PROJETO
MEIO AMBIENTE
Eu cuido, você cuida e a natureza agradece.
"Ambiente limpo não é o que
mais se limpa e sim o que menos se suja.” (Chico Xavier)
1. TITULO DO PROJETO
Eu cuido, você cuida e
a natureza agradece.
2. ESCOLAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO
Escola Municipal de
Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa.
Escola Municipal de
Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.
3. ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
Língua Portuguesa
Matemática
Mundo Físico e Natural
História e Geografia
Ensino Religioso
Artes
Educação Física
Música
Dança
Informática
Língua Inglesa
Língua Kaingang
4. OBJETIVO GERAL
Desenvolver, acompanhar
e assumir a Educação Ambiental na escola de forma permanente e envolver a
comunidade escolar e o entorno onde vivemos para pensar nas soluções para os
problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos, onde a
natureza possa ser compreendida como um todo, e o ser humano como agente de
transformação do mundo em que vive.
4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Incentivar e promover o trabalho
coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a
comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a
recuperação do ecossistema.
·
Participar da construção de um futuro sustentável
para nossa comunidade, nosso município, nossa região, para o Brasil e o
Planeta;
·
Criar e fortalecer espaços de debate na escola
sobre os problemas sociais e ambientais da comunidade e perceber como eles se
relacionam com o mundo;
·
Descobrir e incentivar uma nova geração que se
empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais e ambientais;
·
Discutir as mudanças ambientais globais a partir de
quatro subtemas: ÁGUA, AR, TERRA E FOGO.
·
Criar uma consciência sobre a
necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da
água, do solo, sonora e visual.
·
Conhecer e debater os subtemas propostos e suas
relações com as mudanças ambientais globais;
·
Reconhecer as responsabilidades individuais e
coletivas a esse tema, planejar ações que contribuam para transformações de
qualidade de vida na escola e na comunidade e propiciar mudanças no lugar, no
país e também no mundo.
·
Sensibilizar a Comunidade onde estamos inseridos
para que possamos efetivar as ações sobre Educação Ambiental.
·
Promover a compreensão das causas dos hábitos
consumistas e agir para a transformação dos sistemas que os sustentam, assim
como para a transformação de nossas próprias práticas.
5. JUSTIFICATIVA
A vida moderna trouxe
como conseqüência para o ser humano uma constante destruição do meio ambiente.
Nas últimas décadas a degradação ambiental traz uma grande preocupação com as
questões ambientais. Nesse contexto surge a educação ambiental questionando
conceitos, trabalhando formação de valores e despertando o respeito pela
natureza.
Desta forma é inevitável que a educação de forma interdisciplinar aborde o tema meio ambiente para que as crianças
conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos
nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável para tentar pelo menos
amenizar tal destruição. Daí a necessidade de conscientizar nossos alunos sobre
a importância de preservarmos os recursos naturais existentes em nosso planeta.
A proposta deste
projeto é fazer com que o aluno perceba que cada um de nós é responsável pela
conservação do nosso planeta e através de simples atos podemos garantir um
mundo melhor, e para que isso aconteça é preciso que ocorra uma mudança de
postura do ser humano em relação ao meio ambiente.
O referido Projeto
objetiva ainda realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da
qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade,
contribuindo assim para que possamos viver em um mundo mais saudável e com
melhor qualidade de vida.
6. METAS
a) Trabalhar
a dimensão da Educação Ambiental para sociedades sustentáveis.
b) Trabalhar
este Projeto a partir das realidades locais estabelecendo as devidas conexões
com a realidade planetária, objetivando a conscientização para a transformação.
c) Incentivar
a produção de conhecimentos, metodologias e práticas de Educação Ambiental.
d) Estimular
posturas individuais e coletivas, bem como políticas institucionais que revisem
permanentemente a coerência entre o que se diz e o que se faz e os valores de nossas culturas, tradições e
história.
e) Valorizar o meio ambiente.
f) Identificar-se como parte integrante do meio
ambiente.
g) Reconhecer-se como agente de promoção do
desenvolvimento sustentável.
h) Diferenciar os seres bióticos e abióticos.
7. POPULAÇÃO ALVO
Alunos da
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa e
Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.
8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Sugestões de
atividades:
·
Roda de conversa; pesquisas: jornais, revistas e
internet; Jogos e brincadeiras; Músicas, danças e dramatizações; Confecção de
objetos usando sucata; Confecção de cartazes;
·
Palestras sobre o tema;
·
“Histórias: “Chico Bento e a Pescaria” Autor:
Maurício de Souza.
·
Músicas: “Vamos preservar” Autor: Francis Monteiro
·
Poesia: “Patrulha Ecológica” Autor: Maria Dinorah
·
Procurar ajuda de
órgãos, como a EMATER e vigilância sanitária para que contribuam com o tema
através de palestras e outros.
·
Criar ações para
arborização e recuperação da área da escola.
·
Implantar programas de
seleção, reciclagem e destino do lixo.
·
Campanhas para a
diminuição do uso de veículos, de embalagens plásticas, etc.
·
Paródias.
·
Trilha ecológica.
·
Compostagem:
minhocário.
·
Visita ao aterro
sanitário – lixão da cidade de Trindade do Sul.
·
Apresentação de peças
teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a
importância de preservar o meio ambiente.
·
Assistir
documentários.
·
Trabalho de campo.
·
Reciclagem de papel.
·
Pedágios.
·
Criação de frases ou
slogan e desenhos sobre meio ambiente.
·
Escolha da melhor
frase/slogan e desenho sobre o tema.
9. RECURSOS UTILIZADOS
Fotos, DVD,
revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca,
pincéis, CDs, aparelho de som, televisão.
10.
CULMINÂNCIA
Exposição na escola no
decorrer do projeto dos objetos e cartazes confeccionados pelos alunos.
11. AVALIAÇÃO
Entendemos a avaliação
como processo contínuo, que existe a partir do instante que nasce a intenção de
um projeto, até o dia em que seus efeitos e resultados possam ser ligados ou
atribuídos ao resultado final esperado com a realização deste. Sendo assim, vão
se articular as avaliações diagnóstica, formativa e somativa para a construção
da aprendizagem significativa.
O projeto será avaliado também
pela participação dos alunos nas atividades realizadas, através do desempenho
individual e coletivo.
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