.
7. POPULAÇÃO ALVO
Alunos da
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa e
Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.
8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES
Sugestões de
atividades:
Segunda-feira (25/02/13) a quinta-feira (07/03/13)
|
-Concluir e retomar aspectos
importantes da semana anterior referente as atividades desenvolvidas quanto
ao Projeto "Começando bem o ano letivo".
-Pesquisar o
"porquê" do nome da escola, se houve mudança de nome e endereço,
quais os fundadores da escola, diretores e professores que já passaram pela
escola
Fazer um comparativo de como
era a escola anos atrás e como ela é hoje.
-Analisar e refletir o papel
da escola e sua importância para a sociedade.
-Analisar e Identificar :O
que você mais gosta na escola?
-Analisar e Identificar: O
que você menos gosta na escola?
-Espaços presentes na escola
e para que servem, bem como as pessoas que trabalham nesses locais.
-Construir "combinados"
da escola.
-Construir frases, desenhos,
textos, painéis, maquetes, etc. sobre a escola.
-Trabalhar o entorno
escolar, explorando os espaços existentes, bem como vizinhos e atividades
desenvolvidas nesses espaços.
-Reunião com os pais de
abertura do ano letivo e explanar os "combinados" em relação aos
alunos e família.
- Culminância do projeto com
atividades lúdicas: Kit de brinquedos interativos
|
9. RECURSOS NECESSÁRIOS
Material
escolar de uso diário, mídia impressa, recursos tecnológicos, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário