PROJETO PÁTRIA AMADA
BRASIL
1.
TITULO DO
PROJETO
Pátria amada
Brasil
2.
ESCOLAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO
Escola Municipal
de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa.
Escola Municipal
de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.
3.
ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
Língua
Portuguesa
Matemática
Mundo Físico e
Natural
História e
Geografia
Ensino Religioso
Artes
Educação Física
Música
Dança
Informática
Língua Inglesa
Língua Kaingang
4.
OBJETIVO GERAL
O referido projeto
objetiva motivar e
despertar nos alunos e na comunidade Escolar o amor e o respeito pela Pátria,
estudando o passado histórico e a significação da data “Sete de Setembro”, contribuindo,
desta forma para a compreensão do verdadeiro sentido e a importância de um
Brasil Independente.
5.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Despertar, através da
reflexão, a consciência sobre os deveres para
com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais
funcionários;
com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais
funcionários;
·
Formar na criança o conceito de
Pátria;
·
Despertar o sentimento
de patriotismo;
·
Cantar e interpretar
o Hino Nacional;
·
Conhecer e localizar
os Estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil;
·
Conhecer as
diversidades naturais e políticas do Brasil;
·
Conhecer a realidade,
político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando
os valores éticos e morais;
·
Desenvolver a compreensão
do passado histórico e da significação da data “sete de Setembro”.
6. JUSTIFICATIVA
A democracia é uma conquista do povo
brasileiro e devemos sempre exercer a cidadania. O dia 7 de Setembro é uma
data muito especial, o nosso país vive um momento de eleição, já passou por
um período de ditadura militar e hoje temos liberdade de expressão, uma
conquista que iniciou com a Independência”. Por isso a importância de se
trabalhar nos alunos essa consciência, e o amor a Pátria.
A semana da Pátria é sempre momento
de emoção e reflexão. Começamos a nos tornar uma nação independente,
marco histórico de uma luta iniciada bem antes e que continua até hoje.
Homenagem à Pátria Amada é o céu, o solo, o povo, a tradição, a
consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da Lei, da
língua e da liberdade, cada um de nós faz parte desta Pátria Amada.
É importante que a escola cuide
para aproximar o aluno do significado dessa data. Vale pensar um pouco sobre isso para
planejar e estabelecer as intenções de cada uma das atividades promovidas
junto aos alunos. A criança deve entender que nós somos o Brasil. Podemos
expressar nosso amor a Pátria preservando o que o país tem de mais
bonito: suas áreas verdes, seus pássaros, seu ar.
Podemos expressar o amor a Pátria
sendo solidários, cuidando e respeitando cada um que está ao nosso redor.
Nosso amor a Pátria se faz pelo reconhecimento e respeito a sua terra, sua
natureza, sua gente e seus símbolos.
É preciso trabalharmos a Semana da
Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais,
econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o
engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa
história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e
espírito de luta pelo Brasil.
7. POPULAÇÃO ALVO
Alunos da Escola
Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa e Escola
Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.
8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
· Coro falado;
· Interpretação de músicas sobre o Brasil;
· Interpretação de textos;
· Palavras cruzadas;
· Caça-palavras;
· Exposição de textos e poemas;
· Os símbolos Nacionais;
· Hino Nacional;
· A tela que representa a Independência do Brasil;
· Músicas: (Raiz que fala desta terra produtiva (Brasilllll), (Meu país de Zezé di Camargo e Luciano), Cantora Gal Costa (AQUARELA DO BRASIL de Ari Barroso) Música - Ivete Sangalo (Música País tropical);
· O que aconteceu no dia 7 de setembro;
· A figura de D. Pedro I;
· O grito da Independência;
· A vida no Brasil antes e depois da Independência;
· A conquista do direito de votar no Brasil (apontar gráficos, estatística, tabelas, porcentagens);
· Como era feita a contagem do voto no Brasil ontem e hoje?
· Leitura de textos;
· Pesquisa;
9. RECURSOS UTILIZADOS
Fotos, DVD, revistas,
livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola lápis de cor, CDs, aparelho de
som, televisão.
10. CULMINÂNCIA
Exposição
“Verde-amarela” de todos os trabalhos realizados durante o projeto.
· Exposição do projeto no blog da
escola, juntamente com fotografias dos trabalhos realizados.
Encerramento
com homenagens a Pátria.
11. AVALIAÇÃO
Ao
desenvolvermos o Projeto Semana da Pátria, buscaremos
contribuir para mudanças de comportamento dos alunos diante dos Símbolos
Nacionais e da data comemorativa, seu despertar para o Patriotismo e civismo.
Assim como, a participação no desenvolvimento das atividades; o empenho e o
relacionamento com os colegas e professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário