A inclusão do
aluno com deficiência intelectual no ensino regular tem sido um tema mundial e
amplamente discutido no meio educacional, nas últimas décadas. No Brasil, a
discussão do assunto foi iniciada com o advento da Declaração de Salamanca
(1994) - documento considerado marco do movimento mundial pela inclusão (BUENO,
2008).
Com
o objetivo de apoiar a organização e a oferta do Atendimento Educacional
Especializado – AEE, prestado de forma complementar ou suplementar aos
estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas
habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular,
assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem, a Secretaria
Municipal de Educação e Cultura colocou em funcionamento a Sala de Recursos
Multifuncional da Escola Municipal Cleiton Costa.
A Sala de Recursos Multifuncional da referida escola foi
equipada com recursos oriundos da Secretaria de Educação Especial, que ofereceu
equipamentos, mobiliários e materiais didático-pedagógicos e de acessibilidade
para a organização das salas de recursos multifuncionais, de acordo com as
demandas apresentadas pelas secretarias de educação em cada plano de ações
articuladas (PAR).
Inicialmente a professora da Sala
de Recursos, professora Claudete Giacomoni, atenderá os alunos com necessidades educacionais especiais e alunos deficit de aprendizagem, das duas Escolas
Municipais, em horários específicos, dentro das 20 h semanais que são
destinadas para essa função.
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