PROJETO:
MISSÕES JESUÍTICAS
1.
TITULO DO PROJETO
Missões
Jesuíticas
2.
ESCOLAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO
Escola Municipal
de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa.
Escola Municipal
de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.
3.
ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
Língua
Portuguesa
Matemática
Mundo Físico e
Natural
História e
Geografia
Ensino Religioso
Artes
Educação Física
Música
Dança
Informática
Língua Inglesa
Língua Kaingang
4.OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
· Conhecer
e valorizar o patrimônio cultural dos povos das Missões;
· Compreender
o que era uma redução jesuítica, seus objetivos e interesses;
· Conhecer
a forma de organização social das comunidades indígenas nas reduções;
· Compreender
a importância da cultura indígena.
· Entender
o modo de vida dos índios nas Reduções, respeitando suas especificidades
culturais e identificando em que aspectos sua comunidade é diferente,desfazendo
preconceitos em relação à mesma;
· Apresentar
conteúdos que possibilitem aos alunos construir suas compreensões através de
situações que permitam fazer comparação entre diferentes versões de um mesmo
acontecimento;
· Reconhecer
as Missões Jesuíticas como um espaço de proteção a violência, mostrando essa
ambivalência através de pesquisas e comentários críticos;
· Entender
os tratados e conflitos da época;
· Reconhecer
os povos indígenas e sua cultura.
5.
JUSTIFICATIVA:
A história das missões é uma das raízes da cultura regional gaúcha, que faz parte de variedades de culturas, que integram a identidade brasileira.
A região das Missões muito contribuiu para o desenvolvimento cultural do RS, por isso é fundamental aprofundar os conhecimentos em relação à história missioneira.
A relevância do assunto encontra consonância nos Parâmetros Curriculares Nacionais “ao reconhecer as formas de organização social das comunidades indígenas e descobrir seu universo cultural, a criança treina seu olhar para o outro, desmonta preconceitos e compreende adiversidade cultural encoberta pela denominação cultura brasileira”.
A valorização dos grupos sociais traz, ao aluno, a certeza de seu pertencimento como indivíduo e como cidadão e a consciência de que faz parte do processo histórico.
Quando os alunos conhecem a realidade e contribuições de outros grupos sociais aprendem a respeitar diferenças, valorizar as contribuições culturais de outros povos e constroem seu próprio conhecimento sobre este assunto.
Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental
das Escolas Municipais do município de Engenho Velho realizaram uma viagem de
estudos para as Ruínas de São Miguel, na cidade de São Miguel das Missões, na
última sexta-feira, 04 de outubro.
A viagem de estudos percorreu as principais reduções jesuítas construídas ainda no tempo que o nosso território era subordinado à Espanha: as reduções São João Batista, São Miguel Arcanjo e São Lourenço Mártir; a cidade de Santo Ângelo e o Santuário de Caaró. Por fim, os estudantes acompanharam o Espetáculo Som e Luz, o qual aborda a narrativa da história das Missões Jesuíticas dos Guaranis contada através de efeitos de som e luzes. O espetáculo narra o nascimento, o desenvolvimento e o fim da civilização criada no Rio Grande do Sul por padres jesuítas e índios guaranis.
A viagem foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura com o objetivo de auxiliar nos conteúdos escolares.
Por meio desses passeios os estudantes aprendem, entram em contato com outras culturas, integram e conhecem lugares diferentes.
A viagem de estudos percorreu as principais reduções jesuítas construídas ainda no tempo que o nosso território era subordinado à Espanha: as reduções São João Batista, São Miguel Arcanjo e São Lourenço Mártir; a cidade de Santo Ângelo e o Santuário de Caaró. Por fim, os estudantes acompanharam o Espetáculo Som e Luz, o qual aborda a narrativa da história das Missões Jesuíticas dos Guaranis contada através de efeitos de som e luzes. O espetáculo narra o nascimento, o desenvolvimento e o fim da civilização criada no Rio Grande do Sul por padres jesuítas e índios guaranis.
A viagem foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura com o objetivo de auxiliar nos conteúdos escolares.
Por meio desses passeios os estudantes aprendem, entram em contato com outras culturas, integram e conhecem lugares diferentes.
6.
METODOLOGIA:
Língua
Portuguesa:
Leitura e escrita formal e informal; Comentário participado;
Produção de textos.
Leitura de mitos e lendas indígenas e dramatização dos
mesmos;
Leitura e interpretação de documentos e textos;
Levantamento do vocabulário
indígena desconhecido pelos alunos com seu respectivo significado;
Ensino
Religioso:
Paralelo entre a religião Indígena e a Católica.
Religiosidade Indígena antes e depois de serem catequizados.
Paralelo entre a religião Indígena e a Católica.
Religiosidade Indígena antes e depois de serem catequizados.
Artes:
Confecção de Painel e
maquete; Arte Indígena nas Missões; Releitura de obra indígena.
Valorização
das danças e músicas através de paródias e teatro;
Exposição de objetos
indígenas.
Exploração
de fotos que possibilitem a reflexão sobre as semelhanças e diferenças
existentes entre as diferentes épocas;
História/Geografia:
O que eram as Missões ou Reduções Jesuíticas?
Objetivos e interesses das Missões;
Estrutura das Missões- Mapa;
Modo de vida dos índios nas Missões;
Os Sete Povos das Missões e suas localizações no mapa do RS;
Objetivos e interesses das Missões;
Estrutura das Missões- Mapa;
Modo de vida dos índios nas Missões;
Os Sete Povos das Missões e suas localizações no mapa do RS;
Leitura de mapas e localização das tribos indígenas
existentes;
A criação de gado na época das reduções e hoje;
Tratado de Madri;
Tratado de Santo Idelfonso;
Guerra Guaranítica;
O abandono das Reduções;
O Tombamento e o Patrimônio Histórico.
A criação de gado na época das reduções e hoje;
Tratado de Madri;
Tratado de Santo Idelfonso;
Guerra Guaranítica;
O abandono das Reduções;
O Tombamento e o Patrimônio Histórico.
Matemática:
Histórias Matemáticas
sobre os indígenas e trabalhos que realizavam nas Missões (plantação, criação
de gado, artesanato, horários, etc.)
Divisão por dois algarismos usando a política dos índios (Tudo repartiam entre eles).
Divisão por dois algarismos usando a política dos índios (Tudo repartiam entre eles).
Ciências:
Solo e técnicas de
plantio dos índios e técnicas de atualmente.
Alimentos Indígenas.
Alimentos Indígenas.
7. RECURSOS:
CD’s;
Vídeos;
Internet;
Livros didáticos;
Exploração de imagens;
Entrevistas;
Consultas de documentos;
Jornais;
Trabalhos em grupo;
Mapas;
Tinta colorida;
Viagem
8.
POPULAÇÃO ALVO:
· Alunos
do 5º Ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Cleiton Costa e Osvaldo
Aranha.
· Professores,
funcionários e equipe diretiva das Escolas Cleiton Costa e Osvaldo Aranha.
9. MOTIVADORES:
·
Sugestão dos pais em reunião realizada
nas escolas municipais;
·
Sugestão dos alunos em pesquisas
realizadas nas escolas;
·
Atender metas do Projeto Político
Pedagógico da Rede Municipal;
·
Sugestão dos professores municipais.
10. RECURSOS FINANCEIROS:
Recursos oriundos da
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Engenho Velho.
11. RECURSOS NECESSÁRIOS:
·
Aquisição de alimentação para os alunos
que participarão da viagem;
·
Aquisição do transporte para deslocar os
alunos até São Miguel das Missões.
·
Aquisição de ingressos para entradas nos
lugares programados.
12. CULMINÂNCIA:
Passeio de Estudos às Ruínas de São Miguel das Missões, Santo Ângelo e Santuário de Caaró.
Assistir Espetáculo de Som e Luz.
Relatório da viagem.
13.
AVALIAÇÃO:
Será feita durante o processo, através da observação do envolvimento dos alunos com as atividades propostas, dos textos produzidos e conteúdos em estudo, juntamente com o preenchimento de um formulário denominado “Diário de Bordo” onde os alunos deverão fazer um relatório pormenorizado da viagem.
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