PROJETO “PÁSCOA
NA ESCOLA”
1. TITULO DO PROJETO
Páscoa
na Escola
2. ESCOLAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO
Escola
Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa.
Escola
Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.
3. ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
Língua
Portuguesa
Matemática
Mundo
Físico e Natural
História
e Geografia
Ensino
Religioso
Artes
Educação
Física
Música
Dança
Informática
Língua
Inglesa
Língua
Kaingang
4. OBJETIVOS
Entender
o significado da Páscoa.
Conhecer
a origem da Páscoa.
Destacar
os símbolos e o significado de cada um.
Conscientização
do sentido espiritual e comercial em torno da data.
Propor
atividades que demonstrem boas ações.
5. JUSTIFICATIVA
Este projeto tem por finalidade levar os alunos a valorizar as diversas
manifestações culturais existentes, e que deve ser resgatada através de
atividades lúdicas e dinâmicas a fim de despertar o interesse dos educandos.
Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma prazerosa,
pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa
de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo,
crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.
Sedo assim a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao
conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, se
relacionado de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição
escolar abordar a referida temática, fornecendo informações relevantes a seus
educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.
6. AÇÕES
Levantamento do conhecimento da criança sobre o
tema.
Ouvir histórias e textos relacionados ao tema.
Realizar atividades em grupos e individuais através
de recortes, colagem e dobraduras sobre a Páscoa.
Confecção de cartazes com desenhos, mensagens,
produção de textos e expressões artísticas sobre a “Páscoa”.
Dramatização, memorização de quadrinhas, coro
falado, músicas e brincadeiras referentes ao tema.
Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos
pessoas melhores.
Desvencilhar o termo Páscoa do sentido comercial.
7. POPULAÇÃO ALVO
Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental
Cleiton Costa e Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.
8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Sugestões de atividades:
Produção de textos coletivos;
Conversas informais;
Leitura de quadrinhas, histórias e poesias sobre o tema;
Atividades com modelagem, desenho, recorte, colagem, dobraduras e
pintura;
Roda cantada; músicas e dança referentes ao tema;
Roda cantada; músicas e dança referentes ao tema;
Jogos, brincadeiras, e dramatizações;
Interpretar e resolver situações-problema envolvendo o tema;
Estatísticas (quantos países comemoram a Páscoa, quantos não comemoram);
País onde a comemoração da Páscoa foi iniciada e as comemorações da
Páscoa pelo mundo;
A Páscoa dos judeus;
A história do chocolate;
Confecção de cestas de Páscoa.
9. RECURSOS UTILIZADOS
Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola
quente, cola branca, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão.
10. CULMINÂNCIA
Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma demonstração das principais
atividades desenvolvidas durante o projeto, levando para casa os materiais
confeccionados em aula bem como a cesta de páscoa com os doces.
11. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da
professora, frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer
do desenvolvimento do projeto.
Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento
alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante
as atividades propostas em sala de aula.
Alunos da Escola Municipal Osvaldo Aranha-Linha Bela Vista
Alunos do turno da manhã da Escola M. Cleiton Costa.
Alunos do turno da tarde da Escola M. Cleiton Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário